Conservatórias mais rápidas para concluir processos de atribuição.

245

Comentários

  • Olá, meu irmão está com todos os documentos para enviar para o processo de atribuição. No site do Consulado de Portugal aqui no Brasil indicam para enviar para a Conservatória em Lisboa . Poderia enviar par outra que seria mais rápido? Obrigada
  • @patriciabraga,se for atribuiçao pai pra filho em questão de velocidade ta tudo mais ou menos igual mas o pessoal custuma utilizar a acp por algumas facilidades que nela se tem .
  • Liam, trata-se de atribuição de avô para neto .
  • @Patricia, atribuição para neto só em Lisboa
  • Nas instruções do formulário 1C, na página 4, consta que o pedido de atribuição da nacionalidade em alguma das CRCs abaixo relacionadas:, além das já tradicionais (ACP, Tondela, Lisboa etc):

    Almada,
    Amadora,
    Aveiro,
    Barreiro,
    Braga,
    Bragança,
    Cascais,
    Coimbra,
    Évora,
    Guarda,
    Guimarães,
    Loulé,
    Mangualde,
    Pombal,
    Portalegre,
    Santarém,
    Silves,
    Torres Vedras.

    Alguém aqui já fez pedido por alguma dessas CRCs acima relacionadas ou conhecem algum caso?

    Se sim, saberiam responder se aceitam pedidos pelos correios e qual o tempo médio de conclusão dos processos?

  • @eduardo a maioria delas ou quase todas NÃO ACEITA pedidos pelo correio.
  • @viihgonzalez ganha somente o tempo de envio, muda praticamente nada.
  • @Alexaraujoo atribuicao no Porto demorando 4 meses ... Realmente so para menores. A fila para registro de processos com data de entrada antes do meio do ano passado esta grandem processos despachados em agosto para registro ainda náo tem assento.
  • Dessas as que sei @eduardofranco1979 sáo: Braga (fiz da minha mae por la de 2018/2019) e Torres Vedras (um conhecido advogado q cuida de processos mandava p là) ate ano passado aceitavam, mas isso è coisa muda de tempos em tempos. Tem q ver se nao houve atualizacoes ou mudancas a respeito.
  • Boa tarde Pessoal,


    Estarei em Portugal em julho e gostaria de dar entrada na cidadania do meu filho menor de idade, das CRCs listada acima, sabem me informar quais aceitam o processo pessoalmente e o tempo que está demorando para finalizar o processo ?


    Desde já agradeço.

  • @Talita2701


    Dei entrada na atribuição da minha filha em 06/05/20 e finalizou sexta feira 29/05/20 pela conservatória de Tondela, dei entrada via postal em Portugal mesmo mas eles aceitam pessoalmente e dão prioridade para menores.


    Boa sorte!

  • Talita2701

    Se você mandar por DHL por Tondela, pode ser que esteja concluído e com o assento antes de você chegar lá. Para menores, 4 a 6 semanas. E já faz a transcrição de casamento junto, enviando no mesmo "pacote". Só paga €120 da transcrição por vale postal.

    Fazer pessoalmente, principalmente se for em um balcão, podem fazer "por inscrição", e você não conseguir consultar online. Se houver exigência, terá que entregar os documentos adicionais pessoalmente. Por correio fará necessariamente "por declaração". São detalhes que você talvez nem sabe.

  • @Alexaraujoo ,


    Estarei na região do Porto, não fica tão longe!, mas realmente dar entrada via postal diretamente lá também é uma boa idéia.

    Muito obrigada pelo retorno.

    Abçs,

    Talita

  • @Talita2701 Já que vai estar no Porto envia por Ctt mesmo que chega no dia seguinte.

    No envelope escreva em vermelho (Atribuição ao Menor). Assim eles identificam o envelope e já agilizam o processo.


    Abç

  • MarcelinaMarcelina Member
    editado June 2020

    O meu documento encontrava-se no ACP , desde outubro de 2018 , e em Novembro de 2019 passou para fase da criação de assento português, até hoje .

    A 1 semana consultei no site da nacionalidade e o meu processo encontrasse agora na Conservatória do Registro central do Cartaxo , ou seja gostaria de saber exatamente quanto tempo leva o documento numa conservatória , penso entregar o meu processo nas mão da uma advogada pra ver se ela me consegui ajudar de alguma forma , gostaria muito de saber se vale a pena esperar ou o melhor é mesmo pagar uma advogada que me possa ajudar ??

