Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1520521523525526648

Comentários

  • @imarlonjr

    Você está certo, a nova CNH vem com nacionalidade e local de nascimento, que eram os pontos que o RG trazia e a CNH "antiga" não, mesmo assim eu não correria o risco de testar mandar a CNH no modelo novo.

    Já pensou depois de uns 2 anos de espera para o processo iniciar a análise ele cair em exigência por uma bobagem dessas e vc ter a dor de cabeça de correr para eventualmente tirar um RG novo, apostilar, gastar com mais uma remessa de documentos? Eu iria no caminho seguro e, já que está levantando um monte de documentação para montar o processo, tiraria uma via atualizada de RG e mandaria junto para dar o tiro certeiro.

  • @bunker94

    Você não precisa da sua certidão de casamento para o seu processo de cidadania. Foque na sua certidão de nascimento por cópia reprográfica.

    Você só vai usá-la no futuro para transcrever seu casamento e sua esposa poder entrar com o processo dela de natualização por casamento.

    Sobre a certidão de casamento do seu avô, por que vc mandaria ela no seu processo se o casamento dele já está transcrito em Portugal?

    Eu sou da opinião de que "menos é mais": se deve mandar apenas o mínimo de documentos requeridos pelo processo. As vezes, na intenção de mandar um documento a mais para "reforçar" ou garantir alguma informação, vc corre o risco de ter alguma pequena divergência ou detalhe no documento que pode gerar algum questionamento ou exigência que vai te custar tempo e dinheiro depois.

  • ImaneImane Member
    editado February 2023

    Obrigada pela estimativa @LeoSantos , fico muito ansiosa 😅, torcendo pra terminar esse processo da minha mãe e finalmente poder dar entrada no meu.

  • @aesouza @aesouza ,

    com o atestado criminal americano não teve nenhum problema abrir, na verdade, atualmente eles enviam o certificado por email e também para a residência. Fiz em 2016, recebi por correio, abri e mandei traduzir pois naquela época a tradução não era dispensada.

    Mas no ano passado um de meus irmãos fez uma convolação, a conversão da nacionalidade adquirida para atribuição. Desta vez ele recebeu o atestado por email , imprimiu e não traduziu, pois atualmente quando a conservatória tem funcionários com domínio da língua inglesa, espanhola ou francesa, não mais exige a tradução. Mas o documento original daqui vem, obviamente vem no inglês.

    Não sei se no seu caso talvez seria mesmo melhor traduzir para português, porque o original é em japonês e esta cópia em inglês não sei se é uma tradução juramentada. Portugal exige a tradução juramentada, quando é preciso traduzir.

    E quanto ao caso de abrir, acredito que isto seja talvez para uso no Brasil ou outros países, não saberia dizer.

  • @bunker94 ,

    Estou grifando abaixo os documentos necessários para seu processo de nacionalidade, como disse o @ecoutinho , concentre nestas 3 principais certidões grifadas. Sua certidão de nascimento, bem como a do seu pai deve ser de cópia reprográfica e apostilada. Seu documento de identidade deve ser apostilado. Não se esqueça do atestado criminal brasileiro tirado online, impresso com a validação no verso. prepare estes documentos e volte aqui para checar.

    Meus documentos

    Avô: nascidos em Portugal

    Certidao de batismo 1885, com averbação de casamento (OK) esperando correio entregar.

    Certidao de casamento, igreja no RJ (OK)

    __________________________________________________

    Pai: Nascido no Brasil.

    Certidão de nascimento pai , registrado pelo meu avô (OK)

    Cert.nascimento mãe ( não precisa)

    Certidão de casamento (OK)

    Óbitos (Não precisa)

    _________________________________________________

    Filho (eu):

    Certidão casamento (OK)

    Falta certidão de nascimento

    Falta : RG

    _______________________________________________

  • Pessoal so passando pra avisar que o processo de neto da minha mãe terminou hoje

    Entrada: 23/11/2020

    Aprovado: 25/10/2022

    Finalizado: 03/02/2023

    Agora vou mudar de topico e vou ir para o de filhos.

