Fases do Processo de Cidadania

1234568»

Comentários

  • Alguém sabe me informar o tempo médio que demora da Bolinha 4 para a 5???meu processo está na Bolinha 4 com cor Marron ha meses e não sai de lá

  • Pessoal, boa tarde!

    O acesso a essas bolinhas é somente para quem da entrada diretamente nas conservatórias em Portugal?

    Ou quem der entrada pelo Consulado de SP também tem acesso?

    Obrigada!

  • Bom dia,

    Tenho um processo de naturalização por tempo de residência (317 - Art. 6º n.º 1 - Naturalização) em aberto desde março deste ano. Até agora não saiu da primeira bolinha, isso é normal? Pergunto porque o que está descrito é:

    Cerca de 9 a 11 meses de preparação decorrem entre a entrega do pedido e o início da análise.

    Entretanto a análise seria a quinta bolinha, já não deveria ter avançado para outras etapas, portanto?


    Obrigado.

  • Pessoal,

    enviei meus documentos de atribuição por neto, para a conservatória de Lisboa, foram recebidos em 10 de maio e até agora não me retornaram com a senha. Demora assim mesmo? já tem 4 meses.

  • @hugoevo

    eu e mais alguns foristas estamos caminhando para o 6° mês sem retorno da senha pelo e-mail. Alguns já ligaram, mandaram e-mail e não tiveram nada. Por conta dos acontecimentos dos últimos meses, o tempo que tínhamos como padrão vai dar uma bela atrasada. No entanto, algumas pessoas já falaram que normalmente durante o final de ano eles dão uma agilizada, então vamos ver como vai ser. Mas por hora, sim, é bem demorado.

  • @MiriamC Gostaria de saber onde está a apresentar a sua candidatura. Obrigado

  • Boa tarde,

    Quanto tempo após o recebimento dos documentos pela conservatoria eu recebo o email com informações do processo?

    Recebi confirmação do correio que foi entregue dia 20/07, e até agora não recebi nada.

  • Olá pessoal.

    Podem informar-me qual o/a Balcão/Conservatório/Arquivo com menos demanda para emitir o pedido de nacionalidade?

    Desde já agradeço!!!

  • Olá, meu processo foi finalizado. A bolinha 7 ficou verde hoje!

    Eu e meu irmão fizemos processos ao mesmo tempo, mas ele recebeu e-mail de que tinha terminado e eu não.

    Queria saber qual é o próximo passo. Eu posso solicitar o registro online, mesmo sem saber o número do meu registro?

    Já posso agendar atendimento no consulado para pedir o cartão cidadão e o passaporte?

    Ou preciso esperar chegar uma carta na minha casa com o meu registro?

    Valeu!

  • Boa tarde @Jaqueline_sdc, sou filho de pai Português com registro no nascimento. Mandei meu processo para o Porto, chegou dia 03/05 e dia 09/05 foi feito o registro e me encaminharam uma senha para acompanhar, hoje faz 5 meses e 5 dias e continua na bolinha 1, isso é normal? Já que filhos de pai português ou mãe portuguesa e declarados diretamente pelos pais, são tratados com prioridade, pelo que o tempo de análise e decisão pode durar entre 2 a 4 meses.

  • @hugoevo

    Acredito que esteja demorando mesmo, enviei em maio pra conservatória de Lisboa, chegou hoje a senha no meu email. Fique sempre atento no email e na caixa de spam.

    Só pra você conseguir ver certinho no spam, o endereço que me enviou a senha foi noreply_rcentrais@irn.mj.pt com o Assunto: Chave de acesso ao estado do processo

    Fica de olho por ai, espero que receba sua chave logo <3

  • Ola, bom dia, desde o recebimento do pedido 15/03/21, até hoje o processo não avançou, continua na bolinha 01 -verde, é assim mesmo? Preciso fazer algo para dar andamento no pedido?

  • Olá amigos, podem dizer-me

    quanto tempo depois de o Conservatório receber os documentos, receberei um e-mail sobre o processo?

  • @Taty_Pinto

    É processo de neto (1D)? Se for, agora estão começando a andar os processos que chegaram lá no fim de 2020.


    @MarcoDas1

    Qual conservatória e que tipo de processo (filho, neto, cônjuge, residência etc)?

  • olá pessoal, boa tarde!! Estou iniciando o processo do meu pai que é filho de português. Já consegui localizar o batismo de meu avô e pedi o envio da certidão em papel para o Brasil... meu avô foi quem registrou meu pai, neste caso entendi que bastaria preencher o formulário e encaminhar a certidão de meu pai apostilada e a de meu avô. Será que realmente não é necessário pedir a notificação do casamento do meu avô? e nem enviar a certidão de óbito?

  • Olá pessoal, vcs sabem me informar se preciso apostilar a certidão de casamento do meu avô português?

  • @PatDantas

    depende, vc fala da certidão brasileira ou portuguesa?

    foi necessária a transcrição de casamento?

  • editado January 2023

    Olá Pessoal, boa tarde!

    O meu processo por tempo de residência, entrada começo de janeiro de 2022, já completa esta semana, 4 meses na fase 3, alguém com caso parecido na ACP do Porto por favor?


    Obrigadaaaa.

  • Olá gente, boa tarde!

    Dia 6 de janeiro enviei os documentos por correio para Lisboa(processo de neto), gostaria de saber se recebemos um e-mail quando os documentos chegam lá, ou se tem que esperar pela senha! Estou um pouco confusa sobre isso! Desde já, obrigada.

