Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1351352354356357648

Comentários

  • @jarbastf , não é necessário

  • Olá pessoal! E se fosse feita uma mobilização junto ao Governo Português, aos responsáveis pela CRC-Lisboa para que se agilizasse os processos, principalmente os de netos, que levam mais tempo, através de e-mails, redes sociais, será que surtiria efeito?

  • Saiu hoje no blog Portugal Giro: Ao enviar dados ao Parlamento em 2021, o Ministério da Justiça informou que recebeu mais de 11 mil pedidos mensais ano passado. A pasta afirmou que está em andamento a execução de um novo sistema de suporte para reduzir a tramitação.

  • camipfreitascamipfreitas Member
    editado January 2022

    Bom dia, hoje fui ao Porto presencialmente iniciar o processo da minha mãe como neta. Não aceitaram no ACP, mas encaminharam-me ao CNAIM que sim aceitou e já recebi a chave por e-mail.

    Fiquei bem desapontada pois o atendente disse-me que esse processo de neto necessariamente vem pra Lisboa. Se fosse filho aí sim o Porto daria continuidade. Enfim já entendi que vai levar anos, paciência.

    Abaixo os dados para acrescentarem na planilha online pois não consegui inserí-los.

    Uma questão eu não posso fazer em paralelo a transcrição do casamento da minha mãe? @Leticialele

    Cleide Pinheiro de Freitas

     Proc-11XXX/22 (Artº 1.D) [editado pela moderação]

    Data: 26/01/2022

    CNAIM Porto

  • editado January 2022

    @camipfreitas

    Edite esse número e apague a dezena e unidade do número do processo. 113xx/22 é só o que deve divulgar, para sua segurança.

    Para a planilha, qual a idade do requerente (Cleide), e qual a forma de pagamento?

    "So processo como neto só tramita na CRCentrais de Lisboa e vai levar 3 anos" https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/268162/#Comment_268162

    "A recomendação geral é não tentar entregar pessoalmente, porque não vale pena. Não há nenhum benefício, é uma amolação, tem custos de deslocamento. E se faltar algum documento na conferência deles no balcão, você volta pra trás sem conseguir entregar." https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273027/#Comment_273027

    "Embora possa mandar em paralelo, você deveria conferir antes. Não há grande vantagem no paralelismo, uma vez que pelo correio, o assento sai em 3-4 semanas. Se houver alguma divergência, é melhor você atentar para ela e corrigir antes de iniciar a nacionalidade, que demora muito mais" https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248466/#Comment_248466

  • Meu pedido de cidadania chegou hoje na CRC Lisboa, via DHL, e agora é só torcer para o tempo passar rápido, queria agradecer a @Leticialele e ao @gandalf pela orientação e ajuda inestimáveis! Muito obrigado, assim que eu tiver o número do processo pedirei orientação para colocá-lo na planilha.

  • boa noite, o processo da minha mãe continua parado na fase 4 e já vai fazer um ano desde o protocolo, como ela é idosa (77) e existe pelo que o @gandalf reportou uma estimativa de solução em cerca de 8 meses, pergunto se seria útil eu ligar para LR perguntando sobre o andamento, mandar um e-mail ou mesmo ir presencialmente lá na conservatória tentar obter alguma informação, quem sabe falar com o próprio conservador. Eles atendem público?

  • @Mariadapenhadecampos

    Vou dar minha opinição sincera (na base do #sóacho) sobre a sua proposição: "E se fosse feita uma mobilização junto ao Governo Português, aos responsáveis pela CRC-Lisboa para que se agilizasse os processos, principalmente os de netos, que levam mais tempo, através de e-mails, redes sociais, será que surtiria efeito?"

    Esse atraso todo é obviamente causado pela mudança de critério na comprovação do "vínculo efetivo" dos netos, que abriu possibilidade para uma infinidade de pedidos de nacionalidade, e que bom que foi assim. Só que Portugal é um país pequeno, com estrutura pequena, e com necessidades outras e mais urgentes em termos de serviços públicos para a sua própria população. Fazer esse tipo de "pressão" pode dar o efeito contrário: chegarem à conclusão de que não têm estrutura pra tantos pedidos e que é melhor voltar ao critério mais restrito, anterior. Ainda mais se vira notícia e cai na internet (como tudo hoje em dia), com pessoas discutindo em rede social, atraindo os xenófobos de plantão.

