Tanto na parte do casamento quanto na nacionalidade as certidões foram idênticas, digitada na frente e reprográfica no verso e apostilada.
O casamento aceitou tranquilamente, o da nacionalidade aceitou tb na conservatória, só que já tinha mais de 2 anos de emitida. Vamos ver se vai dar problema, depois que emiti essa certidão eu estive sempre em Portugal, não retornei ao Brasil, 3 anos de Portugal atualmente. Acha que já vale a pena pedir outra certidão novinha para enviar para eles antes que dê problema ou se aceitaram na conservatória eu posso ficar tranquilo?
@gandalf a transcrição do meu casamento fiz quando morava nos EUA no consulado português de lá ! Foi só necessário uma certidão de inteiro teor apostilada e deu tudo certo !
agora dei entrada no meu processo de cidadania diretamente em Lisboa, enviei a mesma coisa, certidão inteiro teor digitalizada apostilada. Dizem que só pode ser repografica mas minha prima fez o dela com a digitalizada e também deu tudo certo !!
Havia feito estas perguntas em outr sala de discussão cujo o topico é "Sobre pedido de urgencia da Nacionalidade por Casamento", nao obtive resposta, talvez a sala de discussão ja tenha sido fechada... Resolvi repassar estas perguntas aqui pois acredito que este assunto seja de interesse de muitos...
O Gandalf ja havia dado alguma informação sobre pedidos de urgencia, gostaria de maiores esclarecimentos sobre o assunto: Recentemente perdi uma excelente oportunidade de emprego em Paris, pois só aceitavam candidatos com Cidadania Europeia, fui informado em uma conservatória de Portugal que sendo minha esposa Cidadã Portuguesa poderia morar e trabalhar na condição de marido em qualquer País da Comunidade Europeia desde que ela estivesse comigo no País... Procurei informações nas leis da Comunidade Europeia e realmente procede tal informação, porem quando a situação cai nas legislações locais de cada país aparecem os entraves... Talvez somente em Portugal, mesmo assim observando as devidas exigencias locais conseguiria algum exito (talvez)... Meu processo foi entregue em Lisboa em 17/01/22 e até o momento não recebi o numero de processo e senha para acompanhar... Pergunto:
1) Deverei aguardar o numero de processo e senha antes de fazer o pedido de Urgencia, certo?
2) No meu caso pretendo realizar o pedido de urgencia relativo a oferta de emprego... Neste caso deverei mostrar o anuncio, email, e a resposta da empresa dizendo que só aceita minha candidatura caso seja cidadão Europeu, certo?
3) Esta notificação Carta ou email, deverá ser dirigida a mim ou as autoridades da CRC Lisboa?
4) Pela experiencia de voces atraves de casos relatados anteriormente este processo realmente funciona?
5) Quanto tempo levaria para ser atendido um pedido de Urgencia com conclusão de processo?
Desculpe lhe incomodar novamente mas agora estou no processo final pra dar entrada em meu processo e tenho algumas dúvidas.
Sabe se alguém esteve em Portugal recentemente e deu entrada pessoalmente na CRC Lisboa ? Pergunto porque viajo na próxima semana e estou com toda documentação separada com exceção do passaporte apostilado e o formulário com reconhecimento de firma aqui no Brasil.
No rol de documentos abaixo providenciei:
1) assento de nascimento do cônjuge português, cópia simples
2) assento de casamento transcrito em portugal, cópia simples
3) certidão de nascimento do requerente (o cônjuge não português), por cópia regrográfica, apostilada
4) documentos comprovativos de ligação efetiva, é só a certidão de casamento (mais de 6 anos de casado). No formulário mod-3 tem a pergunta: Possui ligação efetiva? Marquei SIM.
5) certidão de antecedentes criminais da PF impressa de um lado da folha, e no verso da mesma folha um print-screen da tela de certificação. Impresso em casa.
Os três abaixo ainda não fiz e tenho as duvidas destacadas:
6) CÓPIA AUTENTICADA DO PASSAPORTE (PÁGINA DE FILIAÇÃO) DO CÔNJUGE BRASILEIRO – APOSTILAR
PELO QUE ENTENDI FAZENDO PESSOALMENTE LÁ NÃO PRECISA LEVAR A COPIA APOSTILADA DO PASSAPORTE PORQUE ELES FAZEM NA HORA ISSO LÁ CORRETO?
7) pagamento da taxa de €250 por cartão de crédito (de qq pessoa) e impressão o e-mail recebido, como recibo de pagamento
ESTE VALOR EU PAGO POR AQUI MESMO OU POSSO PAGAR EM ESPECIE LA NA CONSERVATORIA ?
8) o formulário recebido no e-mail acima, preenchido sem rasuras, e assinada diante do tabelião para ser reconhecida por autenticidade
O FORMULARIO EU PREENCHO E POSSO ASSINAR NA CONSERVATORIA EM LISBOA SENDO CONFERIDO POR ELES LÁ ?
Além destas dúvidas por fim gostaria de saber se sabe de alguém conseguiu agendar horário na CRC Lisboa pelo "SIGA" no link: https://siga.marcacaodeatendimento.pt/ , estou tentando mas não aparece nenhuma data e horário disponíveis.
