Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1565759616279

Comentários

  • @josianeads , o requerimento de minha transcrição de casamento foi recepcionado pelo Escritório Consular de Santos dia 03/06. Como você, também estou na expectativa. Qualquer novidade postarei aqui.

  • Boa tarde a todos, gostaria de saber se alguém está conseguindo agendar para cartão cidadão no consulado de Santos....

  • @Reginasacrini a minha chegou lá dia 30.05. Qualquer novidade também te aviso.

  • Pessoal,

    Para conhecimento, enviei os meus documentos para o consulado de Santos no dia 26/05 e recebi a devolução em casa ontem 21/06 (São Paulo - Capital).

    O atendimento para transcrição de casamento está realmente bem rápido.

  • @josianeads recebi dia 22/06/2022 ( após 28 dias) e para minha tristeza a transcrição não foi feita porque enviei a certidão de nascimento somente da avó e eles querem de ambos (os dois eram portugueses), e já tentei localizar a certidão do avô e não consegui até agora.

  • @Terezinha_Alves Obrigada por responder, o meu está dentro desse prazo então.

    Que pena! Espero que localize logo. Já pediu ajuda por aqui? Tem os dados? Tem uma galera aqui que ama fazer essas buscas. Boa sorte, querida!

  • @josianeads, acabei de pedir ajuda e espero que consigam me ajudar. Boa sorte pra você e que tudo dê certo.

  • Boa tarde. Gostaria de algumas informações.

    Sou cidadão português. Tive um primeiro casamento aqui no Brasil que não foi feita a transcrição em Portugal. Me divorciei neste primeiro casamento.

    Agora estou casado novamente e gostaria de fazer a transcrição.

    Minha dúvida. Posso fazer a transcrição apenas deste segundo casamento? Ou existe a obrigatoriedade de fazer a transcrição do primeiro casamento, averbar o divórcio em Portugal e depois fazer a transcrição do segundo casamento?

    Se for realmente ter que averbar o divórcio, qual o caminho que devo fazer? Estarei viajando para Lisboa com a minha família em Outubro e pretendo ficar até dezembro por lá.

    Quem puder ajudar, agradeço. Um tríplice e fraterno abraço

  • Boa tarde a todos!

    Gostaria de compartilhar que meu requerimento para transcrição de casamento chegou no Consulado de Santos no dia 30/05 e ontem, 22/06, recebi em minha casa, via correio, a transcrição realizada, com todos os documentos que enviei. Foram 23 dias apenas e com um feriado no meio. Muito rápido e eficiente e acredito que seja o melhor caminho. Boa sorte a todos!

  • Pensar que meu recente feito no consulado SP levou 8 meses.

    Inacreditável a diferença, não dá pra entender.

  • @ELIANA PAVAN que bom, Eliana! O meu chegou em Santos dia 03/06 deve estar quase...

  • editado June 2022

    @brunorecord

    Não pode só transcrever o segundo casamento.

    Terá que transcrever o primeiro; homologar o divórcio; só depois pode transcrever o segundo. Tem que ser feito na ordem cronológica dos acontecimentos.

    As transcrições pode fazer sozinho (já pode dar início na do primeiro casamento), Siga as orientações do local (consulado, conservatória) que escolher fazer, pois os detalhes dos requisitos variam.

    O divórcio é mais complicado. Terá primeiro que homologar na justiça em Portugal, processo que obrigatoriamente envolve um advogado inscrito na OAP. Só com isso pode dissolver o primeiro casamento em Portugal. Dá uma olhada aqui:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#dissolu%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-div%C3%B3rcios

  • @Reginasacrini, bom dia! Na torcida por todos vocês, sempre!

  • Passando para informar que acabo de receber em minha residência a transcrição do casamento de meus avós. Chegou dia 30 a Santos e em menos de um mês o processo foi concluído (moro no interior de SP).

    Particularidades do meu caso a quem se interessar: Meu avô mora em Curitiba, todos os docs vieram de lá, requerimento assinado no cartório de lá constando meu endereço. Ele me enviou tudo e reenviei a Santos por aqui.

