Estou com uma duvida, eu solicitei ao Arquivo Distrital de Braganca que emitisse a certidao de batismo/nascimento narrativa e enviasse diretamente para PGR de Lisboa em meu nome.
A partir daqui eh que vem a minha duvida. Envio o formulario, comprovante de pagamento de apostila(+custas de correio), e copia de identificacao por email para a PGR de Lisboa ou teria q enviar esses documentos separados pelo correio?
Para a PGR de Lisboa, vc deve enviar o formulário preenchido, o comprovante do pgto da apostila (10,20 euros - o envio para o BR costuma estar incluído).
Eles costumam pedir a cópia do RG do Requerente do pedido.
Mas, é bom conferir com eles.
Não precisa enviar nada do Brasil até eles pelos correios.
Eles tb dão um código de rastreio.
Se der tudo certo, a certidão chegará até vc de 1-2 semanas, em média.
@guimoss ainda nao tenho o codigo de rastreio, fiz o pedido ontem pela plataforma.
Vi hoje pela manha q eu poderia ter solicitado a versao digital, perguntei em outro topico se eh possivel trocar.
Enviei tambem um email ontem a PGR de Lisboa perguntando se eh possivel enviar diretamente por email o formulario, comprovante de pagamento (e perguntei o valor exato porque moro na Suica) e copia do documento. Estou aguardando a resposta.
Olá! Sim, eu li as páginas, porém ainda fiquei com esta dúvida.
O assento é de Catanhede/Coimbra está no AUC, vou apostilar na PGR Lisboa, pois a de Coimbra achei meio moroso pelos relatos daqui. Há necessidade de apostilar, pois terei que retificar a certidão de nascimento do filho do português.
Olá, td bem? Vc escolheu o envio para o Brasil do documento apostilado correio simples ou carta registrada?? Se foi carta registrada, como fez para enviar o envelope selado e endereçado que a PGR Lisboa pede??
Bom dia, estou bem confusa e com receio de errar também nesse processo , gostaria de ajuda, caso pudessem:
Como preciso retificar a certidão de nascimento do meu pai (filho do Português) por causa do nome da minha bisavó Portuguesa (todos já falecidos), entrei em contato com o cartório onde meu pai foi registrado, essa foi a exigência deles:
- Documentos originais ou cópias autenticadas de todos os documentos e certidões a serem retificados e os que comprovem o erro; seestrangeiras, devem estar devidamente apostiladas, traduzidas e registradas no cartório de Títulos e Documentos
Então também já entrei contato com Coimbra (onde encontrei a certidão do meu avô que nasceu em 1896), a resposta deles:
Em resposta à V. questão, informamos que este Arquivo não tem competência para
a aposição da apostila. Em Portugal essa competência pertence à
Procuradoria-Geral da República. De qualquer modo, será melhor consultar a
entidade onde irá proceder à entrega da certidão.
Os registos de batismos/nascimentos em posse deste Arquivo são reproduzidos
através de certidão emitida em papel.
Poderemos emitir uma certidão composta por um frontispício datilografado, onde
constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro
contendo o registo do assento de batismo/nascimento.
Este é o tipo de certidão que habitualmente é emitido para instruir processos
de pedidos de cidadania e tem um custo de 20,00€.
Em alternativa, poderemos emitir uma certidão transcrita, em que todo o
conteúdo do assento é transcrito datilograficamente, de acordo com as regras de
ortografia atuais, com exceção dos nomes próprios, que se mantêm no original.
Este tipo de certidão habitualmente só é exigido em processos de retificação de
nomes.
Esta certidão também tem um custo de 20,00€, a que acresce o custo da
transcrição no valor de 30,75€/hora ou fração de hora, totalizando 50,75€.
A estes valores acrescem os portes de correio (correio nacional registado ou
correio internacional registado com aviso de receção).
A minha dúvida, eu teria que pedir dois tipos de certidões lá em Coimbra (a habitual para a nacionalidade de neto e a outra para retificar a certidão do meu pai)?
