Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1226227229231232317

Comentários

  • Boa noite, amigas e amigos,

    Amanhã fará 3 dias que os documentos de minha esposa chegaram à CRC Lisboa para iniciar o processo de nacionalidade dela, mas até o momento não recebi qualquer e-mail sobre, só tenho a informação da DHL de que foi entregue.

    Alguém poderia informar se isso é normal, se devo fazer algum acompanhamento em algum site ou se somente devo aguardar o e-mail?

    Outra dúvida: aguardo a confirmação da CRC para colocar meu caso na planilha?

    Desde já agradeço!

  • @GSimões . a CRCentrais - Lisboa está levando uns 4 meses para numerar os processos e mandar a chave de acompanhamento.

    Infelizmente, há que ter paciência!!

  • Hoje vi a postagem de uma pessoa que recebeu o seu registro português e seu despacho foi em 10/10/2021!

  • editado May 2022

    Olá, recentemente adquiri a minha nacionalidade portuguesa e estou a planear visitar lisboa em Junho e fazer o meu primeiro cartão de cidadão. moro em Dubai atualmente e estou tentando marcar uma consulta no portal para o cartão do cidadão.

    eu tenho duas dúvidas.

    1. O que devo colocar no campo 'Numero' (já que este seria o meu primeiro cartão de cidadão)

    2. Qual número deve ser inserido para "Telemovel'?

    Obrigado pela ajuda antecipadamente.


  • @mrramzan telemovel é seu mobile phone. Telefone simplesmente seria o landline phone.

    o numero do cartao cidadao deve estar no seu assento de nascimento (Atribuição do Número de Identificação Civil). Se não constar e o sistema não aceitar o servico sem esse numero sugiro pedir ajuda pro consulado que atende a area da sua residencia.

  • @mrramzan se for igual.ainsistema do Consulado em São Paulo, como é seu primeiro cartão cidadão, você deixa em branco. Quando finalizar o cadastro, você receberá em.seu e-mail um número provisório, pra inserir no lugar do número do cartão cidadão e finalizar com o agendamento.

  • @gandalf

    Boa tarde!

    Vi algumas orientacoes suas sobre o preenchimendo do mod 3, e se possivel, gostaria de ajuda com essas duvidas:


    Quadro 1 - O que pode ser identificado como documento de identificacao?

    Quadro 4 - lendo as orientacoes dadas, nao ficou claro o que devo inserir de documentacao para o campo OUTROS

    Falaram em RG apostilado, entretanto, da documentacao do requerente, tenho apenas a certidao original por copia reprografica, apostilada....

    É preciso o RG do requerente apostilado/autenticado?


    Obrigada!

  • Boa noite,

    Como informei aqui no forum o processo do meu marido finalizou dia 03/05, no dia 05/05 recebemos o assento dele pelo advogado.

    Sei que aqui tem pessoas de várias regiões, moro em Santos e aqui tem o escritório consular, hj mesmo conseguimos agendar o CC e passaporte para semana que vem dia 12.

    Vejo as vezes reclamarem da demora para o agendamento, aqui em Santos nunca tive problemas. Quem morar por perto pode agendar aqui para facilitar.

  • @SandraConde ...

    O agendamento mencionado foi feito pessoalmente...Ou pelo site...???

  • Boa tarde pessoal, é verdade que agora não precisa traduzir e autentificar os antecedentes criminais de outro país que viveu....tipo o francês, inglês etc ...

  • Boa tarde, pessoal. Vou solicitar a cidadania do meu esposo e vi que precisa do RG dentro da validade. O dele não está, pq só usa a CNH. Pode enviar a CNH?

  • @larissalima92

    Na CRCentrais não pode ser CNH. Ele pode fazer uma CNH nova, ou tirar um passaporte. Creio que para o primeiro passaporte também precisa do RG, mas para quem mora no Rio e como para as pessoas dali CNH e RG são emitidos no mesmo lugar, podem ter alguma facilidade nesse sentido para pedir o passaporte. Verifique.

    De qualquer forma, assim que puder, faça um RG novo. Deve estar disponível lá pro início do ano que vem. Neste ano haverá um "RG de transição" ainda em papel, e ainda estadual com o mesmo número do antigo.

  • @carinamb

    Estou em viagem e com acesso limitado, mas lhe responderei nesse final de semana.

  • @carinamb

    A CRCentrais só aceita como identidade brasileira o RG ou Passaporte. O documento precisa estar válido, com menos de 10 anos de emissão e conter a filiação. Cópia certificada e apostilada. Se morar em algum país membro da UE, pode usar a identidade oficial do país, desde que siga a mesma regra, que esteja válida e contenha a filiação. O RG ou Passaporte brasileiros seria o melhor, porque já mostra a nacionalidade estrangeira do interessado.

    1) No quadro-1 do form vai o número do documento do requerente, que escolheu mandar, o órgão que expedidor e a data. \SIM, é obrigatório você mandar o RG ou Passaporte do requerente em cópia certificada de apostilada, válido, menos de 10 anos de emissão, e contendo a filiação.

