Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1196197199201202315

Comentários

  • @Alexandre Vieira , leve seus documentos a uma Conservatória do Registo Civil, levando uma cópia e peça para certificarem

  • @Leticialele obrigado pela resposta, que ótimo, então não precisarei apostilar, como tenho que ir ao consulado para validar o antecedentes criminais já levo a cópia do passaporte ou RG autenticado aí peço essa certificação, acha que é necessário autenticar a cópia antes?


    Obrigado novamente.

  • @Alexandre Vieira , a validação da certidão de antecedentes criminais é feita no próprio site da Polícia Federal. Aparece como pop up, tem que voltar a certidão à impressora para imprimir, no verso, a validação.

    Pode levar uma cópia simples da identidade.

  • Vi que estão emitindo os despachos dos processos recebidos em Julho/2020. Saberiam dizer normalmente quanto tempo leva para sair da bolinha 4 e ir para a bolinha 6? Não sei se estou sendo clara. Queria saber quanto tempo leva para eles efetivamente pegarem o processo e emitirem o despacho. Só curiosidade mesmo. É que passa tanto tempo na bolinha 4 que a ansiedade começa a incomodar. kkkk

  • editado December 2021

    @Silvana Asfora

    As bolinhas são apenas indicativos de que o processo está caminhando, e não há um tempo específico. Pode ficar na bolinha-2 muito tempo, e em 4 dias pula pra bolinha-6 verde. Depende do tipo de processo, e da conservatória onde tramita. Nem sempre as ações se refletem perceptivelmente em mudanças de cor nas bolinhas. Você só vê o tempo que fica parado nas filas, esperando a vez.

    Respondendo a sua pergunta, seu processo demora efetivamente cerca de 40 minutos aos cuidados do conservador, durante os 2-3 anos que leva. (sei que não foi isso que queria saber, mas foi o que perguntou. Hehehe). Basta dividir o número total de processos por ano, pelo número total de conservadores 8h/dia, 5d/semana, 12 meses por ano, e descontar 1 mês de férias e 14 feriados.

  • @jbsergio só efetuei uma reclamação, ainda não me matriculei na universidade quero ter toda a documentação para poder aplicar uma vez que como cidadão as taxas são mais baratas. Será que esta queixa irá atrasar ainda mais o meu processo? Particularmente, eu acho um absurdo, pois ficamos reféns dessa demora e o planejamento vai todo por água abaixo.

    Agora não adianta, já efetuei a queixa e vou aguardar o retorno, muito obrigado pelas informações, estou com a planilha e irei acompanhar.

  • editado December 2021

    @Gustavo1510

    Desculpe, mas você está fazendo errado. Faça a matrícula aceitando o preço cheio como estudante internacional. Como o pagamento é parcelado, mais tarde, antes de começarem as aulas, você pede o ajuste, e eles te dão o crédito já abatendo desde a matrícula pagando com o valor de cidadão.

    Na verdade você só paga a taxa de admissão que fica como crédito, ou lhe devolvem o dinheiro e você paga novamente o valor correto. Isso segura sua vaga, no preço que você quer, e ainda consegue tratamento prioritário na nacionalidade.

    De preferência o pedido de urgência deve ser feito antes do Despacho do conservador. É ele quem vai avaliar o caso, e colocar no Despacho o parecer dele que deve ser concedido tratamento prioritário na nacionalidade e no assento. Depois que ele der a aprovação será tarde demais.

    Sua queixa nada tem a ver com esse pedido de urgência. Não afeta em nada. Apenas irão consultar a conservatória sobre o status.

  • @gandalf  muito obrigado pelas valiosas dicas, farei isso!

  • @Gustavo1510

    Um detalhe que não mencionei antes: Mesmo que você faça a matrícula, pague, e não consiga urgência no seu processo, sempre pode adiar as classes, trancar a matrícula, e esperar sair o assento. Basta não perder os prazos pra isso.

    O seu processo art-3 entrou por Oliveira de Azaméis, e você tem uma advogada.

    Quem deve redigir o requerimento é a advogada, mandando diretamente para a CRCentrais de Lisboa, onde está o processo. Você também pode fazer esse requerimento de 3 linhas, se preferir.

