Fases do Processo de Cidadania

123468

Comentários

  • Por favor, como faço para ter acesso as "famosas bolinhas"?

    Vi que precisa de uma senha, mas onde vejo essa senha?

  • @Leticialele


    Oi Lê, pode me ajudar? Eu moro em Lisboa (AR) e vou dar entrada no processo de atribuição para minha mãe. ela é neta de português. estamos com tudo encaminhado graças a sua ajuda também <3 ela vai fazer uma procuração para que eu possa aplicar diretamente aqui em Portugal. queria muito saber se apenas uma conservatória pode ser feito isso ou em outras, porque nessa lista: balcoes nacionalidade.xlsx (justica.gov.pt) há váários balcões mas queria ir logicamente no correto e mais rápido. pode me ajudar nessa instrução?

  • @MIDIFAZIO_22 , você vai receber, pelo email cadastrado no Formulário, o número do processo e a chave de acesso ao site da nacionalidade.

    Olhe também na sua caixa de spam

  • @Nery42 , embora no site do IRN esteja colocado que você pode entregar o processo em outros Balcões de Nacionalidade, os processos de netos só tramitam na CRCentrais - Lisboa.

    Se sua mãe prefere que você seja procurador, diga a ela para deixar claro, na procuração, que você é filho, para não haver margem para a procuradoria ilícita.

  • @Leticialele uma outra dúvida é: a minha mãe, que será neta de português por atribuição vai fazer 59 anos este ano, achas que posso solicitar pedido de urgência para o processo dela pela idade? se sim, posso solicitar essa urgência no ato da entrega da documentação À conservatória ou já no formulário solicito isto?

  • @Nery42 , com 59 anos, é quase uma garota!!! Estavam priorizando processos de idosos acima de 85 anos!

    O pedido de urgência tem que ser bem documentado - emprego que exija a nacionalidade portuguesa, tratamento de saúde que só possa ser feito na União Europeia, etc.

  • @Leticialele Obrigado Lê, você como sempre fantástica!!!!!!!!!!!!!!! então vou desistir desse processo de urgência, e vamos aplicar tudo na central mesmo já que tudo vai pra la. vou entregar la pessoalmente! e obrigada pela dica da procuração, farei isso... vamos deixar claro que sou filha dela! :)

  • @Leticialele Lê, nesse link: IRN - Pagamento Visa/MasterCard (mj.pt)

    há os seguintes campos:

    Artigo 1-D (visa) - Pagamento Visa/MasterCard

    Nome Próprio :

    Apelido :

    Nome de Requerente * :

    * Se difere do nome em cima

    O seu Email :

    Repita o seu Email :

    Morada :

    Código Postal :

    Localidade :

    País : 

    Sendo que, eu que vou solicitar o processo da minha mãe aqui em Portugal, mas é minha mãe que vai ter o processo de cidadania pra netos via atribuição rolando e ela mora no Brasil...

    então preencho tudo com meus dados e coloco nome dela como requerente? ou eu sou a requerente e coloco nas informações todas (país, email) os dados dela? estou perdida nisso :(((((

  • @Nery42 @Leticialele

    Trouxe para cá a questão da Nery aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/298103#Comment_298103

    A @Leticialele tem muito mais experiência e vai poder te dar mais segurança do que fazer.

    Te relatei no outro tópico a MINHA experiência - caso idêntico ao seu. Deixamos tudo que não era "essencial" fora do processo. Somos descendentes do primeiro casamento - os do segundo casamento (se houver) que lidem com o segundo casamento etc.

    Quanto mais papel "não necessário" você manda, maior a chance de ter alguma inconsistência - e cair em exigência por algo que nem precisaria fazer parte do processo. Ser mais realista que o rei pode ser um tiro pela culatra nesse caso.

    Além disso, muita gente perde tempo e $ buscando certidão que nem é necessária para o processo. E a fila de pedidos de netos na sua frente não para de crescer.

  • @Nery42 , concordo plenamente com o @CarlosASP .

    NÃO MANDE documentos além dos estritamente necessários. Não mande nada do segundo casamento nem do óbito!!!

    Quanto ao preenchimento do pagamento, mesmo que você seja a procuradora e a proprietária do cartão, a Requerente é sua mãe. É o nome dela que tem que constar do cabeçalho do Formulário que você vai receber após a confirmação do pagamento.

  • @Leticialele Obrigada pela ajuda.

    Mas em qual momento receberei?

    O status do meu processo está como "Aguarda Integração CRCentrais", há exatos 3 meses.

  • @MIDIFAZIO_22 , pelo seu relato, seu processo aguarda a criação do assento. Lisboa tem levado uns 6 meses!

  • @Leticialele Isso mesmo Le, estamos aguardando esse retorno do assento, ai meu Deus...mais alguns meses então! :(

  • @Leticialele Você sabe me tirar uma dúvida quanto transcrição de casamento?

    Após recebermos o assento, obrigatoriamente precisaremos transcrever nosso casamento pelo consulado aqui?

    Quanto tempo será que levaria para concluir?

  • Olá, @Leticialele @gandalf você tem alguma informação sobre este conservatório (Santa María da Feria) meu processo foi enviado para esse conservatório para a criação do registro. Muito obrigado

  • @MIDIFAZIO_22 , você pode transcrever o seu casamento no Consulado que atenda à região em que mora ou em qualquer Conservatória de Registo Civil em Portugal.