    Se eu fosse portuguesa "da gema" e o governo resolvesse investir em estrutura para acelerar processos de nacionalidade ao invés de serviços médicos, por exemplo (e a carência de médicos de família por toda a parte é grande) provavelmente eu ficasse muito chateada. Por mais que o país precise de imigrantes e jovens (isso pode ser suprido por vistos de longa duração, por exemplo).

    O caminho é longo, a paciência tem dias que é difícil ter, a ansiedade é enorme, mas vejo isso como um "presente" que Portugal dá aos seus decendentes. No dia da festa ele chega rsrsrs...

    Mas, como disse, só acho. Posso estar redondamente enganada.

  • @andreamt , concordo inteiramente com você!!

    Não custa lembrar que um processo de cidadania italiana pode levar até 8 anos!!

  • @andreamt , eu faço jus as palavras de @Leticialele , concordo 100 por cento também :)

  • editado January 2022

    @vsqjunior

    Faça da maneira correta. Existe um canal oficial para fazer sua queixa. Pense bem em sua estratégia do que vai escrever.

    Você tem que explicar a situação de sua mãe, o fato de ser considerada idosa, e que o processo está parado há XX meses. Pergunte qual é o critériio para idosos, porque precisam ter tratamento preferencial, em vista do surto de Covid, e não há garantia do ano seguinte.

    Seria um prejuízo e frustração para todas as partes envolvidas.

    Não faça em tom de queixa, mas seja objetivo, e coloque a questão com uma estratégia de ação. O que você escrever vai virar uma comsunta na Conservatória, e pode fazer o processo andar... ou não. https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa

    Não invoque "atrasos" porque tecnicamente não há. Invoque um questionamento de quais são os critérios para idosos.

  • @Leticialele @AnaCláudia @gandalf O processo que citei que está parado no primeiro status Recebido (1 bolinha verde) é de meu tio de 75 anos, e o outro que comparei, que está com status Verificaçao documentos (4 bolinhas verdes), é de outra tia de 76 anos. Diferença de idade de apenas 1 ano. Justifica este atraso?

  • Corrigindo minha manifestação anterior (que vergonha!): deScententes!

  • @RIBEIRORENATOS , de fato! mas tenho a impressão de que algo aconteceu para eles mudarem o critério. Estou acompanhando o processo de uma senhora de 82 anos que está parado na bolinha 1 desde setembro de 2021

  • editado January 2022

    @andreamt tenho a mesma opinião que você quanto a qualquer reclamação relativa aos prazos de tramitação!

  • Olá pessoal, bom dia!

    Após 115 dias, finalmente recebi minha senha de acompanhamento. Deixo esse comentário pois vi que, assim como eu, outras pessoas enviaram dia 04/10, e devem estar para receber a senha também.

    Acredito que eles estejam dando uma agilizada pois acompanhando a planilha vi que dia 25/01 numeraram um processo entregue no dia 26/09. Dois dias depois já numeraram o meu, do dia 04/10.

    Enfim, só suposições.

    Abçs

  • Uma nota para reflexão...:

    Se aqueles funcionários DAS CONSERVATÓRIAS que precisam deixar o trabalho com processos de lado para responder emails e ligações o tempo todo fossem deixados a trabalhar em paz...

    SERÁ QUE OS PRAZOS DE ANDAMENTO E CONCLUSÃO DOS PROCESSOS DE MODO GERAL DIMINUIRIAM...???????


    ***Lembrando que existe um canal para obtenção de informações sobre processos...A LINHA REGISTOS...!!!


    SERÁ QUE SE A ENERGIA USADA PARA CONSULTAR O PROCESSO ACADA 15 MINUTOS FOSSE CANALIZADA PARA PESQUISA E APRENDIZADO...FAZENDO UMA LEITURA CUIDADOSA DAS DEZENAS DE PÁGINAS DE INFORMAÇÃO DE EXTREMA QUALIDADE DISPONÍVEIS AQUI NO FÓRUM ENQUANTO AINDA SE ESTÁ MONTANDO O PROCESSO...EVITANDO ASSIM COMETER ALGUM ERRO E GERANDO UMA NOTIFICAÇÃO DE EXIGÊNCIA...O RESULTADO FINAL NÃO SERIA MELHOR PARA TODOS...?????