    Boa sorte a todos.

    Espero vocês no topico de nacionalidade de filhos em breve!!

  • @JohnA Que noticia maravilhosa!! Sejam muito feliz com a nacionalidade portuguesa!

  • Parabéns, @JohnA !!! Q boa notícia!!!

  • editado February 2023

    @AlanNogueira recebi a reprodução do pedido de passaporte desse Manoel Rodrigues que você e a @Fatima Moutinho haviam sugerido. Infelizmente não é ele. No pedido de passaporte consta o registo de batismo anexado e pelo nome dos avós confirmei que não é o meu bisavô.

    O pior é que não sei mais o que fazer. Provavelmente ele nunca foi registrado mesmo (apesar de todos os irmão terem sido) e ainda saiu de Portugal clandestino. O que explica não se achar nenhum documento que comprove que essa pessoa existiu em Portugal.


  • @rafaeladrcosta

    Os nomes são muito divergentes? Poderia compartilhar o registro de nascimento desse passaporte para darmos uma olhada?

  • @AlanNogueira

    E esses aqui são os documentos dos pais do meu bisavô:

    Casamento dos pais dele:

    Certidão de nascimento do pai:


    Certidão de nascimento da mãe:


  • Meus parabéns @JohnA

    Notícia muito boa.

  • @bunker94 @GiovanaCosta @fcarneiro Obrigado!! logo serão vocês também!

  • @rafaeladrcosta

    Uma pena que não é ele...

    Agora é retomar as buscas...

  • @texaslady

    Boa noite um detalhe na certidão do meu pai. Verifiquei se consta o nome do declarante do nascimento na certidão lá consta " o próprio pai " acredito que isso não seja problema, está com um baita de um garrancho que quase não da para entender. Vocês sugerem alguma coisa ?

  • @aesouza

    Eu também precisei solicitar o atestado de antecedentes do Japão, porém continuo vivendo no Japão.

    Quando recebi o documento da polícia, enviei ao Consulado de Portugal em Tóquio para solicitar a tradução, sem abrir o envelope.

    Após a tradução, enviei o envelope lacrado (tinha vários carimbos) a Conservatória em Lisboa junto com os documentos do meu processo de netos.

    Talvez seria melhor entrar em contato com o Consulado de Portugal da sua região para verificar como proceder com a tradução.

  • Parabéns @JohnA. Agora é partir para o processo de filho pela ACP. Incrivelmente Portugal engatou a 5a e tem reduzido bastante o tempo para criação dos registros. Espero que isso continue assim ou melhore ainda mais para a gente que teve o processo aprovado alguns meses depois.

  • @johnA,

    Parabéns pela conquista! E a saga continua, boa sorte nos próximos processos!

  • @JohnA

    Boa tarde , depois de reunir todas as certidões Apostiladas RG e demais papeis para netos e pagar o serviço de 175 Euro. O segundo passo é enviar os documentos para o PORTO via DHL ou antes disso devo ir ao consulado português assinar algo..

  • @texaslady @raphafcruz Obrigado!!

    Gente o proximo passo é enviar as minhas certidões, da minha irmã e a certidão da nossa mãe. A conservatoria do Porto aceita que envie documentos de irmãos juntos cada com com a sua propria certidão devidamente apostilada porém compartilhando a mesma certidão da mãe? ou a minha irmã teria que tirar outra copia da certidão da nossa mãe? estou pensando em enviar por DHL

  • @JohnA ,

    Caso não tenha sido a sua mãe que declarou seu nascimento e de sua irmã, o casamento dela deverá ser transcrito, para que vocês possam pedir como filhos.

