Como obter e apostilar ficha criminal do FBI - Passo a Passo

Como recentemente eu tive que passar por essa fase, quero disponibilizar aqui o que deve ser feito para obter e apostilar essa documento do FBI e juntar no seu processo de cidadania.

Se voce mora ou ja morou no exterior, solicita-se a ficha criminal de cada pais que voce vive ou um dia fixou residencia. No caso dos EUA, o primeiro passo e acessar o link https://www.edo.cjis.gov/#/

Apos digitar o seu email para dar inicio a esta etapa, siga as instrucoes dadas. A taxa cobrada pelo FBI para esta etapa e de $18 USD. Voce recebera tambem um email do FBI com um link e uma senha exclusiva. Esse email devera ser guardado para sua referencia durante esse processo.

Ha dois tipos de coletar a impressao digital: Eletronicamente e o tradicional com tinta/cartao. O modo eletronico, o processamento e mais rapido que o modo tradicional.

Antes de comparecer na agencia postal para impressao eletronica, voce devera ter recebido um email do FBI com um codigo exclusivo seu. Esse codigo comeca com "D" - seguidos por 11 numeros. Esse numero sera usado na agencia postal e no seu email tambem havera o codigo de verificacao de pagamento na agencia postal. Vale ressaltar o seguinte: Alem da taxa de $18 do FBI, ha uma outra taxa de $50 que devera ser paga apos a coleta digital de impressao. Nem todas as agencias postais oferecem esse tipo de leitura digital. Voce devera entrar com o numero do seu CEP americano no site do FBI e localizar a mais proxima de seu endereco.

No meu caso, quando eu compareci na agencia postal, a maquina estava com dificuldade de ler o tal codigo "D" mais os 11 numeros. Ali mesmo na agencia postal, eu liguei para o atendimento ao cliente que o FBI dispobiliza e fui informado que eu poderia tirar a impressao digital em papel e mandar para o endereco que recebe as impressoes e o periodo de processamento seria o mesmo. Como a agencia postal era bem proxima do dept de policia, eu parti para la. TIrei a impressao em 10 minutos e ao inves de pagar $50 dolares como disse acima, em papel me custou apenas $20.

Recebi na mesma hora a impressao digital e enviei para o FBI por carta registrada. Exatamente uma semana apos do recebimento das digitais, o FBI mandou um email com o resultado e como disse acima, voce tera acesso so documento em FDF para downlaod atraves do link e a senha que eles te mandaram por email.

De posse do documento do FBI, agora voce precisa apostilar o documento fazendo os seguntes passos:

Faca o download do documento enviado pelo FBI.

Acesse o link do Departmento de Estado: https://eforms.state.gov/Forms/ds4194.PDF

Complete o formulario DS4194

Alem do formulario DS4194 completo e impresso e do documento PDF do FBI, voce tera que enviar:

a) Cheque ou money order de $20 em nome de "U.S Department of State".

b) Um envelope pre-pago com o seu endereco para o Departamento de Estado mandar o apostilamento para voce. Tenha certeza que coloque ins 3-4 selos para garantir a entrega e nao cair em exigencia por parte dos correios por insuficiencia de selos.

Coloque tudo em um evelope grande e mande para

U.S. Department of State

Office of Authentications

CA/PPT/S/TO/AUT

44132 Mercure Cir.

PO Box 1206

Sterling, VA 20166-1206

Nota - Por se tratar de emissao federal, nao ha necessidade de "Notary Public" no documento do FBI.

O prazo aproximado pode ser de 8 semanas.

Nao ha referencia nas intrucoes do formulario DS4194 como efetuar pagamento no exterior para apostilamento. Caso voce nao more mais nos EUA mas possui alguem que possa receber o documento para voce e posteriormente envia-lo ao Brasil, seja talvez a melhor alternativa. Ate porque na secao 3 do formulario, o seu contato nos EUA podera representa-lo.


Boa sorte!