  • @MaryGuerra

    Mais ou menos daqui a 6 meses vc recebe o número do processo e a senha para acompanhamento no email que vc informou no formulário.

  • Bom dia foristas,

    Nunca comentei aqui no fórum, mas sempre estive a acompanhar os processos para poder saber mais ou menos como estava o andamento do meu, e vou contar-vos a minha experiência.

    Meu processo de nacionalidade foi feito pelo Art. 6º n.º 1 - Naturalização (por Tempo de Residência - 5 anos)

    08/03/2022 – Após reunir todos os documentos necessários, enviei para a Conservatória do Registo Civil de Faro - IRN

    09/03/2022 – Um dia depois, recebi o código de acesso por e-mail para acompanhar o processo que já se encontrava em Fase 1: Foi Recebido - VERDE

    27/10/2022 – Foram longos 7 meses e 19 dias (233 dias) em consulta todos os dias, quando o processo passou para a Fase 3: Aguarda Consultas - VERDE

    28/10/2022 – Um dia depois, passa para a Fase 4: Verificação dos Documentos - CASTANHO, com a informação: "o seu pedido não está completo, e estará nessa fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta". Fiquei a aguardar a carta de notificação.

    08/11/2022 – Onze dias depois, chegou a carta de notificação do IRN de Faro, a pedir para apresentar o Certificado do Registo Criminal emitido pelo Consulado do Brasil em Portugal. Mas o documento já havia sido enviado no início do processo e o documento também pode ser consultado em formato digital. Foi argumentado via e-mail porque estavam a pedir esse documento novamente, e informado que a veracidade do documento pode ser consultada online.

    11/11/2022 – Três dias depois responderam-me ao e-mail: "Após informação colhida junto do Consulado, considere a notificação sem efeito." Continuei a aguardar o avanço do processo.

    24/01/2023 – Quando eu menos esperava, após 322 do início do processo, passou para a Fase 7: Terminado – CASTANHO, com a informação “o seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português”. Poucas horas depois, ficou em Fase 7: Terminado – VERDE, com a informação atualizada: "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado." Eu fiz o pedido do Assento de Nascimento pelo Civil online porque não queria esperar a carta de notificação chegar (estava ansioso já).

    25/01/2023 – No dia seguinte, recebi por e-mail o Assento e fiz a minha marcação na Loja do Cidadão - Saldanha para o dia seguinte.

    26/01/2023 – Dia 26 compareci à Loja do Cidadão do Saldanha, foram muito simpáticos, atenciosos, e eu só precisei confirmar os meus dados, alguns já constavam no Título de Residência (NIF - NISS - Nº de Utente - Morada). Escolhi a opção para levantar o cartão no dia seguinte.

    27/01/2023 – E aqui termino o meu relato. Dia 27 de janeiro de 2023, levantei o meu Cartão de Cidadão no Campus de Justiça.

    Desejo aos foristas toda a sorte e infelizmente temos de esperar com paciência, apesar do meu processo ter sido concluído em 322 dias (menos de um ano), conheço um caso que ainda não saiu da Fase 1 desde Julho, conheço outro caso que foi mandado para o Seixal, depois foi mandado para Lisboa, e depois foi mandado para o Porto (?). Portanto cada caso é um caso, mas tenham paciência que uma hora sai.

    Despeço-me de vocês amigos, e boa sorte mais uma vez.

  • @wesleydmachado parabéns pela vitória, foi mesmo rápido!😅🙌🏽🙌🏽🎉🎉

    Eu sou do começo de janeiro/2022, por tempo de residência também, estou na bolinha 3 há 4 meses e alguns dias, enlouquecendo já😂😂😂, esperando isso para sair do país, enfim, orar e ter maissss paciência!

  • @Lucas_2022 boa tarde!

    Por favor, o teu processo já foi concluído?

    Obrigadaaaa.

  • Pessoal bom dia, estou enviando o Formulario 1C, com dados do meu passaporte, junto com meu passaporte apostilado... mas no meu passaporte ainda havia meu nome de casado do primeiro casamento. hoje ja me divorciei e assino com nome igual de solteiro.

    tem problema eu enviar copia do passaporte assim? com formulario citando o passaporte? ou devo enviar um documento com nome de solteiro?

    estou enviando tambem uma via apostilada da minha certidão de casamento, com averbação do primeiro divorcio e o segundo casamento, com meu nome atual. Tem algum problema?

  • Boa noite!

    Algum movimento de alguém, por agora, no ACP por tempo de residência por favor?

  • @ThamiresPaula_112325 poderia falar como foi o seu processo? Se já foi finalizado e quanto tempo levou?

  • Olá a minha cidadania por casamento deu início em 2019 e logo foi para bolinha 4 tudo certo cor marrom e aguardando, agora em começo de fevereiro 2024 recebi um email pedindo novamente a certidão de antecedentes criminais e o estátus mudou de marrom para laranja ainda na bolinha 4 então no outro dia já corri atrás tirei uma nova e postei mandei no modo mais caro e rápido para não atrasar pois me deram 30 dias ou iria ser cancelado todo processo.

    Então final de fevereiro a bolinha pulou para 6 cor marrom estou no aguardo logo passo mais informações.

    Outra coisa acho que vão pedir os antecedentes de agora em diante novamente porque durante o processo quem garante que o interessado não cometeu nenhum crime.

  • editado March 4

    Bom dia @Floridi

    Só pediram a certidão de antecedentes? Você mandou a frente e verso (autenticação) na mesma folha?

    Devia ter alguma dúvida na sua, primeiro caso que vejo de pedirem uma "atualizada".

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.