Como obter e apostilar ficha criminal do FBI - Passo a Passo

2»

Comentários

  • @ppaes , também é o que penso, mas a questão é um pouco duvidosa. No processo de convolação de um irmão passou sem a tradução. Porém não quer dizer que é dispensado, pois se lermos o que está no site do IRN, eles dizem que poderá ser dispensado se estiver em inglês, francês ou espanhol e o funcionário dominar a língua. E um pouco mais abaixo dizem que não é exigido para os documentos emitidos pelas autoridades de um estado membro da união européia, E também não deixa claro se vale para o Porto, mas deve ser o mesmo que Lisboa.

    https://irn.justica.gov.pt/Traducao-de-documentos/Documentos-estrangeiros#ServiosdeRegistocomdomniodelnguaestrangeira

  • @ppaes oi! uma pergunta: ja que vc deu entrada no seu processo pessoalmente, quanto tempo eles disseram que vai levar ate a conclusao?

  • Obrigada pela resposta @texaslady

    Eu pedi o apostilamento pelo US Authentication Services e não vale a pena pois demora demais. Agora tenho duas opções: mandar dentro da validade de 3 meses sem apostilar, ou mandar apostilado vencido.

    Gastei uma grana e realmente não vale a pena tentar com essa empresa. Alguém teve sorte com apostilamento?

  • Uma pergunta, minha irma deu entrada no processo de neto em Ago/21 e se mudou pros EUA em Jul/22. Enviou os antecedentes criminais somente do Brasil ja que nao havia morado em outro país antes. Seria necessario atualizar a conservatoria sobre a mudanca de país e enviar os documentos devidos ou melhor esperar?


    Eu acredito que seria melhor ela atualizar o endereco pelo fato de poder ir ate o Consulado de Portugal nos EUA pra fazer os documentos quando o assento de nascimento sair mas nao sei se eh necessario atualizar.

  • @simonebfernandes2023 ,

    Pelo que entendi você ainda não recebeu o documento apostilado. Realmente esta questão de apostila aqui é absurda, o tempo que leva para sair. E tendo que usar um intermediário fica ainda mais complicado. O prazo de 3 meses é mesmo apertado para pedir o certificado do FBI e apostilar. Tem que ser bem imediato assim que receber o certificado enviar logo para apostilamento. E no seu caso ainda tem que enviar para o Brasil. Você sabe quanto tempo vai levar do dia que você solicitou até a data que você vai recerber o certificado?

    Aqui tem o caso do @lucaslna que também ia pedir pelo Us Authentication Services, como está o seu caso Lucas?

  • @ferss_jacob ,

    pelo que entendo ela não estaria obrigada a enviar um atestado, principalmente se ainda tiver um enderêço no Brasil. Mas se ela for fazer a alteração de enderêço, o conservador poderá pedir. Quanto ao pedido de CC e passaporte nos EUA, na ocasião bastaria apresentar um comprovante de residência. o consulado não vai perguntar desde quando ela reside nos EUA.

    Querendo fazer tudo certinho, sim altere o enderêço, peça o certificado e envie. Ou ligue para LR ou envie email perguntando se seria necessário envir o certificado no caso dela.

  • editado August 2023

    @simonebfernandes2023 @texaslady @ferss_jacob


    o formulario pergunta os países onde morou. Quando p formulario foi preenchido e enviado, nao havia morado ainda nos EUA.

    tambem não consta nenhuma informação no formulario ou no site do IRN exigindo atualizacao de endereco. Pelo menos, eu não encontrei.

    eu tenderia a não mexer nesse assunto.

  • @eduardo_augusto , @ferss_jacob ,

    Concordo com o Eduardo, eu também deixaria como está. Mas ai vai de cada um.

  • @raquelbarc

    Para netos, aproximadamente 3 anos.

    Segundo o site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ :

    Sobre o processamento dos pedidos de nacionalidade

    Um pedido de nacionalidade segue os seguintes passos:

    1. Receção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio

    2. Registo do pedido

    3. Consulta a entidades externas

    4. Verificação da documentação entregue

    5. Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade

    6. Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade

    7. Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal ou arquivamento do processo


    Para adultos, atualmente deve prever entre 24 a 29 meses, desde a entrega do pedido de nacionalidade até ao registo final da nacionalidade, para os pedidos que apresentam logo todos os documentos necessários e o requerimento corretamente preenchido. 

