Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1363739414279

Comentários

  • @allanmrg @Elizabeth Lucilia

    Quando eu escrevi eu já estava me antecipando ao problema que vai surgir. Eles vão se estabelecer em outro país, e ali pedirão residência para o cônjuge. Nesse momento vai precisar da certidão de casamento apostilada.

    Na verdade ela devia levar também uma certidão de nascimento reprográfica apostilada também, mas como não sei quanto tempo vai levar para ela dar entrada no pedido de residente, poderia prescrever. E pode ser que peçam a certidão em inteiro teor no outro país, traduzida. A certidão poderia já ter vencido quando precisasse dela.

    Mais importante que tudo isso: O RG só é emitido em solo brasileiro. Certifique-se de que seu RG é bem recente, e se tiver alguns anos de estrada, é melhor fazer um novo antes de deixar o país. Estando no exterior pode precisar dele (com filiação) e não ter como fazer outro. Também se instrua sobre a declaração de IR para saída definitiva do país. Tem um prazo curto pra fazer isso.

  • editado November 2021

    @Leticialele @gsilvestre @gandalf

    Muito obrigada por toda ajuda, vcs são muito prestativos.

    @gandalf qnt aos requisitos de valores, seguro saúde está tudo ok!

    De toda forma enviarei um e-mail ao chanceler.

    @gandalf ja possuo certidão de casamento apostilada, certidão de nascimento do conjuge apostilada e reprografica os enviei ao consulado RJ para a transcrição, estou no aguardo.

    Meu RG ainda é de solteira (de 2019) será q vale a pena tirar um novo e com nome de casada?

    De coração, muito obrigada.

  • editado November 2021

    @Elizabeth Lucilia

    Sim, o RG do marido também deve ser renovado. Na verdade o dele é o mais importante, porque vai precisar para pedir residência.

    Entenda que o RG embora não tenha prazo de validade explícito, ele vale por 5 anos extensível por mais 5 anos.

    O seu com 3 anos está ok. Em geral as pessoas voltam durante os primeiros 2 anos, durante a fase de adaptação, só que não têm em mente tirar documentos brasileiros novos. Quando ai precisar, não tem. Fora do BR somente o RG e o passaporte. Quando renovar o passaporte no exterior, ele deixará de trazer a filiação, e é aí que seu problema começa. :-)

  • editado November 2021

    @gandalf

    nao entendi seu último parágrafo… “Quando renovar o passaporte no exterior, ele deixará de trazer a filiação, e é aí que seu problema começa. :-)

    Eu vou tirar passaporte europeu em PT.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado November 2021

    @Elizabeth Lucilia o gandalf está falando do futuro rs

    caso você se mude do BR, quando for renovar o passaporte brasileiro via consulado, ele não vai vir com a filiação

  • @Elizabeth Lucilia

    Você vai ter 2 passaportes. Um brasileiro, e um português. Seu marido só terá o passaporte brasileiro por enquanto.

    Aí você vai morar no exterior, o passaporte BR está vencendo, você vai ao consulado e pede um passaporte novo. Esse novo passaporte não terá a filiação na página-2, porque foi emitido no exterior. Mas você não sabia disso ainda. Funciona para viajar, entrar e sair de países.

    Daqui a 6 anos, você vai fazer a nacionalidade do filho, e Bum! Descobre que não tem filiação no passaporte, e o RG tem mais de 10 anos. Vem a pandemia (ou uma guerra) e você não tem planos pra voltar ao BR tão cedo. Travou tudo. Pode não ser nacionalidade de um filho, mas um pedido de residente em outro país.

    Eu estou lhe contando que essas coisas acontecem. Você pode ou não renovar seu RG enquanto ainda está no BR. Se não fizer agora antes de sair, só quando voltar de férias. Suponhamos que leve 15 dias pra agendar, pedir uma certidão nova no cartório, e podem pedir mais 30 dias pra entregar, e estourou seu prazo de viagem. Como só tira presencialmente no BR, e retira pessoalmente, vai ficar em dificuldade.

  • Apenas atualizando.

    Transcrição casamento simples concluída.

    Recebida em 22/10/21, concluída em 23/11/21.

    Santos/SP

  • editado November 2021

    A título de informação

    Meus docs chegaram no consulado do RJ dia 16/11 e até hj nenhum contato. Queria pelo menos saber se está tudo correto, pois como mencionei no grupo tem um erro de letra. Mandei e-mail e por conta da demanda pediram para aguardar “contacto”.

  • @Elizabeth Lucilia , ainda é cedo para cobrar uma posição do Consulado.

    Se estiver tudo vorreto, mandam um link para pagamento.

    Não estando, apontam o erro e devolvem os documentos para você corrigir. Mas, se é apenas uma letra, não creio que terá problemas.

  • Alguém poderia dar uma dica de como marcar o agendamento do Passaporte e do cartão cidadão .

    Pelo consulado de Santos, não tem data disponível !

  • ola, eu de novo

    @Leticialele hj recebi e-mail do consulado e foi tudo ok, nenhum problema com a letra do nome da minha mãe,

    Mais uma dúvida! Qnd fizer o cartão cidadão em Portugal faço com NIF ou não, haja vista que não residirei em PT.

    obrigada, vcs são maravilhosos.

