Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1227228230232233317

Comentários

  • editado May 2022

    @Leticialele salvo engano, é da data da lavratura do assento e não do despacho.

  • @Destefano , sim, a partir da concessão, ou seja, após a lavratura do assento!!

    Antes do assento, só há expectativa!

  • Obrigada @SandraConde.

    Continuo aqui na busca por vagas nos consulados.

  • editado May 2022

    Boa tarde @larissalima92,

    Tambem tive que renovar meu RG, pois o meu tinha mais de 10 anos de emisão, Para todos que estão no Rio de Janeiro o processo é simples, basta entrar no site do detran https://www.detran.rj.gov.br , verificar as intruçoes e agendar a ida a um dos postos espalhados pela cidade, sugiro agendar via telefone (21) 3460-4040 / 4041 /4042. Levar no dia em que agendar original da certidão de casamento (apenas para verificar nomes, será devolvida de imediato), comprovante de pagamento do Duda referente a renovação de identidade no valor de 46,15 Reais (Boleto do Duda retirado no site acima) e Comprovante de Situação Cadastral no CPF (Retirado no site da Secretaria da Receita Federal do Brasil), normalmente eles dão um prazo de 10 dias uteis para confeccionar o documento mas geralmente fica pronto em menos de uma semana.

    Boa sorte,

    Wesley.

  • Olá pessoal gostaria de saber se o check list para pedido de nacionalidade por casamento continua esse abaixo, ouvi dizer q houveram algumas alterações recentes na lei.


    Outra duvida, no caso de pedido por casamento é só na ACP de Lisboa ? Sabem quanto tempo tem demorado?


    .....

    Certidão de nascimento do português, com estado civil atualizado. [enviei assento de nascimento e de casamento portugueses separados]

    Certidão de nascimento da filha portuguesa (a prova de ligação efetiva com a comunidade portuguesa será o casamento com português há mais de 6 anos ou 3 anos com filhos atribuídos).

    Certidão de nascimento do requerente, inteiro teor reprográfica, firma reconhecida do oficial que a assina, apostilada.

    Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG) do requerente, emitida há menos de 10 anos.

    Certidão brasileira de antecedentes criminais da requerente (link), emitida e validada pelo site da PF, não precisa apostilar. Imprima a certidão na frente e a validação da certidão no verso.

    Formulário modelo 3 preenchido, com assinatura da requerente reconhecida por autenticidade (link do formulário, ou no caso de pagamento com cartão de crédito o formulário é enviado por e-mail [rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt] ao final do processo). Peça para que a etiqueta não cubra nada e confirme se a etiqueta menciona que a firma foi reconhecida por autenticidade. -> Como preencher (link)

    Taxa de 250 €, por vale postal ou, preferencialmente, cartão de crédito (link).

    Enviar para Conservatória dos Registos Centrais (CRC Lisboa) -> Rua Rodrigo da Fonseca, 198 - 1099-003 - Lisboa, Portugal.

  • @brunands , está tudo correto.

    Sim, os processos pelo art 3 só tramitam na CRCentrais, e têm levado de 18 a 24 meses.

  • Oi de novo!

    Achei que tinha juntado todos os docs que precisam, fiz o pagamento no cartão e agora olhando a lista de docs estou com uma dúvida.


    Aqui acima a @brunands pergunta sobre uma lista de docs que nela consta o RG autenticado e apostilado... eu não tinha visto isso nas listas que vi antes.

    No formulario que recebi após o pagamento tem na lista "Documento comprovativo da nacionalidade estrangeira do interessado." e nas explicações sobre este item consta... "Documento comprovativo da nacionalidade estrangeira do interessado, acompanhado de tradução, se escrito em língua estrangeira. Pode ser apresentada cópia certificada do passaporte."


    Pergunta: Meu passaporte está fora da validade, serve assim mesmo?? O que é copia certificada do passaporte? O RG autenticado e apostilado seria pra entrar na lista no lugar desse passaporte? poderia ser a CNH no caso?


    @Leticialele ou alguem consegue me ajudar nessa?


    Abs

  • @Marcela Epprecht , sim, mande cópia autenticada e apostilada do RG, emitido há menos de 10 anos. Não aceitam a CNH.

    E o passaporte tem que estar válido e conter a filiação.

  • @Marcela Epprecht

    O documento de identidade pode ser o RG ou o Passaporte, válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação.

    Esses dois documentos comprovam "a nacionalidade estrangeira", conforme requerido, sendo a pessoa é brasileira.