    Cerca de 9 a 11 meses de preparação decorrem entre a entrega do pedido e o início da análise, a análise e as respetivas diligências têm uma duração normal de 9 a 12 meses e a decisão e o registo final ocorrem 6 a 8 meses após finalizar a análise. Estes prazos serão mais longos se o processo não estiver completo e correto desde o início e for necessário pedir documentação complementar.

    Pedidos de menores de idade, filhos de pai português ou mãe portuguesa e declarados diretamente pelos pais, são tratados com prioridade, pelo que o tempo de análise e decisão pode durar entre 2 a 4 meses.

  • @ppaes ajudou muito!! Eu ainda fiquei com uma duvida, hoje eu não moro mais nos EUA, então não tenho como ir tirar minhas fingerprints. Sabe como fazer?

  • @texaslady no meu caso eu paguei uma empresa pra apostilar pra mim e enviar direto para Portugal.


    Eu colhi as digitais na PF aqui no Brasil e fiz a parte dos antecendentes sozinho com o Site do governo mesmo, paguei 15 dolares. Depois paguei uns 150 dolares, com envio incluso, para uma empresa nos EUA fazer o restante. Demorou 7 semanas o apostilamento mais envio.

  • @lucaslna ,

    meus sobrinhos no Brasil também, fizeram sozinhos a coleta das digitais em casa e solicitaram o background check pelo site do governo. E assim que receberam o email com o certificado por email, eles me repassram e eu providenciei a apostila para eles. Mas não é todo mundo que está em outro país e tem alguém aqui para ajudar. Por isso se você puder poderia informar qual a empresa que você utilizou como referência para outros?


  • 7015 Old Keene Mill Road, Suite 203

    Springfield, VA 22150

    (703) 971 7226

  • Paguei morrendo de medo, mas funcionou. Ainda não cheguei na parte onde o ACP vai avaliar, então não faço ideia se vai cair em exigencia.

  • @lucaslna ,

    se foi apostilado pelo departamento de estado não tem porque recusar. Estas serviços aqui em geral são de confiança. Eles te mandaram uma cópia do documento apostilado?

    Aqui na minha familia já foram 5 casos e todos aceitos sem problema. Mas nós pedimos o apostilamento e enviamos com o processo no início. P

  • @texaslady Não me mandaram a cópia, mas meu tio que recepcionou em Portugal, ele abriu e viu que estava apostilado pelo DOS.

  • @ppaes fiquei com uma dúvida em relação ao preenchimento do formulário DS4194. Uma prima que mora em Orlando aceitou apostilar a certidão de antecedentes do FBI e depois enviar para mim aqui no Brasil, mas estou confusa em relação às secções 1, 2 e 3 do formulário. Na seção 1 devo colocar meus dados porque a certidão é minha ou os dados dela uma vez que ela vai enviar para apostilar e depois receber na casa dela? Na seção 2 sobre endereço para retorno com certeza é o dela, certo? E na 3? Coloco os dados dela como minha representante? Ou os meus dados uma vez que está escrito "se vc está requerendo em nome de outra pessoa..." Fiquei totalmente confusa rsrsrs

  • @texaslady pode me ajudar sobre o preenchimento do ds4194? Na seção 1 coloco meus dados e na 3 os da minha prima que vai apostilar a certidão do FBI para mim? Mas o endereço vai ser o dela para o recebimento da certidão apostilada e só depois ela vai enviar aqui p o Brasil. Fiquei confusa...

  • @MARILUCI ,

    na sessão 1 os dados de sua prima e na sessão 3 o seu nome e telefone.

  • @texaslady boa noite, fiz intercâmbio nos eua por 2 anos então ainda tenho vários amigos e host family lá q poderiam fazer a burocracia do apostilamento pra mim. Minha dúvida é sobre como seria o processo: eu recebo por email do FBI, aí eu posso enviar o documento pdf pra minha amiga que ainda mora nos eua e ela imprimir e enviar pro endereço de washington por mim? Outra dúvida, O formulário q tem q enviar junto com o pdf, ele pode ser preenchido online (ex: preencher no word) ou tem que ser a mão?