    Obrigada!

  • editado June 2020

    Marcelina

    Não precisa advogado. Eles não conseguirão nada que você não possa conseguir sozinha. Mas também não fique somente esperando.

    Ligue na LR e pergunte sobre o processo, se há alguma anotação, explique que pela web e consta que ele foi enviado para Cartaxo, mas que seu processo de atribuição de 2018 ainda está retido. Peça a eles um e-mail ou telefone que você possa entrar em contato direto na Conservatória. Tente mais de uma forma.

    Faça uma busca por Cartaxo e verá que o histórico lá é ruim. Todos os que vi eram por casamento, e só um concluiu, depois de 2 anos. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/216112/#Comment_216112"

    Quando o processo muda pra outra conservatória, ele passa a seguir as regras e as filas da nova conservatória. Pergunte na LR há quanto tempo ele foi transferido pra lá. Você é o primeiro caso que eu ouvi ter sido mandado da ACP pra Cartaxo. Deve ter algum motivo pra isso.

  • Hi! Hope any moderator speaks English in here! I'm from Argentina, my mother married a man from Brazil and she has the citizenship. I normally try to speak Portuguese, but my brain is not working right now at that level.

    She is in stage 7 of the nationality, so soon, I will be able to get the certificate online to do mine (right?). I was wondering, since I'm in Europe right now, is there any place other than Lisbon that accepts the papers and is faster than lisbon? I think Porto is for Brazilians, which I'm not.

    Thanks for everything and keep with the good work, this group rocks it!

  • Ramiro Martínez, the place where you can send the papers to is not related to where you where born but to the place where your mother was born. Unfortunaly, if your mother was born in Argentina, the place where your papers will end up is Lisbon since nowhere else are allowed analyze then.

  • editado June 2020

    @Ramiro Martínez, your next step is to do the marriage transcript, by the fact the portuguese is the wife, and it is mandatory in Lisbon, before applying for your citizenship. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1"

    The fórum usually recommends to do it in Ponta Delgada (by mail or DHL), and it takes about 6 weeks. Tondela is also an option, but probably will take longer. Some people do through a portuguese consulate (check the website as docs vary at each consulate). Some consulates do it in the same day, but they are usually more strict in the docs required, and have long waiting periods to schedule.

    You'll need to check your €120 fee payment options, since you are already in Europe. I'm not sure in how it works in your case.

    Also, the birth certificate or other document not written in portuguese, must be translated by a sworn translator, and then certified with the Hague apostille (both, the document and the translation). "https://en.wikipedia.org/wiki/Apostille_Convention"

    Have fun.

  • editado June 2020

    Hi everyone!


    Thanks for answering! Yes, I'm familiarised with the steps thanks to this forum and my mother process ( I fallowed steps from here). Regarding the transcription of the marriage, I did it last time in Porto branch 1 or so, they did it in 2 days, you need to carry the documents with you, so, no post, but still is a good option if you are in there. (And you need an appointment).

    Regarding the submission that's a shame! I was really hoping that I can bring the paperwork to another place rather than Lisbon. I'll manage to find out if I can submit a letter of urgency from The university here in Belgium. I'm doing some cancer research and it would be super handy to have the citizenship.

    Thanks a lot for the great energy and all the information and time you share!


    Best wishes!

  • Boa tarde a todos! Espero que estejam bem!


    @gandalf , tudo bem? Espero que sim! Não sei se lembra de mim, foi um caso bem complicado a cidadania do meu pai kkk

    Li que as conservatórias ja estão funcionando e pretendo dar entrada na minha cidadania, inclusive ja estou com a minha certidão de nascimento reprografica apostilada em mãos e me surgiram umas duvidas:

    • sou divirciada com união estável no momento, qual coloco? Na Minha RG atual já consta o meu nome de solteira novamente.
    • Pretendo tentar a minha atribuição sem fazer a transcrição de casamento dos meus pais, acho que vou arriscar ja que foi meu pai que me registrou logo depois do meu nascimento... o que acha?
    • li que Tondela parece ser uma boa opção, teriam mais algumas? No site consta pra enviar a Lisboa, qual sua opinião?
    • tenho conta no banco Millenium e poderia fazer a transferência através dele certo? Vou procurar os dados bancários no site pra ver se encontro e envio o comprovante em anexo, o que acha?