Informo que o processo da minha mãe por base x foi terminado hoje! O registo foi criado em 6 dias! Agradeço a todos que me ajudaram desde 2018 quando dei entrada no meu, depois do meu filho, esposo e agora da minha mãe, Foram 4 processos, sentirei falta de acompanhar todos e desse fórum que tanto me ajudou, principalmente nesse último que eu nem sabia que ela teria direito por ser divorciada há 20 anos.
As certidões brasileiras valem por 1 ano a partir de sua emissão. Peça uma nova certidão reprográfica, apostilada.
Se tentar usar a certidão vencida vai ter exigência, e vai ser mais caro e demorado para resolver o problema.
Como já mandou, e tem 100% de chances de dar problema, agora está entalado. É melhor esperar a exigência, porque não sabe ainda se podem haver outros problemas, e se tiver já resolve todos juntos.
Sim, é possível mandar antecipadamente, junto com um requerimento para que a nova certidão seja juntada ao processo já existente. Vai pagar a remessa do BR para PT. E se amanhã tiver outra exigência, terá que pagar novamente. Assuma que seu processo vai demorar 2 meses a mais, e custar €40 a mais pela seu erro, e deixe acontecer.
"na conservatória aceitaram, conferiram item por item na minha frente e aceitaram" - Não é a funciona2ria que recebe ali no balcão que decide se o documento é válido ou não. Ela confere só se tem o documento necessário.
Lá dentro vão analisar seus documentos na fase-4, na fase-5, e depois o Conservador na fase-6. Se passar nessas 3 fases, então passou.
SIM, as certidões brasileiras valem por 1 ano a partir de sua emissão. O apostilamento não tem prazo, mas não muda a validade do documento que ele autentica.
As certidões portuguesas não têm prazo de validade.
Eu não sei o que sua prima mandou, e o que ela fez. Se for para transcrição, sim, basta ser digitada. Em alguns lugares exigem que seja de inteiro teor. Em alguns lugares exigem que tenha as duas, inteiro teor (digitada) e a reprográfica (manuscrita), como no caso do consulado de São Paulo.
Consulados são regidos por regras diferentes das Conservatórias. Mas se for um processo de nacionalidade de neto, os consulados são obrigados a enviar os documentos para a CRCentrais de Lisboa, porque só faz lá, e lá só com reprográfica.
Mas a exigência de ser reprográfica vem do risco de fraude. Pode ser que a regra mude quando a certidão é emitida em outros países. Se sua prima nasceu nos EUA, sim, poderia mandar a certidão digitada, e certificada.
O pedido de urgência pode ser iniciado em qualquer tempo, desde que o Conservador ainda não tenha dado a aprovação (6-Verde). Isso porque a urgência tem que ser aceita por ele, e fará parte da justificativa que ele escreve pedindo prioridade no processo, e no assento.
Mas se ele já deu o parecer dele, está dado, e o processo receberá o assento no tempo que demorar, e alguns chegam a 180 ou 230 dias, como pelo casamento.
1) não precisava aguardar o número de processo e senha, se tivesse mandado junto com os documentos. Mas se já mandou os documentos, terá que esperar que seja numerado, para poder referenciar o número do processo no seu pedido de urgência.
2) Somente a carta de oferta da empresa, em papel timbrado, com a oferta condicionada à nacionalidade, mencionando salário, e dando um prazo razoável para sua resposta. A tal empresa teria que deixar a vaga aberta para você por pelo menos 6 meses. Essas coisas assim em geral funcionam melhor quando a vaga é uma promoção na empresa em que você já trabalha, e que tem uma vaga na UE. Nenhuma empresa esperaria o tempo necessário para se obter a nacionalidade, mesmo com urgência. mas você é livre para tentar. Os papeis têm que chegar na mão do Conservador, e seu requerimento tem que fazer a pessoa que lê entender que você é o cara que vai acabar com a pandemia no mundo, e levar o papel pessoalmente. Já vi acontecer em 10 dias, com um pedido do Alto Comissariado das Nações Unidas.
Mas se for para um trabalho normal, terá uma prioridade, mas não será de 10 dias. Talvez 3 meses, talvez 6 meses, talvez 1 ano.
3) Não é uma carta apenas. É um requerimento seu, explicando os motivos da urgência, pela oferta de trabalho, em tal posição, e certamente quanto mais qualificada a posição, com melhores olhos verão o pedido. No seu requerimento (assinado e reconhecido por autenticidade, apostilado opcionalmente se quiser garantir a assinatura do tabelião que reconheceu), você menciona "a prova", conforme oferta em anexo. E junta a carta de oferta, essa sim assinada com tinta, cópia certificada e apostilada. Nem perca tempo com uma resposta padrão da empresa que te mandam um PDF. Tem que ser uma oferta formal, assinada pelo RH ou depto jurídico, se quiser que tenha efeito e seja considerada uma oferta séria.
