Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1555658606179

Comentários

  • @Nilton Hessel A transcrição de meu avô chegou hoje a Santos. Ansiosa para retornar aqui e dizer se deu tudo certo! Aguardando....

  • @josianeads ...

    Eu tinha lido essas informações sobre pagamento no novo site...Mas como no site antigo a atualização era automática...(Com certeza não era um valor mensal)...Fiquei com essa dúvida...

    Sua explanação faz todo sentido...!!!

    Obrigado por compartilhar...!!!

    "...A transcrição de meu avô chegou hoje a Santos. Ansiosa para retornar aqui e dizer se deu tudo certo! Aguardando...."

    Não creio que deva se preocupar se seguiu as informações disponibilizadas aqui no Fórum...E com a presteza com que Santos vem trabalhando as Transcrições...É provável que ali pela metade do mês de Junho você receba o envelope com a Certidão de Casamento portuguesa de seu Avô em sua residência...

    Boa sorte...!!!

  • @Nilton Hessel olá boa noite, seguindo as instruções do site do Consulado de SP, voce faz a juntada de documentos solicitados e também uma cópia do comprovante da transferencia bancária, tudo deverá ser encaminhado via correios, como bem explicado @josianeads existe no próprio site a Tabela de Emolumentos com os valores de todos os tipos de serviços prestados pelo Consulado, voce vai ter que procurar na tabela quanto será o valor do serviço solicitado. Como a tabela só muda a cada virada de mês e o Euro muda de cotação todo dia, acredito que seja uma tabela meio subjetiva. Por exemplo hoje é dia 31/Maio virada de mês , o Euro na nova tabela já esta 5,19. Segue o link abaixo:

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/tabela_valores_junho_2022.pdf

  • @Nilton Hessel na minha opinião é prudente fechar os processos dentro do mes, ou seja faz a transferencia e já envia tudo para o Consulado, evitando essa virada de Tabela , acredito que por precaução devemos evitar fazer pagamentos no final do mes , porque também devemos considerar o tempo dos correios para que todo essa documentação chegue lá. O que será considerado? a data que eu postei ou a data que efetivamente os documentos deram entrada no Consulado ? eu não arriscaria.

    Como bem disse @josianeads podem ocorrer problemas de ambos os lados .

  • Sim @dududuedu ...

    Quem optar por fazer a Transcrição pelos Consulados aqui de São Paulo deve ter...Acima de tudo...Bom senso...

    Vale lembrar que mesmo pelo site antigo já pudemos ver relatos de colegas que optaram por fazer o pagamento por transferência bancária...(Sim...Já havia essa possibilidade na época...Mas só para quem era correntista do Banco ITAÚ)...E precisaram realizar um pagamento complementar na ocasião pelos mesmos motivos citados por você...

  • @Nilton Hessel

    Mandei o envelope sim junto dos documentos, então é ter paciência e aguardar o retorno da transcrição. Muito obrigada pela ajuda.

  • Olá a todos! Estou auxiliando meu pai a fazer o processo de cidadania como neto de português. Pretendo solicitar a transcrição de casamento dos meus bisavós ao consulado de Santos. Já tenho as certidões de batismo dos portugueses enviadas pelos arquivos distritais. Eu posso fazer o pedido, preenchendo o requerimento em meu nome (bisneta)? Posso pedir somente a transcrição de casamento e não a de óbito?

  • @daianemelo , seu pai tem que assinar o requerimento e mandar uma certidão de nascimento inteiro teor para provar que tem legitimidade para pedir.

    Você, como bisneta, não pode.

    Pode pedir apenas a transcrição de casamento. A averbação do óbito é gratuita. Assim, se tem a certidão, faça também.

  • @Nilton Hessel perfeito ! assim que surgir alguma novidade relevante sobre essas transcrições voltarei a postar,

    Boa sorte a todos !!! a todos nós !!!!!

