Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1492493495497498648

Comentários

  • @guimoss ,

    use este link aqui para Arquivo e Biblioteca da Madeira, na embaixo na home page tem o email deles:


  • editado November 2022

    Pessoal, boa noite!

    Venho aqui para informar que acabei de verificar que o pedido de nacionalidade de minha mãe foi aprovado e encontra-se na bolinha 7 TERMINADO!!

    O processo foi entregue na CRC em 02/12/2020 e não caiu em exigência. Pulou direto da bolinha 2 para a bolinha 7. Aguarda agora que seja criado o Registo de Cidadão Português, mas só pelo fato de ter sito aprovado sem exigências, estou muito feliz!!

    Sempre esperei por este momento, onde eu viria aqui para agradecer a cada um que me ajudou, que tirou minhas inúmeras dúvidas e que teve paciência. Muito obrigada, vocês são nota 1000!

    Vou continuar participando do fórum esperando pelo registro e também para verificar os próximos passos e solicitar a minha cidadania como filha. Caso possa ajudar com meus conhecimentos, estou aqui de coração aberto para ajudar.

    Peço ao moderador a gentileza de atualizar as minhas informações na planilha.

  • Eu tenho uma pergunta: meu pai tem 74 anos, estamos fazendo o processo de neto para ele, que já foi entregue (13/07/2022, 101xx22) e encontra-se na posição de registrado, sei que leva bastante tempo até mudar.. mas minha pergunta é a seguinte:


    com quantos anos a pessoa entra na lista de prioridade?

    uma vez atingindo a idade, automaticamente o processo passa a ser prioritário? ou tem que ser feito um pedido de prioridade?


    Agradeço a todos qualquer informação.

  • Uau, @anaferreirallf , que alegria !!!!! Parabéns !!!

  • Que noticia maravilhosa @anaferreirallf ! Então, pode ser que a estrategia de aprovação agroa seja diferente pulando da bolinha 2 pra 7 laranja, ao inves de avançar bolinha por bolinha com muita lentidão! Agora estou confiante que o meu processo pode ser aprovado no maximo até antes do natal!

    O seu processo @Ana_Reis ainda está na bolinha 1 verde?

    O que estamos vendo @arturmoes é que a prioridade automatica de idade é 76+! Infelizmente o seu pai não estaria nessa lista!

  • @Fabru

    A neta tem qts anos, se eu posdo perguntar.

    Pelo grau de parentesco, ela deve ter uma idade avançada, eu imagino.

    Por isso, é bom vc iniciar o seu processo.

    O que está faltando?

    Se pudermks ajudar, é só pedir.

    Abraços

  • @texaslady

    Obrigado mais uma vez.

    Eu estou procurando os contatos das Conservatórias da Ilha da Madeira, em especial os emails.

    Eu não consegui encontrar.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado November 2022

    @anaferreirallf

    Parabéns pela conquista!!!

    A bola 7 está verde ou vermelha? Pelo seu texto, parece que está vermelha.

    Vc poderia fazer uma linha do tempo, destacando cada etapa/bola do processo?

    Vc poderia deixar a relação de documentos enviados?

    E qual era a idade do Requerente?

    Obrigado e parabéns mais uma vez.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado November 2022

    @arturmoes

    Vc sabe quando o seu processo foi numerado.

    Pelo que vc relatou, parece que ficou perto dos 4 meses.

    O que indicaria uma redução de prazo.

    ===

    Há informações oficiais de que é 75 anos.

    Deve entrar na lista de prioridade de forma automática, mas não é certo.

    Só poderemos avaliar com as experiências dos foristas.

    Eu sugiro vc olhar a planilha e mandar uma msg neste topico aos foristas que estão na mesma situação para ver o que aconteceu.

    Mas, daí é por ordem de chegada. Ou seja, aqueles que estão com prioridade serão avaliados por ordem de chegada.

    Abraços

  • @anaferreirallf

    Parabéns! É muito legal acompanhar a caminhada e o sucesso de todos aqui e saber que o nosso se aproxima também.