«1

Comentários

  • @ppaes ,

    muito bom o seu passo a passo. Com relacão a quem mora no exterior realmente o apostilamento é o problema. Já fiz isso para um conhecido meu do Brasil. Apenas imprimi o email que ele recebeu (uns 2 meses depois eles enviaram o certificado para a casa dele no Brasil) e mandei apostilar e quando recebi mandei para ele. E só acrescentando ao seu passo a apasso, na ocasião liguei para o FBI e eles me instruiram a pedir que a pessoa interessada enviasse mais de um cartão com as digitais, na verdade o rapaz me disse para mandar 3,4 ou 5. Assim se as digitais não estivessem boas em um cartão eles checariam os outros. No caso as impressões foram coletadas com ink, em casa. Mesmo aqui nos Estados Unidos as pessoas podem elas mesmos coletar ou ir ao correio ou departamento de polícia. No Brasil as pessoas podem ir na PF para coletar também, mas tem imprimir o cartão e insistir que eles façam no formulário do FBI, parece que a PF tem um formulário próprio. Ou para quem tem o aparelhinho(fingerprint scanner), pode-se coletar e enviar eletronicamente.

  • @ppaes .

    aqui sempre que precisamos aposyilamento, mandamos o envelope priority auto endereçado pois assim dá para rastrear a volta do documento. Infelizmente aqui nos Estados Unidos apostilamento não é tão rápido quanto no Brasil. Demora mesmo.

  • @texaslady

    Verdade quanto ao risco de mandar somente um único cartão com as impressões digitais porque a leitura não pode ser precisa. No meu caso o dept de polícia me deu dois cartões mas o oficial que as tirou disse que estavam boas e eu corri o risco de mandar somente um. Recomendável que mande mais do que uma para evitar atrasos.

    Quanto a demora de apostilamento nos EUA, segundo o que eu li, há um volume grande porque muito desses apostilamentos são de pessoas que mandam documentos para estudarem e trabalharem no exterior.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @ppaes obrigado pela contribuição! Adicionado à lista de guias.

  • editado June 2023

    Pessoal, 

    Eu consegui o documento do FBI e agora preciso apostilar.

    Estou no Brasil. Por isso, fiquei em dúvida sobre:

    - é aceita a versão em pdf que recebemos por email ou somente a cópia física;

    - como pagar o "money order" do Brasil

    - para o envelope de envio para retorno do documento, é possível pagar mais para ter aviso de recebimento / agilizar, ex. usar DHL. 


    Já li o forum e o link do departamento de estado sobre isso.

    [removido]

    Agradeço muito se souberem me ajudar

  • @simonebfernandes2023 ,

    Sim eles aceitam a versão pdf. Não vi em nenhum lugar no site dizendo que eles devolveriam documentos para fora dos Estados Unidos. Os metodos de pagamento também são para quem está aqui. O que você poderia fazer se conhece alguém que more aqui é pedir que esta pessoa solicite a apostila para você e te envie quando receber.

    Existem serviços aqui que fazem isso para você. Os preços são bem salgados. Para você ter uma idéia veja estes dois abaixo.

    https://www.apostillecourierexpress.com/apostille.htm

    https://www.usauthentication.com/us-authentication-services/fbi-background-check.php?kw=&gclid=EAIaIQobChMI44G0l-Pa_wIVozHUAR07tgLhEAAYAyAAEgJXC_D_BwE

  • Bom dia, tenho uma dúvida.

    Quando dei entrada no processo informei que não morei em nenhum outro país, porém passei um tempo fazendo um estágio nos EUA, como estava lá com todas as despesas pagas, e não recebi salário lá, apenas no Brasil, não me considerei morador, apenas visitante.

    Minha dúvida é: preciso retificar esse documento antes da conferência, ou é melhor aguardar para ver se vai cair em exigência?

    Obrigado.

  • Bom dia, tenho uma dúvida.

    Quando dei entrada no processo informei que não morei em nenhum outro país, porém passei um tempo fazendo um estágio nos EUA, como estava lá com todas as despesas pagas, e não recebi salário lá, apenas no Brasil, não me considerei morador, apenas visitante.