4) SIM, pedidos de urgência funcionam muito bem. Acima eu dei algumas dicas enquanto respondia. Leia com atenção. Se você conseguir convencer o Conservador de que a oferta é real e sólida, ele vai incluir no processo como justificativa para prioridade, e quando o conservador assinar, tudo corre muitíssimo mais rápido. Mas eles têm faro para mutretas, e vão perceber que algo não tem prazo suficiente, ou que a oferta não tem o peso que deveria para justificar prioridade. É o Conservador que em última análise decide sua sorte. São pessoas muito inteligentes, qualificadas, e muito razoáveis em entender o problema das pessoas, e separar aqueles que apenas fazem a nacionalidade por fazer, daqueles que têm real interesse e necessidade dela, ou que são de interesse do país em tê-los. E pode ser uma coisa simples, assim como ter filhos menores que dependem de você. Se fosse meu requerimento, eu incluiria isso no texto com habilidade. "Minha esposa, Assento xxx/AA, e minha filha menor, Assento yyy/AA estariam indo comigo, e me encontro na dependência do meu próprio assento português para fazer o Cartão do Cidadão e assumir a posição. Pelo exposto, venho requerer a Vossa Excelência prioridade na análise do processo com a consequente emissão do assento português. Nestes termos, pede deferimento.".
5) Não tem como saber exatamente quanto tempo. Eu disse isso acima. Não lhe responderão que aceitaram ou não. Apenas verá as coisas andando rapidamente caso aceitem.
Depende de cada caso, depende de seu pedido, e do interesse nacional em tê-lo trabalhando lá, cuidando dos filhos menores, pagando impostos. O seu nem é para PT, o que diminui um pouco essa parte, mas tratarão com o devido profissionalismo, por ser um país membro.
Não é um pedido que se faz por e-mail. Não tem uma receita. Tem que ter um motivo documentado, assinado por você, junto com documentos oficiais que comprovam o fato, certificados e apostilados.
Não sei colocar o processo na planilha, o processo está com um advogado, tenho a senha pra acompanhar o processo mas não sei ai certo qdo essa senha foi enviada.
Teria como me ajudar a colocar caso te informe alguns dados?
Eu não sei responder muito sobre entregar pessoalmente, mas vamos lá. Você tem duas opções:
1) entregar no balcão da CRCentrais de Lisboa, fazer o pagamento na hora em dinheiro, autenticam seu passaporte se ele tiver o campo de filiação na pag-2.
2) entregar no CNAI (do Porto ou de Lisboa), eles numeram na hora, e te dão a senha, como no balcão. Mas provavelmente não autenticam documentos. Pode fazer antecipadamente a autenticação dos documentos, e o pagamento, em qualquer balcão de nacionalidade.
Suas perguntas: No rol de documentos abaixo providenciei:
1) assento de nascimento do cônjuge português, cópia simples - SIM
2) assento de casamento transcrito em portugal, cópia simples - SIM
3) certidão de nascimento do requerente (o cônjuge não português), por cópia regrográfica, apostilada SIM
4) documentos comprovativos de ligação efetiva, é só a certidão de casamento (mais de 6 anos de casado). No formulário mod-3 tem a pergunta: Possui ligação efetiva? Marquei SIM. Perfeito. a ligação é o casamento.
5) certidão de antecedentes criminais da PF impressa de um lado da folha, e no verso da mesma folha um print-screen da tela de certificação. Impresso em casa. SIM
]6) CÓPIA AUTENTICADA DO PASSAPORTE (PÁGINA DE FILIAÇÃO) DO CÔNJUGE BRASILEIRO – APOSTILAR; PELO QUE ENTENDI FAZENDO PESSOALMENTE LÁ NÃO PRECISA LEVAR A COPIA APOSTILADA DO PASSAPORTE PORQUE ELES FAZEM NA HORA ISSO LÁ CORRETO? SIM. Respondido com mais detalhes acima
7) pagamento da taxa de €250 por cartão de crédito (de qq pessoa) e impressão o e-mail recebido, como recibo de pagamento ESTE VALOR EU PAGO POR AQUI MESMO OU POSSO PAGAR EM ESPECIE LA NA CONSERVATORIA? Se for o próprio requerente entregando, pode pagar na Conservatória. Se for outra pessoa entregando tem que pagar antes pela plataforma.
8) o formulário recebido no e-mail acima, preenchido sem rasuras, e assinada diante do tabelião para ser reconhecida por autenticidade; O FORMULARIO EU PREENCHO E POSSO ASSINAR NA CONSERVATORIA EM LISBOA SENDO CONFERIDO POR ELES LÁ? SIM. Pode assinar no balcão e autenticar, como descrito acima. Eles não vão conferir os detalhes. Podem até dar uma passada de olho no requerimento como cortesia.
9) Além destas dúvidas por fim gostaria de saber se sabe de alguém conseguiu agendar horário na CRC Lisboa pelo "SIGA" no link: https://siga.marcacaodeatendimento.pt/ , estou tentando mas não aparece nenhuma data e horário disponíveis.
NÃO PRECISA. Basta chegar cedo, tipo 07:00 ou 7:30 e ficar lá esperando abrir às 09:00 e ficar vendo os advogados serem atendidos primeiro porque têm prioridade na entrega de documentos. Lá pras 11:00 da manha eles te atendem. Se estiver cheio eles mandam você voltar outro dia. Como no INSS. :-)
Você está entregando pessoalmente porque quer sofrer, então não tem paliativo. O único paliativo que conheço seria entregar no CNAI. Lá eles estão ali para isso, e vão te atender bem.
como já mencionei na minha mensagem , o processo tanto meu como de minha prime é por casamento!
nem eu nem ela nascemos nos EUA, apenas residimos lá por uns anos e sim, a certidão tinha mais de 2 anos, digitada, apostilada e foi utilizada para o processo dela de cidadania e foi sim aprovado ! Portanto, temos que ter cuidado com as certezas que espalhamos por aqui!