    @csiman

    Alguma novidade no seu processo? Se não, imagino que esteja bem próximo de ser aprovado.

  • @anaferreirallf parabéns pela aprovação do processo de vossa mãe. Comemore bastante!

    Motivante, cada processo aprovado sendo relatado nos mostra que o nosso está próximo.

  • @NivaldoJr Muito obrigado! 🙌🏻😊

  • @anaferreirallf

    Muitos parabéns 🙌🏻

  • @ericvinicius Ainda nada 😩. Continua na bolinha 4. 14/12 fará dois anos que foi recebido/aceito. Até agora nenhuma exigência, só angústia mesmo hahahha.


    Deus te ouça, que esteja perto logo 🙌🏻

  • @raphafcruz o processo do meu irmão ainda está na bolinha 1 verde. Foi recebido em 22/12/20. Haja paciência. :D

  • Entendi @Ana_Reis. O meu que foi entregue dia 1 dia antes do seu, passou pra bolinha 2 verde no dia 02/11 e provavelmente o do seu irmão nessa semana deve passar também.

  • @guimoss ela tem 92 anos. Falta só o batismo do português. Muito obrigado por ficar à disposição

  • @Fabru

    Poste no outro tópico que vc abriu o nome do português e dos pais que o fórum olha para vc.

    Coloque o máximo de dados não-privados que possua a respeito deke e dos descendentes.

    Ou pode ser por aqui.

    Em razão da idade avançada, eu sugiro vc pedir a certidão com certificação eletrônica, impressa pela internet.

    Informe tb a lista de documentos que vc pretende enviar.

    É bom se apressar!

    Abraços

  • Bom dia @guimoss . Acredito que @anaferreirallf informou que está na bolinha 6 verde, pois comentou que aguarda o assento. Caso seja isto é preciso ajustar a planilha. Abs

  • guimossguimoss Beta
    editado November 2022

    @Jlvc2022 @anaferreirallf

    Obrigado!!!

    Abraços

  • @guimoss ok. Em sendo assim o processo da @anaferreirallf deveria sair da 7 para a 6. Aproveito para compartilhar com vocês que o meu processo vem ocorrendo nestes mais de 2 anos dentro dos prazos informados pelo site do governo português que indica período máximo total de 29 meses. Acredito que mantendo a última etapa dentro do prazo máximo, devo receber o assento em Mar/23. Quando sair informo no grupo. Existem alguns processos anteriores que talvez já tenham sido concluídos mas pode não ter sido atualizado. Parabéns ao grupo que permite este acompanhamento e facilita a todos a projeção de seus próprios prazos

  • Bom dia,

    No dia 14/01/2022, dei entrada no processo para nacionalidade (neto), em junho/22 recebi a chave para acompanhar o andamento do processo. O processo está na bolinha 1 (Verde), vide, abaixo, o andamento:

    detalhe do estado do processo de nacionalidade

    1 Foi recebido 2 Foi registado 3 Aguarda consultas 4 Verificação documentos 5 Análise pedido 6 Despacho 7 Terminado

    Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido.


    De acordo com a informação, fiquei na dúvida se é possível passar da bolinha 1 para a bolinha 5 (Análise do pedido)?

  • @CarlosAlberto ,

    pelo que tenho observado a resposta seria não. Mas não quer dizer que não posa acontecer. O normal é mesmo passar para a bolinha 2 , registado. Depois disso normalmente passa para a 4, e dai pula para a 6 e a seguir 7. Mas como disse nada impede que o conservador faça a alteração uma a uma de cada fase. Mas 1, 2, 4. 6 e 7 é o que tenho visto mais vezes.

    Vamos ver o que os outros foristas dizem.

  • @CarlosAlberto

    Concordo com a @texaslady .

    Abraços

  • @texaslady

    @CarlosAlberto @guimoss

    Olá a todos, o meu processo também constava a mesma informação e estava na B1, agora passou para B2 e a frase mudou para " O processo está pronto para ser verificado"

    excelente dia a todos.