    Minha dúvida é: preciso retificar esse documento antes da conferência, ou é melhor aguardar para ver se vai cair em exigência?

  • @lucaslna ,

    não importa o tempo, se você viveu nos EUA depois de seus 16 anos, você deveria ter mandado. É sua decisão mandar agora ou aguardar. Só para ter certeza, seu processo é de neto certo? E outra pergunta quanto tempo durou seu estágio e com que tipo de visto você entrou nos EUA?

  • @lucaslna @texaslady

    se entrou com visto de turista, não teve vinculo formal nod EUA e ficou menos de 90 Dias, ei nao me preocuparia…

    mas se foi algo diferente, seria melhor corrigir.

    lembrando que nao basta informar, precisa enviar o doc do FBI.

  • Então, meu visto foi o J1, que é de estagiário, e fiquei mais de 90 dias. Já me informei sobre como tirar o FBI records e como apostilar.

    Meu processo é Sefardita.

    Minha dúvida é se me antecipo e mando logo a folha de retificação, ou aguardo eles exigirem o documento e depois mando.

    Obrigado

  • @lucaslna

    dificil dizer. Eu… mandaria a informação completa.

    mandaria a certidao do fbi, uma copia autenticada da folha de identificacao do passaporte e do respectivo visto, apostilados (embora isso nao seja pedido), e uma csrtinha educada e apostilada informando sobre esse periodo.

  • @lucaslna ,

    Então. o motivo que perguntei que tipo de visto e por quanto tempo é porque se tivesse vindo com visto de turista e ficado pouco tempo, não seria necessário o background check.

    Também perguntei se o processo era de neto porque no formulário de neto você não precisa declarar que nunca viveu em outro país, como no requerimento sefardita. Pede sim para listar os países que viveu, mas não repete a pergunta pedindo que declare que nunca viveu em outro pais além do país que nasceu. No caso de neto se você enviar o background check mais tarde para ser anexado ao processo, não tem muito problema. Apenas um documento que ficou para trás.

    Agora sendo pedido por descendência sefardita, você precisa declarar especificamente que viveu ou não em outro país. Aí a coisa muda de figura. Se fosse aqui nos EUA a imigração entenderia que você mentiu e muito provavelmente negariam a aplicação. Nào sei como Portugal entenderia esta situação. Mas como o @eduardo_augusto disse acho que você deveria enviar, e esta cartinha teria que ser bem convincente.

    Tem algo que você pode pesquisar para uma possível possível justificativa. O visto J1 não é um visto de residente, ele só é considerado como visto de residência após 5 anos. Pesquise sobre isso.

  • Sim, o J1 não é de residente, inclusive eu não posso alugar uma casa pra mim lá, tudo tem que ser feito pela empresa, por isso eu não me considerei residente de outro país.

    Vou enviar a documentação sim, vou providenciar, e enviar como retificação.

    Obrigado

  • @lucaslna

    Eu entendo que se voce nao teve Social Security Number e contribuiu em nada no periodo que esteve nos EUA, nao vejo necessidade.

  • A pois, eu tenho Social Security.

    Acabei descobrindo que um colega de trabalho morou 18 meses no Canadá e não informou e não pediram, mas o processo dele é de neto. O meu é de Sefardita.

    Pelo sim, pelo não, vou enviar. Já paguei as taxas do FBI e vou enviar as digitais.

    O mais caro sei que é o apostilamento com envio para o Brasil.

    Fazer o que.... não posso contar com a sorte. Como disseram os mamonas: "se der uma chuva de Xuxa, no meu colo cai Pelé"

  • Bom dia,

    alguém sabe me dizer se essa empresa é confiável?

    Vou precisar do apostilamento e não tenho ninguém nos EUA pra fazer pra mim.

    Obrigado

  • @ppaes Eu li no site do apostilamento que é possivel apostilar nos consulados americanos espalhados pelo mundo, com uma taxa de 50 dolares.


    No site da embaixada americana fala que é possível.


