Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1108410851087108910901549

Comentários

  • @vhmms

    Peça outro pelo CivilOnline siga com o processo de transcrição pelo consulado para depois fazer a sua. Custa €10, e sai em 24h úteis. https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

    Se pedir hoje, ainda recebe amanhã cedo por e-mail. Se deixar pra pedir amanhã vai cair no feriadão, e só receberá no ano que vem.

  • Boa noite pessoal, processo do meu IRMÃO foi concluído, paguei a taxa do Civilonline de 10 euros e recebi hoje a certidão e para minha surpresa está errada, SEXO FEMININO. Como posso pedir o conserto desse erro?

  • @Leandro_Barbosa , mande um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e peça a correção. Mande, anexo, um pdf com a certidão de nascimento ou a identidade dele.

  • @LeticiaJ muito obrigado como sempre!

  • @Admin teria como habilitar a alteração de avatar ou foto? Obrigado.


    @gandalf muito obrigado pela dica.

  • Oi @gandalf e @LeticiaJ

    Queria a opinião de vocês pra uma coisa rs

    Meu processo foi despachado dia 20/12 e está aguardando apenas a criação do assento.

    Eu já estou em Portugal, vim para passar as festas de fim de ano e estou esperando aqui pra fazer o CC e tirar o Passaporte.

    Há alguma forma de acelerar a criação do registro? Proposta de emprego por exemplo. (Andei recebendo algumas, mas obviamente todos me pedem o registro)

    Ou será que não vale a pena, o que acham?

    Feliz 2022 para vocês!!!!

  • editado December 2021

    @patimartin , acredito que até a próxima semana, seu assento seja criado.

    Relaxe!!

    Tenha um excelente Ano Novo e aproveite Portugal!!

    Quando sair o registo, comemore com muito vinho e bacalhau!!

    A propósito, perdoada por ter trocado meu nome. Não é a primeira nem será a última... hahahahaha

  • editado December 2021

    @patimartin

    Sua aprovação tem 10 dias apenas. O assento leva 3-4 semanas, e dão uma "esfriada" agora no início do ano, e vai sair lá pra 21/jan.

    Se tem uma proposta de emprego, faça um requerimento simples endereçado ao conservador, anexe a carta de proposta de emprego em papel timbrado da empresa, e tente conversar na conservatória onde estão fazendo seu processo.

    Nesse momento é difícil você conseguir alguma coisa, porque o conservador já deu o despacho de aprovação, sem mencionar pedido de urgência, mas pode tentar conseguir pessoalmente no balcão, se achar algum funcionário com boa vontade. Se puder, tente conversar com alguém do sexo oposto, diga "por favor", seja educada, discreta. Vista-se de forma simples, bem discreta. Terá mais chances de sucesso.

    Se perceber que não terá sucesso, agradeça, vá embora, volte outro dia e converse com outra pessoa. Não deu certo aqui, tente acolá. Você já entendeu que não tem jeito, então pergunte como poderia conseguir? Sempre há alguma alternativa.

  • Obrigada @Leticialele e @gandalf

    Nossa Letícia, não vi mesmo hahahaha mil desculpas.

    Obrigada pelos conselhos, desejo um 2022 repleto de boas energias, saúde e sucesso!

    Esse fórum é maravilhoso graças a pessoas como vocês!!!! Que vocês recebam triplicada toda a ajuda que dão diariamente aqui!!!!

  • @gandalf

    Já tenho a devida resposta do cartório de Santos.

    > certidão de nascimento (narrativa legível) apostilada do pai do Haroldo, essa certidão depois de apostilada tem que levar no cartório de Títulos e Documentos para registrar. ---- (Não entendi a necessidade deste registro ou o que significa ele) ---- tenho que saber pois como não estou no Brasil isso dificulta algumas comunicações.

    > Certidão negativa de naturalização pode ser da internet.

    Outra dúvida, na certidão de nascimento de meu pai consta que meus avós eram casados, coisa que não se comprova.

    Não foi questionado esse casamento pela ACP, seria bom retificar essa informação ou manter como está?


    Mais uma vez, obrigado a todos do fórum.

  • editado December 2021

    @adrianoantunes1987

    Na minha opinião, mas espera a @Leticialele e o @gandalf se manifestarem, mas acho que se não foi questionado por eles, deixa como está, quanto ao casamento.

  • @adrianoantunes1987 , os Cartórios brasileiros exigem o registro dos documentos estrangeiros no Cartório de Títulos e Documentos. Na minha opinião, é para ganhar mais dinheiro. Mas como odeio Cartórios, sou suspeita para falar.

    Se o ACP nada falou a respeito do casamento, não faça nada.

  • @Leticialele entendi! você sabe aproximadamente o custo deste registro?

  • @adrianoantunes1987 , depende do Estado!

    Aqui no Rio, custa uns 250 reais.