  • Oi pessoal,

    Meu processo caiu em exigencia 30 dias atrás, no e-mail dizia o seguinte:

    Em referência ao processo em epígrafe, tenho a honra de remeter a notificação feita no âmbito do presente processo nos termos do artº 13º do Dec.Lei nº 16/2020, de 15/04.

    Mais se informa que todos os documentos a enviar para a instrução do processo, devem ser originais ou fotocópias certificadas e enviadas pelo correio para o endereço desta Conservatória com a indicação do número de processo mencionado em assunto ou, em alternativa, acompanhados de cópia do nosso ofício.

    Além disso, recebi um PDF em anexo com a seguinte informacao:

    Esclareço que poderá apresentar esta certidão, por uma de duas formas:

    - certidão digital, devidamente apresentada sob a forma de ficheiro informático recebido do Arquivo

    Distrital detentor do assento, e que poderá apresentar mediante envio para o endereço de correio eletrónico:

    rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt;

    - ou com certidão em suporte papel, que deve ser enviada pelo correio.

    Enviei a certidao digital fazem duas semanas, mas nao obtive nenhuma resposta. Como tenho apenas mais 30 dias como prazo de envio desse documento, estou pensando se vale a pena enviar pelo correio também. Alguem sabe me informar a melhor forma de enviar os documentos quando caem em exigencia?

    Como no e-mail em sí fala apenas sobre enviar por correio, e nao fala nada sobre enviar por e-mail, fico com medo de nao estarem aceitando documentos digitais no momento.


    Obrigado,

    Guilherme

    *obs: desculpa a falta de acentuacao, estou usando um teclado alemao.

  • Bom dia, agradeço a @texaslady e @guimoss pelo retorno e os esclarecimentos sobre minha dúvida.

    Um bom dia a todos

  • @guitpf

    Bom dia,

    A exigência foi apenas o envio da certidão do Arquivo Distrital?

    Ou a certidão é do civilonline?

    Se foi isso, vc pode pedir pelo CRAV e enviar em anexo ao email mencionado acima.

    O título seria: Resposta à exigência no processo xxxx/ano.

    Esse email foi bem útil, pois ressaltou uma informação sobre a aceitação de certidões com certificação digital.

    O guia do CRAV:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22056/solicitacao-de-certidao-no-crav

    Olhe até o final, que vc verá duas mensagens sobre as certidões eletrônicas.

    Uma delas foi minha.

    Abraços

  • oi @guimoss, obrigado pela informação. Pelo que eu entendi é apenas a certidão do arquivo distrital:


    certidão de nascimento / batismo do invocado ascendente no segundo grau da linha reta

    de nacionalidade portuguesa porquanto a apresentação de certidão de registo de

    batismo, constante de livros depositados em arquivos distritais, não se encontra abrangida pelo disposto no

    artigo 37o, no 4 do RNP (que regula a dispensa de apresentação), em virtude de os referidos arquivos

    distritais não constituírem órgãos do registo civil (cfr. artigo 15o, no 2, alínea c) do Decreto-lei no 324/2007, de

    28 de setembro), competindo ao/à interessado/a instruir o processo com a mesma, tendo apresentado

    anteriormente apenas fotocópia simples do assento.


    Eu já recebi a certidão digital do CRAV e enviei para o e-mail indicado o número do processo, mas como já fazem 3 semanas e não obtive nenhuma resposta, fiquei com medo. Especialmente dado que no e-mail fui informado que deveria enviar a certidão pelo correio, porém no PDF anexado, falava que poderia ser enviada por e-mail, mostrando uma inconsistência. Mas pela foto do email que vi no guia do CRAV, acho que está certo, e irei aguardar então. Você sabe como funciona o processo após enviar os documentos exigidos? Eu vou receber um e-mail confirmando, ou vou ter a resposta apenas olhando o site de acompanhamento? E quanto tempo de espera +/- até a verificação dos documentos exigidos?

    Estou colocando aqui foto do e-mail e foto do PDF que veio anexado:


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.