    Não crie problema com sua advogada. Mas saiba que ter mandado para Azaméis fará o seu processo demorar 1-3 meses a mais, pelo redirecionamento, até entrar na fila da conservatória certa e ser numerado. Só a CRCentrais tramita art-3. Você havia perguntado como saber a data que o processo foi entregue. Se você ligar na Linha de Registos, pode pedir a funcionária que leia no processo a data de entrega em Azaméis e a data de numeração na CRCentrais (esse foi o tempo desperdiçado). Ligue exatamente às 9:00 da manhã (horário de Lisboa), ou terá que esperar 90 minutos pra ser atendido. +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1

    "Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa.

    Os comprovativos terão que ser anexados ao Pedido de Urgência."

    Boa sorte!

  • @gandalf  obrigado mais uma vez pelas excelentes informações!!!!!

  • @Gustavo1510

    Ponha seus dados na planilha, para ir acompanhando e comparando com outros que navegam junto com o seu. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/edit#gid=0

    É o Gustavo Mota que entrou agora ali na planilha? Vou reordenar depois. Se deu entrada e recebeu a senha na data indicada, o número devia ser 480xx/21, mas pode estar mantendo a numeração que recebeu 3 meses antes em Azaméis. É isso?

  • Olá,


    Estou em Portugal e gostaria de levar meu processo de nacionalidade pelo casamento pessoalmente, alguém sabe me dizer com a pandemia como está funcionando? Vi alguns comentários de que teria que chegar cedo na CRC de Lisboa e pegar uma senha e lá os documentos já são verificados e saio com a chave de acesso ao processo, está correta essa informação?


    Se alguém puder ajudar eu agradeço, obrigado!

  • @Rafaelsk93

    Foi uma decisão ruim a sua de entregar pessoalmente, e você já começou a descobrir isso.

    Seu processo já podia ter iniciado. Agora vai perder tempo na fila de uma repartição pública, assistindo os advogados passarem na frente.

    Quando você conseguir entregar na CRCentrais, na hora você recebe o Número do Processo. A senha você recebe depois, por e-mail.

  • @gandalf

    Te agradeço pela informação.

    Entregar pessoalmente não foi muito uma escolha, tendo em vista que a atribuição do meu filho o que comprova meu vínculo com a comunidade saiu 2 dias depois que cheguei em Portugal. Então dei prioridade em pedir a residência, o que já está tudo certo.

    Agora com a residência em mãos vou dar entrada no meu processo de aquisição por casamento, um processo que todos sabemos que é demorado, então esperar na fila de uma repartição pública é o menor dos problemas, já são 4 anos de envios de processos e esperando desde a bisavó da minha esposa, mas acredito que no final toda espera será compensada.


    Tenha um ótimo ano, abraço!

  • Boa tarde a todos,

    Gostaria de saber se alguém está encontrando dificuldades em realizar o pagamento via cartão de crédito?

    Após preenchimento dos dados do titular e requerente e os dados do cartão, a tela seguinte fica em branco com "xxxxxxxxxxxxxxxxxx" na parte superior.

    Até o momento, o cartão de crédito (que é português) está com o lançamento "Pendente" de 250,00 EUR. Não recebi nenhum email.

    Desde já, agradeço caso alguém esteja com o mesmo problema e puder compartilhar.

  • Boa tarde a todos,

    Peço por gentileza que desconsiderem o meu último post.

    Recebi a pouco o formulário 1C por email, juntamente com a confirmação do pagamento.

    Obrigado.

  • @Paulo Sylas , você deve ter recebido o formulário 3! E não o 1C!!

  • @gandalf, obrigada pela resposta! Era isso mesmo que eu queria saber! Só não sabia que era assim tão rápida a análise. kkkkk! Bem, então, se é o que nos resta, aguardemos pacientemente... Feliz Ano Novo a todos do grupo!

  • Feliz ano novo a todos! Já se vão quase 6 meses aguardando o assento (bolinha 7 marrom). Estou em Portugal e seria um adianto imenso conseguir fazer documentos aqui, já que moro em Londres e o consulado lá só abre horário pra cartão de cidadão pra dali a 1 ano! Nesse momento sem passagem de volta pra Londres na expectativa que isso saia esse mês. Pelo que vi na planilha, não lavraram nada de registo exceto uns dois processos com urgência. Tem despacho de maio que não está finalizado! Alguém tem alguma ideia do motivo? Obrigada!

