Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1228229231233234318

Comentários

  • @gandalf perfeito, mas não creio que isso fará diferença, mas não custa tentar.

  • @Zervesff, minha opinião pessoal: você tem apenas 4 meses até a viagem, acho arriscado tentar fazer o CC por aqui, do jeito como estão os agendamentos dos consulados por aqui, acho difícil que dê tempo. Eu faria diretamente em Portugal, que é mais rápido, e não tem tanta necessidade do CC para entrar lá. Mas é apenas minha opinião, eu faria assim.

  • @gandalf


    Um senhor dono de uma transportadora na Itália está querendo me contratar e quer dar a carta pedindo a conservatória que libere meu cartão cidadão com urgência pois precisam de mim lá. Qual seria um modelo básico de carta porque nem eu e nem ele sabemos como fazer uma de forma adequada e quais informações básicas minhas e da empresa são exigidas nessa situação? O patrão italiano disse que quer fazer uma folha timbrada da empresa com as informações que vou passar para ele e assinar e carimbar, que lá não usa-se esse processo de cartório.


    Poderia ser assim?

  • @Zervesff

    Como já tinha comentado, meu marido conseguiu agendar aqui em Santos, entramos no site sexta de manhã da semana passada e Hj ele foi ao consulado. Falaram que entre 30 e 60 dias chegam o CC e o passaporte. Mas tb vejo muitas pessoas com dificuldade de agendar.

  • Boa tarde gente.

    a minha esposa está na fase 4 desde Janeiro pelo que se não cair em exigência, deve ser aprovado nos próximos dias.

    Ja agora, por gentileza, alguém pode adicionar o processo dela à planilha? Não percebo bem como fazê-lo. Desde já agradeço.

    Nome: Jéssica Miranda

    Processo 71xxx/20 (casamento)

    13/10/2020 Entrega na CRCSetubal (que depois enviaram para Lisboa)

    22/11/2020 Recebimento da chave

    22/11/2020 Bolinha 1

    12/11/2021 Bolinha 3

    26/01/2022 Bolinha 4 (marrom)

  • Boa tarde gente.

    a minha esposa está na fase 4 desde Janeiro pelo que se não cair em exigência, deve ser aprovado nos próximos dias.

    Ja agora, por gentileza, alguém pode adicionar o processo dela à planilha? Não percebo bem como fazê-lo. Desde já agradeço.

    Nome: Jéssica Miranda

    Processo 71xxx/20 (casamento)

    13/10/2020 Entrega na CRCSetubal

    22/11/2020 Recebimento da chave

    22/11/2020 Bolinha 1

    12/11/2021 Bolinha 3

    26/01/2022 Bolinha 4 (marrom)

  • @SandraConde e @PedroGaspar obrigado!

    Tentarei pela Presença Consular aqui em minha cidade agora em junho. Se não conseguir vaga, aí deixo pra fazer em Portugal mesmo.

  • athnetoathneto Member

    @Leticialele so para constar, quando cai em exigencia pelo nada consta da policia federal que nao tinha mandado a validacao, fui a um cartorio com a nova certidao e pedi para eles validarem na internet e apostilarem, e assim eles fizeram. Apostilaram mesmo sem assinatura fisica e a exigencia foi resolvida.

  • @athneto , bastaria ter pego outra certidão e imprimido a validação no verso.

    Mas ainda bem que funcionou! Nunca vi Cartório apostilar documento sem assinatura!!

  • SergioLCostaSergioLCosta Member
    editado May 2022

    Bom dia. Estou em dúvida com relação ao valor da taxa a ser paga a IRN de Portugal para Aquisição da Nacionalidade Portuguesa pelo Casamento, pois encontrei Formulários Modelo_3 (o de borda verde) com valores diferentes, ou seja, num consta 200 euros de taxa e no outro 250 euros. Qual o valor correto? Gostaria também de saber se tem um link direto para pagamento por cartão de crédito. Obrigado.

  • @Leticialele

    Bom dia colega, teria um modelo de carta para pedido de urgência por motivo de trabalho para quem deu entrada no processo de nacionalidade através de casamento?