Qual seria a ordem, peço primeiro em Coimbra, depois entro em contato com a procuradoria geral para apostilar? Onde obtenho o contato com a procuradoria?
Tentei esclarecer mais dúvidas com o cartório aqui no Brasil, para poder obter a certidão de batismo da forma correta, eles ainda não me responderam, por telefone não falam, e não sei se irão me responder... rs
A minha dúvida, eu teria que pedir dois tipos de certidões lá em Coimbra (a habitual para a nacionalidade de neto e a outra para retificar a certidão do meu pai)?
Para os dois fins... vc deve pedir em papel, narrativa e certificada.
Qual seria a ordem, peço primeiro em Coimbra, depois entro em contato com a procuradoria geral para apostilar? Onde obtenho o contato com a procuradoria?
Combinar com os dois ógãos ao mesmo tempo.
Pedir para Coimbra enviar o documento para a PG (pague a reprodução do documento e envio pela CTT à PG)
Pedir o apostilamento à PG (pague o apostilamento e envio ao seu endereço à PG)
Peça por este email o endereço deles para que vc informe à Coimbra para onde devem enviar seu documento do português. E eles te enviarão um formulário a ser preenchido para a solicitação da apostila.
Olá! @aesouza estamos no mesmo processo, porém o cartório no qual deverei fazer a retificação do registro do meu pai (filho do português) não exigiu o assento traduzido, por se tratar de origem portuguesa, como podemos observar cada cartório tem suas próprias exigências!
Com relação suas dúvidas @mabego informou muito bem o passo a passo, tente fazer um e-mail triangular com Coimbra e a PGR (optei pela PGR Lisboa, pois vi relatos aqui que a PGR Coimbra parece ser um pouco enrolada na solução de problemas).
Comentários
@rcsalgueiro
Eu dei uma olhada agira e entendi a questão da certidão negativa.
Foi uma exigência do cartório para fazer a retificação.
Abraços
Amigos,
Alguém recentemente pagou os 10,20 euros à PGR para apostilamento usando a Wise ou um banco brasileiro?
Não me conformo em ter que me deslocar aos Correios e ainda pagar a taxa que cobram pra enviar vale postal....
@Roberta_U
Algumas pessoas conseguiram com os bancos brasileiros.
Mas, eu não sei se recentemente.
Depois, deixe o seu relato.
Abraços
@Roberta_U
eu paguei...
Obrigada @guimoss e @mabego
Fiz pelo meu banco agora, sem dúvida mais cômodo do que ir aos Correios. E me pareceu mais barato também.
@mabego
Obrigado pela informação.
@Roberta_U
É mais barato mesmo, pois nos correios há a taxa de serviço que fica entre 30 e 50 reais.
Abraço às duas.
Ola foristas!
Estou com uma duvida, eu solicitei ao Arquivo Distrital de Braganca que emitisse a certidao de batismo/nascimento narrativa e enviasse diretamente para PGR de Lisboa em meu nome.
A partir daqui eh que vem a minha duvida. Envio o formulario, comprovante de pagamento de apostila(+custas de correio), e copia de identificacao por email para a PGR de Lisboa ou teria q enviar esses documentos separados pelo correio?
Muito obrigada pela ajuda sempre!
@ferss_jacob
Vc tem o código de rastreio do pedido no AD?
Para a PGR de Lisboa, vc deve enviar o formulário preenchido, o comprovante do pgto da apostila (10,20 euros - o envio para o BR costuma estar incluído).
Eles costumam pedir a cópia do RG do Requerente do pedido.
Mas, é bom conferir com eles.
Não precisa enviar nada do Brasil até eles pelos correios.
Eles tb dão um código de rastreio.
Se der tudo certo, a certidão chegará até vc de 1-2 semanas, em média.
Abraços
@guimoss ainda nao tenho o codigo de rastreio, fiz o pedido ontem pela plataforma.
