Precisará da certidão do requerente por cópia reprográfica, junto com uma cópia da carta de exigência.
Mandando a certidão corrigida do pai já ficará correto. Seu pai de fato nasceu no BR, e portanto na sua certidão está certo.
Tem que enviar o original da certidão do pai dele, original em papel com carimbo em relevo e assinada com tinta, diretamente da Conservatória de Vila Real, conforme pede a exigência.
As 3 coisas: a carta, a certidão de seu pai retificada, por cópia reprográfica apostilada, e a certidão original de seu avô.
Estou com os documentos prontos para enviar dia 22/12. É necessário enviar um print do e-mail do pagamento? Se for preciso, precisa especificar no formulário? Eu não enviei esse print para o processo do meu pai...
eu consegui a certidão do meu avô ó conforme você me indicou e ela está com uma pessoa em Portugal e a certidão do meu pai retificada no Brasil, eu posso enviar os documentos em duas etapas separadamente.
enviar diretamente de Portugal: a certidão original do meu vô + a carta de notificação
enviar do Brasil : a certidão retificada + a carta de notificação
Se estivesse na bolinha-1 você não estaria vendo online. Você só vê depois que "Foi Registado" e só então recebe a senha.
O processo não está na bolinha verde como a maioria pensa. A bolinha verde significa que o processo já completou a fase, passou, e está na próxima bolinha branca, marrom, ou laranja, aguardando naquela fase.
Pela lógica comum, se você consegue acessar online, a bolinha-2 já deveria estar verde, sempre. Mas cada Conservatória faz de um jeito.
O processo de meu pai foi aprovado! Já atualizei na planilha, muito obrigado @gandalf e @Leticialele por todas as orientações e agora é aguardar o Registo e solicitar a minha cidadania.
Gostaria de saber qual o proximo passo..Ja enviei os doc e vi que eles receberam ontem. E agora como faco para conseguir o numero do processo e como acompanhar?
Agradeço muito pela ajuda de todos vocês, mas infelizmente não estou conseguindo localizar a certidão de casamento dos meus bisavós, então, acho que vou desistir pq sem a certidão não tenho como prosseguir.. mas agradeço imensamente por toda a ajuda de vcs.. Obrigado e boas festas de fim de ano a todos..
@AlexandreXan se eu tivesse desistido da certidão de casamento dos meus bisavós, ontem eu não teria recebido a minha nacionalidade...
eu dei entrada em Ovar sem a certidão de casamento, mas apresentei as certidões negativas de todos os cartórios e arquidiocese. Deu certo, 15 meses depois a minha avó já era portuguesa....
Estou preocupada. Fui consultar o processo de cidadania do meu pai, que ontem estava na bolinha 7 - marrom e consultando agora o site informa que não há nenhum processo ativo com a numeração que eu sempre utilizei.
Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
O processo do meu pai foi pelo ACP. Alguém tem algum e-mail de lá que eu possa me informar?
Comentários
@isabelfontinha @isabelfaia , não vai retificar sua certidão de nascimento por esse motivo!!!! Não mexa em nada!!
A certidão que você tem que mandar é por cópia reprográfica do livro, apostilada.
O que você retificou na sua certidão?? De que notificação você está falando??
@Thais_3
Só por curiosidade, qual Conservatória aparece logo abaixo de seu nome na consulta online?
O seu processo encontra-se na Arquivo Central do Porto ?
@sue_morga
Parabéns! Agora é só esperar sair o assento, talvez ainda esse ano.
@Leticialele
Ela mencionou a exigência aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/270749/#Comment_270749
@isabelfontinha
Precisará da certidão do requerente por cópia reprográfica, junto com uma cópia da carta de exigência.
Mandando a certidão corrigida do pai já ficará correto. Seu pai de fato nasceu no BR, e portanto na sua certidão está certo.
Tem que enviar o original da certidão do pai dele, original em papel com carimbo em relevo e assinada com tinta, diretamente da Conservatória de Vila Real, conforme pede a exigência.
As 3 coisas: a carta, a certidão de seu pai retificada, por cópia reprográfica apostilada, e a certidão original de seu avô.
Boa noite a todos, vocês saberiam me dizer quando a ACP vai entrar em recesso de final de ano e quando retorna em janeiro?
@verifel , não há recesso! Eles só não trabalham dias 25 de dez e 1 de jan
Isso! Aparece que encontra-se no ACP @gandalf
@gandalf Achei estranho estar a bolinha 1 ainda, depois de tanto tempo (50 dias) já deveriam ter registrado (bolinha 2), certo?
Boa noite, pessoal.
Estou com os documentos prontos para enviar dia 22/12. É necessário enviar um print do e-mail do pagamento? Se for preciso, precisa especificar no formulário? Eu não enviei esse print para o processo do meu pai...
Obrigado.
@Matheushen , alguns processos caíram em exigência pedindo print desse e-mail, por isso temos recomendado o envio.
