Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1108210831085108710881460

Comentários

  • Senhor, faltam apenas 5 do mês de junho para concluir... o do meu pai é um deles. Sigo na ESPERANÇA e na fé que saia antes do réveillon. Poderia ser um presente de natal amanhã! Rsrsrs

    Segura ansiedade....!

  • @Mauro Porto , deve receber o número nos próximos dias.

    Se você fizer o rastreamento pelo número da "Waybill", verá exatamente a data da entrega e quem recebeu - https://www.dhl.com/br-pt/home/tracking.html

  • @Leticialele ,obrigado.

    Eu acompanhei a entrega dia 14.12.21 e o nome de quem recebeu,a minha dúvida seria em relação a devolução pois o prédio onde moro retirou toda portaria física e passou para remota e os carteiros como ainda estão se adaptando a este novo modelo acabam devolvendo a remessa quando encontram dificuldades e no prédio a direção acaba tirando a responsabilidade deles sobre o caso,uma bagunça.

    Devido o fato de o processo começar somente quando ACP envia a chave para acompanhamento e até agora não recebi e não tive uma certeza do meu prédio se houve devolução ou não acabo ficando no escuro e gostaria de juntar as duas pontas para saber o que houve.

    Gostaria de saber se a devolução pela ACP-Porto é feita através dos correios ou pela empresa que o candidato enviou no caso DHL?

    Aguardo resposta e muitíssimo obrigado.

  • @Mauro Porto

    No seu caso deve ser apenas porque estão concentrados em concluir o máximo de processos antes do final do ano. Novos processos ficam na "geladeira" e alguns numeram no ano seguinte.

    A devolução é pela CTT, que tem convênio com os correios (ECT) com rastreio, mas sem necessidade de assinatura.

    Se você fez o pagamento por cartão de crédito, ou se seu filho é menor (grátis), ainda não vi nenhum caso de devolução.

    Antes, devolvia por falta de pagamento, ou pagamento incompleto no Vale Postal, o que não acontece mais. Tendo pagamento, o processo anda, e se tiver algum problema resolve com uma exigência. A exigência também manda carta com rastreio pela ECT (ocasionalmente mandam e-mail). O assento português, ao final do processo, também vai pela ECT em carta simples.

    Outra possibilidade seria ter mandou para o ACP, sem problema no pagamento, mas o processo não pode tramitar ali. Filhos menores art-2, ou filhos art-1C se o pai/mãe português não nasceu no BR ou PT. Nesses casos só faz na CRCentrais, eles mesmo redirecionam o processo, e na CRCentrais demora a numerar.

  • Olá a todos,

    só queria compartilhar que eu e o meu irmão tivemos o processo de cidadania aprovado essa semana. Foi bem rápido; os documentos chegaram em agosto e agora só falta sair o registro. Gostaria de agradecer a todos, esse espaço foi fundamental pra algo que eu queria há uns bons 15 anos, mas só há poucos que fui atrás. E um obrigada especial à @Leticialele!


    Vou atualizar a tabela agora. As datas seriam mais ou menos essas:

    • Envio por Sedex Internacional: 16 de julho
    • Recebimento no Arquivo Central do Porto: 10 de agosto
    • E-mail com senha de acesso (bolinha 1 verde, recebido): 13 de agosto
    • Mudança para bolinha 2 verde, registrado: 17 de dezembro
    • Mudança para bolinha 7 laranja, aprovado aguardando criação de registro: 23 de dezembro


    Abraços

  • @Fernanda Arouca , parabéns, portugueses!!!

    Feliz Natal, com muita saúde, paz e alegrias!!

  • @gandalf ,obrigado.

    As 17:32 minutos recebi a chave de acesso,bolinha verde número 1.

    Feliz Natal a todos!!!

  • Bom dia pessoal. Antes de tudo, um Feliz Natal para todos! Só para confirmar, os documentos de filho menor:


    • Certidão por copia reprografica, com sinal publico, apostilado.
    • Assento de Nascimento do Português
    • Fotocopia do RG do menor quando maior de 14 anos, autenticado e apostilado.
    • Fotocopia dos RG's dos pais, autenticado e apostilado.
    • Formulário 1C com Reconhecimento da assinatura por autenticidade dos pais.

    Correto?

  • @andrepernet , correto!

    Boa sorte!!

  • Olá, bom dia! Primeiramente gostaria de agradecer o apoio de todos vocês, pois o meu processo foi finalizado a algumas semanas atrás, obrigada! Como eu posso fazer para Transcrever o meu Casamento agora? A minha ideia é Transcrever o Casamento agora e depois tirar o meu Passaporte e Cartão Cidadão, seria isso mesmo os passos?

  • Prezados,


    Uma amiga deu entrada ao processo de atribulação das filhas maiores no ACP Porto e o mesmo foi transferido para Lisboa.


    Aconteceu isso com mais alguém? Ou saberiam dizer porquê isso acontece?


    Também estou na mesma situação... a convolação da minha mãe foi concluída e pretendo dar entrada em Porto! Pelo que percebi Porto ainda é a melhor opção e os prazos estão diminuindo, certo?