  • Bom dia @Leticialele ! Muito obrigada pela resposta. Por gentileza, além dos documentos listados no site (certidão de casamento apostilhada, certidões de nascimento dos nubentes e o requerimento) devo enviar a certidão de nascimento do requerente, no caso meu pai. A certidão dele deve ser apostilhada? É necessário mais algum documento? A assinatura no requerimento precisa ser feita em cartório? Esse novo site fornece poucas instruções. Sobre a certidão de óbito, pensei em não mandar, pois a idade citada no óbito não bate com a certidão de batismo nem com a idade mencionada na certidão de casamento. Poderia dar problema? Obrigada pela ajuda.

  • AldriaAldria Member

    Olá à todos,

    Estou ajudando o meu pai com o pedido de cidadania como neto de portugueses. Ele precisa pedir a transcrição do casamento dos avós portugueses, vocês poderiam esclarecer minhas dúvidas abaixo?

    1) Já temos a cópia reprográfica da certidão de casamento autenticada (só falta apostilar). Precisamos enviar uma cópia digitada também?

    3) Sei que devemos apostilar todos os documentos emitidos no Brasil. Porém o requerimento é apenas um formulário, precisa ser apostilado também?

    2) Meu pai vive no interior de SP. É melhor fazer o pedido de transcrição via Consulado de Santos ou mandar direto para a Conservatória de Pt Delgada?

    Desde já muitíssimo obrigada por sua atenção e ajuda, Drika.

  • @Aldria ...

    1) Já temos a cópia reprográfica da certidão de casamento autenticada (só falta apostilar). Precisamos enviar uma cópia digitada também?

    R...: No site consta a descrição da configuração das Certidões necessárias para realizar o serviço pela Representação Consular de ***SANTOS...

    ***Oque responde também sua pergunta Nº 2...(Ou seria a Nº3...???)...


    Abaixo o link da página do Consulado + Um "Print" das orientações que lá estão...:


    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-e-ou-%C3%B3bito


    A atualização do estado civil é indispensável para se renovar documentos de identificação como o Cartão de Cidadão e o Passaporte.

    Para transcrever o seu casamento deve enviar-nos por correio os seguintes documentos:

    1. Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada;
    2. Cópia do pacto antenupcial (se existir) devidamente apostilhado;
    3. Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;
    4. Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;
    5. Requerimento  preenchido e assinado 
    6. Comprovante de pagamento.


    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    3) Sei que devemos apostilar todos os documentos emitidos no Brasil. Porém o requerimento é apenas um formulário, precisa ser apostilado também?

    R...: Como pode ver no item nº 5 da lista do Consulado...Eles NÃO PEDEM PARA O FORMULÁRIO SER APOSTILADO...(Deve ter a assinatura do requerente reconhecida por AUTENTICIDADE)...


    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Boa sorte...!!!

  • Enviei a transcrição de casamento para Santos, chegou no dia 25/05, consta como " Processo recebido no Consulado" , alguém tem uma estimativa de quanto tempo esta levando para finalizarem?

  • @Lopes_alvs ,como vc faz esta consulta depois da mudança do sistema? Porque agora o requerimento é preenchido em formulário e não de modo online.

  • @vsqjunior eu preenchi no sistema antigo, e tem como consultar, no sistema novo não sei

  • flor1flor1 Member

    Pessoal, alguém teve retorno de Santos para transcrição do casamento? Enviei um e-mail para saber o status e a posição oficial é de 2 a 4 meses! :(( Mandei para lá pois a previsão estava em umas duas semanas..

  • @flor1 também enviei minha transcrição de casamento pelo Consulado de Santos, chegou no dia 30 de maio. Esperava, como você, um prazo menor, 2 a 4 meses... que dureza. Se alguém receber a transcrição pronta, seria interessante avisar por aqui, assim temos uma noção de prazo também.

  • flor1flor1 Member

    @ELIANA PAVAN tomara que seja apenas formalidade (inclusive comentaram aqui que enviando para São Paulo demoraria mais do que aquelas semanas). Se alguém receber nos avise :P

  • Boa tarde,

    a nacionalidade do meu marido (ACP-Porto enviada em dez/21) foi aprovada e estamos agora em trâmites de averbar meu casamento e tb o casamento/divórcio da minha sogra para que meu cunhado possa solicitar a nacionalidade dele. Tem como fazer esse processo em Portugal? Vamos pra lá em julho (por coincidência) e se for o caso levamos diretamente a conservatória.

