Conservatórias mais rápidas para concluir processos de atribuição.

124

Comentários

  • Boa tarde!

    Está precisando da transcrição do casamento para fazer a nacionalidade dos filhos? Pergunto pois fiz minha nacionalidade por Tondela em 2017 e não precisou mas parece que agora está precisando. Podem me confirmar por favor?

  • @edu_vianna , se o(a) português (a) foi declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento.

  • @edu_vianna

    Se a mãe for brasileira, e o português for o declarante antes de 1 ano de idade, não precisa da transcrição.

    Se o pai e a mãe forem portugueses a transcrição é obrigatória.

    Se só a mãe for portuguesa, ela tem que ter sido a declarante para o filho ter direito. E tem que transcrever o casamento, ou o nome do pai ficará em branco no assento do filho.

  • Entendi, então só confirmando, no meu caso, eu sou o português, minha esposa eh brasileira, tem meu nome na certidão de nascimento dos meu filhos, então pra fazer a cidadania dos meus filhos NÃO precisa da transcrição do casamento. É isso?


    MUITO OBRIGADO NOVAMENTE

  • @edu_vianna , sim, para fazer a atribuição de seus filhos a transcrição NÃO é necessária

  • MRCPMRCP Member

    @gandalf então tem como fazer atribuição de menor sem transcrição? A única consequência é não constar o nome do pai?

  • @MRCP

    Se os pais forem casados, e o pai português for o declarante, não precisa (no processo como filho por art-1C).

    Se a mãe portuguesa for a declarante, ela fica como solteira, mas sendo ela a declarante, o direito fica garantido. Mas terá uma exigência, e o requerente terá que responder se aceita que o nome do pai não conste no assento, ou terá que fazer a prova da participação do pai na menoridade.

    Para simplificar o processo, quando a mãe é portuguesa, diz-se que a transcrição é obrigatória. Na verdade é uma simplificação para 99% dos casos, se tem os documentos é a melhor opção, e as excessões (na falta deles) são tratadas caso a caso.

  • Bom dia!

    Estou procurando informacoes atualizadas com relacao a tempo por conservatoria.

    Estou somente aguardando chegar a minha certidao de nascimento pra enviar.

    Saberiam informar como andam os tempos pra solicitar aquisicao de cidadania portuguesa, sendo filha de portugues?

    Muito obrigada,

    Elaine

  • @elaineviegas , no Arquivo Central do Porto, uns 6 meses.

  • Pessoal, acabo de concluir a atribuição da minha mãe. Agora vou dar entrada na transcrição do casamento dela e depois na minha atribuição. Existe alguma maneira de dar entrada nos dois processos em paralelo para ganhar tempo? Ou tenho que esperar a conclusão da transcrição para aí sim dar entrada na atribuição?

  • @Fabricio Gonçalves , pode fazer a transcrição paralelamente à atribuição.

    Se mora em SP ou MS, faça pelo Consulado de Santos;

    No Rio ou ES, pelo Consulado do Rio;

    Curitiba, vice-consulado;

    Ou em Ponta Delgada (Açores).

    Mande seu processo de atribuição para o Arquivo Central do Porto.

  • Amigos, boa noite

    Estou com meu processo pronto, o que me orientam?

    Minha esposa está indo para Coimbra, ela poderia dar entrada em meu processo? Como eh a conservatória de Coimbra, seria melhor levar em Aveiro? Ou se eu encaminhar via consulado ? Assim como a grande maioria, busco agilidade.

    Alguém poderia me dar alguma dica/orientação?

    Adalberto

  • @Fabricio Gonçalves

    Embora possa mandar em paralelo, você deveria conferir antes.

    Não há grande vantagem no paralelismo, uma vez que pelo correio, o assento sai em 3-4 semanas. Se houver alguma divergência, é melhor você atentar para ela e corrigir antes de iniciar a nacionalidade, que demora muito mais.

    Eu tive que retificar várias divergências (6) na transcrição. Tive que fazer um requerimento e juntar documentação. É raro, mas acontece.

    Uma vez enviada, em 2 semanas você recebe a Referência Bancária para o pagamento. Feito o pagamento, em poucos dias sai o assento. Se não quiser esperar você pode pedir pelo civilonline, ou consultar pela Linha de Registos a averbação ao seu assento.

    1) Se tiver o número do processo de transcrição a conservatória e a data de numeração, anote numa folha de papel em branco e mande junto com seu processo. 2) ou mande uma cópia simples da transcrição. 3) ou confie que vai estar pronta sem erros, anotada em seu assento, quando o conservador verificar online.

  • @Adalbertoreis se for processo pelo 1C (pai para filho), mande para ACP;

    se for 1D (neto) ou aquisição pelo casamento, mande direto para Lisboa

    Vai ser mais rápido que entregar presencialmente, sobretudo em razão de vários relatos de que as conservatórias estão atendendo somente mediante agendamento e está bem difícil conseguir horário por causa da pandemia.

  • editado June 2021

    @Adalbertoreis

    Montar o processo pelo consulado é bastante diferente de montar o processo pela conservatória, em termos dos documentos requeridos, e da forma de pagamento.

