Fases do Processo de Cidadania

124678

Comentários

  • editado January 2022

    @Chrisp

    Esse não não é o tópico apropriado para o assunto. Por favor, dirija-se ao tópico correto. Netos pela CRCentrais.

  • Pessoal, processo em vila nova de gaia, o meu está lá desde o dia 15/09/21 alguém que tem processo la, sabe como está o andamento?!

  • Boa noite pessoal.

    Pretendo entrar com meu processo de cidadania por casamento e tenho algumas dúvidas. Se tiver no canal errado peço desculpas e peço a gentileza de me informar para o tópico correto.

    1º O processo só é feito no Registro Geral em Lisboa? Se não, há alguma conservatória que o processo seja mais rápido?

    2º Atestado de antecedentes: é o da Polícia Federal certo? Certidão de um lado da folha e validação da certidão no verso? Tenho que apostilar?

    3º Documentos portugueses, como certidão de nascimento de minha esposa e casamento nosso, só precisa do número de assento?

    4º Morei por 8 meses em Londres, preciso tirar atestado de antecedentes de lá também?


    Com meus melhores cumprimentos,

  • @Flavio Bonizzi , há um tópico para a aquisição da cidadania pelo casamento. Tem bastante informação lá.

    Quanto às suas dúvidas:

    1º O processo só é feito no Registro Geral em Lisboa? Se não, há alguma conservatória que o processo seja mais rápido? Os processos pelo Art. 3 (casamento) só tramitam na CRCentrais - Lisboa, até o presente.

    2º Atestado de antecedentes: é o da Polícia Federal certo? Certidão de um lado da folha e validação da certidão no verso? Tenho que apostilar? Sim, atestado impresso e, atrás, a validação. Ambas no mesmo site da Polícia Federal. Não tem que apostilar, o atestado não leva assinatura.

    3º Documentos portugueses, como certidão de nascimento de minha esposa e casamento nosso, só precisa do número de assento? Sim, mas verifique se todos os dados estão corretos, antes de enviar.

    4º Morei por 8 meses em Londres, preciso tirar atestado de antecedentes de lá também? Sim, precisa.

    Boa sorte!

  • Oi Letícia, bom dia. Agradeço pelas respostas. Lembrei de outra dúvida. O processo de atribuição pelo casamento demora mesmo em torno de 24, 29 meses?

    E outra coisa: Eles sabem que morei na Inglaterra por esse período? Confuso tirar esse atestado de antecedentes morando no Brasil.

    Desde já agradeço.

  • @Flavio Bonizzi , complicado omitir informações no Formulário!

    Não sei como funciona o sistema de consultas dele, mas acho um risco desnecessário omitir que morou na Inglaterra.

    Aqui no Fórum, há pessoas que já mandaram o atestado de lá. Faça uma busca, e vai encontrar as instruções para fazer!

  • Para o processo de atribuição, a certidão de nascimento obtida pelo Civil Online serve ?

  • @DanielLopes , sim, cópia simples!!

  • @Leticialele O pessoal do cartório aqui do Brasil, pediu que eu registrasse a certidão de nascimento da minha avó, e essa certidão já está apostilada. Parece que cada cartório inventa regra própria

  • Pessoal, boa tarde! Me perdoem se eu estiver perguntando no local errado. O processo de atribuição de neta de português da minha sogra que foi dado entrada diretamente em Lisboa foi concluído, pois recebemos o seguinte e-mail do CRC Lisboa:

    Exmo Sr

    Atendendo à entrada em vigor da 9ª alteração à Lei da Nacionalidade, no dia 11 de novembro de 2020 (LO n.º 2/2020, de 10.11), e dada a possibilidade da sua aplicação imediata aos processos pendentes o processo foi reanalisado nos termos da referida alteração e decidido favoravelmente.

    Aproveito o ensejo para informar que, o processo ficará ainda a aguardar o correspondente registo, o qual será efetuado por ordem cronológica reportada à data da decisão.