    A ACP aceita compartilhar documentos através de apensação. Porém no seu caso e de sua irmã não é necessário enviar o assento original de sua mãe. Vocês pedem apenas anexar uma cópia simples ou informar os dados no requerimento 1C. Vocês podem sim, enviar os dois processos separados em um mesmo envelope para economizar no envio, de preferência em 2 envelospes separados. No caso de 2 irmãos, pedindo como filhos, a apensação não parece vantajosa, visto que o único documento que vocês iriam compartulhar seria o assento de sua mãe, que pode ser uma cópia simples.

  • @texaslady A minha mãe nunca foi casada, a minha irma é filha de outro pai nós so temos a mãe em comum.

    Meu pai Brasileiro foi o meu declarante antes de completar 1 ano sou de 1996.

    e a minha irmã foi declarada pela minha mãe Portuguesa.

    Então nesse caso não precisa de transcrição ja que ela nunca casou, o quê me recomendaram seria pedir pra minha mãe fazer uma carta declaração autenticada declarando que nunca foi casada mas me teve como filho etc..

    Está correto ou é desnecessario fazer essa carta? já que eu fui declarado antes de completar 1 ano e sou de 1996.

    Referente ao envio conjunto... caso a minha irmã envie depois, ela pode tirar xerox da copia simples que eu fui no cartorio pegar da nossa mãe, ou é o termo que usam pra 2 via simples?

  • @JohnA ,

    Está correto ou é desnecessario fazer essa carta? já que eu fui declarado antes de completar 1 ano e sou de 1996. Sim, está correto. Aqui vai um modelo que postaram aqui no fórum a algum tempo.

    "Eu, XXX, solteira, cidadã portuguesa com assento XXX e brasileira RG/Passaporte XXXX, CPF XXXX, residente na cidade XXX, XX, Brasil, declaro sob as penas das leis portuguesas e brasileiras que não era casada por ocasião do nascimento de meu(s) filho(s) XXX, requerente(s) no(s) presente(s) processo(s) de cidadania por atribuição - art. 1C da Lei de Nacionalidade, e que até os dias atuais nunca fui casada, tendo, desta forma, estado civil solteira.

    Referente ao envio conjunto... caso a minha irmã envie depois, ela pode tirar xerox da copia simples que eu fui no cartorio pegar da nossa mãe, ou é o termo que usam pra 2 via simples? Caso você esteja referindo à declaração de maternidade, sua irmã teria que anexar um cópia simples e mencionar que o original da declaração de sua màe está no seu processo de número tal. Para isso você teria que ter o número de seu processo para ser referenciado. Isto de acordo com o item 5 do artigo 40A sobre apensação. O ideal seria enviar os dois processos juntos pedindo apensação e mencionando este documento em comum.

    Artigo 40A: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22220

  • @rafaeladrcosta alguns livros foram digitalizados


    por q vc não volta a procurar a Mariza Guerra ? Ela é é fera Em achar .

  • @rafaeladrcosta esse passaporte q vc achou os nomes estão muito diferentes ?

    vc já tentou pedir ajuda ao arquivo nacional?

  • editado February 2023

    É com muita alegria que informo o término de meu processo como neta. Por tradição, @JohnA sempre foi o portador de boas novas!!! O dele ocorreu na sexta; o meu, hoje. O legado do meu avô João Costa e de meu pai Mauro Costa, que muito cedo faleceu, poderá perpetuar-se pelas minhas gerações. Obgda a todos pela ajuda no controle da ansiedade!!! Agora é buscar a cidadania dos meus filhos.

    Processo iniciado em 27/11/2020, aprovado em 25/10/2022 e registro criado em 06/02/2023.

  • @GiovanaCosta


    Parabéns pela aprovação!

  • Que ótima noticia para começar a semana @GiovanaCosta. Boa sorte agora nos próximos processos.

  • Muito obrigada, @eduardo_augusto e @raphafcruz !!! Como bem colocado, parece que engataram a quinta marcha. 😉 Sucesso a todos!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.