    Não pode ser a CNH. Pode escolher ou o RG ou o Passaporte. Mesmo que o RG seja emitido pelo Detran como no Rio, são docs diferentes.

  • Boas pessoal!!!

    Um facto estranho, ao consultar a spreadsheets, fiz um filtro dos processos de Out/2020 e Set/2020.

    Vi que o meu processo (Ronaldo Junior (ronaldofajunior)) e de +3 pessoas estão no Nº 4.

    Liguei pra Conservatória e claro que a resposta foi neutra e sem detalhes...

    Estou no Nº4 desde Set/2021.

    Claro que tem a ansiedade, mas comparando, fiquei um pouco confuso.

    Se alguém souber de algo agradeço.

    Boa semana a todos

  • editado May 2022

    @ronaldofajunior

    Você está justo no ponto onde processos estão no momento sendo aprovados. O seu também pode ser aprovado nos próximos dias.

    No entanto, esse é um momento crítico do processo. quando na análise fina decidem se aprova ou se há exigência.

    Ou o processo é aprovado (6-Verde), ou se algo faltar exigência (4-Laranja).

    A diferença entre 4-Marrom (OK, ativo) e 4-Larajna (exigência) é só na tonalidade da cor, e pode passar até despercebida. Fique atento ao texto abaixo das bolinhas. Se houver exigência terá algo como "O seu processo não está completo, tal como foi notificado".

    A informação na coluna STATUS foi simplificada, com melhores resultados. A coluna-S não é um campo confiável de pouca utilidade prática para filtragem. As pessoas não informam corretamente. Foi deixado ali porque houve reclamação, mas eu tinha razão. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277915/#Comment_277915

    Se for ligar, não ligue na conservatória, porque atrasa os serviços toda vez que param para atender ao telefone. Causa atraso para você e para todos. Para saber a situação por telefone, ligue na Linha de Registos, um call center especificamente para informar, e não interfere nos serviços.

  • Obrigada @Leticialele e @gandalf !!!

    Vou procurar meu RG pra ver se tem menos de 10 anos!

  • Obrigada @Leticialele salvando sempre !

    Posso abusar um pouco mais ?

    Minha mãe já tirou a nacionalidade ha uns 6 meses. Meus pais são casados a 35 anos. Seria suficiente para o pedido, ou melhor aguardar eu e minha irmã tirarmos nossa cidadania para que ele tb tenha o vínculo pelos filhos ?


    Obrigada

  • @brunands pelo tempo de casados, não vai fazer diferença positiva alguma as filhas conseguirem a nacionalidade primeiro, apenas que ele vai perder tempo caso proceda essa espera.

  • editado May 2022

    @brunands, 6 anos de casamento já é suficiente para comprovar o vínculo com a comunidade portuguesa, mesmo sem filhos com nacionalidade atribuída. Então, já podem dar entrada no processo da sua mãe (aquisição) antes de fazer o seu e da sua irmã (atribuição).

    E o processo de vocês duas pode ser enviado já em paralelo também, se já tiverem feito a transcrição de casamento dos seus pais. Creio que os processos de atribuição, que é seu caso e da sua irmã, estejam tramitando melhor pelo Arquivo Central do Porto - ACP (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest).

    Essa lista fui eu quem postou, fico feliz que tenha sido útil! Mas, ela contém alguns links bem úteis também, então vou passar novamente o link da resposta com a lista, com a formatação e os links:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260087#Comment_260087

  • @Leticialele td bem?

    Sou novo aqui no forum e tenho uma dúvida:

    Já tenho minha nacionalidade por atribuição, pois, sou filho de Português e já adquiri também para meus filhos.

    Sou casado desde 2009 e agora quero fazer a cidadania para minha esposa.

    Vou transcrever o casamento para Portugal, pois, é o correto não é?

    Posso fazer esta transcrição via correio, enviando direto para alguma conservatória (ACP no caso), ou tenho que fazer através do consulado (sou de São Paulo)?

    Se não puder via correio, é possivel solicitar a um portador que mora em Portugal (tenho um conhecido por lá)?

    Desde já agradeço a ajuda.

    Obrigado

  • @leonardonavega faça a transcrição de casamento pelo consulado de Santos, que atribuição também para todo o Estado de SP, não faça pelo consulado da capital.

  • @brunands @Destefano

    Precisar não precisa, mas o que não atrapalha, ajuda. Raciocine assim...

    O de filhos art-1C vai para o ACP Porto, e em 1 semana tem a tela de consulta online do processo dos filhos. Vai levar 6 meses.

