Documentação e prazo

@gandalf Preciso muito de ajuda. Estou com os documentos do meu irmão pra enviar pra Lisboa e preparei a documentação de neto, minha mãe é filha de português, é viva, divorciada, porém não fizemos a dela, estou fazendo para o meu irmão, tirei os documentos a cinco meses, ou seja, no mês que vem já vencerão ( dezembro)? Quanto mais eu leio mais receosa fico de enviar..Vocês poderiam me orientar?

Comentários

  • @yaratozi ,


    A recomendação é sempre para fazer dos filhos dos portugueses primeiro - nesse caso, o da sua mãe. É muito mais simples e rápido.

    Fazer a cidadania da sua mae e depois a do seu irmao, vai levar entre um ano e um ano e meio no total. Fazer apenas o do seu ormao, vai levar de dois a três anos!

    Mas... cada familia tem a sua historia. Entao para responder sua pergunta, os documentos emitidos no brasil tem validade de 1 ano. se voce obteve os do seu irmao há cinco meses, pode mandar sem nenhum receio (exceto pelo documento da policoa federal, mas esse voce tira online no dia que for aos correios, sem problem).

  • editado November 2021

    @yaratozi

    Vamos por partes... O que foi dito acima é verdade. Seria melhor vocês fazerem primeiro o de sua mãe como filha, e depois dos filhos dela (você e seu irmão). Como filho poderia mandar para o ACP e demora 6 meses cada fase. Você e seu irmão teriam a nacionalidade em 1 ano.

    Mas não impede fazer como netos. Só que o processo como neto só tramita na CRCentrais de Lisboa e vai levar 3 anos.

    As certidões brasileiras são válidas por 1 ano, entre a emissão e a numeração do processo. Se tiver mais de 10 meses, deve fazer um novo.

    E mais importante: Imagino que sua mãe seja divorciada de seu pai. Imagino que seu pai brasileiro tenha sido o declarante na certidão de nascimento de vocês dois. Se for assim, não seria problema, mas teria que fazer a transcrição do casamento dela em PT caso faça como filha. A homologação do divórcio em PT é opcional para a nacionalidade de vocês.

    Fazendo diretamente como netos sua mãe brasileira não interfere no processo. Basta a certidão de nascimento da mãe em inteiro teor apostilada, a certidão por cópia reprográfica do livro apostilada do neto, e o xerox simples do assento do avô português. Sendo brasileira não há transcrição a fazer. A mãe é apenas o elo de ligação do neto com o português.

    Mas tudo isso já foi discutido no outro tópico que você criou: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/268147/#Comment_268147

    Que caminho vai querer seguir?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.