Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1496497499501502661

Comentários

  • O pior @ericvinicius que eu acho que não parou. Só parece que parou. Acho que na verdade ainda naõ chegou nos processos recebidos em 09/12, olha que droga.

    Acho que o trabalho continua, mas nós não vemos pois a última aprovação foi em processo recebido 04/12 e agora deve estar entre 05 e 08/12, e nós não temos amostragem na planilha.

    Ou seja, deve ter um volume tão grande de processo em DEZ que mesmo mantendo o ritmo eles estão levando uma semana pra esgotar um dia de entrada de processos. Se for isso, o nosso deve ficar pro meio ou fim de dezembro.

  •  @eduardo_augusto e @guimoss

    muitíssimo obrigada pelas informações valiosas. Tenho lido aqui os post e estão me ajudando muito.

  • @Diegog, o processo de minha mãe foi recebido em 19/01/2021.

  • @viniciusmrocha

    bem observado, e como dito anteriormente tem a possibilidade de uma atualização em lotes, acredito que as duas coisas ocorrem.

    Só nos resta ficar tentado advinhar enquanto esperamos, rs.

    De qualquer forma, como vc também mencionou, acho que ainda este ano deve movimentar.

  • Olá pessoal! Vejo que não somente eu estou ansiosa pela finalização do processo ( neto Atribuição) o do meu esposo foi recebido em Lisboa em 24/12/20 senha em 02/02/21 ( bem rápido) e essa semana saiu da bolinha 1 verde para a 2 verde 2 anos. Misericórdia kkkk

    Mas a previsão para finalizar está em 25/11/22. Difícil entender . Como pode faltar 4 dias para finalizar e agora que foi para bolinha 2.

    Melhor nem olhar mais a planilha, ansiedade vai transbordar kkkk

  • @RoseMoraes sugiro olhar lá pra 10 de dezembro.

  • @RoseMoraes

    a planilha antiga fez essa previsibilidade baseada no andamento dos processos anteriores ao longo do tempo, mas com o aumento significativo de processos, sobretudo apoś novembro/dezembro de 2020, acredito que essa estimativa vai se alongar um pouco mais.

    Meu processo por exemplo mudou para bolinha 2 verde em setembro/22 e até agora nada, então eu no seu lugar não esperaria nada de novo pra este ano, acho que demora um pouco mais.

  • @RoseMoraes ,

    o do seu marido não era aquele caso que foi indeferido pela lei antiga e ele pediu de novo pela nova lei por orientação da CRC, aproveitando os documentos que já haviam sido arquivados? Se for nos informe aqui, voce tentou entrar em contato com eles? recebeu resposta?

  • @manoelsilva Obrigado por responder, o meu 05/21 então so ano que vem né , mas tudo bem uma hora sai kk

  • @manoelsilva o processo de minha mãe também chegou dia 19/01/2021 em Lisboa. Ontem dia 21/11/2022 vi que chegou na 2a bolinha.

    Será que essa bolinha demora muito? Kkk

    Vou chutar que entre março e abril o processo esteja pronto. E aí são mais alguns meses pra criar o assento.

    Acho que é isso!

  • @Vince_lonelystar

    Se não foi um caso de urgência, o processo deve demorar uns 2 anos para alcançar a bola 6 (processo aprovado).

    E de 6-8 mesea para e emissão do assento.

    Abraços

  • olá,

    meus documentos chegaram na conservatória via DHL em 25/07, ainda não recebi a senha, alguém recebeu o número de processo após essa data?(não tenho pedido de urgência)

  • @texaslady

    Bom dia! Exatamente esse caso. Infelismente não consegui contato por telefone e também não responderam os e-mails. Creio eu que a demanda esteja muito grande, e a falta de recursos humanos também. Como mencionei entrei com processo em 2018, aguardei 2 anos e foi indeferido apenas por não ter comprovação suficiente dos Laços Efetivos com portugal. 30 dias depois a lei muda rsrsrs. E na época não tinhamos as orientações que temos hoje através de vocês. A não ser para pagar nova taxa e enviar novo requerimento informando que os documentos anaizados estavam no processo arquivado e aguardar tudo novamente. Com isso a espera já vai para 4 anos. Mas vamos acreditar que algum milagre aconteça e que realmente seja concluido no prazo mencionado na planilha. Mesmo que seja apenas uma previsão. Obrigada pela atenção de sempre. Por você ter se lembrado do caso.

    Excelente dia á todos.

  • @RoseMoraes , é uma pena que não responderam seu email. provavelmente o desarquivamento de documentos atrasou seu processo. mas é uma excelente notícia que houve uma movimentação, significa que está ativo, talvez até mesmo houve esta movimentação em consequência do seu email, cobrando um esclarecimento. É preciso mesmo muita paciência, os prazos agora estão maiores. Quem sabe agora ele não dá uns pulos, já que a documentação já havia sido analisada.

    Boa sorte!

  • Prezados, Boa noite.

    Na planilha consta que já fazem 600 dias e o meu processo continua na bolinha 1. Gostaria de saber se está dentro da programação da conservatória? Foi dado entrada do processo na conservatória de Lisboa no início de junho de 2021. Número do processo 771xx/2021.

