Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1223224226228229319

Comentários

  • danssadanssa Member
    editado April 2022

    @Leticialele Obrigado pela informação!!! E eu teria que informar em algum lugar que ocupo cargo técnico ou nem precisaria?

    Sou novo aqui, o pessoal aqui todo costuma pedir sozinho é? E costuma funcionar?

    Outra coisa, a minha conjuge (embora estejamos separados como disse) ainda reside em Lisboa. Saberia dizer se ela poderia entrar com o pedido pra mim como procuradora? Ou então se seria melhor eu enviar pra ela os documentos e ela enviaria pelos correios? Tudo isso faria alguma diferença? O que acha @gandalf


    Obrigado mais uma vez!


    Danilo

  • @danssa boa tarde.

    Você pode enviar os documentos direto pra CRC Lisboa, sem precisar que sua esposa, ou outra pessoa, faça isso por vc.

  • @danssa , sim, as pessoas aqui do Fórum fazem os processos sozinhas e funciona muito bem!

    Pode verificar o andamento dos processos na planilha - https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/edit#gid=0

  • @danssa

    Como dito acima, faça o processo sozinho. É muito simples, e o formulário é só preencher seguindo os roteiros.

  • danssadanssa Member
    editado April 2022

    @Zervesff @Leticialele @gandalf Muito obrigado pelas informações. Já estou com a lista que @gandalf passou. Se eu tiver alguma dúvida sobre o preenchimento ou sobre algum detalhe quanto a validade das certidões, posso perguntar a vocês? Ainda tô um pouco inseguro. Por hora, vou juntando os documentos pois ainda não completei 6 anos..


    A propósito, incrível a organização de vocês. Tem até planilha com status por processo. Muito bacana!


    Muito obrigado pessoal!

  • Danilo (@danssa), segue o link de uma resposta que postei com o checklist do que enviar, no caso do processo de aquisição de nacionalidade por casamento, da minha esposa:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260087#Comment_260087

    Só não se aplica a você o item da certidão de nascimento portuguesa da filha, porque vocês não têm filhos mas você já terá 6 anos de casado até lá, como disse o @gandalf.

    Como todos disseram, faça o processo você mesmo, só juntar esses documentos listados e enviar à Portugal.

    E como o @Zervesff disse, se você tem que enviar os documentos à Portugal de qualquer jeito, envie diretamente para a CRC de Lisboa. Não fará diferença se sua ex-esposa entregar o processo pessoalmente, só dará mais trabalho fazê-la procuradora sua, e ela teria que chegar cedo e passar o dia todo na conservatória, para dar entrada no seu processo. Enviando por DHL (preferível) ou Correios, o processo é entregue diretamente na conservatória e ninguém gasta tempo!

  • danssadanssa Member
    editado April 2022

    @PedroGaspar Brigadão pela atenção cara! Salvei o link que você passou também. Maravilha! E me diz uma coisa, entre eu mandar pelos correios direto do brasil e eu mandar pra ela em portugal pra que ela mande pelos correios, vc também acha que não faz diferença? Pensei só pelo fato dela estar em portugal..


    Outra coisa, eles pedem que a certidão de nascimento do português e a certidão de nascimento do brasileiro tenha um prazo de emitida? Por exemplo, 6 meses ou 1 ano de emitida? Porque eu tenho uma de inteiro teor que ja tá apostilada, só que de 2017 (cert. nascimento brasileira). E eu não vi na sua lista nada sobre a entrega de um documento referente à transcrição de casamento, não precisa?

    Abraços e obrigado!


    Danilo

  • @danssa , se não me engano o IRN orienta que as certidões tenham validade de um ano, mas já vi alguém aqui informar que certidões entregues diretamente na CRC Lisboa não teriam problemas de validade (entretanto não consigo confirmar essa última informação, perdão).


    Pessoal, estou fazendo a aquisição de nacionalidade de minha esposa e surgiram três dúvidas para as quais não localizei resposta, embora tenha procurado nos debates. Se puderem me ajudar:


    1) O formulário precisa, de fato, ser impresso colorido? Não achei nada sobre isso no site do IRN, embora lembre de meus processos anteriores (nacionalidade e transcrição de casamento) que havia uma orientação para a impressão colorida;


    2) A validação da certidão de antecedentes criminais necessariamente precisa ser um print screen, ou apenas a impressão da página? Apenas imprimi o quadrinho com cabeçalho e rodapé no verso da certidão;


    3) Fui pagar com cartão de crédito e a página de confirmação apareceu com um monte de "XXXX", embora a URL tenha indicado transação aprovada. Não recebi confirmação nenhuma no app do cartão. O que vcs sugerem fazer? Saberiam dizer se é por ser domingo que deu esse erro?


