Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1495496498500501648

Comentários

  • Também tem os processos de Fernando C e PSMP que devem estar em processo de conclusão pelo prazo já decorrido. Aqueles que não registrei pelo link @ é que não localizei no grupo. Talvez o @Admin consiga localizar. Grato

  • editado November 2022

    Pessoal, o tempo para envio da senha diminuiu?

    Vi processos de agosto que receberam senha em novembro@Badaró Roberto

  • @Jlvc2022 infelizmente alguns usuarios não conectam mais no forum faz um bom tempo e outros colocaram o nome da planilha que é diferente do usuario e não temos como encontrar. Infelizmente não podemos contar com todas as informações.

  • Perfeito @raphafcruz e agradeço o retorno. Abs

  • Muito obrigada pelos esclarecimentos @guimoss e @CarlosASP!

  • Gente, é incrível como do nada, parou tudo. Sem motivo aparente. Vínhamos numa de dia sim dia não um processo aprovado. Agora, parece férias coletivas. Eu adoraria saber qual a lógica, qual a rotina aplicada. Muito doido.

  • @viniciusmrocha

    kkkkk, também percebi isso, parece que dão uma 'represada' nos processos, como se fossem tratados agrupados.

  • @ericvinicius @viniciusmrocha outra coisa estranha é que processos que tiveram seus registros feito no começo de 2021 já foram aprovados, enquanto processos do fim de 2020 ainda não foram. A unica explicação é que esses processos estão em mãos de conservadores diferentes e uns são mais velozes que os outros.

  • editado November 2022

    Oi, @raphafcruz Eu não consegui ver essa informação que mencionou.

    A mim, o que parece é que a fila está "parada" nos processos que foram recebidos entre 2 e 4 de dezembro de 20.

    Me parece que está cada vez mais claro que a única coisa que importa é a data do recebimento do processo, não da senha. Se for assim, estamos vendo somente processos de dezembro ainda. O meu e o do @ericvinicius foram recebidos em 16 de dezembro de 20, os processos aprovados de 21 que você cita, me parece que são o da @AnaCláudia, do @JohnA e da @anaferreirallf ,que foram, na verdade, recebidos em 02 de dezembro de 20, mas a senha foi recebida só em 2021. Mas como eu disse, me parece que o que vale é a ordem de recebido o processo.

    Não vi nenhum processo recebido em 21 aprovado até agora salvo por urgência ou prioridade.

  • Aqui

    E tem mais 2 processos que eu vi em um grupo do facebook de processos que 1XXX/21 que foram concluídos também.

  • editado November 2022

    Então @raphafcruz . O processo do Elias foi recebido em 27/11/2020 e o da Ana em 02/12/20. A numeração no da Ana foi de 21, pq ao que parece o numero é atribuido no momento da senha, mas a ordem de analise é dada em função da data de recebimento na canservatória.

  • Recebi, a respeito da minha mãe. Achei importante divulgar. Abraços.

  • Obrigado @Alexandre Maia Rodrigues Me parece cada vez mais claro que é a ordem de entrada, que podemos entender como recebido. Vale para todos os processos.

  • editado November 2022

    @viniciusmrocha O ritmo de entrega das senhas também parece ter caído, não é?

    Se observarmos a partir de uns meses atrás, o período de espera estava decrescente e teve até um processo que recebeu em 65 dias.

    Porém o próximo na planilha aguarda senha há 85 dias :(

  • editado November 2022

    @NivaldoJr Isso é o que causa mais preocupação. Quero crer que seja em função da busca insana pela nacionalidade sefardita até 1 de setembro. Espero voltar a ver este ritmo de entrega de senhas aumentar e, diminuir o prazo de geração da senha.

    Pq se isso for exclusivamente em função do volume de processos de neto, em breve estaremos com 4 anos do protocolo até o assento, no mínimo.

  • @Alexandre Maia Rodrigues

    Obrigado pela contribuição!

    Abraços

  • editado November 2022

    Sim, de várias fontes diferentes o consenso parece surgir que os processos são analisados pela data de chegada e não pela data da senha. E depois, claro, tem o ritmo de cada conservador, se saiu de férias etc. Acho que seria interessante a planilha de acompanhamento mudar a coluna de data de entrega para a primeira, ao invés de focar na numeração.

    Já até se brinca que receber a senha de imediato só gera mais ansiedade e tempo perdido consultando o site de status de processo. especialmente pare netos onde leva quase 2 anos para ter a primeira movimentação.