Pode ser que alguém tenha inventado um cabeçalho e, por isso, estejam com mais cuidado. Fraudes sempre induzem a novas exigências!
@Matheushen ...
É necessário enviar um print do e-mail do pagamento? SIM
precisa especificar no formulário? NÃO
Apenas imprima o email e envie junto com os demais documentos...
@Leticialele verdade, vou enviar sim!
@Nilton Hessel ok, vou imprimir e anexar!
Obrigado, pessoal.
Acho bizarro o comprovante, pois sai no nome do "Cliente", que é o portador do cartão.
@gandalf tenho outra duvida
eu consegui a certidão do meu avô ó conforme você me indicou e ela está com uma pessoa em Portugal e a certidão do meu pai retificada no Brasil, eu posso enviar os documentos em duas etapas separadamente.
enviar diretamente de Portugal: a certidão original do meu vô + a carta de notificação
enviar do Brasil : a certidão retificada + a carta de notificação
ambos por DHl?
@isabelfontinha
Isso não vai dar muito certo. Pode, mas não deve. Não ganha nada com isso.
É melhor juntar os documentos todos num mesmo lugar (no BR ou em PT), e então mandar de uma vez só para a Conservatória.
@Thais_3
Se estivesse na bolinha-1 você não estaria vendo online. Você só vê depois que "Foi Registado" e só então recebe a senha.
O processo não está na bolinha verde como a maioria pensa. A bolinha verde significa que o processo já completou a fase, passou, e está na próxima bolinha branca, marrom, ou laranja, aguardando naquela fase.
Pela lógica comum, se você consegue acessar online, a bolinha-2 já deveria estar verde, sempre. Mas cada Conservatória faz de um jeito.
Bom dia Gente! :D
Ontem saiu a minha aprovação!! assim que vi, fui direto na Loja do Cidadão fazer meu cartão! heheh
E hoje, o do meu irmão menor (que tinha caído em exigência) saiu!!
Agora só falta o da minha irmã, que muito em breve sairá!!
Obrigada mesmo a todos e já aproveito para desejar um Feliz Natal e boas festas!!
@robertaribeirog
Parabéns aos novos Tugas!
Só como esclarecimento, Aprovação seria bolinha-6 verde.
No seu caso e de seu irmão menor, seria Conclusão ou Finalização, já com bolinha-7 verde.
O processo de meu pai foi aprovado! Já atualizei na planilha, muito obrigado @gandalf e @Leticialele por todas as orientações e agora é aguardar o Registo e solicitar a minha cidadania.
Bom dia,
Gostaria de saber qual o proximo passo..Ja enviei os doc e vi que eles receberam ontem. E agora como faco para conseguir o numero do processo e como acompanhar?
Olá @gandalf , obrigada!!
O meu foi concluído ontem (bola 7 verde). O do meu irmão, foi aprovado hoje (bola 7 laranja)!
@thaiaga , aguarde o email com o número do processo e a senha para acompanhamento!
Bom dia @Leticialele .. @gandalf e demais foristas..
Agradeço muito pela ajuda de todos vocês, mas infelizmente não estou conseguindo localizar a certidão de casamento dos meus bisavós, então, acho que vou desistir pq sem a certidão não tenho como prosseguir.. mas agradeço imensamente por toda a ajuda de vcs.. Obrigado e boas festas de fim de ano a todos..
@robertaribeirog , parabéns aos dois!!! Presente de Natal!!
@AlexandreXan se eu tivesse desistido da certidão de casamento dos meus bisavós, ontem eu não teria recebido a minha nacionalidade...
eu dei entrada em Ovar sem a certidão de casamento, mas apresentei as certidões negativas de todos os cartórios e arquidiocese. Deu certo, 15 meses depois a minha avó já era portuguesa....
@AlexandreXan , por que desistir?
Como era o nome da filha mais velha do casal?
Procurou o batismo dela? https://tombo.pt/f/sat11
Aeee Processo concluído !!!
Registro criado hoje!! Recebi por e-mail o assento de nascimento.
@Leticialele Muito obrigado pela ajuda!
@AlexandreXan , encontrei o batismo de uma filha do casal, Maria do Céo!
O assento é: https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1281901 m0180.tif, assento número 21, de 15 de março de 1908
Casaram na Igreja Paroquial de Abraveses, mas ainda não encontrei o casamento.
Talvez eu tenha lido errado, e o @Guilherme Moreira ou o @Kleber Silva Aguiar possam ajudar!!
Boa noite!
Estou preocupada. Fui consultar o processo de cidadania do meu pai, que ontem estava na bolinha 7 - marrom e consultando agora o site informa que não há nenhum processo ativo com a numeração que eu sempre utilizei.
Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
O processo do meu pai foi pelo ACP. Alguém tem algum e-mail de lá que eu possa me informar?
Obrigada
Dani
@Danifernanda instabilidades no sistema são comuns... não há necessidade de mandar e-mail, apenas aguarde que vai voltar ao normal