  • @Leticialele

    Já fiz a pergunta ao cartório de santos, mas gosto de me precaver, posso registrar na Bahia e enviar para Sp para a retificação?

    Pelo que consultei o valor para registro de documentos e titulos sem valor economico na Bahia é de R$62,90 como os documentos irão para a Bahia de qualquer forma queria aproveitar e já os registrar por lá.

  • @adrianoantunes1987 , sim! Mas, se a certidão for de São Paulo, para ser registrada na Bahia precisará de sinal público. Custa uns 10 reais e qualquer cartório faz!!

  • paminpamin Member
    editado December 2021

    Bom dia,


    Apresentei o meu pedido de cidadania ao abrigo do artigo 1 f) em Agosto. Nasci em Portugal em 2002 como "Parminder Singh". Em 2007, o meu nome foi alterado para "Parminder Singh Bhangal". Assim, o meu antigo apelido é agora o meu nome do meio e "Bhangal" é o meu novo apelido. O documento sobre a mudança de nome é com o Arquivo Central do Porto.


    Preciso de ter o meu nome corrigido na minha certidão de nascimento ou isto acontece automaticamente quando a minha candidatura é aprovada?


    Quanto tempo demoraria a correcção e, se necessário, como é que a peço?

  • editado December 2021

    @pamin

    Você não consegue mudar o nome "Parminder", somente o apelido. Seu apelido era "Singh", e em 2007 passou a ser "Singh Bhangal".

    Quando sair sua nacionalidade, no assento o nome será como consta no seu nascimento "Parminder Singh", e haverá um Averbamento no verso da folha indicando a mudança de nome para "Parminder Singh Bhangal", conforme o processo nº xxxx/2007.

    Cada ato que ocorre ao longo de sua vida civil é anotado separadamente: A nacionalidade 1f, a mudança de nome, o(s) casamento(s), a viuvez ou divórcio (se for o caso), e o falecimento. São os "averbamentos".

    Quando você pediu a nacionalidade 1F, deve ter mandado seu assento de nascimento, onde já constava esse averbamento do nome. Se fosse um processo no estrangeiro, teria que ter mandado uma cópia do processo que deu origem à averbação. No seu caso, como foi no ACP, eles já tem isso no sistema, e tudo será automático. Você não precisará pedir nenhuma correção.

  • @gandalf


    Obrigado pela sua resposta


    Cresci na Alemanha e a minha mudança de nome foi registada apenas na Alemanha e no país dos meus pais (Índia). A certidão de nascimento de Portugal mostra o meu antigo nome. Enviei o certificado da minha mudança de nome da Embaixada da Índia para o Arquivo Central no Porto com a minha candidatura.


    Pensa que não é necessária qualquer correcção?

  • @adrianoantunes1987 os custos de cartório na Bahia é um dos mais caros do Brasil, aconselho entrar em contato com o cartório antes e confirmar o valor.

    Já existe tabela nova para entrar em vigor a partir de 01/01.

    Boa sorte, vai dar tudo certo.

  • editado December 2021

    @pamin

    Se houve um processo judicial para a mudança de nome, vai ter exigência. Não há motivo para ficar ansioso por causa disso. Uma olhada rápida por semana é suficiente. Lhe darão tempo para suprir o documento se for o caso.

    Creio que vão lhe pedir que mande uma cópia do processo que deu origem à alteração do nome, por cópia reprográfica e apostilada no país de origem. Como foi na Alemanha, terá que mandar fazer tradução oficial (com tradutor juramentado) certificar e apostilar.

    Não sei dizer se esse certificado que você enviou seria suficiente. Creio que vão querer ver o processo todo, com o parecer do juiz autorizando a mudança do nome, com a data e a assinatura dele. Essa seria a versão mais simples.

    Na versão mais completa, eles podem pedir para homologar a mudança de nome judicialmente, através de advogado registrado na ordem dos advogados em PT.

    Depende de como foi feita essa alteração no apelido, e de como o Conservador irá dar entrada dela na ordem jurídica portuguesa.

    Apenas preste atenção se ficar a bolinha-4 laranja, e veja o texto abaixo dela. Aqui tem um exemplo: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p3

    P.S. Mudança de nome é incomum, e não sei o que vão pedir. Espere que peçam o que precisa. Não tente adivinhar ou se antecipar. Podem aceitar seu documento e não pedir nada além disso. Eu estou tentando aplicar o conceito de situações semelhantes, num caso de mudança de nome e não tenho nenhuma experiência anterior relatada. Posso estar completamente errado. Apenas fique mais atento, e não se surpreenda com uma eventual exigência nesse sentido.

  • Mayara CruzMayara Cruz Member
    editado December 2021

    Olá, bom dia!

    Obrigada @gandalf! O número é 738xx/2021.

    Eu estava lendo no site do consulado para transcrever o casamento, depois tirar o Cartão Cidadão e o Passaporte, precisa agendar? Fiquei na dúvida, pois eles falam para enviar por correio....

