Guia Prático - Apostilhamento de docs. portugueses através da Procuradoria Geral da República

191012141517

Comentários

  • editado December 2021

    @Graciolli @guimoss

    Veja bem que você estará usando esse site ConfidenceCambio a seu próprio risco.

    A segurança do site é ruim, e você estaria colocando dados importantes para efetuar a transação. A empresa está no BR, o site está em New Jersey, nos EUA, e não há nenhuma garantia de que não usem indevidamente os dados que você preenche ali.

    O certificado de TLS (SSL), aquele cadeado que aparece ao lado da URL, é de um tipo do mais barato que há, chamado "domain validation". Qualquer pessoa pode ter um certificado desses, e não há nenhuma verificação real, requeridas para operações financeiras pela Web.

    O site de computação que hospeda a página por menos de $5/mês: https://www.bluehost.com/

    O nome "Confidence" me traz mais insegurança do que se chamasse "Confianca". Cheira mal, e pode ser pior do que imagino. Eu não usaria uma coisa com nome em inglês, o site no Brasil, baseado em Jersey City New Jersey, com certificado SSL fraco e sem segurança real, para fazer um pagamento em Portugal. Colocar o nome, cpf, endereço, telefone, dados de cartão ou banco, etc. É demais, meu rei! :-)

    Você pode estar vendendo sua alma, para economizar uns trocados. Eu buscaria soluções institucionais sólidas, ainda que custem mais.

  • @gandalf

    Obrigado pelo aviso.

    Eu apresentei uma alternativa para o @Graciolli .

    O sistema nao acusou a marcação do meu apelido na mensagem.

  • Boa tarde @guimoss ! Boa tarde Foristas!


    Estive sumido, iniciei um novo trabalho após conseguir concluir meu envio e acabei não conseguindo retornar aqui para relatar mais coisas que aconteceram no processo, rs mas não esqueci. Só preciso me organizar melhor aqui!


    Sobre a sua pergunta Guimoss:


    "Qual teria sido o valor total?

    A certidão certificada (15 euros);

    +

    Transcrições (6,50 x 4 = 26 euros). O QUE SERIA ISSO?

    +

    Imposto IVA de 23%. Quanto deu aqui? Essw número me deixou com dúvidas também.

    +

    O envio para o Brasil, utilizando a opção mais cara (8,5 euros). No AD, existem outras duas mais baratas."


    O Valor foi esse mesmo, somando tudo foram 49,50 euros, esse IVA é o imposto cobrado para importar de Portugal e já está incluso naquele valor de 26 euros, não foi 23% sobre 26 euros...

    Bem mais caro que o normal, pois é cobrado 6,50 para cada linha de transcrição a mais que existe no assento. No caso do meu bisavô, havia uma "fixação" de nome adulto e o óbito, eram várias linhas, por isso o valor maior.

    Sobre a entrega, optei pela mais cara pelo aviso de recebimento, pensando em para garantir que eu iria coletar nas mãos do carteiro e assinar. A realidade: o carteiro dobrou a certidão e colocou na caixa do correio mesmo e foi embora...kkkk então no meu caso não funcionou, não recomendo pagar a mais...rs

  • @gandalf

    Perfeita sua análise sobre o site! De verdade há pontos bem importantes, e fica de alerta para quem quiser utilizar o serviço.

    De qualquer forma, algumas coisas que podem mitigar um pouco os riscos neste caso, é gerar um cartão virtual para apenas uma compra, ou até mesmo utilizar a opção de boleto ou pix.

    Sobre os dados pessoais, infelizmente a maioria dos brasileiros já estão expostos com casos seguidos de vazamentos

    No meu caso não tive problemas, até hoje meus dados não foram utilizados indevidamente pelo site, mas realmente são relevantes essas informções que passou.. fica a critério de cada um optar ou não por utlizar esse serviço.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @jaimeqz

    Obrigado pelo relato!