  • Rafaelsk93Rafaelsk93 Member
    editado January 2022

    Ola pessoal, apenas para informação.

    Fui a CRC Lisboa hoje pessoalmente entregar meu processo de aquisição de nacionalidade pelo casamento, cheguei lá por volta das 07:00 porta abriu as 09:00 passaram na frente 4 atendimentos prioritários sendo 2 crianças de colo e 2 advogados. Entrei em torno de 09:30, peguei a senha 09 fui atendido as 09:45 sai de lá as 10h com o número do processo e a chave de acesso me foi enviada pelo atendente na mesma hora em meu e-mail. Indo lá descobri que estão atendendo por agendamento prévio por e-mail ou telefone então é uma forma de evitar a fila.

    Nao encontrei muita informação sobre isso no forum então resolvi contar minha experiência, espero que ajude.

  • Gustavo1510Gustavo1510 Member
    editado January 2022

    @gandalf o número do meu processo começa com 11 está na linha 179 da planilha, paguei a taxa em Oliveira de Azeméis em 09/12/2020 e a senha foi repassada à minha advogada em 24/04/2021, entretanto no recibo do pagamento da taxa havia sido gerado um outro número de processo 15 no ano de 2020, certamente mudou o número quando foi recepcionado em Lisboa. Não entendi, achei estranho.

  • @LiliaCouto ...boa tarde ..


    Essa espera pela bolinha 7 ficar verde esta matando mesmo....

  • @Leticialele

    Exato, recebi o formulário art. 3 e não o 1C.

    Obrigado!

  • @jbsergio responderam seu e-mail pra CRC Lisboa? Alguma notícia da data da decisão cujo registo estão lavrando? Obrigada!

  • @LiliaCouto Boa tarde. Nenhuma resposta ainda

  • Gustavo1510Gustavo1510 Member
    editado January 2022

    Boa noite, meu processo mudou de status hoje foi da bolinha 1 para a 3 aguardando consultas, alguém sabe me falar se nesta etapa aguardamos muito tempo?

    "O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."

    Consultam sobre as certidões encaminhadas pelos cartórios do Brasil, mesmo estando apostiladas? Estou com dúvida...

  • @Gustavo1510 bom dia.

    Eu fiquei uns 5 ou 6 meses na bolinha 3!

  • @Zervesff @jbsergio e quem mais estiver aguardando registo, recebi resposta agora da CRC Lisboa: Mais informo que nesta data estão a ser lavrados os registos com decisão do dia 15 de junho de 2021

    Sendo que em 6 de dezembro informaram que estavam lavrando os registos de despachos de 14 de junho!!! Ou seja, em 1 mes andaram UM dia!!!

    Totalmente surreal. Se continuar assim, vão demorar mais 30 meses pra chegar no meu...

  • editado January 2022

    @Gustavo1510, na planilha seu nome está como 'Gustavo Mota', recebido em 09/12/20 e senha em 24/04/21? Só para ter noção do tempo, estou acompanhando o processo da minha esposa (recebido em 16/03/21, senha em 29/03/21).

    A propósito, se esse for o seu mesmo, na linha 180, está na posição errada, lá no meio dos processos de dezembro/2018...! Vou arrumar a posição.

    Arrumei, agora está na linha 55, mas existe outro 'gustavo Mota' na linha 230, de 05/2018. A propósito, qual ordem devemos manter na planilha? Por data de recebimento? Por data de senha? Pelo número do processo? (pela fórmula da coluna que mostra um "oops" parece que a data de recebimento é que manda na ordem das linhas)

  • @LiliaCouto parece que, dependendo de qual oficial responde esse tipo de pergunta por e-mail, a resposta vem com uma data diferente...então fica difícil saber com certeza... meu despacho é do dia 20/10/2021...então, nesse passo, vão demorar anos pra chegar na criação do meu registro....e já estou há 2 anos e 1 mês no processo...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.