@Nani1981 , as informações que fornecemos aqui são fruto de análise de inúmeros processos que acompanhamos!
Se o processo de sua prima foi aprovado com uma certidão de nascimento digitada, com mais de 1 ano de emissão, foi uma exceção. Ou, talvez, o processo dela tenha tramitado antes da descoberta de inúmeras fraudes que levaram as Conservatórias a fazerem cada vez mais exigências.
Posso dar um exemplo recente - até poucos meses, nos processos de menores a cópia do RG dos pais precisava ser apenas autenticada. A partir de determinada data, bem recente, os processos começaram a cair em exigência solicitando a apostila de Haia! É uma exigência nova e, a partir de agora, sugerimos que os pais apostilem as cópias de seus RG nos processos de menores.
Houve outra exigência, solicitando print do email que encaminha o Formulário, apesar do recibo aparecer no cabeçalho. É mais uma folha de papel e mandar não vai fazer mal algum.
Então, não se pode afirmar que precisamos tomar cuidado com as certezas que "espalhamos por aqui".
O Fórum apensa SUGERE, tira dúvidas. Mas há o livre arbítrio - cada um manda seu processo do jeito que achar mais conveniente.
@Leticialele a regra de que para Portugal uma certidão brasileira não tem validade é fácil de obter, ligando para lá e se informando , foi o que eu fiz!
por isso afirmo que , um processo de cidadania através de casamento, exige apenas uma certidão de nascimento de inteiro teor digitalizada e apostilada, não importa se foi 1 ou 2 anos atrás !
claro que cabe ao nosso senso de não enviar uma certidão de 30 anos atrás né ? Rsrsrs
é importante mencionar que , uma certidão de nascimento existe para vários fins !
se vc vai casar, é claro que tem que ser uma nova!
meu processo é de casamento, a finalidade dessa certidão para Portugal é comprovar minha nacionalidade! Diferente de quando vc tem um processo de cidadania por ser neto, que eles tem que confirmar a linhagem familiar entende?
bom, só estou passando a informação que foi me dada em Lisboa quando para lá liguei !
Só gostaria de tirar mais duas duvidas se for possível:
Quando você diz: "Pode fazer antecipadamente a autenticação dos documentos, e o pagamento, em qualquer balcão de nacionalidade." o que seria este "qualquer" balcão de nacionalidade ?
No CNAIM também poderei assinar o requerimento ou acha melhor neste caso eu levar o requerimento assinado e reconhecido firma por autenticidade aqui do Brasil ?
Aproveito pra fazer um comentário, na verdade eu resolvi fazer pessoalmente pra economizar o custo do DHL e do apostilamento que já da mais de 500 reais, como eu vou mesmo de qualquer jeito achei que seria interessante. Mas entendo o que diz quando fala do sofrimento de ter que ficar aguardando horas em filas, isso é um saco mesmo. Mas seu eu conseguir entregar no CNAIM já esta bom.
Por fim quero parabenizar você pelo tempo dispendido ajudando as pessoas por aqui. Muito obrigado.
Esqueci de uma coisa. Existe algum tópico aqui que trata da nacionalidade pra filhos menores que nasceram depois de um dos pais adquirir cidadania via judeus sefarditas ? Preciso fazer a cidadania do meu bebê também.
Comentários
@adfenu
Os documentos brasileiros valem por 1 ano desde sua emissão. O apostilamento não muda a validade deles.
Terá que pedir nova certidão por cópia reprográfica (manuscrita) apostilada no BR (o apostilamento só se faz no país de origem do doc).
Toda certidão de nascimento sairá para sempre com o nome de solteira. O casamento vai anotado na margem dela.
@gandalf
Tanto na parte do casamento quanto na nacionalidade as certidões foram idênticas, digitada na frente e reprográfica no verso e apostilada.
O casamento aceitou tranquilamente, o da nacionalidade aceitou tb na conservatória, só que já tinha mais de 2 anos de emitida. Vamos ver se vai dar problema, depois que emiti essa certidão eu estive sempre em Portugal, não retornei ao Brasil, 3 anos de Portugal atualmente. Acha que já vale a pena pedir outra certidão novinha para enviar para eles antes que dê problema ou se aceitaram na conservatória eu posso ficar tranquilo?
@gandalf a transcrição do meu casamento fiz quando morava nos EUA no consulado português de lá ! Foi só necessário uma certidão de inteiro teor apostilada e deu tudo certo !
agora dei entrada no meu processo de cidadania diretamente em Lisboa, enviei a mesma coisa, certidão inteiro teor digitalizada apostilada. Dizem que só pode ser repografica mas minha prima fez o dela com a digitalizada e também deu tudo certo !!
@gandalf as certidões não tem validade
Gente, o processo começa a contar desde que foi entregue na CRC Lisboa? Ou só começa a contar a partir de quando eu recebo a chave de acesso ?
@Nani1981
Excelente notícia, a minha já tinha mais de 2 anos e na conservatória aceitaram, conferiram item por item na minha frente e aceitaram.
Boa Noite,
Havia feito estas perguntas em outr sala de discussão cujo o topico é "Sobre pedido de urgencia da Nacionalidade por Casamento", nao obtive resposta, talvez a sala de discussão ja tenha sido fechada... Resolvi repassar estas perguntas aqui pois acredito que este assunto seja de interesse de muitos...
