Olá! Tentei fazer um Vale Postal pelos Correios, porém informaram nos Correios que o Vale está suspenso por enquanto e não souberam explicar o motivo e nem quando volta o serviço!! Vou tentar transferência bancária.
++++ Sim já confirmei a existência da certidão, assim que efetuar o pagto do serviço irei solicitar a confecção e envio à PGR.
Sim, dois pagamentos distintos: a certidão e depois a apostila.
Sim, dois pagamentos distintos: a certidão e depois a apostila. Só fiquei sem saber se você precisou de pedir duas certidões diferentes (uma para o processo de nacionalidade e outra para apostilar e depois retificar... Falo isso porque quando fui perguntar em Coimbra a resposta que tive foi essa:
Os registos de batismos/nascimentos em posse deste Arquivo são reproduzidos
através de certidão emitida em papel.
Poderemos emitir uma certidão composta por um frontispício datilografado, onde
constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro
contendo o registo do assento de batismo/nascimento.
Este é o tipo de certidão que habitualmente é emitido para instruir processos
de pedidos de cidadania e tem um custo de 20,00€.
2.Em alternativa, poderemos emitir uma certidão transcrita, em que todo o
conteúdo do assento é transcrito datilograficamente, de acordo com as regras de
ortografia atuais, com exceção dos nomes próprios, que se mantêm no original.
Este tipo de certidão habitualmente só é exigido em processos de retificação de
nomes.
Esta certidão também tem um custo de 20,00€, a que acresce o custo da
transcrição no valor de 30,75€/hora ou fração de hora, totalizando 50,75€.
Ou seja, só com as certidões eu teria que gastar 70,75Euros?
"Sim, dois pagamentos distintos: a certidão (para o arquivo distrital) e depois a apostila (para a procuradoria geral). Só fiquei sem saber se você precisou de pedir duas certidões diferentes (uma para o processo de nacionalidade e outra para apostilar e depois retificar... " Pedi somente uma que usei pra tudo.
Pedi a segunda alternativa, a transcrita (narrativa). Não tenho notícias que alguém conseguiu retificar com cópia reprográfica (fotocópia do livro).
A minha dúvida era essa , se era necessário tirar duas certidões, porque no corpo do e-mail de Coimbra eles falam da diferença dos dois tipos de emissão (uma para nacionalidade e a outra pra retificar), e aqui no cartório do Brasil não me ajudaram , querem que eu envie primeiro a certidão de batismo por e-mail para analisarem, mas não me esclareceram sobre qual das duas formas da certidão de batismo eles precisam...
Então, na verdade não pedi ainda, fiquei com receio de errar e jogar dinheiro fora rs... Mas se for essa :
Pedi a segunda alternativa, a transcrita (narrativa). Não tenho notícias que alguém conseguiu retificar com cópia reprográfica (fotocópia do livro). Sendo assim eu teria que pedir a segunda , ficaria em 50,75 Euros?
Sim, peça a NARRATIVA (assim não correrá o risco de recusarem no processo de retificação), então poderá usá-la também no processo de nacionalidade. Vc gastará 50,75 euros, conforme muito bem informado por @mabego .
@mabego retificou via cartórios? Pois fui ao cartório e me informaram que só judicialmente (data de nascimento, inclusão de nome composto e correção do nome da mãe), mas vou tentar novamente com mais documentos...
"retificou via cartórios? Pois fui ao cartório e me informaram que só judicialmente (data de nascimento, inclusão de nome composto e correção do nome da mãe), mas vou tentar novamente com mais documentos..."
No meu caso foi judicial, pois a retificação foi mais complexa e a "primeira" certidão brasileira (casamento de minha avó portuguesa com meu avô italiano) a ser retificada era a mais difícil (digamos assim).
E como esta, em específico, tinha que ser judicial e a advogada me cobrou pela causa e não "por certidão", então retifiquei todas.
E no seu caso, essa inclusão seria de sobrenome ou nome? Me parece que cartórios não fazem administrativamente "inclusões ou exclusões".
No meu caso seria inclusão de um 2º nome (composto), mas não deram uma justificativa do porque não fazem administrativamente.. vou tentar novamente com mais documentos comprobatórios rs
Meu nome é Ricardo, e me embrenhei nesse universo de alegrias, sustos e surpresas que é tirar a cidadania sozinho.
Vou precisar solicitar o apostilamento da certidão da minha bisa lá em Lisboa, acabei de fazer a transferência da taxa de 10,20 euros pelo meu banco e aparentemente não tive problemas, até que foi bem tranquilo.
Pra diminuir a possibilidade de erro, tô pensando em enviar a certidão que tenho aqui no Brasil direto para Lisboa. Ao invês de solicitar uma outra no arquivo distrital de Aveiro.