    Desde já muitíssimo grato! Bom domingo a todos.

  • @danssa , os Conservadores têm exigido certidões emitidas há menos de 1 ano da entrada do processo.

    A certidão da portuguesa é cópia simples do civil online.

    A Certidão de casamento é a obtida após a transcrição do casamento.

  • @GSimões

    1 - Sim, imprima colorido. É uma forma de separar os processos.

    2 - A validação a ser impressa na certidão de antecedentes criminais é um print da tela que aparece como pop up

    3 - Isso tem acontecido com diversas pessoas. Mas vai receber o Formulário.

  • Na verdade, as conservatórias não consideram a validade das certidões, apenas as de casamento, quando estas são necessárias. Assim, as certidões de nascimentos não possuem validade. Isso foi informado pela atendente no CRCentrais de Lisboa.

  • Boa noite, muito obrigado à @Leticialele e aos demais!


    Ainda tenho mais duas dúvidas, que não consegui extrair respostas definitivas dos posts do Fórum, se alguém puder me ajudar:


    1) No Quadro 2, Item 5 ("Pretende que o certificado do registo criminal português seja obtido pela Conservatória dos Registos Centrais."): é para marcar ou deixar em branco? Achei duas respostas distintas no Fórum.


    2) No Quadro 4: é para marcar ou deixar em branco o Item 7 ("Documento comprovativo da nacionalidade estrangeira do interessado."). Não seia esse doc a certidão de nascimento brasileira ou a cópia do RG?


    Desde já agradeço, pessoal! Se tudo der certo, amanhã já vamos aos Correios.

  • @GSimões , quanto às suas dúvidas:

    1) Marque SIM. É a CRC que vai solicitar o certificado português.

    2) Marque o "documento comprovativo..." - é a cópia do RG, autenticada e apostilada.

  • Obrigado, @Leticialele!

    Vou amanhã mesmo ao cartório e à DHL com a patroa!

    Uma última dúvida: coloco "IRN, IP" no envelope? Ou somente "CRC Lisboa"?

    Uma ótima semana, abençoada e à altura de seus bons préstimos nesse Fórum!

  • editado April 2022

    @GSimões , o destinatário é

    Conservatória dos Registros Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200@GSimões

    1099-003 - Lisboa

    A DHL fornece o envelope e faz a etiqueta. Leve um documento de identidade, é exigência da Receita Federal para envios internacionais. Pode pagar com crédito ou débito.

    Vai receber o número para rastreamento (WAY BILL), com 10 dígitos - https://www.dhl.com/br-pt/home/tracking.html

    Boa sorte!!

  • Excelente, tão logo enviar, vou atualizar na tabela!

    Mais uma vez, agradeço de coração! Esse fórum é uma das poucas instituições nacionais que funciona como um relógio, rsrs extremamente eficiente e generoso

    Uma ótima semana, @Leticialele

  • Bom dia,

    Minha mãe conseguiu a cidadania ano passado (filha de portugues), agora ela vai transcrever o casamento com meu pai (declarante do meu nascimento, brasileiro, falecido) para a eu poder dar entrada na cidadania.


    Gostaria de saber quais documentos preciso apresentar na conservatoria.

    Detalhe: Minha mãe esta de mudança para portugal, ela dará entrada pessoalmente em alguma conservatorio do distrito de setubal.

  • @daianagsiero você é de qual estado?

  • Por favor alguém poderia inserir na planilha meu processo

    PLZ

    1376xx/2021

  • Entrega pessoalmente bolinha 1 verde

  • editado April 2022

    @danssa, acho que não compensa enviar a documentação do processo para sua ex-esposa para ela enviar à conservatória. Você já estará enviando uma correspondência internacional, do Brasil para Portugal, então, melhor mandar entregar já diretamente no endereço da conservatória! Eles recebem processos por correspondência com frequência, o meu mesmo enviei assim, e muitos aqui fazem o mesmo. Se você enviasse para sua ex, teriam que gastar outra taxa de postagem, para ela fazer um envio nacional (dentro de Portugal), e acabaria demorando mais para chegar, até, imagino.

