Atribuição para menores de idade

14748495153

Comentários

  • @Marília Borges , você mesma pode ir ao Consulado de Portugal e registrar seu filho, usando seu cartão cidadão!

    Creio que não precisa agendar, basta comparecer no horário de funcionamento.

    Veja aqui - https://justica.gov.pt/Servicos/Registar-nascimento

    Você é portuguesa, o Consulado tem a OBRIGAÇÃO de ajuda-la em qualquer situação.

  • @Leticialele

    Olá Letícia, ontem dia 17/agosto/22 a DHL entregou no ACP - Arquivo Central do Porto o envelope com os documentos para Atribuição da Cidadania Portuguesa para os meus quatro netos, menores de idade.

    Seguindo sua orientação, encaminhei os quatro processos (dois de cada filho) dentro de um mesmo envelope DHL mas em pastinhas individuais identificadas.

    Nos Formulários 1C constam os e-mails dos meus filhos, gostaria de saber se o ACP informará por esses e-mails os números de cada processo e quanto tempo estão demorando para fazer isso.

    Caso não informe, existe alguma outra forma de obter o número do processo?

    Agradeço desde já pela sua atenção!!!

  • @Nelpardo

    Sim, é para o email que mandam o número do processo e a senha (chave de acesso).

    Avise aos donos dos emails para sempre olharem a pasta de spam; frequentemente o email com essas informações vai parar lá (inclusive no nosso caso).

    Agosto pode demorar mais para receber as senhas: férias de verão na Europa e, nesse ano, tem uma greve 2 dias por semana até o fim de agosto também,

    Acompanhe o tópico de processos de filhos (1C) enviados para a ACP; volta e meia tem gente comentando quanto tempo levou para receber a senha:

    "Meu processo chegou na ACP em 13/07 como fez 4 semanas hoje, liguei para os registros centrais. Não localizaram meu processo, a atendente pediu para aguardar mais um pouco. Ela alega que pode ser pelas ferias, pela greve e ainda houve algum tipo de mudança de local."

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos/p1249

  • Boa noite

    Minha cidadania saiu em 04/2022 (atribuição), agora quer dar entrada no processo da minha filha de 6 anos, devo fazer o processo de atribuição também (formulário 1c)?

    Outra dúvida é se preciso fazer a transcrição do meu casamento antes de iniciar o processo?

  • @marcelostevanato , se você foi o declarante do nascimento de sua filha até que ela tivesse completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento.

    O processo para menores é gratuito.

    Formulário 1C - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Preencha o Quadro 3 com os dados de pai e mãe.

    Ambos têm que ir ao Cartório para a assinatura do formulário para reconhecimento das firmas por autenticidade.

    Junte

    Certidão de nascimento da menor por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópias autenticadas e apostiladas do RG dos pais.

    Mande a documentação para o Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Boa sorte!!

  • Muito obrigado @Leticialele

  • @marcelostevanato , desculpe, esqueci de acrescentar que você tem que mandar uma cópia simples da sua certidão de nascimento portuguesa!!

  • Prezados, tudo bem? Estou com uma duvida no processo de aquisição de cidadania de menor. Meu sobrinho tem 16 anos, posso enviar a copia do passaporte autenticada e apostilhada? é necessario enviar somente a copia das paginas com a identificação dele correto?


    Agradeço antecipadamente.

  • @Glaucebarros , sim, pode mandar cópia das páginas com a identificação, DESDE que tenha a filiação.

  • DAR ENTRADA CONJUNTA EM ATRIBUIÇÃO POR FILHA E AQUISIÇÃO DE NETO, vale a pena?

    Lá no início dessa discussão mencionavam muito o prazo reduzido quando se tratava de menor. Não consegui descobri recentemente se isso se mantem e, caso se mantenha, se é exclusivo da atribuição de nacionalidade.


    Vou dar entrada na minha nacionalidade enquanto filha de português. Tudo ok com as documentações, graças as instruções dadas aqui no forum. Tenho um filho de apenas 4 anos. Gostaria de saber se é válido dar entrada concomitante do pedido de nacionalidade dele enquanto neto de português... visto que "ganharíamos" tempo.

    Se valer a pena, há alguma vantagem em enviar minha documentação no mesmo envelope mencionando que há processo de MENOR? E no caso da atribuição dele, ainda é necessária a comprovação de vínculo com a comunidade?


    Obrigada

  • @pchristynne , sua atribuição será como filha. Como portuguesa, a atribuição de seu filho também será como filho de portuguesa. O processo dele não será de neto!!

  • @gandalf @Leticialele

    Boa tarde,

    como vão?!

    Enviei o processo das minhas filhas para CRCentrais, pois aproveitei o envio para solicitar também para o meu marido.

    Como a de casamento é só me Lisboa, aproveitei e enviei tudo junto.

    Pensei em enviar o delas para o Porto, mas no devido o financeiro, optei me enviar para o mesmo lugar.

    Quando acessamos a página para verificar o processo, aparece aquelas mensagens automáticas no final da tela com a média dos prazos por faixa etária. Lá consta uma média de 2 a 4 meses para menores.

    Lendo aqui alguns comentários, vi que estão em greve e teve as férias tbm, né ?

    O processo delas irá completar 5 meses daqui 2 dias.

    Sabem dizer quanto tempo está demorando baseado nos últimos casos?!

    Procurei na lupa e não encontrei nenhum tópico para atribuição de menores em Lisboa.

    Agradeco desde já


    Camila

  • @Leticialele sim, entendo que em vias normais, aguardaria o meu processo e só depois o dele...

    POR ISSO o meu questionamento se, por ventura, optasse por fazer e forma mútua, os dois, se seria uma opção válida.