  • @pamin @gandalf

    No processo de minha avó houve alteração do nome (sobrenomes) e do nome da mãe dela através de ação judicial no Brasil.

    No processo de cidadania bastou juntar a sentença apostilada, não precisou da cópia do processo integral.

    Agora como o dele pelo que entendi está em alemão, vai precisar da tradução juramentada...

    O processo de cidadania foi feito em Tondela.

  • @Nandalobao @pamin

    Foi isso que eu quis dizer quando disse que precisa do processo. Claro, não do processo todo, mas do parecer final do juiz, onde consta a sentença final, a data, e assinatura. Emitida por fotocópia, devidamente legalizada (apostilada) e acompanhada de tradução oficial.

    Seria então a versão light, onde o próprio Conservador dá a aceitação e faz a entrada do documento. Em princípio não haverá necessidade de correr o processo no tribunal.

    Parminder, se não fez assim, e mandou junto com o processo, pode começar a se mover, buscando o documento, e fazendo a tradução. Mas não mande ainda. Aguarde cair em exigência, para saber se há algum detalhe extra, e estarão pedindo algo mais. Como disse, mudanças de nome, sem ser no casamento, são raras. Cique nos links acima para mais detalhes.

  • editado December 2021

    @Mayara Cruz

    Obrigado. Agora está melhor.

    Ainda tem uma diferença de 1 semana. Me parece que você olhou a data que mandou por DHL (pelo recibo), não a data que receberam no ACP (pelo rastreio). Mas 1 semana faz pouca diferença. Deve ter sido recebido em 02/07, porque na época levavam 10 dias para mandar a senha.

    O que importa é que tudo acabou bem, você se casou, parabéns, e em breve toda a família terá a nacionalidade. Uma já foi, parabéns.

    Feliz 2022. No final pra você 2021 fechou com várias coisas positivas, né? Hehe

  • editado January 2022

    Sobre o preenchimento do formulário 1C

    Em data de nascimento e data de emissão do documento se preenche DDMMAAAA, sem nenhum espaçamento mesmo?

    No caso da filiação, no nome da mãe insere o seu nome de casada, certo?

    No quadro 1 inseri o nome da interessada que está com sobrenome de casada. No quadro 2 em 'Pretende manter a composição originária do seu nome', insere 'sim'?

  • @willfont , sim, a data de emissão do documento se preenche DDMMAAAA.

    Coloca o nome de casada da mãe, como está no seu documento de identidade.

    Se a requerente é casada, coloca o nome e os apelidos (sobrenomes) de casada. Mande, junto, uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) APENAS para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no documento de identidade.

    Marque sim em "Pretende manter a composição originária do seu nome", a não ser que queira inserir um sobrenome de família

  • Eles param ou diminuem o ritmo em janeiro? Estou só na expectativa da emissão do assento... Estou acompanhando pela planilha, buscando alguma lógica na sequência, mas é difícil. Porque parece que eles não tem ordem pra nada. Rsrsrs

    No dia 30/12 foi finalizado processos do dia 09/12 (despacho), mas ainda tem processos do dia 24/11 sem finalizar...

    Será que sai essa semana? Fará 30 dias do despacho dia 10.

  • @Nandalobao

    Tem levado cerca de 28 dias para sair o assento pelo ACP. O seu está com 24 dias de aprovado.

    Com os feriados de final de ano dá uma pequena "esfriada" para retomarem o serviços, mas nada demais. A sua expectativa é que está criando sua ansiedade, e seu pensamento positivo ("wishful thinking") não deu muito certo.

    Mas até aqui está bem dentro da normalidade. Teve exigência, que atrasa um pouco, e não entrou na "leva" de antes do natal. Mas tá saindo.

  • Boa tarde, pessoal!

    O Processo de minha irmã mais nova chegou em exigência por algo que já discutimos aqui no grupo, minha mãe tem nome de solteira/divorciada no Brasil, e ainda não se divorciou em Portugal devido ao trampo e custo que é. Acontece que o nome dela é Renata Soares Fortunato hoje e em Portugal ainda está Renata Soares Fortunato de Oliveira.

    "Apresentar novo requerimento nos termos do art.º 35º do Regulamento da Nacionalidade com reconhecimento presencial das assinaturas dos pais em virtude do requerimento junto a assinatura que está reconhecida, relativamente à mãe, não é de acordo com o nome atual. Juntar fotocopia do documento de identificação da mãe com o nome tal como hoje se identifica. Os processos podem ser instruídos com certificação de fotocópias dos documentos originals, podendo ser feita nos seguintes serviços ou entidades: qualquer conservatória. [...]"

    Alguém já passou por isso? Existe algo em que possamos fazer ou aguardar ela ser maior de idade não precisando dos documentos brasileiros dos pais.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.