    Eu penso que sim...

    SORTE...!!!

  • Oi pessoal,

    Recebi hoje a chave de acesso do processo enviado pela DHL no dia 29/09/21 e recebido na Conservatória de Registos Centrais em Lisboa no dia 04/10/21.

    Tô muito feliz!

    Posso atualizar direto na planilha?

    Obrigada,

    Karla

  • anadometilaanadometila Member
    editado January 2022

    Olá

    Alguma novidade sobre a criação dos registos? Liguei na conservatória e disseram que está tão atrasado que não estão nem dando prazo.

    obrigada

  • editado January 2022

    @anadometila

    Não ligue na Conservatória, porque atrasa o seu processo e o de todos os outros cada vez que deslocam pessoas para atender o telefone. Se quiser ligar, use os canais apropriados da Linha de Registos.

    Se você tivesse colocado o processo na planilha, ela faria as estimativas pra você. Ou então, conte do dia 29/12/21 mais 174 dias, e cairá na última semana, entre 27-30/Junho/22. É quando você deve esperar que saia o seu assento. A menos que sua mãe tenha mais de 76 anos, o que parece pouco provável. A menos que tenha algum motivo para pedir urgência comprovado.

    Vá na planilha e corrija os dados que tiver. NºProcesso, idade, etc. Observe o contador da coluna "Q" quando chegar em zero.

  • felipebsouzafelipebsouza Member
    editado January 2022

    Olá pessoal! Recebi hoje por e-mail a chave de acesso.

    Levou exatamente 4 meses desde a entrega.

    Foi entregue via DHL no dia 27/09/2021, e recebi hoje por e-mail em 27/01/2022.

    Se puder adicionar à planilha por gentileza.

    A idade é 69 anos e o número é: Proc-12XXX/22 (Artº 1.D)

  • @karlabandeira, o processo da minha mãe também foi entregue dia 04/10/21 e também recebemos a chave hoje. Está andando!! rsrs

    Interessante ver pela planilha o andamento dos processos, e de fato, eles andaram juntos até aqui.

    Observei outros processos que receberam a chave hoje e chegaram na Conservatória em 04/10/21.

    Seguimos com fé e paciência!

  • Obrigada @gandalf . Já atualizei a idade, ela tem 69 anos.

    Posso criar uma nova discussão sobre nacionalidade por tempo de residência?

    Pra mim me parece que vai ser o caminho mais rápido. Já tenho quase 4 anos.

  • Mestres. No meu processo -- atribuiçao/neto --, a bolinha 4 esta marrom, com a mensagem da foto abaixo. Isso significa que haverá exigência??


  • @RDLBH

    Até aqui tudo bem. É normal. O texto abaixo muda quando tem exigência.

    Veja o exemplo aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p3

  • editado January 2022

    @RDLBH

    Não. No meu entedimento está no trâmite normal.

    Pra efeito de comparação, quando seu processo teve início? E mudou pra esse status (bolinha 4 marrom) quando?

    PS. Não sou mestre, kkkk, aguarde outras opiniões.

  • @camipfreitas

    Vou lhe responder por Mensagem Privada, aquele envelope no canto direito superior da tela.

    Se sua mãe será cidadã, você deve esperar o processo dela, para que a sua nacionalidade seja originária, e assim possa retroagir ao seu nascimento. As formas por aquisição (derivada), você só começa a ser portuguesa a partir do assento. Há consequências nisso. Quando a pessoa não tem outra opção, tudo bem, mas não é o seu caso.

  • Início em maio-2021. Prioridade de idoso. @ericvinicius

  • @RDLBH

    Nesse caso a bolinha-4 é um ótimo sinal. Significa que o processo está tendo um andamento mais rápido que os outros que seguem pelo caminho normal sem prioridade.

    Você mandou uma prova de vida? Não precisaria no caso de seu avô, mas é uma informação relevante para ajudar a outros. Tecnicamente só haveria exigência para PV se tivesse 86 anos ou mais (nascidos em 1936 ou antes). Mas essas regras não são absolutas. Tem certa dose de subjetividade nelas. Depende se fez um RG novo, e coisas assim.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.