Também tem os processos de Fernando C e PSMP que devem estar em processo de conclusão pelo prazo já decorrido. Aqueles que não registrei pelo link @ é que não localizei no grupo. Talvez o @Admin consiga localizar. Grato
@Jlvc2022 infelizmente alguns usuarios não conectam mais no forum faz um bom tempo e outros colocaram o nome da planilha que é diferente do usuario e não temos como encontrar. Infelizmente não podemos contar com todas as informações.
Gente, é incrível como do nada, parou tudo. Sem motivo aparente. Vínhamos numa de dia sim dia não um processo aprovado. Agora, parece férias coletivas. Eu adoraria saber qual a lógica, qual a rotina aplicada. Muito doido.
@ericvinicius@viniciusmrocha outra coisa estranha é que processos que tiveram seus registros feito no começo de 2021 já foram aprovados, enquanto processos do fim de 2020 ainda não foram. A unica explicação é que esses processos estão em mãos de conservadores diferentes e uns são mais velozes que os outros.
Oi, @raphafcruz Eu não consegui ver essa informação que mencionou.
A mim, o que parece é que a fila está "parada" nos processos que foram recebidos entre 2 e 4 de dezembro de 20.
Me parece que está cada vez mais claro que a única coisa que importa é a data do recebimento do processo, não da senha. Se for assim, estamos vendo somente processos de dezembro ainda. O meu e o do @ericvinicius foram recebidos em 16 de dezembro de 20, os processos aprovados de 21 que você cita, me parece que são o da @AnaCláudia, do @JohnA e da @anaferreirallf ,que foram, na verdade, recebidos em 02 de dezembro de 20, mas a senha foi recebida só em 2021. Mas como eu disse, me parece que o que vale é a ordem de recebido o processo.
Não vi nenhum processo recebido em 21 aprovado até agora salvo por urgência ou prioridade.
Então @raphafcruz . O processo do Elias foi recebido em 27/11/2020 e o da Ana em 02/12/20. A numeração no da Ana foi de 21, pq ao que parece o numero é atribuido no momento da senha, mas a ordem de analise é dada em função da data de recebimento na canservatória.
Obrigado @Alexandre Maia Rodrigues Me parece cada vez mais claro que é a ordem de entrada, que podemos entender como recebido. Vale para todos os processos.
@NivaldoJr Isso é o que causa mais preocupação. Quero crer que seja em função da busca insana pela nacionalidade sefardita até 1 de setembro. Espero voltar a ver este ritmo de entrega de senhas aumentar e, diminuir o prazo de geração da senha.
Pq se isso for exclusivamente em função do volume de processos de neto, em breve estaremos com 4 anos do protocolo até o assento, no mínimo.
Sim, de várias fontes diferentes o consenso parece surgir que os processos são analisados pela data de chegada e não pela data da senha. E depois, claro, tem o ritmo de cada conservador, se saiu de férias etc. Acho que seria interessante a planilha de acompanhamento mudar a coluna de data de entrega para a primeira, ao invés de focar na numeração.
Já até se brinca que receber a senha de imediato só gera mais ansiedade e tempo perdido consultando o site de status de processo. especialmente pare netos onde leva quase 2 anos para ter a primeira movimentação.
Quando as senhas eram dadas mais ou menos rápido não se notava muito essa diferença. Depois que passou a levar mais tempo para numerar os processos, foi ficando mais claro.
Muita coisa deve ser feita em lotes mesmo. Não faz sentido alguém parar para atualizar o status de um processo só cada vez que muda de fase. Deve ser uma pessoa separada que de tempos em tempos vai lá e entra manualmente no sistema um lote dessas alterações.
Pois é, @ericvinicius, foi bom ver andar depois de tanto tempo. Nesta semana eu já estava olhando todos os dias, pois pela planilha eu havia calculado que estava próximo de andar. É muito bom poder contar com essa planilha. Não fosse ela, eu acho que estaria pensando que o processo de minha mãe teria caído atrás de algum arquivo.
Pessoal, o processo de minha avó caiu em exigência, solicitaram uma versão digital da CErtidão emitida pelo Arquivo Distrital. O Advogado dará conta disso. Entretanto, gostaria de saber se é comum o processo cair em outra exigência uma vez que essa for cumprida. Ou se quando cai em exigência eles já listam todas elas de uma vez só.
Obrigado.
E se alguém tiver alguma noção de prazo de análise de exigência, fico agradecido!