    Quando as senhas eram dadas mais ou menos rápido não se notava muito essa diferença. Depois que passou a levar mais tempo para numerar os processos, foi ficando mais claro.

    Muita coisa deve ser feita em lotes mesmo. Não faz sentido alguém parar para atualizar o status de um processo só cada vez que muda de fase. Deve ser uma pessoa separada que de tempos em tempos vai lá e entra manualmente no sistema um lote dessas alterações.

  • Boa noite, pessoal. O processo de minha mãe foi para a bolinha 2 hoje. Já atualizei a planilha.

  • @manoelsilva

    Opa, que blz. É muito bom qdo movimenta, principalmente depois de tanto tempo, rs.

  • Pois é, @ericvinicius, foi bom ver andar depois de tanto tempo. Nesta semana eu já estava olhando todos os dias, pois pela planilha eu havia calculado que estava próximo de andar. É muito bom poder contar com essa planilha. Não fosse ela, eu acho que estaria pensando que o processo de minha mãe teria caído atrás de algum arquivo.

  • Pessoal, o processo de minha avó caiu em exigência, solicitaram uma versão digital da CErtidão emitida pelo Arquivo Distrital. O Advogado dará conta disso. Entretanto, gostaria de saber se é comum o processo cair em outra exigência uma vez que essa for cumprida. Ou se quando cai em exigência eles já listam todas elas de uma vez só.

    Obrigado.

    E se alguém tiver alguma noção de prazo de análise de exigência, fico agradecido!

    Abraços!

  • Pessoal , ainda precisa mandar o diploma escolar apostilado? Estou meio perdida no que tenho que mandar de documentos para neto. Algumas listas de documentos estão diferentes.

  • Boa noite @manoelsilva blz?

    Qtos meses demorou para ir para bolinha 2 o processo da sua mãe? O do meu pai neto, esta com 18 meses na 1

  • @gbpinheirosilva na carta de exigência já apontam todas as exigências. Se foi só essa, não tem risco de aparecer uma nova.

  • @Jaqueline Moraes se o requerente nasceu em um país que fala a língua portuguesa, não é necessário mais mandar o diploma no processo.

  • Obrigado, @raphafcruz .

    Fico mais tranquilo, pois a exigência foi simples.

    Tem alguma ideia do tempo que eles demoram pra analisar a exigência?

  • @Jsilva20 verifiquei que o processo de sua mãe teve erxigência. Após a exigência ser cumprida, demorou +- quanto tempo para ser deferido?

  • Boa tarde,

    Tenho algumas dúvidas, já li centenas de páginas desse tópico, porém não vi se essas minhas dúvidas foram respondidas, de antemão, peço desculpas. Adianto que já li o resumo da página abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

    1. Já fiz a transcrição do casamento de meus avós no Consulado de Santos, preciso mandar esse documento, junto com o restante, para a Conservatória?
    2. O assento de batismo de meu avô português, nascido antes de 1911, deve ser enviado junto?
    3. Estou montando dois processos, meu e de minha irmã, em caso de resposta positiva dos itens 1 e 2, preciso mandar os originais nos dois processos ou podem ser cópias?
    4. Por fim, os dois processos podem ser remetidos por DHL num único envelope, ou melhor separá-los?

    Agradeço a quem puder ajudar, por ora.

  • Não tenho idea @gbpinheirosilva, mas como o seu processo é prioritário por idade, deve ser rápido. Boa sorte.

  • @BernadeteRocha ,

    1. Já fiz a transcrição do casamento de meus avós no Consulado de Santos, preciso mandar esse documento, junto com o restante, para a Conservatória? Sim.
    2. O assento de batismo de meu avô português, nascido antes de 1911, deve ser enviado junto? Sim.
    3. Estou montando dois processos, meu e de minha irmã, em caso de resposta positiva dos itens 1 e 2, preciso mandar os originais nos dois processos ou podem ser cópias? Vocês podem se beneficiar do artigo 40. Faça um requerimento solicitando a apensação do seu processo e de sua irmã. Mande o assento original e a transcrição em um processo e cópia simples no outro. Mande os 2 processos num mesmo envelope, cada qual com seus documentos específicos, taxas etc. O requerimento é uma carta simples solicitando a apensação dos 2 processos anexos da requerente 1 e requerente 2.Leia aqui sobre o artigo 40. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22220
    4. Por fim, os dois processos podem ser remetidos por DHL num único envelope, ou melhor separá-los? Sim


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.