    Foi de muita ajuda.

    Abraços

  • Oii amigos, tudo bem com vocês?

    Bem, a Wise tem me ajudado bastante a fazer os pagamentos das apostilas e também do Arquivo Distrital, pois agora ela também faz transferência para Pessoa Jurídica. Então, trouxe para vocês um pequeno manual de como realizar esse pagamento de forma rápida, prática e com menos taxas. Qualquer dúvida, estou aqui para ajudar

    Segue em anexo o PDF do Manual

    @guimoss


  • Estou disponibilizando o formulário pata aqueles que pretendem fazer a apostila pela PGR do Porto.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275867/#Comment_275867

    E também, divulgo a mensagem da @MilenaSales06 que fez mais um EXCELENTE tutorial sobre como colocar saldo no Wise, um prólogo para o manual acima:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/274603/#Comment_274603

    Abraços

  • Boa noite a todos

    Alguém saberia dizer se a conta  IBAN: PT50 0781 0112 0000 00068615 2   BIC: IGCPPTPL, mencionada acima por ericasilvaportuguesa é da PGR ou da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, E.P.E.?

    Grato

  • jaimeqzjaimeqz Member
    editado February 2022

    Pessoal, boa noite!


    Vou compartilhar mais alguns detalhes desse processo. Como informei anteriormente, tive problemas com o cartório, que exigiu a certidão da mãe do português (meu bisavô), para corrigir o nome da avó na certidão do meu avô nascido aqui, sendo que na certidão de casamento do meu bisavô estava correta.

    Fiz uma reclamação no Tribunal de Justiça de São Paulo contando todas as exigências e informando que não concordava com o procedimento. Em paralelo, eu consegui encontrar o Assento de nascimento da mãe do bisavô através dos livros de assento e em contato com o ADP.

    Na época para não ter que esperar quase 30 dias para receber via correio normal, eu entrei em contato por email com a Ana da Procuradoria Geral de Porto (eu já havia tratado com ela o apostilamento do assento do meu bisavô), para tentar uma forma diferente de envio e dar entrada no processo administrativo de retificação da certidão do meu avô nascido aqui em sp.

    Tive a idéia de tentar por meio de uma entrega particular (DHL, UPS etc).

    Criei um login no site da UPS, que permite realizar a coleta em qualquer parte do mundo em que eles atendam, com a opção de realizar o pagamento pelo Brasil, entretanto tive problemas para localizar o CEP da Procuradoria, pois estava incorreto no google. Entrei em contato com a UPS através do email (ptcsc@ups.com), e me informaram o código correto para coleta, que é 4099-012 Porto.

    Acertei os detalhes via email com a Ana e perguntei quando estaria pronta a apostila. De acordo com a data que ela me informou, fiz o pedido e agendamento pelo site da UPS, paguei com cartão de crédito. Em menos de 1h, alguém passou pela PG e recolheu o assento apostilado. Em 3 dias estava na porta de casa, sem nenhum amassado.

    O valor dessa entrega foi de 55 euros. Na época a DHL estava muito mais cara, e não tinha um sistema tão intuitivo quanto da UPS. Preferi assim, pois faltava apenas essa retificação para enviar o processo completo para Lisboa, e seria impossível pra mim esperar quase 1 mês pra chegar, registrar no cartório esse documento, para depois cumprir a exigência do cartório em que meu avô foi registrado, aguardar mais 7 dias para ter a certidão retificada.

    Foi extremamente vantajoso para mim, pois consegui dar andamento rapidamente na retificação.

    Por determinação do destino, no dia em que o cartório informou que haviam realizado a retificação, foi no mesmo dia em que a reclamação chegou ao oficial. Fui chamado na sala para explicar meu ponto de vista. Foi uma conversa muito estranha e desnecessária, mas informei meus motivos. Eles fingiram que entenderam, mas de qualquer forma consegui a certidão retificada. Ainda fui intimado duas vezes para responder os argumentos do oficial, mas no final das contas minha reclamação foi indeferida e continuo não concordando com o procedimento exigido, mas ok.