    Tem um dono de empresa da Itália que está requisitando meu serviço e ele quer fazer a carta para eu ter o CC mais rápido e ir trabalhar para ele.

  • @SergioLCosta, o valor correto para pedido de nacionalidade pelo artigo 3, de aquisição pelo casamento, é 250 euros.

    Segue link para pagamento da taxa via cartão:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    Segue também uma lista com os documentos necessários, instruções e links, para o processo de aquisição pelo casamento:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260087#Comment_260087

  • @diegomendes23

    Vou lhe responder por MsgPrivada, no envelope da tarja verde, no canto direito superior (isso no computador, no celular não sei como fica)

  • editado May 2022

    @Zervesff

    É difícil responder ao seu caso, porque cada consulado tem um "modus operandi". Mas em todos eles 60 dias é um prazo bem otimista. Para pedir o PEP tem que ter o CC já ativado, e eles fazem sua foto, vc assina, e eles mandam o PEP depois pelo correio. Dificilmente se faz com uma ida somente. Vai uma vez para pedir o CC. Ele vem pronto da embaixada. Vai outra vez para ativar o CC e pedir o PEP.

    Mas creio que vc já entendeu o que deve fazer, e sua tentativa da presença consular parece razoável.

    Eu concordo com o que disse o PedroGaspar. Você não pode ficar refém de estar com a viagem marcada, e não ter os documentos, e sem possibilidade de pedir outro estando lá, porque já pediu aqui.

    O documento demora 2-3 meses mesmo em situação normal. Tem rumores de greve no horizonte que complicam.

    Se não conseguir fazer o pedido logo no início de Junho, desista da ideia de fazer no BR. Se não conseguir lá, você faz depois dessa viagem.

    Fazer em PT não é trivial, e exige também coordenação, indo a 3 lugares possivelmente diferentes, vai perder 2-3 dias da viagem com isso. Para fazer em 2 dias, tem que agendar ou chegar até 7 para a conservatória que abre as 9, e ter feito o CC até as 10 da manhã, voltar às 4, para "levantar" e ativar o CC e pedir o PEP até as 5 da tarde, para buscar no aeroporto no dia seguinte. Se qualquer dessas coisas não se encaixar perfeitamente nesse horário super apertado, gastará mais dias, pra conseguir.

  • editado May 2022

    @SergioLCosta

    Não sei onde vc viu esse formulário, mas o valor é fixado por decreto-lei, e não muda há muitos anos.

    O formulário você receberá personalizado com o nome e o número do pagamento, depois que pagar pelo link que o PedroGaspar lhe passou da plataforma de pagamentos do IRN. Esse será o formulário correto.

  • editado May 2022

    @diegomendes23

    Já lhe respondi por MsgPrivada. Não há um modelo que a @Leticialele possa lhe dar, porque cada caso é único. Você vai explicar o seu motivo para a urgência.

  • @diegomendes23 Estou querendo ir para PT, e queria saber como funciona a questão de ter a carteira aqui e mudar para ir em PT e/ou na Europa.

  • @gandalf se conseguir agendamento, não perde isso tudo de tempo, não. Com agendamento, contando deslocamento para ir fazer o CC em um dia, buscar no fim do dia no Campus de Justiça, fazer o passaporte em outro dia e ir buscar no aeroporto no fim do dia, não gasta 6h. E é pulverizado, mas tem que se organizar. E o melhor: dá para fazer tudo de metro. Se agendar, é muito tranquilo. Se não agendar, é um inferno mesmo e vai gastar muito tempo mesmo.

  • editado May 2022

    @Destefano Como e feito o agendamento, por telefone ou site?

  • @Lopes_alvs pelo site. Tem um posto meu falando da experiência da minha esposa. Tem um monte informação lá.

  • @Destefano

    Meu genro está indo a PT neste verão, e vai fazer os docs dele. Mandei seu relato pra ele, e lhe sou muito grato.