    Alguém ja usou?

  • @lucaslna ,

    Nào funciona para FBI background que é um documento federal. Sei que dá a impressão de que pode apostilar. Veja o link https://br.usembassy.gov/pt/u-s-citizen-services-pt/notaries-portuguese/?_ga=2.167952481.1105657826.1689358240-1491236375.1687814370 No link acima voce encontra o link para apostila / autenticacao de documentos publicos que diz o seguinte :

    Se você precisar de uma Apostila para um documento público dos EUA para ser usado no Brasil, clique aqui para informações de contato de cada estado.

    vai te direcionar aqui: https://os.dc.gov/service/authentications

    Onde você encontra o seguinte: ONCA does not authenticate FBI and most other federal documents.

    Realmente o background check tem que ser autenticado pelo departamento de estado em Washington DC,

    Nào saberia dizer 100% se o serviço que você mencionou acima é confiável ou não, porque nunca usei. Mas em geral estes serviços aqui são de confiança. E tem muitos, é sempre bom fazer uma boa pesquisa, pois os preços variam muito.

  • @texaslady

    Minha pergunta sobre esse site especifico é pq ele cobra menos da metade da maioria. E quando coloquei o endereço no Google street view cai numa galeria que não tem essa "loja" na fachada.

    Aqui no brasil a gente usa o reclame aqui pra saber se pode confiar, sabe dizer se tem algum sistema similar para esses serviços americanos?

    Ou uma listagem dos representantes autorizados?

  • Outra dúvida, alguém sabe dizer se o apostilamento já abriu pra ir pessoalmente, para não precisar esperar as tais 8 semanas de sofrimento?

  • O que eu conheço é o BBB, Best Business Bureau, e esta empresa que você encontrou é bem cotada, A+, sem reclamações, veja aqui:

    https://www.bbb.org/us/va/springfield/profile/legal-document-help/us-authentication-services-0241-235987497

    Eu não me incomodaria com a fachada, vpcê que morou aqui sabe como os locais são meio escondidos e pouco sinalizados. Ainda mais para empresas online.

    Para walk in in service no site do departamento de estado eles dizem que ainda não está disponível.

  • @texaslady

    Obrigado.

    Eu fiquei preocupado porque na ficha deles de pedido pede pra colocar todas as informações do cartão de credito. Sei que nos EUA isso é meio normal, mas eu nunca me acostumo.

  • Outra dúvida.

    Espero receber o antecedentes do FBI e enviar para apostilamento, como está demorando 2 meses, vou pedir que envie diretamente pra Portugual.

    Minha dúvida é a seguinte: Posso mandar traduzir aqui no Brasil o certificado, apostilar a tradução e enviar para Portugal, para juntar com o apostilado nos EUA, ou preciso esperar o DoS apostilar, para então depois pedir a tradução do apostilado?

  • @lucaslna


    Se não me engano, não há necessidade de providenciar tradução. Documentos em Inglês, Francês e Espanhol são aceitos.


    @texaslady , informação correta?

  • @eduardo_augusto

    O meu foi pelo ACP porto, parece que lá precisa de tradução. Minha dúvida seria se posso traduzir antes do apostilamento, para gahar tempo.

  • @lucaslna , @eduardo_augusto

    não tenho certeza, em princípio penso que sim. Afinal o documento original estará apostilado, bem como a tradução do mesmo.

    Infelizmente as informações no site do IRN não deixam muito claro se o ACP é um dos locais com domínio do inglês.

  • Vou arriscar. Se o documento do FBI chegar em Portugal com folga de prazo, traduzo de novo lá. Aí não precisa apostilar, pq foi feito em Portugal.

  • @lucaslna @texaslady @eduardo_augusto

    Como estava em Lisboa em Junho, eu dei entrada pessoalmente no meu processo sem ter nada traduzido nos documentos que estavam escritos em ingles. A funcionaria nao disse nada mas eu nao sei se futuro, isso podera ser exigido. Acho que em LIsboa nao ha necessidade de traducao.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.