    Imediatamente após a feitura do registo, será enviada, pelo correio, ao próprio (ou procurador constituído), uma certidão de nascimento comprovativa da concessão da nacionalidade portuguesa.


    Alguns meses após esse e-mail, meu marido (quem deu entrada pra minha sogra como procurador da mãe) recebeu via correio do IRN CRC Lisboa uma carta dizendo que o processo de nacionalidade portuguesa dela havia sido concluído com sucesso e encaminharam junto uma certidão gratuita do registro de nacionalidade/nascimento efetuado e juntamente enviaram também um certificado de que essa certidão está conforme o original do registro número tal da CRC Lisboa, informando que essa certidão substitui a certidão de cópia integral Assento de Nascimento para Outros fins.

    A nossa dúvida agora é, somos obrigados a tirar o Cartão Cidadão dela e o passaporte, ou com essa certidão meu marido já consegue dar entrada no Processo de Nacionalidade dele como filho?

    Porque acontece que minha sogra veio a falecer antes que o processo fosse finalizado (morreu em 2020 e o processo foi concluído com data de assento em 30 de março de 2021). Contudo, gostaríamos de saber se apenas com essa Certidão de nascimento do Assento dela meu marido pode dar entrada no processo de nacionalidade dele como filho. Lembrando que nessa certidão portuguesa dela está com o nome de solteira, que tem um dos sobrenomes diferente do meu marido, o filho dela.

    Agradeço muito se alguém puder me dar uma luz.

    Obrigada e abs a todos! Claudia

  • @Claucastrosp , não precisa fazer Cartão cidadão e passaporte.

    Terá que transcrever o casamento de sua sogra antes de solicitar a atribuição de seu marido como filho de portuguesa.

    Para isso, basta mandar a certidão de nascimento portuguesa, a certidão de casamento e a certidão do marido brasileiro, junto com um requerimento, para o Consulado que atenda à região em que vocês moram. Para maiores detalhes, veja qual o Consulado e, se tiver dúvidas, volte para perguntar.

  • Bom dia.

    Tenho uma dúvida referente à 6ª etapa. Ela di, que fica aguardo de fazer o cartão cidadão, como se preocede disso? É possível já fazer o cartão sem sem estar fisicamente lá? Se não fizer o cartão o processo trava?

    Grato desde já pela atenção.

  • @Miguelfvs , há alguma confusão aí!

    Você só pode pedir o cartão cidadão (se desejar) após a criação do registo português - etapa 7 concluída.

    Não acredite em tudo o que ouve.

  • Certo, muito obrigado @Leticialele

  • editado February 2022

    @Leticialele @guimoss @gandalf Amigos, estou ajudando um parente a pegar sua atribuição como filha e tinha perguntas pra vcs experts:

    A mãe dela já é portuguesa, o casamento dos pais já foi averbado. A mãe já é portuguesa mas o pai brasileiro, e o pai foi o declarante. MAs repetindo casamento já averbado. Nesse caso ainda sim preciso de mandar a certidão de casamento? ou o fato de estar averbado já é suficiente?

    A filha que estou ajudando foi casada, acrescentou o nome do marido, ele faleceu, sua certidão de nascimento narra estes dois fatos com averbações. Mandarei a certidão de casamento. preciso também mandar as certidão de cada averbamento? Preciso mandar a certidão de óbito ou o óbito apenas após transcrever o casamento?

    Abs

  • @Ecps . Se o casamento está averbado (foi transcrito em Portugal) na certidão portuguesa da mãe, não precisa mandar certidão de casamento. Basta mandar a certidão de nascimento

    Da filha, mande a certidão de casamento apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e no RG ou CNH ou passaporte que contenha a filiação.

    Apenas após a conclusão do processo de atribuição é que vai transcrever o casamento e averbar o óbito do marido.