Pessoal , ainda precisa mandar o diploma escolar apostilado? Estou meio perdida no que tenho que mandar de documentos para neto. Algumas listas de documentos estão diferentes.
Tenho algumas dúvidas, já li centenas de páginas desse tópico, porém não vi se essas minhas dúvidas foram respondidas, de antemão, peço desculpas. Adianto que já li o resumo da página abaixo:
Já fiz a transcrição do casamento de meus avós no Consulado de Santos, preciso mandar esse documento, junto com o restante, para a Conservatória?
O assento de batismo de meu avô português, nascido antes de 1911, deve ser enviado junto?
Estou montando dois processos, meu e de minha irmã, em caso de resposta positiva dos itens 1 e 2, preciso mandar os originais nos dois processos ou podem ser cópias?
Por fim, os dois processos podem ser remetidos por DHL num único envelope, ou melhor separá-los?
Já fiz a transcrição do casamento de meus avós no Consulado de Santos, preciso mandar esse documento, junto com o restante, para a Conservatória? Sim.
O assento de batismo de meu avô português, nascido antes de 1911, deve ser enviado junto? Sim.
Estou montando dois processos, meu e de minha irmã, em caso de resposta positiva dos itens 1 e 2, preciso mandar os originais nos dois processos ou podem ser cópias? Vocês podem se beneficiar do artigo 40. Faça um requerimento solicitando a apensação do seu processo e de sua irmã. Mande o assento original e a transcrição em um processo e cópia simples no outro. Mande os 2 processos num mesmo envelope, cada qual com seus documentos específicos, taxas etc. O requerimento é uma carta simples solicitando a apensação dos 2 processos anexos da requerente 1 e requerente 2.Leia aqui sobre o artigo 40. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22220
Por fim, os dois processos podem ser remetidos por DHL num único envelope, ou melhor separá-los? Sim
Comentários
Também tem os processos de Fernando C e PSMP que devem estar em processo de conclusão pelo prazo já decorrido. Aqueles que não registrei pelo link @ é que não localizei no grupo. Talvez o @Admin consiga localizar. Grato
Pessoal, o tempo para envio da senha diminuiu?
Vi processos de agosto que receberam senha em novembro@Badaró Roberto
@Jlvc2022 infelizmente alguns usuarios não conectam mais no forum faz um bom tempo e outros colocaram o nome da planilha que é diferente do usuario e não temos como encontrar. Infelizmente não podemos contar com todas as informações.
Perfeito @raphafcruz e agradeço o retorno. Abs
Muito obrigada pelos esclarecimentos @guimoss e @CarlosASP!
Gente, é incrível como do nada, parou tudo. Sem motivo aparente. Vínhamos numa de dia sim dia não um processo aprovado. Agora, parece férias coletivas. Eu adoraria saber qual a lógica, qual a rotina aplicada. Muito doido.
@viniciusmrocha
kkkkk, também percebi isso, parece que dão uma 'represada' nos processos, como se fossem tratados agrupados.
@ericvinicius @viniciusmrocha outra coisa estranha é que processos que tiveram seus registros feito no começo de 2021 já foram aprovados, enquanto processos do fim de 2020 ainda não foram. A unica explicação é que esses processos estão em mãos de conservadores diferentes e uns são mais velozes que os outros.
Oi, @raphafcruz Eu não consegui ver essa informação que mencionou.
A mim, o que parece é que a fila está "parada" nos processos que foram recebidos entre 2 e 4 de dezembro de 20.
Me parece que está cada vez mais claro que a única coisa que importa é a data do recebimento do processo, não da senha. Se for assim, estamos vendo somente processos de dezembro ainda. O meu e o do @ericvinicius foram recebidos em 16 de dezembro de 20, os processos aprovados de 21 que você cita, me parece que são o da @AnaCláudia, do @JohnA e da @anaferreirallf ,que foram, na verdade, recebidos em 02 de dezembro de 20, mas a senha foi recebida só em 2021. Mas como eu disse, me parece que o que vale é a ordem de recebido o processo.
Não vi nenhum processo recebido em 21 aprovado até agora salvo por urgência ou prioridade.
Aqui
E tem mais 2 processos que eu vi em um grupo do facebook de processos que 1XXX/21 que foram concluídos também.
Então @raphafcruz . O processo do Elias foi recebido em 27/11/2020 e o da Ana em 02/12/20. A numeração no da Ana foi de 21, pq ao que parece o numero é atribuido no momento da senha, mas a ordem de analise é dada em função da data de recebimento na canservatória.