    Santos realmente está demorando agora meses e não mais o prazo de 2-4 semanas?

    Muito obrigada

  • @MLima ...

    Qualquer cidadão Português pode solicitar o registro de seu casamento realizado no estrangeiro diretamente em um ***balcão de atendimento em Portugal...

    ***Você deve pesquisar aqui mesmo no Fórum quais são as opções disponíveis para realizar o serviço de acordo com seu "Roteiro" em Terras Lusitanas ...

    Transcrição é um procedimento extremamente simples...Completamente diferente de um processo de Nacionalidade...Pois em um processo de Atribuição ou Aquisição será feita uma análise de vários fatores para determinar se o requerente tem ou não direito à Nacionalidade Portuguesa...

    Já em uma Transcrição de Casamento...O requerente já é Cidadão Português...NÂO HAVERÁ NENHUM JULGAMENTO SE O PORTUGUÊS TEM OU NÃO DIREITO...Pelo contrário...O CIDADÃO PORTUGUÊS TEM OBRIGAÇÃO DE FAZER REGISTRAR SEU CASAMENTO EM PORTUGAL...

    Claro que para isso deve pagar os emolumentos devidos e apresentar a Certidão de Casamento e a Certidão de Nascimento do nubente estrangeiro...

    Justamente pela simplicidade do procedimento...Basta chegar com esses dois documentos + Seu Passaporte + $ 120,00 euros em uma serventia portuguesa capacitada para fazer a Transcrição...Você sai de lá com sua Certidão de Casamento Portuguesa debaixo do braço ***sem muita dificuldade...

    ***Se os documentos estiverem em ordem...

    ***Quando o requerente da Transcrição não é o próprio Cidadão Português são necessários documentos adicionais para comprovar o parentesco do requerente...(Filho ou Neto)...

    ***O procedimento para fazer registrar o Divórcio em Portugal só é feito por advogado com OAP...O processo de reconhecimento de sentença estrangeira deve ser tratado diretamente no Tribunal de Relação em Lisboa...

    _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________


    Quanto aos prazos citados por atendentes de Consulados e Conservatórias...Seja por telefone...Seja por e-mail...Desconsidere...O que eles querem é trabalhar em paz...Oque fica difícil quando precisam parar seu trabalho a cada 30 segundos para responder telefonemas e e-mails...

    Antes eu costumava escrever mensagens com frequência aqui no Fórum pedindo para que os colegas só enviassem e-mails e fizessem ligações para Conservatórias e Consulados em situações muito específicas e necessárias...

    Porém...Como isso é como "Pregar no Deserto" e eu não tenho tido mais tempo para acessar o Fórum como antes...Eu simplesmente ignoro...Rsss...(Raramente eu posto alguma coisa hoje em dia)...

    Como escreveu o @gandalf dias atrás em outra discussão...:

    Não adiante ter pressa...Oque vale é TER UM PROCESSO BEM MONTADO...

    E eu acrescento...:

    Mais vale passar muitas horas pesquisando esse Fórum e montar seu processo com todo cuidado e atenção antes de despachar os documentos...(Pois isso nos dá segurança)...Do que ficar infernizando a vida dos colaboradores de Conservatórias e Consulados...Sendo que isso não faz o processo andar mais rápido...Pelo contrário...Cada vez que um colaborador para seu trabalho com os processos para atender uma ligação ou ler...(E talvez responder)...Um e-mail...O processo de cada um de nós atrasa um pouquinho mais...


    ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Vale ressaltar...:

    Não há melhor maneira de saber quais são os prazos de conclusão dos serviços destinados a essa ou aquela serventia do que ler as informações compartilhadas aqui mesmo nesse Fórum...