    As outras dúvidas o pessoal já respondeu, mas, só comentando essa sua pergunta:

    E eu não vi na sua lista nada sobre a entrega de um documento referente à transcrição de casamento, não precisa?

    O primeiro item da minha lista é:

    • Certidão de nascimento do português, com estado civil atualizado. [enviei assento de nascimento e de casamento portugueses separados]

    Quando é feita a transcrição de casamento em Portugal, o casamento é averbado ao assento de nascimento, então, ao emitir uma certidão atualizada do assento de nascimento (português), já sairá registrado que houve casamento. No meu caso, enviei o meu assento de nascimento (português) e o assento de casamento (português) separados, para não ter que emitir uma nova certidão atualizada do assento de nascimento, depois que o casamento foi transcrito, também serve.

  • Boa tarde pessoal,

    Sei que cada caso é um caso, mas estou estranhando a demora para atualização de status no site de acompanhamento de processo. Pela planilha do Google, pessoas que enviaram os processos 1 mês depois do meu já estão na fase 6 enquanto o meu segue parado na fase 4 faz 1 ano (sem nenhuma informação sobre exigência).

    Tenho receio que o processo esteja com algum problema e a informação de exigência não entrou no site ou ainda o processo esteja perdido por aí... pergunto aos mais experientes do fórum: devo entrar em contato ou tomar alguma atitude? ou o jeito é esperar? Eu nunca faço contato pelo telefone pois não quero interferir no fluxo de trabalho da conservatória, como sempre é falado aqui, mas não sei se agora seria o caso de fazer contato.

    Podem me orientar por favor? Agradeço a ajuda de sempre!

  • Olá,


    Alguém consegue me tirar estas duvidas?

    1 - Estamos a morar no PORTO fazem 3 anos, então temos IRS (imposto de renda), Contrato de Trabalho Português, contas de luz, telefone, energia, banco em ambos os nomes, além de contratos de aluguel, NIF, NISS, utente, comprovativo de morada da junta comercial e finanças, habilitação portuguesa e cartão de residência por cônjuge de Português. Suficiente para comprovar vinculo, correto?

    2-- Estando em Portugal e tendo os documentos originais do Brasil não preciso pedir nada do Brasil?

    RG original expedido em 17/05/2019

    Passaporte expedido em 19/11/2018 e valido ate 19/11/2028

    Certidão de Nascimento de inteiro teor reprográfica datada de 19/07/2021 e apostilada Haia na mesma data.


    3-- Eles validam estes documentos acima no CNAI e / ou nos CRCs centrais?

    4-- Existe ainda obrigatoriedade de apresentar Certificado de reserva/dispensa militar?

    5-- Qual melhor opção: Eu português dar entrada no pedido de nacionalidade ou o cônjuge?

    6-- Acham importante pedir o Estatuto de igualdade ou melhor aguardar a nacionalidade?

  • editado April 2022

    @Marília Borges

    Por telefone é na verdade a melhor maneira, desde que você ligue pela Linha de Registos. É um setor só para informar sobre processos, e eles têm acesso ao processo e podem ler o que está anotado neles. Não interferem no processo. Só lêem o que está ali, e te informam. Não afeta em nada o serviço da Conservatória.

    Pode ligar por Skype pré-pago, colocando crédito de R$20 dá pra ligar várias vezes. (ligue o botão auto-refill, para que a ligação não caia)

    Demoram 90 minutos para atender o telefone, e só falam com o requerente. Mas têm informações precisas, e fazem alguma estimativa baseado nas datas que estão trabalhando no momento.

    seg-sex 09:00 as 17:00 hora de Lisboa.

    Linha de Registos: +351 211 950 500 opção 1, opção 1

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/285200/#Comment_285200

  • editado April 2022

    @luxcunha

    Preciso entender a qual modalidade de nacionalidade você está se referindo. O título do tópico é pelo casamento, mas nem sempre isso é garantido. Preciso saber mais detalhes. É uma União homo-afetiva? Está registada?

    Algumas coisas que você perguntou eu não sei responder. Detalhes sobre o que vc consegue com o "Estatuto de igualdade".