@PauloBenith oiie, me tira uma duvida, por acaso voce fez a solicitação pelo CRAV e deles pediu para enviar para o PGR? Eu tenho que solicitar 2 certidoes de batismo/nascimento e me recomendaram fazer pelo crav e ja enviar direto para eles apostilarem, mas como faço isso? entro em contato com ambos, tipo preencho o formulario do crva e pago a taxa, logo depois aviso o pessoal da PGR e pago a taxa deles e informo pelo email passado sobre o apostilamento das 2 certidoes? e de la eles enviam diretamente para mim no brasil correto? Obrigada.
... a solicitação pelo CRAV e deles pediu para enviar para o PGR?exato, vc só precisa informar ao Arquivo distrital o endereço da PGR (que já deve estar combinado previamente por email com a PG o recebimento dos documentos)
Eu tenho que solicitar 2 certidoes de batismo/nascimento e me recomendaram fazer pelo crav e ja enviar direto para eles apostilarem, mas como faço isso?colocando nas informações adicionais o endereço da PG explicando que os documentos precisam de apostilamento
entro em contato com ambos, tipo preencho o formulario do crva e pago a taxa, logo depois aviso o pessoal da PGR e pago a taxa deles e informo pelo email passado sobre o apostilamento das 2 certidoes?primeiro envie email à PG avisando que vc precisa de apostilamento das certidões e peça o endereço para informar o arquivo distrital. Com o endereço, informe o arquivo distrital como expliquei acima
e de la eles enviam diretamente para mim no brasil correto?sim... vc paga os serviços do arquivo distrital e os serviços da PG
agora em 2023 alguém conseguiu receber resposta de e-mail da PGR Lisboa? Caso não, se eles estão simplesmente mandando o assento após o e-mail com os comprovantes, tem demorado quanto tempo do pedido até chegar no BR? Muito obrigada.
Comentários
@aesouza
@mabego
Olá! Tentei fazer um Vale Postal pelos Correios, porém informaram nos Correios que o Vale está suspenso por enquanto e não souberam explicar o motivo e nem quando volta o serviço!! Vou tentar transferência bancária.
++++ Sim já confirmei a existência da certidão, assim que efetuar o pagto do serviço irei solicitar a confecção e envio à PGR.
Sim, dois pagamentos distintos: a certidão e depois a apostila.
Espero ter ajudado!
@Brisa @mabego
Sim, dois pagamentos distintos: a certidão e depois a apostila. Só fiquei sem saber se você precisou de pedir duas certidões diferentes (uma para o processo de nacionalidade e outra para apostilar e depois retificar... Falo isso porque quando fui perguntar em Coimbra a resposta que tive foi essa:
Os registos de batismos/nascimentos em posse deste Arquivo são reproduzidos
através de certidão emitida em papel.
constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro
contendo o registo do assento de batismo/nascimento.
Este é o tipo de certidão que habitualmente é emitido para instruir processos
de pedidos de cidadania e tem um custo de 20,00€.
2.Em alternativa, poderemos emitir uma certidão transcrita, em que todo o
conteúdo do assento é transcrito datilograficamente, de acordo com as regras de
ortografia atuais, com exceção dos nomes próprios, que se mantêm no original.
Este tipo de certidão habitualmente só é exigido em processos de retificação de
nomes.
Esta certidão também tem um custo de 20,00€, a que acresce o custo da
transcrição no valor de 30,75€/hora ou fração de hora, totalizando 50,75€.
Ou seja, só com as certidões eu teria que gastar 70,75Euros?
Realmente fiquei confusa rs...
@aesouza
"Sim, dois pagamentos distintos: a certidão (para o arquivo distrital) e depois a apostila (para a procuradoria geral). Só fiquei sem saber se você precisou de pedir duas certidões diferentes (uma para o processo de nacionalidade e outra para apostilar e depois retificar... " Pedi somente uma que usei pra tudo.
Pedi a segunda alternativa, a transcrita (narrativa). Não tenho notícias que alguém conseguiu retificar com cópia reprográfica (fotocópia do livro).
@mabego @Brisa
A minha dúvida era essa , se era necessário tirar duas certidões, porque no corpo do e-mail de Coimbra eles falam da diferença dos dois tipos de emissão (uma para nacionalidade e a outra pra retificar), e aqui no cartório do Brasil não me ajudaram , querem que eu envie primeiro a certidão de batismo por e-mail para analisarem, mas não me esclareceram sobre qual das duas formas da certidão de batismo eles precisam...