    O de matrimônio art-3 vai para CRCentrais de Lisboa. Vai levar 2,5 anos. Uma semana a mais ou a menos pouca diferença faz.

    Eu incluiria um print-screen da tela de consulta dos filhos no processo. Não precisa esperar pela dos filhos. Daqui a 1 ano, quando forem analisar a do art-3, a dos filhos 1C estará concluída, e todos os dados que precisam para localizar (se quiserem) está no print-screen.

    Não tem como aproveitar a remessa, porque vão para conservatórias diferentes. Mas certamente o fato de terem filhos em comum conta a favor. Ainda que não seja requerido, pode ajudar a abreviar o processo.

  • Boa tarde a todos,

    Sabem me dizer se mudou a forma de envio das certidões ao finalizar os processos?

    Meus dois processos hoje mudaram o status para "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado. Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 11/05/2022, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.", mas não recebi a certidão por e-mail. Em processos anteriores, assim que status mudava para terminado, a certidão era enviada por e-mail.

  • editado May 2022

    @Claufam

    Você já é português "de papel passado". Parabéns. Já tem o assento.

    Se não mandaram nesse e-mail, receberá em papel pelo correio dentro de umas 3-4 semanas, mas muitos se extraviam.

    Se pedir pelo CivilOnline (por €10), receberá por e-mail em 24h úteis. Se pedir hoje, lhe enviarão amanhã cedo. Se pedir amanhã cedo (até as 9:00), lhe enviarão à tarde.

    Tente agendar o CC no consulado mais próximo. Se for casada, pode iniciar também a transcrição do casamento para dar direito ao cônjuge.

    A propósito, sua entrada na planilha está incompleta, faltando o número do processo (no formato 123xx/AA), e verificar as datas que o advogado entregou na conservatória, de notificação da senha de acompanhamento, da aprovação, e agora do assento. Está na linha 274 aguardando dados. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/

  • Oi @gandalf , tenho várias etapas de processos, rssss

    • Meu marido tirou a cidadania no inicio do ano.
    • A cidadania das minhas duas filhas, menores, acabou de ser finalizada. Mas não recebi a certidão por e-mail assim como recebi do meu marido, consta a mensagem "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado. Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 11/05/2022, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."
    • Fiz a transcrição do meu casamento e já dei entrada no pedido da minha cidadania, a documentação foi recebida em Lisboa em 21/02, e ainda aguardo o numero do processo.
    • Já faz uns 20 dias que tento agendar horário para cartão Cidadão do meu marido e das minhas filhas e não consigo.
  • Boa tarde!

    Feliz em comunicar que meu processo foi finalizado hoje!

    Despacho favorável em 20/10/2021


  • @Zervesff , parabéns!!! Comemore com muito vinho e bacalhau!!

  • @Leticialele obrigado!


    Ah, planilha atualizada.

  • @gandalf não entendi o seu raciocínio, pois quando orientei o @leonardonavega, foi porque ele casou em 2009... Não entendi porque ele precisa juntar print dos requerimentos dos filhos... Só falei que ele precisa fazer a transcrição do casamento para que a esposa possa pedir. E indiquei Santos por ser mais rápido que mandar para Portugal.

  • @Zervesff Parabéns

    Acabou a ansiedade, agora é só comemorar!!

  • editado May 2022

    @Zervesff PARABÉNS!!

  • @Destefano

    O @leonardonavega não precisa mandar a nacionalidade dos filhos, porque tem mais de 6 anos de casado. É como você disse.

    Mas como os dois processos vão para lugares diferentes, não pode "aproveitar uma remessa só". Irão separados, em 2 envelopes, um para as duas filhas no ACP, e outro para cônjuge na CRCentrais.

    O processo dos filhos já terá todos os dados (inclusive o NºProcesso) tipicamente uma semana depois de enviar.

    Ainda que não seja obrigatório, eu esperaria para juntar o print-screen do processo dos filhos no processo de casamento. Pode melhorar o ânimo de quem analisa, e pode resultar numa aprovação mais rápida. PT deseja receber jovens para baixar a idade média da população.

    Atrasaria 1 semana no envio do processo de cônjuge, que demora 2,5 anos. Por que não usar isso a seu favor? OK, teria que entregar no DHL duas vezes, mas isso não me parece uma grande dificuldade. E ele vai ganhando experiência em cada etapa.

  • @SandraConde e @Ronaldo obrigado!

    Agora vamos à saga do Cartão Cidadão... como tenho ida marcada pra Portugal em 15 de setembro, não sei se espero pra fazer o CC lá ou tento no Consulado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.