  • @PMARTINS

    Como o seu processo está em 20 meses, deve começar a andar.

    O prazo minimo dado por Portugal fica em 29 meses, mas já vem aumentando.

    Até a bola 6 ficar verde (processo terminado) deve demorar mais uns 12 a 15 meses.

    Para a bola 7 (registro criado) ficar verde, mais uns 6-8 meses.

    O intervalo atualmente parece estar entre 2,5 anos e 3,5 anos.

    O seu caso tem alguma prioridade ou urgência?

    Qual a idade do Requerente?

    Abraços

  • Tenho 63 anos de idade e meu processo não tem nenhuma restrição ou urgência .

  • guimossguimoss Beta
    editado November 2022

    @PMARTINS

    É difícil fazer previsões, mas olhando a planilha, eu notei que um processo (o da @anaferreirallf ) levou 667 dias até o despacho (bola 6).

    Como o processo dela foi enviado em 12/2020, podemos somar 6 meses (180 dias +ou-) aquele número.

    Somando tudo dá 847 dias (=28 meses + ou - ) + período da emissão atual de 6-8 meses = até 36 meses, para processos de 06/2021.

    Obs: muita coisa foi estimada e na planilha não há processos (que eu tenha visto) que iniciaram em junho de 21.

    Então, não dá para garantir a data do término. Só que irá ter uma movimentação logo.

    Peço desculpas pelos números acima que, como disse, são estimados.

    Abraços

  • Bom dia,Guimoss.

    Agradeço o retorno, com a sua explanação agora ficou bem claro o entendimento.

    Abç

  • Bom dia. Apenas como contribuição os processos de 2020 na planilha e que já foram concluídos foram encerrados em cerca de 940 dias. Isto é 31 meses. O site do Governo informa que o prazo para adultos vai de 24 a 29 meses. Mas se somarmos os prazos máximos individuais de cada etapa irá atingir 31 meses. Acredito que os ainda pendentes de 2020 devem ficar em torno deste período.

  • @texaslady

    Bom dia! Verdade vamos continuar aguardando. Com esperança e ânimo né rsrs

  • @texaslady , obrigada pelo retorno.

  • Olá

    Qual a diferença entre certidão apostilada e certidão certificada?

  • Prezados, bom dia. Hoje, meu aniversário e estreia de Portugal na COPA. Foi aprovado o processo de nacionalidade de meu pai.

    Não tenho palavras pra expressar a felicidade e alívio.

    @ericvinicius , como está o seu?

    @guimoss farei em breve um relatório detalhado.

    Me comprometo também com outra forista que vou buscar o nome para destacar as peculiaridades do meu processo que contradizem coisas que eram repetidas aqui por membros antigos, pelos quais tenho gratidão, mas não posso deixar de dizer que precisávamos de mais espaço para debate e para o contraditório.

    @Admin você um herói. Sei que me entende. Força e muito obrigado.

    E obrigado a todos que aqui estão todos os dias.

    Obrigado a todos.

  • @viniciusmrocha

    Parabéns!! Muito legal, comemore muito!!

    Aqui ainda está do mesmo jeito, mas creio que em breve mude.

  • @viniciusmrocha

    Um duplo parabéns para vc, amigo.

    E obrigado pelo relato, desde já.

    Abraços

  • Bom dia amigos.

    Hoje troquei uma mensagem com a advogada que cuidou do meu processo. O meu processo foi aprovado no dia 05/10/2022. Esse foi o dia que eu vi a atualização no sistema, reforçando que eu acompanhava diariamente.

    Hoje ela me contou ao que eu não sabia, que o despacho de deferimento do eu processo foi em setembro de 2022. E que neste momento estão fazendo os assentos de nascimentos de processos que foram deferidos em julho. Então ela acredita que o eu deve sair entre 1 ou 2 meses.

    Agora é esperar.

    Abraços, para todos!

  • @ergonauta

    São duas coisas diferentes.

    A certificação garante que o registro é verdadeiro.

    No Brasil, o notário tem fé pública, mas o CNJ e o Consulado do Rio está pedindo o reconhecimento de sinal público (=reconhecimento de firma do notário).

    Ainda não há informações se as Conservatórias pedem essa certificação.

    Em Portugal, as certidões do civilonline são informatizadas. Dessa maneira, pela numeração o país pode verificar a sua autenticidade.

    As do Arquivo Distritais têm certificação analógica (assinatura manuscrita, selo branco em alto relevo e enviada pelos correios) ou digital (assinatura eletrônica e impressa pela internet).

    ===

    A apostila é, a grosso modo, um adaptador que permite o uso de documentos de um pais em outro, ambos signatários da Convenção da Apostila de Haia.

    A do Brasil serve para dar valor legal em Portugal a documentos en processos de transcrição e nacionalidade.

    A de Portugal serve para retificar certidões brasileiras, geralmente.

    Abraços

  • GOL DE PORTUGAL!!!

    🇵🇹🇵🇹🇵🇹

    TÁ CHEGANDO A HORA DO BRASIL!!!

    🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    Abraços

  • Que ótima noticia @viniciusmrocha muito feliz por vc. Agora é comemorar muito hoje com a vitória de Portugal e do Brasil.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.