    Desculpe-me por tantas perguntas...

    Mais uma vez muitíssimo obrigada!

    Um grande abraço!!!!

    Marcia Rocha

  • Olá!

    deixo meu depoimento aqui sobre atribuição de menor e transcrição de casamento por Tondela:

    enviei os dois processos juntos pra lá, atribuição do meu sobrinho e casamento dos pais dele.

    atribuição do menor concluída em 25 dias, já o casamento está em 6 meses e meio.

    já enviei e-mails e a resposta é sempre a mesma: Estamos trabalhando com constrangimentos.

    acho bem mais válido continuar enviando a transcrição pra ponta delgada, visto que a minha saiu em 40 dias com assento em casa (moro no Porto)

    ????????????

  • @Rafaela Patricio


    Olá!

    Muito obrigada por compartilhar sua experiência!


    abraços,

  • @Rafaela Patricio ...Vou copiar aqui uma mensagem anterior...Talvez ajude a compreender essa questão...

    "...Boa Tarde...

    Para quem decide enviar Transcrição de casamento + Atribuição de Menor de idade vou deixar aqui um relato...

    Enviamos Uma Atribuição de menor + Transcrição de Casamento para Tondela...Os documentos foram recebidos no dia 28/10/2019...Em Janeiro recebemos a Certidão de Nascimento Portuguesa do Menor...O Registo tem data de 06/12/2019...

    Depois de um mês sem receber nenhuma informação sobre a Transcrição de Casamento resolvemos entrar em contato com Tondela...

    Por telefone confirmamos o recebimento da Certidão de Nascimento do Menor por correio e manifestamos nossa preocupação pela falta de qualquer tipo de notificação acerca da Transcrição...Na ocasião informamos ao atendente que acreditávamos que em casos de envio simultâneo de Atribuição de Menor + Transcrição de Casamento dos Pais...Acreditávamos que a Transcrição deveria ser concluída ANTES de que se pudesse iniciar a Atribuição do filho menor de idade...Daí o motivo do contato por telefone...

    A resposta do atendente foi a seguinte...:

    NÃO SÃO EM TODOS OS CASOS de envio conjunto de Atribuição de Menor + Transcrição do Casamento dos Pais em que é OBRIGATÓRIA a conclusão da Transcrição ANTES da Atribuição da Nacionalidade Portuguesa do Filho menor...

    Para finalizar...Segundo informação de Tondela obtida por telefone essa semana...A Transcrição do Casamento dos pais do Menor foi concluída no dia 29/04/2020...(Ainda não recebemos a Certidão de Casamento)...

    Esse relato serve apenas para esclarecer que as Transcrições de Casamento enviadas em uma mesma remessa junto com a Atribuição do filho Menor PODEM não ser concluídas tão rápido como todos nós que enviávamos processos assim para Tondela acreditávamos..."

  • @Vlad Pen , tudo bem?


    Por gentileza, quais conservatórias vc indicaria além da Acp do Porto?

    Estou com o processo da minha mãe quase finalizado com a seguinte mensagem "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português". Por isso já estou pensando em qual conservatória enviarei o meu.

    Grato,

    Gabriel

  • @Gabriel Pires Não temos informações de novas conservatórias mais rápidas q ACP .

  • @Vlad Pen  Mas há alguma antiga que seja mais rápida? Ouvi dizer sobre a CRC. Eu pergunto pois aparentemente a ACP pode demorar mais de um ano.

    Grato,

    Gabriel

  • @Gabriel Pires , CRC é a de Lisboa, de longe a mais demorada!!

  • Muito obrigado pela resposta @Leticialele , vc tem informação de qual estaria sendo a mais rápida?

  • @Gabriel Pires , ACP ou Tondela estão com prazos similares. Eu prefiro o ACP, mas fica a critério de cada um. Processos lá eram bem rápidos, mas, depois da gigantesca fraude que descobriram, os processos têm levado de 12 a 14 meses para serem concluídos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.