    Então, caso precisem de algum documento com urgência, saibam que há a possibilidade de conseguir em 3 dias com envio de Portugal para cá através da UPS.

    Juntei todos os documentos e enviei utilizando a UPS também, sem problema algum, coletaram em casa, já chegou em Lisboa, e 136 dias depois foi numerado o processo.

  • Caros bom dia!

    O site do MP de Portugal está indisponível.

    Alguém tem o modelo de requerimento de apostila para a PGR?

    At.

  • Olá!

    Eu também gostaria, continua fora do ar :/

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Alex_Pereira @Isabella_Camara

    PGR Lisboa:

    Rua da Escola Politécnica, nº 140. 1269―269 Lisboa

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/266280/#Comment_266280

    Formulário:

    PGR PORTO

    ENDEREÇO: Palácio da Justiça Campo Mártires da Pátria

    CODIGO POSTAL: 4049-099

    PORTO, PORTUGAL

    O do Porto, eu postei na msg abaixo:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275871/#Comment_275871

    Abraços

  • @jaimeqz

    O codigo postal a que vc se referiu é o da PGR do Porto?

    No site do MP português, consta o número que eu postei na mensagem anterior: 4049-099.

    Qual seria o correto?

    4099-012 ou 4049-099?

    A "Ana" que vc mencionou é a funcionária da PGR do Porto?

    O seu relato foi bastante útil.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @jaimeqz

    A valor da entrega do assento apostilado pela UPS foi de 55 euros.

    Esse valor foi pago como?

    Teve que ser com cartão internacional?

    O pagamento pode ser parcelado?

    Tem seguro como a DHL?

    E qual foi o valor do envio do processo para Lisboa?

    55 euros também?

    A entrega do processo da sua casa no Brasil até Lisboa demorou quanto tempo?

    Agradeço desde já pelas informações.

  • Obrigada @guimoss !

    Farei a impressão e pagamento hoje, para amanhã já constar o e-mail na caixa deles.

  • @Isabella_Camara @Alex_Pereira

    Sem problemas. Estamos aqui para ajudar.

    Só fiquei com medo das marcas azuis no formulário que o pessoal usa para digitar as informações.

    Vcs conseguiram tirar essas marcas?

    Lembrem-se que se mandarem por Lisboa, é pedido uma cópia do RG do requerente.

    No porto, não.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Ronaldocorreasalek

    Esse número é da PGR do Porto.

    Como o post mencionado por você foi a respeito de Lisboa, imagino que seja um número unificado para o MP português.

    A PGR é a Beneficiária do pagamento.

    O outro nome é da Instituição financeira.

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @jaimeqz @Isabella_Camara

    @Alex_Pereira

    @Ronaldocorreasalek

    Se vocês estiverem interesse, o codigo postal da PGR do Porto que é o Tribunal da Relação é 4099-012.

    A imagem do site do tribunal, pois o site do MP português ainda está fora do ar:

    Obrigado pela informação, Jaime

  • @guimoss

    Bom dia! Desculpe a pergunta que parece óbvia, mas então ao vou encaminhar o vale postal na forma abaixo?

    BENEFICIÁRIO: PGR PORTO

    ENDEREÇO: Palácio da Justiça Campo Mártires da Pátria

    CODIGO POSTAL: 4049-012

    PORTO, PORTUGAL

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Alex Pereira

    Não é uma pergunta boba.

    Se for fazer mediante VP, coloque só a sigla TRP (Tribunal da Relação do Porto) ou PGR, esse é o mais comum.

    Se voltar algumas páginas, vc verá que algumas pessoas fizeram assim.

    Dito isso, há pelo menos duas pessoas que fizeram por bancos tradicionais (Banco do Brasil e Santander), sem nenhuma taxa bancária.

