Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1110311041106110811091452

Comentários

  • @Leticialele obrigada!

    Já fui no cartório e fiz para os dois.

  • @NathQueiroz , basta reconhecer a firma por autenticidade, não precisa apostilar o Formulário.

  • @Destefano então compensa pedir desistência e iniciar um novo processo na acp ? Estou perdido. Processo na CRC era tudo que não queria. Foi pra lá quando estava na bolinha 2 ainda.

  • @Gabrielfreitas eu não faria isso. Não sabemos como irão proceder em relação a esses processos. Tenho para mim que podem ser tratados como urgência pela forma como tudo aconteceu.@Damares

  • Pessoal, tudo bem?


    Uma dúvida.. Para atribuição de menores, sendo o declarante da certidão de nascimento o pai (português), é necessário averbar o casamento com a mãe (brasileira) mesmo assim?


    valeu!

  • @Efarias , se o pai português foi o declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.

    Mande o processo do menor para o Arquivo Central do Porto.

    Lembre que pai e mãe têm que assinar o Formulário 1C no Cartório, para o reconhecimento das assinaturas por autenticidade.

    O processo de menores é gratuito

  • @Gabrielfreitas

    Não entre em desespero por causa disso. Conhece aquele ditado que diz "quanto mais mexe mais fede"? Pois é, se aplica aqui.

    Não devia ter mandado, houve vários avisos que seria melhor mandar para outro lugar, desde Dezembro/2020. Escolheu mandar mesmo assim, então conviva em paz com sua decisão. Ninguém tinha certeza de que aconteceria, só indícios. Não é o fim do mundo.

    Nos lugares mais rápidos demoraria 6-12 meses. Na CRCentrais levava 18 meses. Assuma que esse será o novo prazo, e relaxe.

    Se você tiver algum motivo de urgência comprovada, sempre pode pedir prioridade (trabalhar, estudar, cuidar da saúde ou cuidar de um parente próximo doente em PT). Terá que mandar o documento que comprova o fato. (no fórum tem exemplos, busque se qualificar)

  • Pessoal, o processo de atribuição da minha avó acredito que estava na reta final, havia entrado em exigência e me pediram um documento, então enviei o documento. Depois de um mês recebi outra carta pedindo outro documento (certidão de casamento da requerente) para comprovar a fixação do sobrenome, na data de 25/02/2021. E na carta diz que o processo seria arquivado após seis meses caso não enviasse o documento... E devido eu não ter dinheiro pra enviar o documento naquela época, eu acabei que deixei pra depois. Queria saber qual a melhor orientação para enviar esse documento agora.

    Tenho medo de enviar o documento para Portugal e eles não darem continuidade devido ao processo ter sido arquivado...

    Obs: não recebi nenhuma mensagem ou carta onde diz que o processo foi arquivado, mas acredito que foi, devido ao tempo que já se passou desde que recebi a ultima carta (25/02/2021)

  • editado January 2022

    @DaniloSouza

    Os arquivamentos de processos se dão depois de 6 meses, que é o prazo legal, e esse prazo está suspenso desde o início de 2020 através de um decreto por causa da pandemia. Seu processo ainda está ativo, mas o decreto sempre pode ser revogado, portanto entre em contacto com a Conservatória por e-mail, e diga que está enviando o documento solicitado. E mande o documento o mais rápido possível.

    Se o documento depende ainda de ser solicitado, mande além do e-mail, uma carta registrada para a Conservatória dizendo que está providenciando os documentos solicitados, e portanto solicita uma dilação do prazo legal, e junte uma cópia da exigência. Nessa carta você solicita que as tratativas para o caso possam ser discutidas pelo e-mail xxx-Danilo-xxx@yyy.com. Reconheça a assinatura por autenticidade.

    Se mandar uma carta dessas a cada 5 meses, o processo poderá ser mantido ativo por anos, pelo tempo que precisar.

    Penso que devia antes de começar a se mover, ligar na LR amanhã cedo, 06:00 da manhã, para saber qual é a situação do processo. Não deixe cair no final de semana sem saber como está. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/272833/#Comment_272833

  • @Destefano @Rogeriof

    Mais um dia sem despachos? Último dia 17/01

  • Pois é @Nandalobao , que ansiedade a nossa hahahahaha

    Mas temos que ter paciência, os mais experientes, @Leticialele e @gandalf nos ensinam assim, confiar e aguardar.

  • @anacris_fisio

    Depois de 3-1/2 meses esperando, você disse que recebeu a senha num sábado 18/12/21? Eles não numeram no sábado. Mudei pra Sexta-feira 17/12.

  • Oiiee. postando de novo pq ninguem me respondeu :/

    O processo da minha irma caiu em exigencia e eu enviei o que eles pediram dia 20 de Dezembro, Chegou lá dia 23 de Dezembro e até agora nada mudou no site, continua na Bolinha 4 (Amarela/laranja).