Vi hoje pela manha q eu poderia ter solicitado a versao digital, perguntei em outro topico se eh possivel trocar.
Enviei tambem um email ontem a PGR de Lisboa perguntando se eh possivel enviar diretamente por email o formulario, comprovante de pagamento (e perguntei o valor exato porque moro na Suica) e copia do documento. Estou aguardando a resposta.
Muito obrigada.
@ferss_jacob
Como é para apostilar a digital não fará diferença.
De Bragança até Lisboa deve demorar cerca de 24-48h úteis.
Como vc mora na Suíça, a certidão apostilada deve chegar rápido até você.
===
Olhe os relatos anteriores e lá terá o que precisa enviar, que é o que te falei.
Mas, pode ter mudado. Então é bom conferir.
Depois, compartilhe o seu relato, se puder.
Abraços e boa sorte!
Relato do @ferss_jacob :
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/308938/#Comment_308938
Espero que seja útil a tds.
Abraços
@Roberta_U @guimoss
Olá! Por favor, o pagto da apostila à PGR por transferência bancária vc conseguiu: via internet banking ou por meio fisico em agência?
Grata a quem puder informar!
@Brisa
Há relatos para as duas hipóteses.
É só voltar algumas páginas e vc verá alguns casos.
O assento a ser apostilada é de onde? Isso impacta a PGR competente.
Tem certeza que precisa apostilar uma certidão portuguesa?
Abraços
@guimoss
Olá! Sim, eu li as páginas, porém ainda fiquei com esta dúvida.
O assento é de Catanhede/Coimbra está no AUC, vou apostilar na PGR Lisboa, pois a de Coimbra achei meio moroso pelos relatos daqui. Há necessidade de apostilar, pois terei que retificar a certidão de nascimento do filho do português.
@Brisa
O que exatamente vc terá que retificar?
É a divergência entre Manuel x Honório?
E sobre o pgto, as duas modalidades foram aceitas.
Abraços
@guimoss
Sim, Manuel e Honório.
Qto ao pagto penso que a transferência seja mais prático e em conta, se for internet banking, claro!!
@Brisa
Só olhar os guias postados anteriormente e tudo ficará bem.
Se puder, depois deixe o seu relato.
Abraços e boa sorte!
@Brisa , boa tarde...
desculpe a demora para responder; estava de f'erias, retornei de viagem ha pouco.
Fiz pelo internet banking mesmo; meu pacote de serviços do banco me permite fazer transferências internacionais sem taxa.
seguem os dados que utilizei:
Espero que ajude!
@Roberta_U
Olá Roberta, fico muito agradecida pelo retorno, vou tentar desta forma. Vc fez para a PGR Lisboa?
Grata!
@Roberta_U qual banco utiliza que não tem taxa pra transferencia internacional?
@Brisa, sim, fiz exatamente como está na imagem (é um print do aplicativo do meu banco).
@isabelaat minha conta no Banco do Brasil me isenta de taxa, por conta do meu relacionamento com o banco.
@Roberta_U
Olá, td bem? Vc escolheu o envio para o Brasil do documento apostilado correio simples ou carta registrada?? Se foi carta registrada, como fez para enviar o envelope selado e endereçado que a PGR Lisboa pede??
Outra pergunta: Vc já recebeu? Demorou?
Muito obrigada!!
@Brisa @guimoss @Roberta_U
Bom dia, estou bem confusa e com receio de errar também nesse processo , gostaria de ajuda, caso pudessem:
Como preciso retificar a certidão de nascimento do meu pai (filho do Português) por causa do nome da minha bisavó Portuguesa (todos já falecidos), entrei em contato com o cartório onde meu pai foi registrado, essa foi a exigência deles:
- Documentos originais ou cópias autenticadas de todos os documentos e certidões a serem retificados e os que comprovem o erro; se estrangeiras, devem estar devidamente apostiladas, traduzidas e registradas no cartório de Títulos e Documentos
Então também já entrei contato com Coimbra (onde encontrei a certidão do meu avô que nasceu em 1896), a resposta deles:
Em resposta à V. questão, informamos que este Arquivo não tem competência para
a aposição da apostila. Em Portugal essa competência pertence à
Procuradoria-Geral da República. De qualquer modo, será melhor consultar a
entidade onde irá proceder à entrega da certidão.