  • @Leticialele muito obrigada pelo retorno.

    Só mais uma coisa...você sabe me dizer onde posso consultar ou quais documentos são necessários para que eu peça para uma pessoa que mora em Lisboa realizar a transcrição do meu casamento por lá?

  • @MIDIFAZIO_22 , se você mandar a documentação correta, com o requerimento assinado e com a firma reconhecida por autenticidade e seu amigo só for entregar e pagar, não precisa de procuração.

    Se quiser que ele assine o requerimento na Conservatória, tem que fazer uma procuração com poderes específicos para transcrever seu casamento em Portugal.

  • Bom dia, não sei se é aqui o lugar correto pra tirar minhas dúvidas, se não for me desculpem e me orientem onde posso me informar melhor. Eu comecei o processo da minha mãe filha de pai português, em 2019, por conta da pandemia interrompi o processo e retomo agora, com muitas dúvidas com tanta informação nova. O objetivo é eu, meu irmão e nossos filhos tbm termos a atribuição.

    Minha mãe 73 anos, casada uma única vez, filha de pai português (falecido), declarante de seu nascimento, casado única vez com minha avó brasileira.

    Já tinha td documentação, sei q tenho q tirar toda de novo, mas nem seria esse um problema, só queria um norte pra voltar com o processo, pq estou realmente mto confusa.

    De já agradeço

  • @Leticialele tenho autismo e pediu urgência

  • @CarlosASP @Leticialele

    faz todo sentido, então não vou colocar nada além do solicitado.....

    então processo da minha mãe está pronto:

    1) nascimento portugues - casamento portugues

    2) nascimento minha avó - casamento minha avó - óbito da minha avó (acho que tenho que retirar esse)

    3) nascimento minha mãe - casamento minha mãe - rg - antecedentes criminais - formulário e comprovante de pagamento

    4) procuração atestando que sou a filha e me dando poderes para tal

    certidões apostiladas e formulario assinado por autenticidade.

    vou retirar o óbito da minha avó (mãe da minha mãe) do processo também correto??

    eu entendia que tinha que provar que minha avó faleceu.

    pq se minha avó não tivesse falecida ela poderia tirar como filha de portugues.... por isso iria colocar também o óbito da minha avó. (ja tenho o óbito original so ia retirar um novo no cartório)

    mas se eu colocar o óbito da minha avó eu poderia atrapalhar o processo..correto?

    obrigada juro não sei como eu faria sem vocÊs!!

  • @Valéria Gomes , nada mudou, para os processos de filhos, desde a pandemia.

    Tem que mandar

    Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa do pai;

    Certidão da requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação emitidos há menos de 10 anos;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preecnhido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade;

    Obtenha o Formulário após o pagamento dos emolumentos (175 euros) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C (use um cartão Visa, o Mastercard tem dado problemas)

    Print do email que encaminhou o formulário

    Mande para o Arquivo Central do Porto.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele , pedi com urgencia porque tenho autismo, não sei se aprovou. depois da bolinha de n° 1 verde demora muito tempo? tem uma média para movimentar?

  • @marcelloamr , a CRCentrais só aceita pedido de urgência se for bem documentado. O fato de ser autista não o torna incapaz, a não ser que, com documentação médica, só exista indicação para tratamento em algum país da União Europeia.

  • Dia 31/05/21 enviei meus documentos para Lisboa, pois encontrei divergências em endereços do ACP de Porto. Por medo, resolvi mandar pra Lisboa mesmo.

    Hoje faz 65 dias que estou aguardando atualização do Correios e nada. Depois que chegou em SP foi pra um Status: "Registrado Exportação" e não saiu mais disso. É normal aconteceu com vocês também?

    Vejo pessoas dizendo que viram pelo correios que chegou em Portugal mas não tem atualização nenhuma aqui.

  • Gustavo1510Gustavo1510 Member
    editado August 2022

    O meu processo é de aquisição de cidadania pelo casamento, está na bolinha 4 laranja, alguém sabe me informar o prazo médio para a finalização e concessão da cidadania?

    Dei entrada em dezembro de 2020, entretanto remeteram à Lisboa onde foi novamente protocolado em janeiro de 2021.

  • Boa noite

    Meu sobrinho, filho de portuguesa, enviou os documentos em fevereiro para conservatório de Lisboa e até hoje não recebeu o e-mail com a chave de acesso.

    Como podemos localizar esse processo?

    Obrigada

  • @natidecastro

    Tente ver se no site dos correios de Portugal aparece algo; insira o código no campo Seguir Objeto

    https://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/objectSearch.jspx?request_locale=pt

  • Boa tarde, enviei o meu processo de cidadania portuguesa através, de meu pai em julho de 2021, em setembro do mesmo ano recebi o meu protocolo e venho acompanhando desde então, acontece que hj, dia 06/08/2022 não saiu do número 1 ainda, com a bolinha verde, eu mandei para Almada a princípio mas depois de alguns e-mails eles informaram que não faziam mais o processo lá e que agora meu processo tinha sido direcionado para conservatória de Lisboa, gostaria de saber se alguém passou por algo parecido e qual a estimativa de tempo para esse meu processo votar a andar, ou se e melhor fazer tudo de novo, obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.