Fases do Processo de Cidadania

123578

Comentários

  • Desculpem, digitei errado, processo desde junho de 2021.

  • @Cicero_1932 , no momento, a Conservatória mais rápida para atribuição de filho é o Arquivo Central do Porto.

  • @OrlandoBraga , seu processo é de junho de 2020 ou de 2021? Nove meses? Os processos estão levando uns 3 anos. Não há o que fazer, a não ser ter paciência!

  • Esse tópico não deve ser usado para perguntas genéricas.

    Ele é para explicar como funcionam as cores das bolinhas na consulta on-line, como na pag-3.


    @OrlandoBraga Nada significativo acontece antes de 2 anos. Processos de nov/2020 estão começando a se mexer nas bolinhas. Mais 5-6 meses pra você.

    Faça suas perguntas no tópico de netos: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest

    @Cicero_1932 Rapidez não é o único fator a ser considerado. Se puder ser feito no ACP, é o mais rápido e seguro. Mas nem todos podem.

    É para seu filho/filha? Onde você (o português) nasceu?

    No ACP somente pode ser feito se o pai/mãe português do requerente nasceu em PT, no BR, ou em países membros da UE.

    Faça suas perguntas no tópico apropriado, do ACP: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • boa noite pessoal, espero que estejam todos bem! Não localizei aqui informações para processo na seguinte situação:

    fiz a cidadania da minha mãe neta de portugueses, estou na fase de transcrição do casamento. Gostaria de saber o que devo fazer para solicitar a minha cidadania?

  • @Leticialele super obrigada pela orientação sobre termos que transcrever o casamento da minha sogra antes de entrar com o processo do meu marido de filho de portuguesa.

    Entretanto temos algumas duvidas e receios,

    -enviamos o processo da minha sogra pra CRC Lisboa em 1-6-2018 e foi recebido lá em 27-6-2018, sendo o processo finalizado e registrado o assento da minha sogra na data de 30-03-2021. Entretanto, minha sogra veio falecer em 15-8-2020.

    -corre-se o risco de retirarem a cidadania dela agora ao enviarmos a documentação para a transcrição do casamento? pergunto isso, pois na Certidão de casamento dela que peguei recente no Cartório ja consta averbado o óbito.

    -caso positivo de corrermos o risco de ser invalidado/cancelada a cidadania dela caso saibam do óbito dela que houve no meio do processo, gostaria de saber se vale a pena arriscar em dar entrada no processo de cidadania de filho do meu marido sem transcrever o casamento dela (vale observar que ela teve mudança no sobrenome quando casou, pegando sobrenome do marido, mas isso ja consta no registro do assento dela, pois quando fizemos o processo enviamos a Certidão de Casamento onde ja constava a mudança do sobrenome) .

    -outro detalhe é que estamos indo de férias para Portugal agora na semana que vem e ficaremos 1 mês. Caso não corramos o risco de ter a cidadania dela cancelada pelo óbito no meio do processo, gostaria de saber qual o local em Portugal que esta saindo a transcrição no mesmo dia, porque ai podemos nos dirigir ate o local pra fazer por lá e no dia seguinte ja iriamos ate o local mais rápido para dar entrada ao processo de cidadania do meu marido de filho de portuguesa.

    -outro detalhe é que eu chego 10 dias antes de meu marido e gostaria de saber se eu posso dar a entrada na transcrição do casamento em Portugal e se preciso de alguma procuração do meu marido (filho dela) para fazer isso... enfim, quais documentações minhas precisaria pra poder solicitar a transcrição de casamento da minha sogra portuguesa.


    Muito obrigada e perdoe tantas duvidas. Obrigada mesmo abs

  • @Leticialele perdoe Leticia, faltou uma ultima duvida, caso eu possa mesmo fazer a transcrição do casamento sem o risco de cancelar a cidadania dela devido a ela ter vindo a óbito antes de sair o assento, pergunto: além da Certidão de Casamento dela onde ja esta averbado o óbito dela, preciso mesmo assim também enviar a Certidão de Óbito? pergunto pq será mais um documento que não sei se conseguirei que fique pronto ate dia 25-3, data que viajo.

    obrigada


  • Por gentileza, gostaria de uma ajuda. É muita ansiedade!


    No dia 11/03/22 pesquisei no site e constava o seguinte andamento:


    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo Criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 11/03/2022, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo"


    Até o momento, meu procurador, que mora em Porto, não recebeu a notificação. Não recebeu correspondência.


    Pesquisei no registo civil on line, não existe certidão de nascimento registrada até o dia de hoje.


    No despacho consta que foi criado o registro.


    É comum isso?


    Sabem de casos de erro de andamento no site?


    Ou pode acontecer de não terem registrado ainda?


    Agora não consigo acessar o andamento. O site está com defeito.

  • @Leticialele por favor, saberia me dizer se quando o processo está na bolinha laranja no 7 "Terminado" é a hr de pedir a certidão pelo civil online ? ou espero ela virar verde ? "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

  • @Joaopcaro... Você só pode pedir a certidão pelo civil online depois que a bolinha 7 ficar verde, pois é nesse momento que o registro de fato foi criado. Na bolinha laranja, o registro não existe, mesmo que você já saiba que seu processo foi aprovado.