O Gandalf ja havia dado alguma informação sobre pedidos de urgencia, gostaria de maiores esclarecimentos sobre o assunto: Recentemente perdi uma excelente oportunidade de emprego em Paris, pois só aceitavam candidatos com Cidadania Europeia, fui informado em uma conservatória de Portugal que sendo minha esposa Cidadã Portuguesa poderia morar e trabalhar na condição de marido em qualquer País da Comunidade Europeia desde que ela estivesse comigo no País... Procurei informações nas leis da Comunidade Europeia e realmente procede tal informação, porem quando a situação cai nas legislações locais de cada país aparecem os entraves... Talvez somente em Portugal, mesmo assim observando as devidas exigencias locais conseguiria algum exito (talvez)... Meu processo foi entregue em Lisboa em 17/01/22 e até o momento não recebi o numero de processo e senha para acompanhar... Pergunto:
1) Deverei aguardar o numero de processo e senha antes de fazer o pedido de Urgencia, certo?
2) No meu caso pretendo realizar o pedido de urgencia relativo a oferta de emprego... Neste caso deverei mostrar o anuncio, email, e a resposta da empresa dizendo que só aceita minha candidatura caso seja cidadão Europeu, certo?
3) Esta notificação Carta ou email, deverá ser dirigida a mim ou as autoridades da CRC Lisboa?
4) Pela experiencia de voces atraves de casos relatados anteriormente este processo realmente funciona?
5) Quanto tempo levaria para ser atendido um pedido de Urgencia com conclusão de processo?
Grato pela atenção,
Wesley.
@gandalf
Boa tarde prezado,
Saberia dizer qual é o e-mail ao qual posso enviar as evidência para pedido de urgência na nacionalidade?
Boa tarde,
Alguém saberia informar de qual mês eles estão emitindo a certidão. Será que já chegaram nos processos concluídos em outubro/21?
Obrigada
Boa tarde @gandalf, tudo bem ?
Desculpe lhe incomodar novamente mas agora estou no processo final pra dar entrada em meu processo e tenho algumas dúvidas.
Sabe se alguém esteve em Portugal recentemente e deu entrada pessoalmente na CRC Lisboa ? Pergunto porque viajo na próxima semana e estou com toda documentação separada com exceção do passaporte apostilado e o formulário com reconhecimento de firma aqui no Brasil.
No rol de documentos abaixo providenciei:
1) assento de nascimento do cônjuge português, cópia simples
2) assento de casamento transcrito em portugal, cópia simples
3) certidão de nascimento do requerente (o cônjuge não português), por cópia regrográfica, apostilada
4) documentos comprovativos de ligação efetiva, é só a certidão de casamento (mais de 6 anos de casado). No formulário mod-3 tem a pergunta: Possui ligação efetiva? Marquei SIM.
5) certidão de antecedentes criminais da PF impressa de um lado da folha, e no verso da mesma folha um print-screen da tela de certificação. Impresso em casa.
Os três abaixo ainda não fiz e tenho as duvidas destacadas:
6) CÓPIA AUTENTICADA DO PASSAPORTE (PÁGINA DE FILIAÇÃO) DO CÔNJUGE BRASILEIRO – APOSTILAR
PELO QUE ENTENDI FAZENDO PESSOALMENTE LÁ NÃO PRECISA LEVAR A COPIA APOSTILADA DO PASSAPORTE PORQUE ELES FAZEM NA HORA ISSO LÁ CORRETO?
7) pagamento da taxa de €250 por cartão de crédito (de qq pessoa) e impressão o e-mail recebido, como recibo de pagamento
ESTE VALOR EU PAGO POR AQUI MESMO OU POSSO PAGAR EM ESPECIE LA NA CONSERVATORIA ?
8) o formulário recebido no e-mail acima, preenchido sem rasuras, e assinada diante do tabelião para ser reconhecida por autenticidade
O FORMULARIO EU PREENCHO E POSSO ASSINAR NA CONSERVATORIA EM LISBOA SENDO CONFERIDO POR ELES LÁ ?
Além destas dúvidas por fim gostaria de saber se sabe de alguém conseguiu agendar horário na CRC Lisboa pelo "SIGA" no link: https://siga.marcacaodeatendimento.pt/ , estou tentando mas não aparece nenhuma data e horário disponíveis.
Agradeço desde já a ajuda.
@lincolndr
Bom dia @Leticialele e a todos!
Informo que o processo da minha mãe por base x foi terminado hoje! O registo foi criado em 6 dias! Agradeço a todos que me ajudaram desde 2018 quando dei entrada no meu, depois do meu filho, esposo e agora da minha mãe, Foram 4 processos, sentirei falta de acompanhar todos e desse fórum que tanto me ajudou, principalmente nesse último que eu nem sabia que ela teria direito por ser divorciada há 20 anos.
@diegomendes23
As certidões brasileiras valem por 1 ano a partir de sua emissão. Peça uma nova certidão reprográfica, apostilada.
Se tentar usar a certidão vencida vai ter exigência, e vai ser mais caro e demorado para resolver o problema.
Como já mandou, e tem 100% de chances de dar problema, agora está entalado. É melhor esperar a exigência, porque não sabe ainda se podem haver outros problemas, e se tiver já resolve todos juntos.