    2) No quadro-4 do form você relaciona todos os documentos que acompanham o processo. Certidão de nascimento do cônjuge BR inteiro teor (digitada) apostilada, assento de casamento já transcrito em PT, certidão negativa de antecedentes criminais apostilada dos países que viveu após os 16 anos, etc. Alguns têm o quadrinho e basta marcar. Se está mandando algum documento que não está na lista.

  • @gandalf

    Olá, estou com um problema, pode me dar uma dica? Em 13 de março de 2022, a bola número 4 foi solicitada para documentos, imediatamente forneci uma declaração, 31 de março de 2022 foi para a bola número 6 (marrom), 7 de maio de 2022, de repente, devolvi as informações da bola número 4 e escrevi os documentos solicitados

    obrigada

  • Obrigada @gandalf

    Então preciso apostilar e autênticar tanto a certidao de nascimento do requerente como o documento RG ou passaporte?

  • Bom dia @SandraConde,

    Pode nos informar se o agendamento foi feito presencial ou via site do consulado? Essa informação nos ajudaria bastante, pois já faz 20 dias que tento fazer o agendamento pelo site, tanto em São Paulo quanto em Santos e não existem vagas.

    Obrigada.

  • editado May 2022

    bom dia ilustres,

    Poderiam, gentilmente, informar os documentos necessários para pedir a nacionalidade pelo casamento.

    Estamos casados há 15 anos e temos uma filha de 10 anos.

    no caso, a requerente será para minha esposa e creio que dentre os docs, ela terá de apresentar a certidão de nascimento dela. Mas nessa certidão de nascimento precisa ter a averbação do casamento?

    Muito obrigado e excelente semana pessoal

  • editado May 2022

    @PERSIO CORREA, segue o link de uma resposta que postei com o checklist do que enviar, no caso do processo de aquisição de nacionalidade por casamento, da minha esposa:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260087#Comment_260087

    Sim, a certidão de nascimento brasileira da sua esposa tem que estar atualizada, com a averbação do casamento de vocês. E é necessário também fazer a transcrição do casamento em Portugal, você já fez?

  • @PedroGaspar,

    Como faço para reconhecer a firma da minha esposa em PT? Precisaria ser perante o Consulado do Brasil?

    Muito obrigado

  • @PERSIO CORREA você não vai entregar pessoalmente? Se a sua esposa for entregar pessoalmente, basta ela datar e assinar na frente do atendente.

  • @Destefano , puxa vida, nem passou pela minha cabeça esse detalhe tão simples!

    perfeito!!

    Muito obrigado.

  • Boa tarde a todos!

    Tirei minha cidadania ano passado e averbei recentemente meu casamento (pessoalmente na CRC do Porto). Na ocasião, o funcionário da conservatória me informou que para dar entrada no processo do meu marido e minha filha, eu poderia aproveitar alguns documentos do meu processo, colocando uma anotação de que as certidões de nascimento (tanto minha quanto do meu marido) estão registradas no processo de transcrição de casamento nº XXXXX. Assim, só seria necessário o envio dos demais documentos faltantes.

    Alguém já solicitou a cidadania do cônjuge dessa forma? Ou tem alguma consideração a fazer?

    Desde já agradeço a atenção de todos.

  • adfenuadfenu Member

    @diegomendes23

    Não foi preciso apostilar o atestado de antecedentes do site da PRF?

  • O pedido de cidadania para minha esposa (Base X), dado entrada em agosto de 2021, teve despacho favorável (bolinha 6 em verde) no último dia 06 de maio. A pergunta é, sendo a Base X um processo de naturalização, a partir de quando ela será considerada cidadã portuguesa, a partir da data do casamento (1978) ou a partir da concessão da cidadania? Obrigado.

  • Boa noite,

    @Nilton Hessel

    Desculpa o atraso na resposta. Fizemos o agendamento pelo site do Consulado de São Paulo, aí escolhemos o local escritório consular em Santos

  • Boa noite,

    @Claufam desculpe o atraso pelo resposta.

    O agendamento foi feito pelo site, deixa o site aberto no local de agendar e vai tentando. Desde a última vez que usei o site ele mudou, antes aqui em Santos eles abriam a agenda umas 14h, dessa vez conseguimos na parte da manhã.

  • @liviaxavier , nunca vi ninguém adotar esse procedimento, embora , depois da última alteração na lei de nacionalidade, tenham dito que os processos poderiam ser mandados juntos. Mas isso ainda não foi regulamentado, ao que eu saiba!

  • @Gustavo Almeida , a cidadania por casamento é por Aquisição e só produz efeitos jurídicos a partir da data da concessão. Não retroage à data do casamento.

  • @adfenu , o atestado de antecedentes criminais emitido no site da PF não pode ser apostilado pois não tem assinatura.

    Você tem que imprimir o atestado e, no verso, a validação.

    A validação aparece como uma janela pop up, e você tem que fazer um Ctrl P depois de voltar a certidão à impressora, para que a validação seja impressa no verso - https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais

    O link para a vaçidação está na mesma página.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.