  • @biancasoletti ,

    posso enviar o documento pdf pra minha amiga que ainda mora nos eua e ela imprimir e enviar pro endereço de washington por mim? Sim

    O formulário q tem q enviar junto com o pdf, ele pode ser preenchido online (ex: preencher no word) ou tem que ser a mão? Tanto faz.

  • @texaslady muito obrigada pela resposta!

    Tenho mais uma dúvida espero que possa me ajudar, eu vi em vários comentários falando que já que os antecedentes só furam 90 dias, eu deveria pedir para esse meu contato nos EUA enviar direto para portugal, para não perder mais tempo, mas fiquei em dúvida em relação a isso. Como essa amiga enviaria só os antecedentes criminais pra portugal pra mim se todos os outros documentos estariam aqui no brasil comigo? Como funcionaria isso?

  • @biancasoletti ,

    O melhor seria ela enviar o documento para você por DHL. Ou você enviar os outros documentos para ela, o que daria no mesmo.

    Ela só poderia enviar o documento direto para Portugal quando tivesse o número de processo.

    Fiz isso para minha irmã em outra época. Ela enviou o processo faltando o atestado criminal e assim que ela conseguiu o número do processo eu enviei o background check para ser anexado ao processo. Mas isso já fazem uns 6 anos, hoje em dia eles estão checando os documentos na fase inicial e se falta algo já encaminham a exigência. O que não seria muito problema já que você está providenciando o atestado. Aí seria só enviar.

  • Fazer isso morando nos EUA é relativamente fácil.

    Fiz morando no Brasil.

    Há algumas diferenças que dificultam o processo (leia antes as orientações iniciais desta discussão):

    1 - Ler as instruções contidas neste site https://www.fbi.gov/how-we-can-help-you/more-fbi-services-and-information/identity-history-summary-checks

    2 - baixar e imprimir o cartão de coleta de digitais (fd-1164-identity-history-summary-request), que pode ser obtido na internet. Melhor imprimir, pelo menos umas 5 vias em papel cartão (o papel comum é muito fino e transparente).

    3 - preencher conforme orientações do FBI (disponível na internet) e ir a um posto da Polícia Federal para coletar as digitais. Como pode haver erro na hora da coleta, é bom ter uns 5 cartões em mãos. Coletar, pelo menos, em 3 cartões para enviá-los ao FBI. É importante enviar, pelo menos, 3 pois eles podem recusar algum em caso de dúvida ou falha na coleta.

    4 - O endereço a ser preenchido no Cartão deve ser o da pessoa que irá receber a ficha criminal do emitida pelo FBI e, salvo melhor juízo, deve morar nos EUA (explicarei mais a frente).

    5 - enviar os 3 cartões juntamente com o email do FBI que vc recebeu depois de iniciar o processo no site deles. No email consta o endereço.

    6 - se tudo estiver correto, o FBI irá emitir o Identity History Summary e enviará para o endereço que vc indicou.

    Aí, entra o detalhe do Apostilamento, que deve ser feito somente nos EUA. Detalhe é que, por ser um documento emitido por órgão federal, deverá ser Apostilado por um dos escritórios do DoS (Department Of State). O site do FBI não indica claramente como vc deverá proceder.

    7 - No site do DoS https://travel.state.gov/content/travel/en/replace-certify-docs/authenticate-your-document/apostille-requirements.html, há um formulário (DS-4194) para pedido da apostila. Assim, o seu contato nos EUA deverá baixar o tal formulário e preenchê-lo conforme orientado no site.

    8 - Enviar o Identity History Summary junto com o formulário do DoS para o endereço indicado por eles ou entregar pessoalmente.

    Depois de quase 3 meses (1 mês para o FBI e pouco mais de 1 mês para o DoS), seu contato receberá o Identity History Summary apostilado.

    Uma verdadeira epopeia!

    Boa sorte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.