Os registos de batismos/nascimentos em posse deste Arquivo são reproduzidos
através de certidão emitida em papel.
Poderemos emitir uma certidão composta por um frontispício datilografado, onde
constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro
contendo o registo do assento de batismo/nascimento.
Este é o tipo de certidão que habitualmente é emitido para instruir processos
de pedidos de cidadania e tem um custo de 20,00€.
Em alternativa, poderemos emitir uma certidão transcrita, em que todo o
conteúdo do assento é transcrito datilograficamente, de acordo com as regras de
ortografia atuais, com exceção dos nomes próprios, que se mantêm no original.
Este tipo de certidão habitualmente só é exigido em processos de retificação de
nomes.
Esta certidão também tem um custo de 20,00€, a que acresce o custo da
transcrição no valor de 30,75€/hora ou fração de hora, totalizando 50,75€.
A estes valores acrescem os portes de correio (correio nacional registado ou
correio internacional registado com aviso de receção).
Tentei esclarecer mais dúvidas com o cartório aqui no Brasil, para poder obter a certidão de batismo da forma correta, eles ainda não me responderam, por telefone não falam, e não sei se irão me responder... rs
Desde já agradecida,
Andréa.
@aesouza
@Brisa
Para os dois fins... vc deve pedir em papel, narrativa e certificada.
Combinar com os dois ógãos ao mesmo tempo.
Pedir para Coimbra enviar o documento para a PG (pague a reprodução do documento e envio pela CTT à PG)
Pedir o apostilamento à PG (pague o apostilamento e envio ao seu endereço à PG)
Peça por este email o endereço deles para que vc informe à Coimbra para onde devem enviar seu documento do português. E eles te enviarão um formulário a ser preenchido para a solicitação da apostila.
apostilasgeral@pgr.pt
Chegando o documento apostilado aqui, vc deve registrá-lo em um cartório de notas.
Se estiver em São Paulo, registre no CDT (no centro da cidade).
Após este registro, pode ir nos cartórios para a retificação dos documentos brasileiros.
@aesouza
@mabego @mabego
Olá! @aesouza estamos no mesmo processo, porém o cartório no qual deverei fazer a retificação do registro do meu pai (filho do português) não exigiu o assento traduzido, por se tratar de origem portuguesa, como podemos observar cada cartório tem suas próprias exigências!
Com relação suas dúvidas @mabego informou muito bem o passo a passo, tente fazer um e-mail triangular com Coimbra e a PGR (optei pela PGR Lisboa, pois vi relatos aqui que a PGR Coimbra parece ser um pouco enrolada na solução de problemas).
Vai dar td certo! Sucesso!
@Brisa @mabego
Bom dia! Muito obrigada pela ajuda!
Com relação a tradução @Brisa ela colocou de um modo geral, mas no caso de Portugal não é necessário mesmo...
Que dê tudo certo para nós que estamos na tentativa!
@Brisa
@aesouza
Para ficar claro:
Registrar o documento no cartório de notas não é o mesmo que traduzir (e juramentar).
Documentos de Portugal não é necessário traduzir, pois trata-se da língua portuguesa (apesar que houve um caso por aqui)
Mas os cartórios exigem o registro do documento no cartório de notas.
@mabego o que seria CTT? "Pedir para Coimbra enviar o documento para a PG (pague a reprodução do documento e envio pela CTT à PG)"
@Brisa você já pediu e fez os pagamentos? No caso seriam o pagamento das duas certidões para Coimbra e apostila para Lisboa , separados né?
@aesouza
CTT é o correio português