  • @Ccf , Lisboa é imprevisível, no momento!! Está lotada de processos, filas homéricas na porta, uma confusão.

    Os processos de filhos maiores têm levado uns 12 meses. Talvez os de menores levem uns 6 meses.

    Não se estresse. Só tem que ter paciência!

  • @Leticialele

    Muito obg!

    Estou bem tranquila.

    Como vcs acompanham bastante os casos, a opinião de vcs nos ajudam muito. Já que nem sempre a gente fica sabendo dos resultados dos prazos.

    Como faço para incluir meus dados na planilha ? Pode me enviar o link, por favor ?


    obg

  • @Leticialele e @CarlosASP

    Obrigado pelas respostas.... aguardando os e-mail com os números dos processos chegarem em setembro/22!!!

    Abraços

  • @Leticialele

    Letícia, no meu caso a planilha correta é a filhos e não netos, não é?

    Eu já sou portuguesa.

  • editado September 2022

    @Ccf se você enviou os documentos e formulario 1C como filhos, a planilha e de filhos, tem que confirmar se tem planilha de filho para a conservatoria de CRC, não sei te confirmar.

  • @Lopes_alvs

    Obrigada pelo retorno.

    Se alguém souber se existe essa planilha, por favor, me avise.

    grata!

  • Alguém que tenha dado entrada na CRCentrais - filhos menores - pode me dizer se já andou alguma bolinha no processo?

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @Ccf me parece que essa planilha é uma aba na planilha de netos.

  • Olá, pessoal! Meu primo faz 18 anos daqui 1 mês, se minha tia enviar o processo de atribuição da cidadania dele antes de completar aniversário é possível enviar sem pagar a taxa?

  • @fernandamabrandao para não dar margem a entendimento diferente eu só mandaria sem taxa se for ENTREGUE antes de fazer 18 anos, e não na data de envio

  • Olá Amigos, preciso de ajuda :-)

    Ref.: Processo em exigência sem o recebimento de e-mail

    Recebemos os e-mails com os quatro números dos processos dos meus netos, o da neta mais velha, que faria 18 anos em 01/09/22 foi enviado em 22/08/22 e dos outros três foram enviados em 05/09/22. (Os processos chegaram no ACP em 17/08/22 via DHL)

    Os processos começaram a andar e agora estão na etapa 04 - Verificação de Documentos, ocorre que parece que um deles caiu em exigência pois está com a mensagem abaixo, só que meu filho não recebeu o e-mail da exigência (já verificou no spam também).

    Pergunto: Qual a melhor forma de entrar em contato com a ACP para esclarecer o assunto, qual o telefone ou e-mail deles?

    Mensagem na página de acompanhamento:

    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado."

    "O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta."

    "Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento."

    Agradeço desde já!!!

  • editado October 2022

    @Nelpardo ...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/305943/#Comment_305943...

    OBS...Eles só passam informações para o interessado ou seu representante legal...No caso de processos de menores de idade...O representante legal pode ser qualquer um dos pais...Desde que ambos tenham assinado o requerimento...

  • DanielDuarteDanielDuarte Member
    editado November 2022

    Olá, bom dia a todos!!!

    Gostaria de uma informação (até vi algumas pessoas se referindo mas ainda sim fiquei na dúvida).

    Tenho a cidadania já concluída através de atribuição do meu pai (ainda não fiz o cartão cidadão e nem passaporte) e estou querendo tirar das minhas filhas, uma de 12 anos e a outra de 16 anos.

    Minha dúvida é...

    As duas possuem RG, envio das duas ou apenas da mais velha? Eles precisam ser apostilados ou somente as certidões de nascimento?

    Pelo que eu vi, os RGs (pai/mãe) também precisam ser apostilados. Posso encaminhar em um envelope só as duas solicitações? E no caso dos RGs (pai/mãe), também pode ser uma cópia só para as duas atribuições? Ou tenho que enviar um jogo para cada filha?

    O envio se faz pela DHL? E o acompanhamento, eles informam por e-mail?

    Desde já obrigado!!!

    Daniel Duarte

  • Boa tarde,

    Vou fazer a cidadania dos meus filhos de 13 e 17 anos (completa 18 em março de 2023).

    Os documentos seriam:

    1 - Cópia simples do Assento de Nascimento do progenitor português;

    2 - Certidão de Nascimento em inteiro teor do requerente por cópia reprográfica do livro, com firma reconhecida e apostilada;

    3 - Cópia autenticada, com firma reconhecida e apostilada do RG/Passaporte, de ambos os pais; 

    4 - Formulário 1C impresso a cores, frente e verso na mesma folha, assinado presencialmente no cartório por ambos os pais (primeiro assina o pai português) e cada assinatura reconhecida por autenticidade. 

    O de 17 anos precisa da cópia do RG reconhecida e apostilada também ?


    Obrigada

  • Bom dia

    ja tenho a nacionalidade portuguesa e fiquei em dúvida sobre como funciona para que um futuro filho a receba

    Para um futuro filho, eh necessário realizar o trâmite padrão do processo de atribuição (junto a ACP Porto, por exemplo)? Não há algum procedimento mais simples/rápido, como por exemplo simplesmente levar a registro o nascimento dele no consulado local?


    obrigada

  • @Nilton Hessel ou quem puder nos ajudar.... uma dúvida na atribuição de menor de idade.

    Mãe portuguesa, pai brasileiro e falecido no ano passado (declarante), ainda sem a transcrição do casamento.

    Sabemos que teremos que fazer a transcrição do casamento.

    Como fica a assinatura no formulário 1C? Só a mãe assina?

    Tem que anexar documento de óbito do pai?

    E quais documentos anexar?

    Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.