    Sabem quanto tempo demora essa etapa geralmente? e mude para analise ou vai direito pra aprovado/ou nao?

    Obrigada



  • @AmandaBranco espera uns 30 dias a contar de depois das festas do fim de ano. Se nada acontecer, liga para eles no início de fevereiro.

  • Bom dia.

    @robertaribeirog o assento do teu irmão saiu em 10 dias?

  • É com muita alegria que informo que o primeiro processo da minha família (ESA) foi concluído! Obrigado a todos, especialmente @gandalf e @Leticialele, por todo o apoio nessa jornada (que teve uma série de retificações e descobertas interessantes sobre a história da família). Espero que se forme uma tendência de aceleração de processos (151 dias foi ótimo!), e logo toda a família seja portuguesa. Boa sorte aos que ainda esperam, especialmente ao @Destefano e ao @Rogeriof, logo chega a vez de vocês!

  • Parabéns @AndreAAlmeida, que bom que saiu logo. Caramba, 5 meses. Excelente tempo. E obrigado pelos votos... rsrss

  • Aliás, vi em um grupo do face que outro em data próxima também teve seu processo deferido ontem.... @Rogeriof


  • editado January 2022

    @AndreAAlmeida parabéns e obrigado pela torcida!

    @Destefano tá chegando a nossa vez parceria.

    122 dias do recebimento hein...

  • @LuanaS @IgorMolina alguma novidade nos seus processos no ACP?

  • editado January 2022

    @Destefano sim, o processo da minha irmã que mora no uk saiu muito rápido!!


    Já o registo do meu irmão menor continua congelado....

  • @AmandaBranco

    Depois que cai em exigência, fica ali 4 laranja, até mudar de estado, geralmente para 6 verde.

    Dependendo da fase em que houve a exigência, isso pode levar 30-60 dias. No entanto, pode ter uma segunda exigência, se o que você mandou não foi suficiente. Nesse caso nada muda na consulta, nem mesmo a data que aparece ali.

    Você terá outra carta, e outra vez o prazo para responder a nova exigência. (apesar de que 2 exigências é bem raro; só se o documento que enviou levanta novas dúvidas).

    Por isso, depois de 4-6 semanas você deve ligar na LR, e pedir que leiam "se a exigência foi satisfeita", ou se houve nova exigência. Eles vão ler no processo as anotações do Conservador e responder pra você. São as únicas maneiras: ligar na LR, ou esperar mudar de fase.

    Repita a cada 4-6 semanas a ligação para a Linha de Registos se nada mudar na consulta. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/272833/#Comment_272833

  • Finalmente recebi o número e a chave do meu processo.

    Segue dados para incluir na planilha

    Fernanda

    Enviado por DHL em 08/01 (Salvador)

    Recebido no ACP em 14/01

    N° 95xx/22

    Chave enviada em 21/01 por e-mail

    @Destefano @Rogeriof poderiam por gentileza incluir na planilha? Obrigada meninos.@Roger

  • Boa noite pessoal,

    Sou novo por aqui, em breve envio meu pedido de atribuição 1C.

    Pelo que estive lendo em posts antigos, o ACP continua sendo a opção mais rápida, certo?

  • @Nandalobao

    O outro processo que está no ACP era de quem? Você disse que seu pai era português, imaginei que era sua. Agora você tem outra?

  • @gandalf o anterior era o do meu pai. Agora é o meu. Finalmente!!

    Por isso que te perguntei sobre o registro dele... Saiu o nome da minha avó de solteira, não o de casada como consta na certidão dele brasileiro.

    Fiquei na dúvida se é erro da conservatória ou se é o procedimento deles, já que a transcrição de casamento dos meus avós ainda não saiu (está em Tondela).

    Meu medo é o meu entrar em Exigência para esclarecer o nome dela, sei lá... não entendo muito a lógica portuguesa. Rsrsrsrs

  • editado January 2022

    @Nandalobao

    Depois eu vi. Mas leia também que vai achar engraçado agora. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/271378#Comment_271378

    As certidões portugueses têm precedência sobre as certidões brasileiras. Por algum motivo eles não puderam enquadrar sua avó com o nome de casada. Como eu havia dito anteriormente, se você não tivesse feito a transcrição, o nome dela nem constaria.

  • @gandalf se eu estava surtada com o processo do meu pai, imagina agora que é o meu?! Rsrsrsrs

    Vai ver muito surtos de ansiedade meus aqui ainda... Rsrsrsrs

    A ESPERANÇA e a fé continuam me acompanhando mais do que nunca agora rsrsrsrsrs

    Haja coração!! Aguenta firme aí...rsrsrs

  • @gandalf mas minha avó é a portuguesa. Como não constaria? Talvez não constasse o nome do meu avô (brasileiro).

    Mas saiu com o nome dos dois, porém minha avó (portuguesa) com o nome de solteira, diferente dos documentos enviados que consta o nome de casada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.