    No entanto você diz que já tem o processo pronto. Que tipo de processo? Como fez o pagamento?

    Não há nenhum benefício em entregar pessoalmente. Apenas atrasa o início do processo, e possivelmente a análise.

    Aconselho a mandar por DHL diretamente para a conservatória. 1) Não conseguirá agendamento na conservatória pela pandemia. Somente casos com urgência comprovada. 2) Se mandar pelo CTT, o correio em PT, não vai estar lá para receber uma eventual devolução. Nem todas as conservatórias atendem pelo correio. 3) Entregando com endereço local, atrasa o processo, porque gera uma consulta automática ao SEF sobre o status migratório, que vai atrasar a análise no mínimo um mês. 4) Mandando por DHL chega na conservatória em 3-4 dias. Não creio que sua esposa consiga fazer melhor que isso, nem com a viagem marcada para amanhã. :-) https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248068/#Comment_248068

    Para qual conservatória mandar, depende do tipo de processo, e onde o português nasceu. Mas você não sabe disso ainda. Quem é o português (o pai, a mãe, ambos pai e mãe, um dos avós ou ambos)? Onde se casaram (BR, PT)? Você fez a transcrição do casamento? Se o português é o avô/avó, os pai/mãe que descende do português ainda está vivo?

    Não creio que você esteja preparado, ou não colocaria na mesma frase coisas tão diferentes. Sugiro que se prepare melhor, e que informe aqui os detalhes de seu caso para receber uma instrução adequada.

    Há muito mais a ser considerado do que rapidez. Afobação é o pior. O que faz um processo ser mais rápido, é a preparação, não é apenas pra onde se manda, mas principalmente um processo montado sem erros.

  • Boa tarde, pessoal! Gostaria de saber qual conservatória, atualmente, é a mais indicada (rápida) para atribuição de menores de idade. Ainda é Tondela?

  • @Marcela Grassi não, está sendo ACP

  • Boa noite, pessoal!

    Meu pai adquiriu a nacionalidade portuguesa recentemente. Ele é filho de portugues, mas nasceu no Brasil. Qual o procedimento que devo tomar para obter minha nacionalidade portuguesa? Meu avô nasceu em Vila Nova de Famalicão. Qual a melhor conservatória no meu caso?

    Agradeço desde já pela ajuda!

  • @gustavosaldanha , se seu pai é português, você tem que pedir sua cidadania como filho de português, pelo art 1C. Não importa o fato de ter nascido no Brasil. Ele "nasceu" em Portugal, quando a cidadania dele foi deferida e o registo português criado.

    Mande seu processo para o Arquivo Central do Porto.

    Atualmente, o processo está levando uns 6 meses

  • Alguém já mandou recentemente um processo a Lisboa? Estou a fazer atribuição atreves de pai português, dizerem que leva mais o menos 6 meses no meu caso

  • @Grandeesperança11 Lisboa está demorando para processos de filhos entre 12 e 18 meses

  • @gsilvestre


    voce sabe quanto tempo eles demoram para mandar a chave para acompanhar o processo?

  • @Grandeesperança11 não temos muitos relatos sobre processos de filhos, mas, seguindo o mesmo prazo dos processos de netos, seria algo entre 3 e 4 meses

  • obrigado @Leticialele pela ajuda!

    Gostaria de saber se o endereço e a documentação estão corretos:

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto

    • Uma fotocópia legível autenticada em Cartório Notarial dos estados do Rio de Janeiro ou Espírito Santo da carteira de identidade ou do documento de identificação válido e atualizado de forma que permita a identificação do interessado, devidamente legalizada com a Apostila de Haia a ser obtida junto aos cartórios brasileiros.
    • Original da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica do livro (fotocópia), certificada pelo Oficial do Registo Civil, do(a) interessado(a) emitida há menos de um ano e devidamente legalizada com a Apostila de Haia a ser obtida junto aos cartórios brasileiros
    • Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do(s) progenitor(es) português(es), ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respectiva localização.
    • Declaração de nascimento devidamente preenchida sem rasuras ou emendas para ser assinada na presença do funcionário do Consulado-Geral
    • Uma fotografia atual 3×4, colorida, do interessado para inscrição consular.


  • @gustavosaldanha , o endereço está correto.

    Quanto à documentação, essa declaração de nascimento não precisa ser assinada no Consulado.

    Obtenha o Formulário 1C após pagar com cartão de crédito (175 euros) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Receberá, pelo email cadastrado, o Formulário 1C. Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve a qualquer Cartório de Notas para assinar na frente do funcionário, e reconhecer a firma por autenticidade.

    Mande um print do email que encaminhou o formulário.

    Não precisa mandar fotografia alguma.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele , para onde eu envio o print do email?

    O formulário 1C preenchido vai junto com o resto da documentação por DHL?

  • O documento de identificação pode ser a CNH?

  • @gustavosaldanha , junte o print do email aos demais documentos.

    Sim, ACP aceita a cópia autenticada e apostilada da CNH

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.