  • editado February 2022

    @Leticialele Que ótimo Lele obrigada!! Eu li no site do consulado escrito assim:


    "2- No caso de certidões de nascimento de inteiro teor que possuem anotações referentes a escrituras públicas, será necessário a apresentação da referida escritura pública, com firma reconhecida em Cartório Notarial e na sequência efetuar o apostilhamento"


    Se na certidão na filha tem a averbação de casamento e de óbito tenho que mandar essas averbações separadamente? Tipo pedir esses registros? Foi o que interpretei disso que li no site do consulado

  • @Ecps , não é isso que querem dizer. As anotações seriam referentes ao nascimento, tais como reconhecimentos, adoções, etc.

  • @Leticialele Nossa que maravilha, vai economizar uma grana XDD Obrigado demais! Absss

  • Boa noite Letícia. Como vai?

    Preenchi a declaração para aquisição da nacionalidade por casamento mas fiquei com 2 dúvidas. Se puder ajudar agradeço.

    1º Vale postal pelo que li está meio complexo. É melhor vale postal mesmo ou aquela opção no cartão de crédito? Já reconheci assinatura, se fizer pelo cartão de crédito diretamente para conservatória de registro centrais, pelo que entendi, no momento do pagamento eles enviam pelo email a requisição para aquisição com o número desse controle, então terei que reconhecer novamente a assinatura. É esse processo mesmo?

    2º No campo 6 do quadro 2 pede pra informar os dados do cônjuge português se não tiver uma cópia da certidão de nascimento do mesmo. O nome do cônjuge seria o de solteiro ou de casado?

    Desde já agradeço a atenção.

  • @Flavio Bonizzi

    1º - Pague com cartão de crédito, muito mais prático e não tem validade! Quando receber o Formulário 3, após a confirmação do pagamento, imprima-o frente e verso (vem com o recibo no cabeçalho), dê um print no email que o encaminha e junte ao Formulário que você já tem preenchido e assinado;

    2º - O nome do cônjuge português é o nome de casado.

    Boa sorte!!

  • Olá,


    Estou com processo de cidadania de filha, demos entrada antes da pandemia mas com o mesmo parou tudo e ai só voltou a se movimentar em meados do ano passado, só que teve problema na documentação em outubro e em novembro reenviei a documentação, mas desde dezembro ele ainda não analisaram ou seja nem abriram o envelope, e já passou 2 meses, e como estou me mudando para Portugal junto com a minha família, estou querendo saber como posso tentar agilizar pois estou vendo a transferência da empresa que trabalho para sede de PT, alguém sabe me orientar?


    Dei entrada através do meu irmão que já é cidadão Português na conservatória de Viseu.

  • Andresa10Andresa10 Member
    editado February 2022

    Olá gostaria muito de agradecer, por toda atenção a mim prestada e comunicar que finalmente estou somente aguardando meu assento, Graças a Deus!! Estou muito feliz!!

    Processo recebido CRC Centrais Lisboa 05/08/2021

    Bolinha 2 verde Foi registrado dia 19/11/2022

    Bolinha 4 marrom 17/02/2022

    Bolinha 06 verde 22/02/2022

    Lembrando que foi solicitado urgência com todos os requisitos prestado




  • @Andresa10 Olá, qual foi o critério que você utilizou?

  • @AntonellidosSantos

    O dela é Filhos-1C pela CRCentrais.

    Por favor evitem postar nesse tópico. O assunto dele é para explicar como entender as bolinhas, não para questões genéricas.

  • @CarlosASP

    Obrigada pela resposta. Sabe me dizer se a coluna "Recebido Rastreio AR" é referente à confirmação do pagamento ou à entrega da documentação na CRC? Porque não soube direito o que preencher.

  • Andresa10

    Você fez a solicitação do seu processo com urgência? Porque vi que foi finalizado super rápido. Sabe se consigo mudar o meu processo pra urgência depois de já enviado?

  • Qual é a conservatória mais rápida para atribuição de filho?


    ?

  • Pessoal, boa tarde.


    Meu processo de atribuição a NETOS foi enviado em junho de 2020.

    Até o momento permanece na primeira fase , recebido bolinha verde.

    Já se passaram 9 meses! Quanto tempo mais devo esperar nesta fase?

    É necessário tomar alguma providência?

    Agradeceria comentários.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.