    Se o assunto é Transcrição de Casamento em Santos...Use como referência as informações REAIS mais recentes publicadas aqui...Como essa abaixo...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/289963/#Comment_289963

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/290318/#Comment_290318

    É óbvio que esses prazos não são fixos...Basta dar uma lida em algumas das páginas anteriores aqui dessa discussão para ver que algumas Transcrições que deram entrada em Santos no final de 2021...Chegaram a levar até três meses para que a Certidão de Casamento fosse emitida...

    É provável que agora no meio do ano possa haver um aumento de prazo para as conclusões...(Pode ser que alguns colaboradores do Consulado tenham marcado suas férias e queiram visitar Portugal nessa época de festas na Terrinha...)...Mas o fato é que desde o início de 2022 Santos vem diminuindo sistematicamente os prazos de conclusão das Transcrições de Casamento enviadas para eles...

    Enfim...Basta acompanhar as publicações dessa discussão e ver onde vai dar...


    Sorte a todos...!!!

  • Acredito que deve estar demorando uns dias a mais a transcrição de Santos devido as férias de alguns funcionarios, não acredito também que deve demorar 4 meses, o negocio e esperar né, logo vamos ter noticias, temos que ter paciencia.

  • Tá demorando só algumas semanas pessoal, a transcrição por Santos?

    Um dos meus documentos vence final de agosto. Se eu mandar agora deve ser aceito, né?

  • Transcrição de casamento recebida no consulado dia 25/05 e hoje 15/06 Documentos enviados, processo concluído!

  • flor1flor1 Member

    @Lopes_alvs Que notícia boa!

  • @Lopes_alvs obrigada por compartilhar!

  • Bom dia a todos.

    Estou querendo fazer a transcrição do casamento da minha mãe, que já possui nacionalidade portuguesa, no consulado de Santos, mas não moro em SP.

    Como tenho uma irmã que mora em Sorocaba, pensei em pedir para que ela assine o requerimento e faça o envio.


    Abaixo a lista de documentos:

    1- Requerimento preenchido e assinado pela minha irmã, com assinatura reconhecida por autenticidade;

    2- Cópia colorida do RG da minha irmã, com informação de filiação;

    3- Certidão de casamento da minha mãe com o meu pai, em inteiro-teor, digitada e apostilhada;

    4- Certidão de nascimento do meu pai (brasileiro), breve relato, com averbação do casamento e apostilhada;

    5- Envelope com endereço para devolução;

    6- Comprovante de transferência dos emolumentos.


    Fiquei com algumas dúvidas e agradeceria muito se alguém puder ajudar:

    1- No requerimento, o que colocar em "Local", nos dados do requerente?

    2- Na certidão de casamento consta que o casamento foi religioso com efeitos civis, ou seja, o padre que celebrou o casamento e depois esse casamento foi "transcrito" no cartório. Sendo assim, o que colocar no requerimento, na parte que pede informações do casamento?

    3- O RG da minha irmã tem informação de filiação e número de CPF, mas foi emitido há mais de 10 anos. Isso seria um problema fazendo pelo consulado?

    4- Além dos documentos acima, recomendam que envie algo mais?


    Desde já agradeço pelo ajuda e tempo dedicado. :)

  • @Nilton Hessel obrigada pelas informações

  • @Lopes_alvs obrigada por compartilhar. A minha chegou dia 30 e já estava preocupada.

  • @cesarcaprioli

    Sim, se vence no final de agosto daria tempo. (acho que já te respondi isso, que se tem até 10 meses, tudo bem)

    Se entrar Julho adentro começa a ser arriscado, e depois do dia 15/julho, já tem que pensar em pedir outro. Tecnicamente ainda dá pra mandar até umas 4 semanas antes de vencer, mas o risco de pedirem outra aumenta muito.

    E aquele caso mais complicado? Conseguiu entender todos os detalhes?


  • @Terezinha_Alves Alguma noticia sobre sua transcrição? Já recebeu?

    Mandei quase na mesma data que você e até o momento não recebi a minha.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.