    @Nilton Hessel Obrigada por toda ajuda e orientações. Deu tudo certo!

    @Reginasacrini logo, logo o seu chega!

  • Que bom que deu certo @josianeads ...!!!

    Obrigado por compartilhar os detalhes conosco...

  • @josianeads , sim deve sair esta semana, assim espero!

  • Olá Boa tarde,

    Venho informar que enviei a documentação para Santos para a minha transcrição de casamento, foi recebida hoje.

    Assim que tiver um retorno eu informo aqui.

    Vamos aguardar..

  • @ELIANA PAVAN , @josianeads, transcrição recebida hoje dia 29/06. Foi recebida em Santos dia 30/05.

  • Daniella Martins, minha situação a mesma. Não consigo agendar data para cartão de cidadão e passaporte.

  • Tenho visto aqui que transcrição de casamento. tem acontecido em média 30/40 dias. Meu pedido está desde 25/04 e não recebi ainda nenhuma informação. Alguém saberia me informar se é normal demorar tanto? Não consigo nenhuma informação. Liguei para Escritório de Santos, mas a atendente não sabe informar nada. Fico até pensando que o correio não entregou a documentação contrariando o rastreio.

  • @Vand

    Você fez o processo pelo site antigo ou pelo site novo?

    Sim, a média esta em uns 30 dias.

    Você fez o envio pelo correio, não tem como rastrear para confirmar se entregaram?

  • Lopes_alvs


    Não sei te informar se foi pelo sistema antigo ou atual.

    Lembro-me que quando fiz a solicitação, pedi para mandar os documentos para Santos.

    Os documentos seguiram para Santos e foi devolvido devido um erro do cartório.

    Sanado a exigência, retornei os documentos para Santos através do correio e consultando o rastreio, acusa que foi entregue.

    Só que passado tanto tempo, não recebi nenhuma noticia .

  • @Lopes_alvs

    Não sei se dei entrada pelo sistema antigo ou atual.

    Anteriormente tinha enviado os documentos para Santos, porem os documentos retornaram devido a erro do cartorio,

    Refiz o pedido e enviei para Santos que conforme rastreio foi recebido em 25-04. Entrei em contato telefônico e a atendente me informou que a averbação estava demorando mais ou menos 4 meses. Não é o que na pratica esta acontecendo

  • flor1flor1 Member

    Oi pessoal, recebi a transcrição de Santos! Deu tudo certo! Os documentos foram entregues em Santos em 3/6.

  • @Vand

    No sistema antigo você preenche no site o formulario, e imprime todas as informações ja preencida, consegue acompanhar se foi entregue e se foi devolvido, no site novo imprime o formulario em branco, e preenche as informações, não tem acompanhamento.

    As transcrições estão demorando em média 30 dias até os docuementos serão devolvidos!

  • @Lopes_alvs ,

    Hoje, consegui falar com uma pessoa em Santos que está procurando me ajudar.

    Pediu o número do processo e já enviei.

    Vamos aguardar

    Obrigado pela ajuda.

    Bom final de semana..

  • Pessoal, está programada uma permanência consular na minha cidade em 9 e10 de agosto. Gostaria de saber se é interessante fazer a transcrição do casamento de portugueses (avós da minha mãe) nesta data e se ela fica pronta no dia ou em processo de confecção, pensando em agilidade, ou não vale pena pois eles só coletariam meus documentos e entraria na fila de SP? Se for isso, o melhor é enviar pra Santos mesmo?

  • @Rod26 , eu mandaria logo para Santos.

  • Uma pergunta...


    Minha bisavó nasceu em 1904 e pedi a certidão no arquivo distrital. O consulado de Santos aceita essa certidão como cópia simples?

    Eu queria mandar a original para a CRC Lisboa para o pedido de nacionalidade da minha mãe e a cópia para Santos.


    O que acham?

  • @mercatelli , o Consulado de Santos devolve os documentos após a transcrição do casamento.

    Não aceitam cópias, terá que mandar o original certificado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.