Sim, é possível mandar antecipadamente, junto com um requerimento para que a nova certidão seja juntada ao processo já existente. Vai pagar a remessa do BR para PT. E se amanhã tiver outra exigência, terá que pagar novamente. Assuma que seu processo vai demorar 2 meses a mais, e custar €40 a mais pela seu erro, e deixe acontecer.
"na conservatória aceitaram, conferiram item por item na minha frente e aceitaram" - Não é a funciona2ria que recebe ali no balcão que decide se o documento é válido ou não. Ela confere só se tem o documento necessário.
Lá dentro vão analisar seus documentos na fase-4, na fase-5, e depois o Conservador na fase-6. Se passar nessas 3 fases, então passou.
@Nani1981
SIM, as certidões brasileiras valem por 1 ano a partir de sua emissão. O apostilamento não tem prazo, mas não muda a validade do documento que ele autentica.
As certidões portuguesas não têm prazo de validade.
Eu não sei o que sua prima mandou, e o que ela fez. Se for para transcrição, sim, basta ser digitada. Em alguns lugares exigem que seja de inteiro teor. Em alguns lugares exigem que tenha as duas, inteiro teor (digitada) e a reprográfica (manuscrita), como no caso do consulado de São Paulo.
Consulados são regidos por regras diferentes das Conservatórias. Mas se for um processo de nacionalidade de neto, os consulados são obrigados a enviar os documentos para a CRCentrais de Lisboa, porque só faz lá, e lá só com reprográfica.
Mas a exigência de ser reprográfica vem do risco de fraude. Pode ser que a regra mude quando a certidão é emitida em outros países. Se sua prima nasceu nos EUA, sim, poderia mandar a certidão digitada, e certificada.
@Nani1981
"o processo começa a contar desde que foi entregue na CRC Lisboa, ou a partir de quando eu recebo a chave de acesso?"
Nem uma coisa nem outra.
O processo chega na Conservatória e você sabe disso pelo tracking do DHL.
Algum tempo depois ele é escaneado (Foi Recibido), e cobram Vales Postais, se for o caso.
Depois eles conferem o pagamento e criam um número do processo (Foi Registado). Nesse ponto ele começa a existir e é contado.
Algum tempo depois ele entra no sistema online, e finalmente ele recebe um código de acesso.
Se a própria pessoa entregar no balcão, todas essas coisas acontecem no balcão, no momento da entrega, com o pagamento em dinheiro.
Se mandar pelo correio, podem demorar 1-7 dias em algumas Conservatórias, e alguns meses, 4-5 meses em outras como a CRCentrais.
@WESLEY
O pedido de urgência pode ser iniciado em qualquer tempo, desde que o Conservador ainda não tenha dado a aprovação (6-Verde). Isso porque a urgência tem que ser aceita por ele, e fará parte da justificativa que ele escreve pedindo prioridade no processo, e no assento.
Mas se ele já deu o parecer dele, está dado, e o processo receberá o assento no tempo que demorar, e alguns chegam a 180 ou 230 dias, como pelo casamento.
1) não precisava aguardar o número de processo e senha, se tivesse mandado junto com os documentos. Mas se já mandou os documentos, terá que esperar que seja numerado, para poder referenciar o número do processo no seu pedido de urgência.
Pode ligar na Linha de Registos, e perguntar se já foi numerado, porque numeram bem antes de você receber por e-mail. 1-2 meses antes. Pode ser por Skype pre-pago seg-sex 09:00 as 17:00 hora de Lisboa. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282577/#Comment_282577
2) Somente a carta de oferta da empresa, em papel timbrado, com a oferta condicionada à nacionalidade, mencionando salário, e dando um prazo razoável para sua resposta. A tal empresa teria que deixar a vaga aberta para você por pelo menos 6 meses. Essas coisas assim em geral funcionam melhor quando a vaga é uma promoção na empresa em que você já trabalha, e que tem uma vaga na UE. Nenhuma empresa esperaria o tempo necessário para se obter a nacionalidade, mesmo com urgência. mas você é livre para tentar. Os papeis têm que chegar na mão do Conservador, e seu requerimento tem que fazer a pessoa que lê entender que você é o cara que vai acabar com a pandemia no mundo, e levar o papel pessoalmente. Já vi acontecer em 10 dias, com um pedido do Alto Comissariado das Nações Unidas.
Mas se for para um trabalho normal, terá uma prioridade, mas não será de 10 dias. Talvez 3 meses, talvez 6 meses, talvez 1 ano.
3) Não é uma carta apenas. É um requerimento seu, explicando os motivos da urgência, pela oferta de trabalho, em tal posição, e certamente quanto mais qualificada a posição, com melhores olhos verão o pedido. No seu requerimento (assinado e reconhecido por autenticidade, apostilado opcionalmente se quiser garantir a assinatura do tabelião que reconheceu), você menciona "a prova", conforme oferta em anexo. E junta a carta de oferta, essa sim assinada com tinta, cópia certificada e apostilada. Nem perca tempo com uma resposta padrão da empresa que te mandam um PDF. Tem que ser uma oferta formal, assinada pelo RH ou depto jurídico, se quiser que tenha efeito e seja considerada uma oferta séria.