    Mas na hora de agendar, acabou só conseguindo para 14:00h. Aí não sai o CC no mesmo dia. Ficou difícil encaixar as coisas. Acabou que ele agendou, mas vai para a fila de espera tentar. Ele só tem 3 dias em Lisboa. O vôo sai as 3 da manhã. então tem que ir antes ao aeroporto só buscar o PEP e voltar depois pra embarcar. Não dá pra fazer tudo numa ida só. OK, funciona 24h, mas vamos que na greve a coisa muda?

    Vai perder quase todo o passeio na parte de Lisboa, tentando fazer os documentos.

  • @hugomirandex

    Está na linha 110 por enquanto. Deve ser aprovado (6-verde) antes do final do mês.

  • editado May 2022

    @Destefano obrigado!

  • @gandalf fala para ele continuar tentando uma nova data. Tem que ver todo dia, várias hora do dia. Não sei o horário que vai rolar a disponibilidade, mas ontem mesmo estava conversando com uma pessoa aqui no fórum e ele conseguiu logo depois realizar o agendamento. Até o Campus de Justiça, se tiver agendamento, vai de boa. Qualquer lugar perto do Metrô é bem tranquilo. No entanto, se a viagem dele para Lisboa não for só por causa dos documentos, não faria isso lá, não. Lisboa tem muita coisa legal para conhecer para ficar só preso aos documentos. E dá mais um toque nele de que Campus de Justiça é desumano. Parece até que é proposital, ao menos lagora a temperatura está mais alta. Boa sorte para ele.

  • SergioLCostaSergioLCosta Member
    editado May 2022

    @gandalf

    Prezado, se não sabe onde vi os formulários, vou anexá-los aqui. Óbvio que o valor é fixado por lei, mas existe uma contradição nos valores encontrados nos formulários (em anexo), basta olhar com atenção o campo 6 dos respectivos formulários, sendo que ambos fazem menção ao art. 3º da Lei de Nacionalidade. Poderia ter sido mais útil em sua resposta caso se limitasse a informar (caso seja do seu conhecimento), a dúvida trazida aqui para o Fórum.


  • @ PedroGaspar 

    Muito obrigado pela ajuda. Já vou cuidar do preenchimento do modelo correto. Abs

  • @SergioLCosta , o valor correto - 250 euros, pode ser verificado na plataforma de pagamentos do IRN - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    A tabela de emolumentos está aqui - https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/emolumentos/

    Onde se encontra essa tabela em que o valor está incorreto?

  • Olá @gandalf .... obrigado!

    Penso exatamente como vc descreveu. Porém não tenho problema em "perder" dias de viagem para obter o CC e o PEP, pois pretendo ficar até fevereiro (ou até mais tempo). Até por isso, caso consiga vaga na Presença Consular, seria somente pra fazer o CC e o PEP eu deixaria pra fazer em Portugal.

    Mas penso seriamente em deixar pra fazer os 2 documentos em Portugal mesmo, pois está osso, tanto pra conseguir agendar no Consulado quanto na Presença Consular.

  • SergioLCostaSergioLCosta Member
    editado May 2022

    @Leticialele

    Obrigado por mais esses esclarecimentos. O formulário com os valores errados (200 euros) eu encontrei em uma pesquisa no google justamente procurando por este formulário Modelo 3 (aquisição de cidadania pelo casamento) em PDF para preencher, mas de alguma forma o resultado da pesquisa encontrou o formulário errado e, posteriormente, encontrei o formulário com o valor correto, mas até então sem saber qual era o correto, até obter os esclarecimentos deste Fórum. Graças aos esclarecimentos acima, foram sanadas todas as dúvidas. Muito obrigado a todos.

  • @Lopes_alvs

    Desde ano passado que já não trocam as categorias pesadas (Camião, Camião com reboque, Autocarro, Autocarro com reboque), agora só trocam a carta de ligeiros(Carros até 3500kg) e motas(motos), as demais precisam passar por teste teórico e prático para que sejam aceitas(não vale a pena, melhor fazer a formação(curso) novamente pois as sinalizações e condutas de trânsito diferem bastante em certos pontos.

    Boa sorte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.