Então, na verdade não pedi ainda, fiquei com receio de errar e jogar dinheiro fora rs... Mas se for essa :
Pedi a segunda alternativa, a transcrita (narrativa). Não tenho notícias que alguém conseguiu retificar com cópia reprográfica (fotocópia do livro). Sendo assim eu teria que pedir a segunda , ficaria em 50,75 Euros?
@aesouza
eu retifiquei 15 certidões.
sim... peça a narrativa e o apostilamento = 50,75 euros.
Para retificar, quando o documento chegar no seu endereço, vc deve registrar em cartório de notas.
@aesouza
Sim, peça a NARRATIVA (assim não correrá o risco de recusarem no processo de retificação), então poderá usá-la também no processo de nacionalidade. Vc gastará 50,75 euros, conforme muito bem informado por @mabego .
@Brisa @mabego muito obrigada pela ajuda
@mabego retificou via cartórios? Pois fui ao cartório e me informaram que só judicialmente (data de nascimento, inclusão de nome composto e correção do nome da mãe), mas vou tentar novamente com mais documentos...
@isabelaat
"retificou via cartórios? Pois fui ao cartório e me informaram que só judicialmente (data de nascimento, inclusão de nome composto e correção do nome da mãe), mas vou tentar novamente com mais documentos..."
No meu caso foi judicial, pois a retificação foi mais complexa e a "primeira" certidão brasileira (casamento de minha avó portuguesa com meu avô italiano) a ser retificada era a mais difícil (digamos assim).
E como esta, em específico, tinha que ser judicial e a advogada me cobrou pela causa e não "por certidão", então retifiquei todas.
E no seu caso, essa inclusão seria de sobrenome ou nome? Me parece que cartórios não fazem administrativamente "inclusões ou exclusões".
@mabego entendi...
No meu caso seria inclusão de um 2º nome (composto), mas não deram uma justificativa do porque não fazem administrativamente.. vou tentar novamente com mais documentos comprobatórios rs
Boa tarde a todos.
Meu nome é Ricardo, e me embrenhei nesse universo de alegrias, sustos e surpresas que é tirar a cidadania sozinho.
Vou precisar solicitar o apostilamento da certidão da minha bisa lá em Lisboa, acabei de fazer a transferência da taxa de 10,20 euros pelo meu banco e aparentemente não tive problemas, até que foi bem tranquilo.
Pra diminuir a possibilidade de erro, tô pensando em enviar a certidão que tenho aqui no Brasil direto para Lisboa. Ao invês de solicitar uma outra no arquivo distrital de Aveiro.
O que vocês acham? Qual a opinião de vocês?
@PauloBenith oiie, me tira uma duvida, por acaso voce fez a solicitação pelo CRAV e deles pediu para enviar para o PGR? Eu tenho que solicitar 2 certidoes de batismo/nascimento e me recomendaram fazer pelo crav e ja enviar direto para eles apostilarem, mas como faço isso? entro em contato com ambos, tipo preencho o formulario do crva e pago a taxa, logo depois aviso o pessoal da PGR e pago a taxa deles e informo pelo email passado sobre o apostilamento das 2 certidoes? e de la eles enviam diretamente para mim no brasil correto? Obrigada.
@rickrodrix
Vc pode mandar a que vc tem no Brasil para Portugal.
Vc só vai gastar duas vezes...
@Yasmimcabral07
... a solicitação pelo CRAV e deles pediu para enviar para o PGR? exato, vc só precisa informar ao Arquivo distrital o endereço da PGR (que já deve estar combinado previamente por email com a PG o recebimento dos documentos)
Eu tenho que solicitar 2 certidoes de batismo/nascimento e me recomendaram fazer pelo crav e ja enviar direto para eles apostilarem, mas como faço isso? colocando nas informações adicionais o endereço da PG explicando que os documentos precisam de apostilamento
entro em contato com ambos, tipo preencho o formulario do crva e pago a taxa, logo depois aviso o pessoal da PGR e pago a taxa deles e informo pelo email passado sobre o apostilamento das 2 certidoes? primeiro envie email à PG avisando que vc precisa de apostilamento das certidões e peça o endereço para informar o arquivo distrital. Com o endereço, informe o arquivo distrital como expliquei acima
e de la eles enviam diretamente para mim no brasil correto? sim... vc paga os serviços do arquivo distrital e os serviços da PG
@mabego oiie, por acaso você saberia qual é o e-mail da PGR ?
@Yasmimcabral07
apostilasgeral@pgr.pt
Boa noite!
agora em 2023 alguém conseguiu receber resposta de e-mail da PGR Lisboa? Caso não, se eles estão simplesmente mandando o assento após o e-mail com os comprovantes, tem demorado quanto tempo do pedido até chegar no BR? Muito obrigada.