4) SIM, pedidos de urgência funcionam muito bem. Acima eu dei algumas dicas enquanto respondia. Leia com atenção. Se você conseguir convencer o Conservador de que a oferta é real e sólida, ele vai incluir no processo como justificativa para prioridade, e quando o conservador assinar, tudo corre muitíssimo mais rápido. Mas eles têm faro para mutretas, e vão perceber que algo não tem prazo suficiente, ou que a oferta não tem o peso que deveria para justificar prioridade. É o Conservador que em última análise decide sua sorte. São pessoas muito inteligentes, qualificadas, e muito razoáveis em entender o problema das pessoas, e separar aqueles que apenas fazem a nacionalidade por fazer, daqueles que têm real interesse e necessidade dela, ou que são de interesse do país em tê-los. E pode ser uma coisa simples, assim como ter filhos menores que dependem de você. Se fosse meu requerimento, eu incluiria isso no texto com habilidade. "Minha esposa, Assento xxx/AA, e minha filha menor, Assento yyy/AA estariam indo comigo, e me encontro na dependência do meu próprio assento português para fazer o Cartão do Cidadão e assumir a posição. Pelo exposto, venho requerer a Vossa Excelência prioridade na análise do processo com a consequente emissão do assento português. Nestes termos, pede deferimento.".
5) Não tem como saber exatamente quanto tempo. Eu disse isso acima. Não lhe responderão que aceitaram ou não. Apenas verá as coisas andando rapidamente caso aceitem.
Depende de cada caso, depende de seu pedido, e do interesse nacional em tê-lo trabalhando lá, cuidando dos filhos menores, pagando impostos. O seu nem é para PT, o que diminui um pouco essa parte, mas tratarão com o devido profissionalismo, por ser um país membro.
@diegomendes23 veja a resposta acima para o @WESLEY
Não é um pedido que se faz por e-mail. Não tem uma receita. Tem que ter um motivo documentado, assinado por você, junto com documentos oficiais que comprovam o fato, certificados e apostilados.
Não tem como mandar isso por e-mail.
Tem toda uma preparação e estudo: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/284773/#Comment_284773
Tem que mandar para a mesma conservatória onde está seu processo. E não é uma mágica e pronto. Exige trabalho e esforço.
@SandraConde
Você devia colocar seu processo na planilha e acompanhar por lá.
Depende de quando teve sua aprovação (6-Verde). São 180 dias a partir da data de Aprovação.
Me parece que estão emitindo assentos para os processos que chegaram na Conservatória em novembro ou dezembro de 2019.
Bom diaa
@gandalf
A aprovação bolinha 6 verde foi em outubro de 21.
Não sei colocar o processo na planilha, o processo está com um advogado, tenho a senha pra acompanhar o processo mas não sei ai certo qdo essa senha foi enviada.
Teria como me ajudar a colocar caso te informe alguns dados?
Obrigada
@lincolndr
Eu não sei responder muito sobre entregar pessoalmente, mas vamos lá. Você tem duas opções:
1) entregar no balcão da CRCentrais de Lisboa, fazer o pagamento na hora em dinheiro, autenticam seu passaporte se ele tiver o campo de filiação na pag-2.
2) entregar no CNAI (do Porto ou de Lisboa), eles numeram na hora, e te dão a senha, como no balcão. Mas provavelmente não autenticam documentos. Pode fazer antecipadamente a autenticação dos documentos, e o pagamento, em qualquer balcão de nacionalidade.
Suas perguntas: No rol de documentos abaixo providenciei:
1) assento de nascimento do cônjuge português, cópia simples - SIM
2) assento de casamento transcrito em portugal, cópia simples - SIM
3) certidão de nascimento do requerente (o cônjuge não português), por cópia regrográfica, apostilada SIM
4) documentos comprovativos de ligação efetiva, é só a certidão de casamento (mais de 6 anos de casado). No formulário mod-3 tem a pergunta: Possui ligação efetiva? Marquei SIM. Perfeito. a ligação é o casamento.
5) certidão de antecedentes criminais da PF impressa de um lado da folha, e no verso da mesma folha um print-screen da tela de certificação. Impresso em casa. SIM
]6) CÓPIA AUTENTICADA DO PASSAPORTE (PÁGINA DE FILIAÇÃO) DO CÔNJUGE BRASILEIRO – APOSTILAR; PELO QUE ENTENDI FAZENDO PESSOALMENTE LÁ NÃO PRECISA LEVAR A COPIA APOSTILADA DO PASSAPORTE PORQUE ELES FAZEM NA HORA ISSO LÁ CORRETO? SIM. Respondido com mais detalhes acima
7) pagamento da taxa de €250 por cartão de crédito (de qq pessoa) e impressão o e-mail recebido, como recibo de pagamento ESTE VALOR EU PAGO POR AQUI MESMO OU POSSO PAGAR EM ESPECIE LA NA CONSERVATORIA? Se for o próprio requerente entregando, pode pagar na Conservatória. Se for outra pessoa entregando tem que pagar antes pela plataforma.
8) o formulário recebido no e-mail acima, preenchido sem rasuras, e assinada diante do tabelião para ser reconhecida por autenticidade; O FORMULARIO EU PREENCHO E POSSO ASSINAR NA CONSERVATORIA EM LISBOA SENDO CONFERIDO POR ELES LÁ? SIM. Pode assinar no balcão e autenticar, como descrito acima. Eles não vão conferir os detalhes. Podem até dar uma passada de olho no requerimento como cortesia.
9) Além destas dúvidas por fim gostaria de saber se sabe de alguém conseguiu agendar horário na CRC Lisboa pelo "SIGA" no link: https://siga.marcacaodeatendimento.pt/ , estou tentando mas não aparece nenhuma data e horário disponíveis.