  • Gente meu processo desde o dia 15/09/21 em Gaia e foi para segunda bolinha sexta feira 01/04, meu Deus quanta demora

    pior que não conheço ninguém com processo lá o que gera mais ansiedade ainda

  • editado April 2022

    @Claucastrosp @Joaopcaro @raphafcruz @Thaiane @Renata_Lara

    Este tópico não é para esclarecimento de dúvidas. Ele é um tópico fixo apenas para explicar as fases do processo.

    Dirijam suas perguntas para algum tópico de "acompanhamento de processos" na modalidade e conservatória onde seus processos estão ou que serão mandados, ou abram um tópico novo, se for o caso, e fiquem com o seu tópico até o fim (geralmente estes "pessoais" tendem a ter menos audiência e o assunto acaba morrendo ali).

  • @gandalf Muito grata.

  • @TMor meu processo está com a mesma situação (Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido).

    O processo de cidadania da sua mãe já modificou alguma coisa?!

  • @Leticialele sobre este comentário no meu processo de cidadania por atribuição (neto) "Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido."

    Tem alguma previsão desta análise a luz da nova legislação?

  • editado April 2022

    @Adelinecff

    Esse não é um tópico para discussões de casos particulares. Por favor, busque um tópico mais apropriado. ou então crie um novo tópico.

  • gigiiastridgigiiastrid Member
    editado May 2022

    Pessoal,

    Fiz uma pergunta, mas achei melhor editar e postar a pergunta em outro tópico. :)

  • Olá tudo bem?

    Gostaria de saber mais sobre a fase "3-Consulta a entidades externas"

    O que eles fazem nessa fase? Consultam se a pessoa tem histórico criminal em portugual ou se está ilegal etc?

    Obrigada

  • @almacigana_

    Basicamente isso, mas não é só PT. Tem muita coisa que acessam através de bases de dados da União Europeia etc.

    Outro dia vi em algum lugar (nesse ou outro forum) alguém que recebeu pedido de explicação por ter uma entrada no Espaço Schengen via um dos países bálticos (e acho que não tinha uma saída de espaço Schengen que casasse com a entrada...)

  • @CarlosASP

    Entendi!

    Nossa que doido, não fazia ideia!

    E as fases costumam ter algum tempo de duração? Por ex. fase 4 demora 3 meses ou fase 5 demora 2 semanas (acho que não deve ter né, mas não custa perguntar haha)

  • @almacigana_

    varia de processo para processo e onde está tramitando.

    mas não se atenha ao tempo nessas intermediárias; preste mais atenção quando chegar na 4.

    ali que ocorre o essencial: a análise dos documentos. quando chega na 4. o texto embaixo da bolinha primeiro diz : o seu processo está completo etc etc". Mas só aí que será ANALISADO o conteúdo da papelada.

    Pode ocorrer duas coisas: cair em exigência; o texto muda para "seu processo não está completo etc etc" e continua na 4 até ser sanada a exigência.

    Por isso, na 4 o essencial é ler o texto ABAIXO das bolinhas.

    Se aprovado, em geral já vai para a 6. nem se nota a passagem pela 5.

  • @CarlosASP

    aaa entendi, ótimo saber então!

    Julguei que qualquer parte do processo poderia dar algum problema e eu teria que ficar olhando todo dia caso acontecesse um imprevisto e eu tivesse que revolver!

    Vou ficar atenta na bolinha 4 então, para caso eu precise fazer algo.

    Obrigada pelas dicas, um ótimo dia!

  • @almacigana_

    Na 3 só dá problema quem tem "ficha suja", ficou ilegal em algum país, essas coisas.

  • Cumprimentos prezados membros!!!

    Dei entrada do meu processo de nacionalidade Portuguesa (317 - Art. 6º n.º 1 - Naturalização ), nos Registros Centrais de Lisboa, no dia 14 de Abril do corrente ano. A duas semanas ao efectuar a consulta do meu pocesso, verifiquei que o mesmo encontra-se no Arquivo Central do Porto.

    Dito isso, pretendo saber se:

    1- quanto tempo leva para sair da fase n.1. (Receção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio) para o n. 2 (Registo do pedido)?

    2-E normal eu dar entrada do pedido em Lisboa e passados 3 meses o mesmo transitar para o porto?

    3- Actualmente quanto tempo leva para terminar o processo de nacionalidade portuguesa?

    4 - A constituição de um advogado diminui efectivamente o tempo de espera para a atribuição da nacionalidade portuguesa?

    obrigado

    Edson Guedes

  • @EdsonCosta

    Busque no tópico certo. Já foi respondido lá. Por que postou novamente? (não escreve aqui, se for o caso escreva lá) https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297320/#Comment_297320

  • Sabe o tempo que está levando para neto?

    Enviei e tem um mês +- , está com a bolinha verde no 1, recebi a senha de acesso um dia depois que o correios entregou.

  • @marcelloamr , já recebeu a senha??? Lisboa tem levado mais de 4 meses para numerar os processos!!

    Você é super idoso (mais de 90 anos)?

    Os processos de netos têm levado uns 3 anos!!

  • @Leticialele , engraçado, já é o segundo registro que eu vejo aqui no forum com uma tramitacao acelerada... senha entregue super rapido... o outro caso nao era super idoso nao...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.