    Você disse que é português, e estaria pedindo para sua esposa/companheira?

    Se você é português, não vai mais dar entrada em pedido de nacionalidade. Você já tem nacionalidade.

    O que você quis dizer com essa frase: "Eu português dar entrada no pedido de nacionalidade ou o cônjuge?"

    Se você é casado, o casamento é o vínculo com PT. Em princípio não precisa de nada do que relacionou, mas vamos ver depois se ajuda.

    Vocês são casados, ou têm registo de União de Facto? Há quanto tempo? Vocês têm filhos em comum?

    Sua esposa (ou companheira), pode ter direito a partir de 3 anos de casados (se tiverem filhos em comum, portugueses), ou 6 anos de casados (independente de filhos).

    É possível reduzir o prazo de 06 anos mesmo sem ter filhos em comum, comprovando ligação efetiva com a comunidade, mas é um caminho mais longo e não é garantido. Para isso precisaria do NIF e algumas coisas que você relacionou. Creio que é a isso que vc se refere. São critérios subjetivos, sujeitos ao julgamento do Conservador, mas é um caminho possível, e não custa tentar.

    Como o processo tipicamente demora 2,5 anos, é comum pedir reagrupamento familiar, e residência para o cônjuge. Mas se vivem há 3 anos em PT, já devem ter isso. Você disse que tem.

    1) Estamos a morar no PORTO fazem 3 anos, [...] Suficiente para comprovar vinculo, correto? SIM

    2) tendo os documentos originais do BR não preciso pedir nada? Precisa de certidões apostiladas no BR, e assim que eu entender melhor o caso, eu te redireciono para o que precisa exatamente

    RG original expedido em 17/05/2019 - SIM, só precisa desse documento, menos de 10 anos de emissão, e será suficiente

    Passaporte expedido em 19/11/2018 e valido ate 19/11/2028. Não precisa. (Poderia usar também, mas use o RG)

    Certidão de Nascimento de inteiro teor reprográfica datada de 19/07/2021 apostilada. Está com o prazo ultra apertado, mas ainda serve se entregar pessoalmente no CNAI ou na CRCentrais

    Faltam os atestados de antecedentes criminais do país de nascimento, outras nacionalidades que tenha, e dos países onde morou após 16 anos, no caso, PT inclusive mas eles mesmos buscam. Do Brasil pede online e imprime em casa.

    Falta o pagamento da taxa de €250 https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    3) Eles validam estes documentos no CNAI e / ou na CRCs centrais? No CNAI não (quase certeza). Mas pode certificar em qualquer balcão de nacionalidade, bastando apresentar o documento original (RG e form-mod-3 preenchido para assinar diante do oficial)

    4) Existe ainda obrigatoriedade de apresentar Certificado de reserva/dispensa militar? Não precisa. (é uma união homo-afetiva?) Se for militar de carreira (seja da ativa ou reserva), isso seria um impedimento para a nacionalidade pelo casamento.

    5) Qual melhor opção: Eu português dar entrada no pedido de nacionalidade ou o cônjuge? Só o não português pode dar entrada.

    6) Acham importante pedir o Estatuto de igualdade ou melhor aguardar a nacionalidade? Não precisa se já tem Residência.

  • Bom dia a todos!

    Escrevi e-mail para a CRCentrais ontem e questionei a criação dos registos.

    Hoje a Oficial Lucinda Pimpão me informou que estão criando os registos dos processos com despacho em 04/10/2021.

    Boa notícia!!!!

  • @ChrisBrito21

    Bom dia! Ótima notícia. Obrigado.

    Obs: espero que algum oficial esteja uns dias a frente...rs. Ansioso, pois meu despacho é de 20/10/2021.

  • @ChrisBrito21, obrigada por compartilhar a informação! Tenho sempre verificado aqui e na planilha pra ver se os processos estão andando, mas estava com a sensação que tudo tinha parado nos despachos de agosto... Maravilha então! Aguardemos! Mais uma vez, obrigada!

  • @ChrisBrito21

    Eu estou lascado kkkkkk Dei entrada dia 11/10/2021.

  • @gandalf , maravilha! Vou ligar lá e retorno aqui com a informação para todos terem uma noção de tempo do processo.

    Um abraço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.