  • @guimoss

    Obrigado!

    Entrei pelo App do BB, mas só me dá opção de remessa para pessoa física.

    Mas vou olhar novamente,

    At.

  • @Alex_Pereira

    O mesmo acontece com o VP.

  • @guimoss


    O codigo postal a que vc se referiu é o da PGR do Porto? Isso da PGR de porto

    No site do MP português, consta o número que eu postei na mensagem anterior: 4049-099.

    Qual seria o correto?

    4099-012 ou 4049-099? Eu vi que vc postou a imagem do site, realmente pra efeitos de coleta pela UPS, o correto é 4099-012, eles coletam o documento diretamente na porta da PGR de Porto e em 3 dias está em casa. Esse final 099 não encontra nos sistemas.

    A "Ana" que vc mencionou é a funcionária da PGR do Porto? Isso, ela é funcionária, caso alguém queira tratar diretamente com ela, me envia uma mensagem que eu passo o email dela, ou coloco o seu email em cópia.

    O seu relato foi bastante útil. Que bom saber, esse foi um procedimento que não é de costume o pessoal da PGR realizar, passei todo o feedback para a Ana, e ela disse que é uma possibilidade nova, e que eu poderia compartilhar com com meus compatriotas para caso precisem de urgência nos documentos apostilados por lá, possam realizar o mesmo procedimento. O normal seria o correio, e 20 dias de espera. Achei muito bacana a atenção que deram no meu caso.

    Abraços

  • @guimoss

    A valor da entrega do assento apostilado pela UPS foi de 55 euros.

    Esse valor foi pago como? Paguei diretamente pelo site da UPS, tem opçóes de transferência se não me engano, paypal

    Teve que ser com cartão internacional? Isso, cartão internacional.

    O pagamento pode ser parcelado? Pelo site não, mas você pode usar nubank para pagar a vista e depois pedir para parcelar pelo aplicativo aquela compra. Ou validar se o paypal parcela. Até mesmo para adicionar valor no paypal, talvez vc consiga parcelar o boleto usando um picpay ou algo parecido. Com o valor no paypal, só realizar o pagamento no site da UPS.

    Tem seguro como a DHL? Tem seguro de acordo com o valor que você declara. Eu declarei 300 dolares, que foi mais ou menos o custo que tive com a emissão de assento, apostilamento, envio.

    E qual foi o valor do envio do processo para Lisboa?

    55 euros também? Paguei um pouco mais, cerca de 65 euros, usando o UPS Express Saver. Porém esse valor muda bastante durante a semana, de acordo com a demanda. Usei também um envelope que eles fornecem, com peso de 0,2kg no site.

    A entrega do processo da sua casa no Brasil até Lisboa demorou quanto tempo? Seria 3 dias, porém justo na semana em que enviei, a UPS teve problemas com alguns voos, demorando 5 dias, mas se não fosse a falha, teria chegado em 3 dias.

    Agradeço desde já pelas informações.

  • @jaimeqz

    Mesmo com as ressalvas do @gandalf com relação à empresa, a sua ideia foi muito boa.

    Nada impede que o pessoal use esse procedimento por outras empresas, como a DHL, por exemplo.

    Foi o que mais me impressionou na sua história.

    Obrigado mais uma vez por tudo!

  • @jaimeqz @Alex_Pereira

    @Isabella_Camara

    @Ronaldocorreasalek

    Só para confirmar o endereço da PGR do Porto:

    Abraços

  • @guimoss


    Perfeito Guimoss! Essa é a ideia mesmo de ter relatado, pois nada impede que seja usado a DHL, ou outra empresa, eu só usei a UPS, pois naquele momento foi o que melhor me atendeu.

    Mas a ideia, no fim do dia, é que todos podemos tentar novos procedimentos, entrar em contato com o pessoal de Portugal, tudo é válido!

  • @jaimeqz

    Abraços!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.