  • editado December 2021

    @Julobom , onde seu amigo nasceu? Se não foi no Brasil, ACP não faz a atribuição dos filhos. Seu amigo é descendente de sefarditas? Eles pediram pelo art 1C ou pelo Art 2 ? É estranho ACP mandar processos para Lisboa, a não ser que lhes falte competência para analisar. Por favor, dê maiores detalhes.

    Sim, Porto ainda é a melhor opção. Os processos pelo art 1C estão levando uns 6 meses para conclusão.

  • Bom dia, pessoal!

    Mandei dia 22/12 dois processos, o meu e do meu irmão. Chegaram na ACP hoje. Logo quando receber a chave de acesso coloco na planilha.

  • Queridos amigos, membros deste maravilhoso Fórum,

    Minha alegria e satisfação nao tem tamanho! Sou portuguesa! foram 25 meses e 13 dias, da remessa do processo até a criação do registro.

    Gratidão à Iza guerra, Márcia, Guilherme Moreira, Nilton Hessel, Leticialelê e...todos os anjos que nos ajudam com seus comentarios e orientações. Fiz minha atribuição como neta. Vou agora transcrever meu casamento e fazer a cidadania a cidadania dos filhos. Que Deus abençoes todos voces.. Meu email: ritaguedes54@hotmail..

  • @Rita_Guedes1954 , parabéns!!! Comemore com muito vinho e bacalhau!!!

  • @Rita_Guedes1954 ...

    Felicitações pela conquista...!!!

  • Pessoal, me tirem uma dúvida se puderem!

    Recebi meu assento dia 20/12 e vou a Portugal dia 04/01, estou em processo de equivalência de profissão e vou fazer provas lá. Vou ter que voltar outras vezes e seria mais facil pra mim se já fizesse meu cartão cidadão. Acontece que vou casas daqui a 2 meses. É melhor eu esperar casar pra depois fazer o cartão cidadão ou não faz mt diferença?

    Fazendo o cartão cidadão lá, demora quanto tempo até ficar pronto?


    Muito obrigada desde já!!

  • Boa tarde!

    Nenhum despacho hoje?

  • @Rogeriof , o site da nacionalidade está com problemas, hoje. Não encontra o processo de nacionalidade. Aquela clássica mensagem que assusta a todos!!

  • A tá @Leticialele , então é por isso.

  • Atenção, o site de consultas dos processos voltou a funcionar.

  • Boa tarde,tenho uma dúvida.

    Gostaria de saber como inserir o processo na planilha.

    Aguardo resposta e muitíssimo obrigado.

  • Boa tarde pessoal, passando para agradecer a ajuda durante todo o processo e compartilhar com vcs que já recebemos o e-mail com a certidão de nascimento dos meus filhos.

    Gostaria de atualizar a planilha, vcs podem me mandar o link.?

    Boas festas e ótimo ano para todos.

  • Olá, bom dia! Como eu posso fazer para Transcrever o meu Casamento? A minha ideia é Transcrever o Casamento agora e depois tirar o meu Passaporte e Cartão Cidadão, seria isso mesmo os passos?

  • Bom dia pessoal.

    Parece que tem despacho saindo hoje, verifiquem no site

    Consulta processo -  https://nacionalidade.justica.gov.pt/

  • Bom dia

    @Mayara Cruz , sim, o "correto" é você manter seus dados atualizados, ai no caso precisa transcrever o casamento em Portugal.

    Se mora em SP ou Rj, pode fazer via consulado, caso more em outro estado, pode enviar para Ponta Delgada (PT).

    Depois da transcrição, pode agendar no consulado Português o pedido do cartão cidadão + passaporte. A primeira visita é para colher dados para o cartão cidadão, e depois de pronto agenda um retorno presencial para o pedido do passaporte.

  • editado December 2021

    @Mayara Cruz

    Onde você mora?

    A transcrição pode ser feita em 1 mês nos consulados do Rio (RJ e ES), de Santos (SP e MS), de BH (MG), ou Brasília (DF), ou na Conservatória de Ponta Delgada (qualquer outro estado, mas como estão demorando 4 meses para a transcrição, por falta de pessoal, verifique antes no consulado português de sua área)

    Qual é a sua situação e o seu estado civil? Seu processo já concluiu com o assento? Você disse que se casaria no civil em Dezembro?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/265629/#Comment_265629

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/269077/#Comment_269077

    Você somente transcreve o casamento se ele for um casamento civil, tipicamente pelo consulado português de sua área. (demora 1 mês)

    Para tirar seu CC e PEP basta ter o seu assento. Nele você constará como solteira.

    Para dar direito ao cônjuge e filhos, você tem que fazer ou a transcrição ou a homologação da UE. Se tirar seu CC depois disso, nele constará a sua nova situação civil, e se houver mudança de nome, seu nome de casada.

  • Bom dia.

    Gostaria de tirar uma dúvida q tem me deixado ansiosa!!

    A documentação do "Luis Gustavo Chaves" (já está na planilha), foi enviada toda completa, exceto com o fato de não ter enviado a certidão atualizada da mãe dele com a transcrição do casamento com o pai dele (que foi o declarante). Enviamos apenas a cópia da certidão recebida da conservatória ao finalizar o processo de cidadania dela. Teremos problema com isso?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.