NÃO PRECISA. Basta chegar cedo, tipo 07:00 ou 7:30 e ficar lá esperando abrir às 09:00 e ficar vendo os advogados serem atendidos primeiro porque têm prioridade na entrega de documentos. Lá pras 11:00 da manha eles te atendem. Se estiver cheio eles mandam você voltar outro dia. Como no INSS. :-)
Você está entregando pessoalmente porque quer sofrer, então não tem paliativo. O único paliativo que conheço seria entregar no CNAI. Lá eles estão ali para isso, e vão te atender bem.
@Vanessa Amaral
Parabéns novamente.
Mas não precisa se despedir. Use a experiência adquirida nos 4 processos para ajudar a outros, caso tenha disponibilidade pra isso.
Meus cumprimentos a sua mãe, Tugona.
@gandalf
como já mencionei na minha mensagem , o processo tanto meu como de minha prime é por casamento!
nem eu nem ela nascemos nos EUA, apenas residimos lá por uns anos e sim, a certidão tinha mais de 2 anos, digitada, apostilada e foi utilizada para o processo dela de cidadania e foi sim aprovado ! Portanto, temos que ter cuidado com as certezas que espalhamos por aqui!
@Vanessa Amaral , parabéns à sua mãe!! É uma família portuguesa, com certeza!! Comemorem com muito vinho e bacalhau!!
@gandalf certidões brasileiras não tem data de validade em Portugal! PROCESSO CIDADANIA ATRAVÉS DE CASAMENTO !!
@Nani1981 , as informações que fornecemos aqui são fruto de análise de inúmeros processos que acompanhamos!
Se o processo de sua prima foi aprovado com uma certidão de nascimento digitada, com mais de 1 ano de emissão, foi uma exceção. Ou, talvez, o processo dela tenha tramitado antes da descoberta de inúmeras fraudes que levaram as Conservatórias a fazerem cada vez mais exigências.
Posso dar um exemplo recente - até poucos meses, nos processos de menores a cópia do RG dos pais precisava ser apenas autenticada. A partir de determinada data, bem recente, os processos começaram a cair em exigência solicitando a apostila de Haia! É uma exigência nova e, a partir de agora, sugerimos que os pais apostilem as cópias de seus RG nos processos de menores.
Houve outra exigência, solicitando print do email que encaminha o Formulário, apesar do recibo aparecer no cabeçalho. É mais uma folha de papel e mandar não vai fazer mal algum.
Então, não se pode afirmar que precisamos tomar cuidado com as certezas que "espalhamos por aqui".
O Fórum apensa SUGERE, tira dúvidas. Mas há o livre arbítrio - cada um manda seu processo do jeito que achar mais conveniente.
@Leticialele a regra de que para Portugal uma certidão brasileira não tem validade é fácil de obter, ligando para lá e se informando , foi o que eu fiz!
por isso afirmo que , um processo de cidadania através de casamento, exige apenas uma certidão de nascimento de inteiro teor digitalizada e apostilada, não importa se foi 1 ou 2 anos atrás !
claro que cabe ao nosso senso de não enviar uma certidão de 30 anos atrás né ? Rsrsrs
Obrigada @gandalf, com certeza, sempre estarei por aqui e claro, se eu puder ajudar alguém com minha experiência será um prazer!
Obrigada @Leticialele , com certeza vamos comemorar sim, a moda portuguesa!
@Leticialele
é importante mencionar que , uma certidão de nascimento existe para vários fins !
se vc vai casar, é claro que tem que ser uma nova!
meu processo é de casamento, a finalidade dessa certidão para Portugal é comprovar minha nacionalidade! Diferente de quando vc tem um processo de cidadania por ser neto, que eles tem que confirmar a linhagem familiar entende?
bom, só estou passando a informação que foi me dada em Lisboa quando para lá liguei !
@gandalf
Atualmente eu vivo em Portugal.
@gandalf
Muito obrigado pelo seu pronto retorno.
Só gostaria de tirar mais duas duvidas se for possível:
Quando você diz: "Pode fazer antecipadamente a autenticação dos documentos, e o pagamento, em qualquer balcão de nacionalidade." o que seria este "qualquer" balcão de nacionalidade ?
No CNAIM também poderei assinar o requerimento ou acha melhor neste caso eu levar o requerimento assinado e reconhecido firma por autenticidade aqui do Brasil ?
Aproveito pra fazer um comentário, na verdade eu resolvi fazer pessoalmente pra economizar o custo do DHL e do apostilamento que já da mais de 500 reais, como eu vou mesmo de qualquer jeito achei que seria interessante. Mas entendo o que diz quando fala do sofrimento de ter que ficar aguardando horas em filas, isso é um saco mesmo. Mas seu eu conseguir entregar no CNAIM já esta bom.
Por fim quero parabenizar você pelo tempo dispendido ajudando as pessoas por aqui. Muito obrigado.
Abcs,
@lincolndr
@gandalf
Esqueci de uma coisa. Existe algum tópico aqui que trata da nacionalidade pra filhos menores que nasceram depois de um dos pais adquirir cidadania via judeus sefarditas ? Preciso fazer a cidadania do meu bebê também.
Como sempre agradeço desde já sua atenção.
Att,
@lincolndr