Recebi, a respeito da minha mãe. Achei importante divulgar. Abraços.
Obrigado @Alexandre Maia Rodrigues Me parece cada vez mais claro que é a ordem de entrada, que podemos entender como recebido. Vale para todos os processos.
@viniciusmrocha O ritmo de entrega das senhas também parece ter caído, não é?
Se observarmos a partir de uns meses atrás, o período de espera estava decrescente e teve até um processo que recebeu em 65 dias.
Porém o próximo na planilha aguarda senha há 85 dias :(
@NivaldoJr Isso é o que causa mais preocupação. Quero crer que seja em função da busca insana pela nacionalidade sefardita até 1 de setembro. Espero voltar a ver este ritmo de entrega de senhas aumentar e, diminuir o prazo de geração da senha.
Pq se isso for exclusivamente em função do volume de processos de neto, em breve estaremos com 4 anos do protocolo até o assento, no mínimo.
@Alexandre Maia Rodrigues
Obrigado pela contribuição!
Abraços
Sim, de várias fontes diferentes o consenso parece surgir que os processos são analisados pela data de chegada e não pela data da senha. E depois, claro, tem o ritmo de cada conservador, se saiu de férias etc. Acho que seria interessante a planilha de acompanhamento mudar a coluna de data de entrega para a primeira, ao invés de focar na numeração.
Já até se brinca que receber a senha de imediato só gera mais ansiedade e tempo perdido consultando o site de status de processo. especialmente pare netos onde leva quase 2 anos para ter a primeira movimentação.
Quando as senhas eram dadas mais ou menos rápido não se notava muito essa diferença. Depois que passou a levar mais tempo para numerar os processos, foi ficando mais claro.
Muita coisa deve ser feita em lotes mesmo. Não faz sentido alguém parar para atualizar o status de um processo só cada vez que muda de fase. Deve ser uma pessoa separada que de tempos em tempos vai lá e entra manualmente no sistema um lote dessas alterações.
Boa noite, pessoal. O processo de minha mãe foi para a bolinha 2 hoje. Já atualizei a planilha.
@manoelsilva
Opa, que blz. É muito bom qdo movimenta, principalmente depois de tanto tempo, rs.
Pois é, @ericvinicius, foi bom ver andar depois de tanto tempo. Nesta semana eu já estava olhando todos os dias, pois pela planilha eu havia calculado que estava próximo de andar. É muito bom poder contar com essa planilha. Não fosse ela, eu acho que estaria pensando que o processo de minha mãe teria caído atrás de algum arquivo.
Pessoal, o processo de minha avó caiu em exigência, solicitaram uma versão digital da CErtidão emitida pelo Arquivo Distrital. O Advogado dará conta disso. Entretanto, gostaria de saber se é comum o processo cair em outra exigência uma vez que essa for cumprida. Ou se quando cai em exigência eles já listam todas elas de uma vez só.
Obrigado.
E se alguém tiver alguma noção de prazo de análise de exigência, fico agradecido!
Abraços!
Pessoal , ainda precisa mandar o diploma escolar apostilado? Estou meio perdida no que tenho que mandar de documentos para neto. Algumas listas de documentos estão diferentes.
Boa noite @manoelsilva blz?
Qtos meses demorou para ir para bolinha 2 o processo da sua mãe? O do meu pai neto, esta com 18 meses na 1
@gbpinheirosilva na carta de exigência já apontam todas as exigências. Se foi só essa, não tem risco de aparecer uma nova.
@Jaqueline Moraes se o requerente nasceu em um país que fala a língua portuguesa, não é necessário mais mandar o diploma no processo.
Obrigado, @raphafcruz .
Fico mais tranquilo, pois a exigência foi simples.
Tem alguma ideia do tempo que eles demoram pra analisar a exigência?
@Jsilva20 verifiquei que o processo de sua mãe teve erxigência. Após a exigência ser cumprida, demorou +- quanto tempo para ser deferido?
Boa tarde,
Tenho algumas dúvidas, já li centenas de páginas desse tópico, porém não vi se essas minhas dúvidas foram respondidas, de antemão, peço desculpas. Adianto que já li o resumo da página abaixo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest
Agradeço a quem puder ajudar, por ora.
Não tenho idea @gbpinheirosilva, mas como o seu processo é prioritário por idade, deve ser rápido. Boa sorte.
@BernadeteRocha ,