Guia Prático - Apostilhamento de docs. portugueses através da Procuradoria Geral da República

1121314151618»

Comentários

  • @texaslady

    Obrigado pela resposta! Foi mais um sentimento de que há aversão partindo de alguns que nos atendem, mesmo, como se estivessem fazendo um favor contrariados, sabe? E não cumprindo com a obrigação para a qual foram contratados, mas tenho consciência de que há bons e maus em todo lugar. Justifico também que não se trata de impaciência, como falei sou contra ligações e e-mails desnecessários, trata-se de seguir as orientações (sou meio obsessivo em segui-las à risca), inicialmente daqui, de ligar após uma semana, como ocorria em 2023, pois era a última informação que tínhamos, e após da própria PGR, onde falaram para ligar após três semanas, somente nesta última que falaram para não ligar mais, se eles tivessem dito isso antes, com certeza não teríamos ligado e gastado tempo e $ com a segunda ligação, esse desencontro de informações que foi o problema, por isso perguntei aqui sobre experiências recentes de vocês, talvez tenha sido erro meu de não perguntar por aqui de novas experiências antes de pedir o apostilamento, já que as informações mais recentes eram de uma ano atrás, talvez tenha sido porque acredito, de verdade, que seja inadequado, e abuso com vocês que nos ajudam, ficar perguntando se continua o mesmo procedimento a toda hora, pois vejo aqui no fórum pessoas que perguntam sobre atualização de informações quando a atualização está alguns posts antes, às vezes do mesmo dia, mas essa é uma visão minha.

    @eduardo_augusto

    Obrigado pela resposta! Pois é, você confirmou o que também acredito, pela necessidade da retificação, e minha preocupação se justifica por nem terem querido nos confirmar o recebimento do e-mail, acredito até que seria uma boa prática para que não os perturbássemos desnecessariamente, não sinto muita segurança em mídia eletrônica, pode ir para spam, apagarem sem querer, lei de murphy, etc., por isso que estou pensando nesse plano B, da retificação judicial, já soube de processos de retificação em que não foram pedidas nem certidões atualizadas brasileiras, eram de anos atrás, teoricamente até sem validade, tenho a impressão de que o judiciário inicialmente presume válidas as provas apresentadas, como cópias reprográficas sem autenticação, contratos e orçamentos sem firma reconhecida, etc., mas a consequência vem após, se ficar comprovado que não são documentos verdadeiros, o que não é o caso da CN portuguesa da minha sogra, porém nunca soube de experiências com certidões estrangeiras, esse é o meu problema, receio de arriscar, gastar mais $ e acabarem pedindo a mesma coisa que o CRC, eis o dilema.

  • @AlanNogueira

    Obrigado pela resposta! Então, parece-me que essa defasagem é um problema constante por lá, em um ano muita coisa muda, também gostaria de acreditar que os servidores que me atenderam estavam num mau dia ou que o excesso de trabalho os está estressando, e principalmente que não sejam os mesmos que atenderam você há um ano, porque então seria uma mudança de postura do Órgão, o que seria mais grave, mas ao mesmo tempo penso que este Fórum é um termômetro para os trabalhos que estão sendo mais pedidos para Portugal, e os pedidos mais recentes de apostilamento aqui citados são do ano passado, como os seus, o que leva a crer que não aparenta que a PGR esteja em esta demanda alta. Sim, não me resta muito a fazer que não seja aguardar o novo prazo que deram, mas como escrevi para o Eduardo, minha maior questão é por se recusarem até mesmo a confirmar o recebimento do e-mail.

  • editado July 23

    @eduardo_augusto @texaslady @AlanNogueira

    Venho aqui para agradecer e atualizar as informações sobre o apostilamento pela PGR de Lisboa, tentando contribuir para os próximos usuários que precisarem do serviço.

    Segui o guia deste tópico que ainda funciona em quase tudo, seguindo os passo a passos aqui orientados, fiz o pedido através de e-mail dia 12/06/24 e recebi a certidão apostilada em casa ontem 22/07/24.

    Após receber o envelope, por curiosidade, consultei o rastreio e no dia 02/07 já haviam postado, ou seja, demorou 40 dias após feito o pedido, e 20 dias após postado, para a certidão apostilada chegar até minha casa, em grande parte por demora dos Correios/BR, porque no dia 09/07 já havia chegado na aduaneira de Curitiba e no dia 10/07 já havia sido liberado por aquele Órgão.

    O que mudou, então, foi que eles NÃO respondem e-mail, e NÃO adianta mais ligar na PGR para pedir o rastreio, eles NÃO irão passar, pelo menos para mim NÃO passaram, se tivessem passado o teriam feito no 2º telefonema, que ocorreu no dia 03/07/24, um dia após já haverem postado o pedido.

  • @Detto ,

    que bom que deu tudo certo. Obrigada pelo relato. E pelas dicas para outros que venham a precisar de apostilamento. Hoje os prazos e serviços não são os mesmos de algum tempo atrás.

  • @eduardo_augusto Olá. Meu avô nasceu no ano de 1900, no distrito de Aveiro. Eu consegui localizar o arquivo de batismo dele e estou em dúvidas do que devo fazer. Sei que devo pedir para apostilha-lo em Portugal, até mesmo porque precisarei fazer a retificação do sobrenome da mãe dele aqui no Brasil, mas estou meio incerto de como requerer este apostilhamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.