  • @Elizabeth Lucilia , parabéns!!

    Faz o cartão sem NIF, se você não vai morar ou ter conta bancária lá.

  • Boa noite. Voces me ajudariam numa questao? Para a transcrição do casamento dos avós portuueses que se casaram aqui no Brasil em 1904, o formulario será assinado pela neta......que nao leva o sobrenome do avô portugues. Que documento da neta deverá acompanhar esse formulário? Certidão de nascimento inteiro teor e apostilada ou somente uma certidão simples sem apostilamento? Obrigado

  • Pessoal quando mostra cadastro efetuado significa que já está pronto, eu recebo algum papel ou e-mail ?


  • @Leticialele quando mostra cadastro efetuado significa que já está pronto? eu recebo algum papel ou e-mail ? 

    achei tão rápido que estou desconfiando rsrs


    obrigada

    bjs


  • Boa tarde!

    Enviei o processo por atribuição da minha avó hoje para o ACP e estou me preparando para o próximo passo, mesmo que demore 6/7 meses. Quando o processo da minha vó for aprovado e eu for começar o da minha mãe, é necessário mesmo fazer a transcrição de casamento?? Conversei com uma agência que faz o processo (mais por curiosidade) e eles me disseram que não é necessário transcrever os casamentos, e agora estou confusa.

    Ah, quando o processo está aprovado, o ACP me envia alguma coisa pelo correio ou eu tenho que pedir em algum site para ser enviado?

    Mais uma dúvida.. É possível dar entrada em mais de um processo por atribuição simultâneamente? Tipo, se eu quiser tirar para dois irmãos ao mesmo tempo. Se sim, é um processo só ou são dois diferentes, independentes?

    Obrigada!

  • @lgmari , se não foi sua avó a declarante do nascimentos dos filhos, terá que transcrever o casamento.

    Aprovado o processo (você vai acompanhando pelo site da nacionalidade) eles mandam uma carta com o assento português.

    Sim, pode mandar, no mesmo envio, os processos de 2 irmãos, mas ambos têm que ir completos, sem compartilhar nenhum documento - serão dois processos independentes.

  • @Leticialele Entendi! Muito obrigada pela resposta. Eles só enviam a carta então? Nenhum dos documentos que enviei voltarão, é isso?

    O escritório consular de Santos devolve né?

  • @lgmari , as Conservatórias não devolvem os documentos.

    O Consulado de Santos devolve os documentos da transcrição de casamento, apenas!!

  • Boa noite a todos!

    @gandalf @Leticialele

    Os documentos para transcrição do casamento dos meus avós foram recebidos em 5 de Novembro pelo Consulado de Santos.

    Até o momento não obtive resposta alguma sobre finalização do processo ou mesmo se há lago errado com a documentação encaminhada.

    Vocês acham que devo cobrar um retorno, uma vez que já se passaram 3 semanas? Se sim, qual a melhor forma de fazê-lo?

    Grata.

  • @riellimariana

    Esperar 5 semanas é de praxe. Pode inclusive ter algo errado com a documentação, e nesse caso devolvem todo o pacote pelo correio. Fique atenta tanto no correio, com no e-mail, tanto INBOX como SPAM.

    Por enquanto eu creio que está dentro da normalidade.

  • Obrigada pela pronta resposta, @gandalf !

    A documentação foi enviada toda apostilhada ( até o que não precisava rsrs). Não sei quanto à documentação de Portugal, se pode haver algum erro.

    Enfim, vamos aguardar a resposta checando todos os canais de comunicação.

  • @riellimariana

    Bom dia! A transcrição de minha mãe foi recepcionada em Santos no dia 04/11. Saber que outros estão no mesmo prazo nos deixa um pouco mais tranquila. Espero que em mais uma semana recebamos a transcrição(e que nada esteja errado).

  • Pessoal, duas pequenas dúvidas:

    Na modalidade de transcrição de casamento + óbito pelo consulado de São Paulo (escritório de Santos), no site não diz nada sobre a forma da certidão do óbito.

    Presumo que posso enviar ela simples, portanto, correto? Por que a de casamento especificam que tem que ser inteiro teor, enquanto que não dizem nada do óbito... Alguém tem experiência nisso? Pode compartilhar experiência?

    O segundo ponto é o seguinte: após a transcrição, devo receber uma certidão de casamento, correto? Acontece que iremos fazer 2 pedidos de cidadania. Há alguma forma de pedir para o consulado enviar 2 certidões transcritas de casamento?

    Muito obrigado!!!

  • @gabrielbarrella , a certidão de óbito pode ser breve relato.

    Ao final da transcrição, vai receber uma certidão de casamento portuguesa, informatizada. Tire tantas cópias simples quanto necessitar. O que vale é o número.

  • @Leticialele

    Obrigado pelas respostas! Vou dar seguimento nas coisas por aqui!

  • Boa tarde pessoal!

    Estou como uma situação “diferente” e gostaria da opinião de vocês.

    Irei solicitar a transcrição de casamento dos meus Avós pelo consulado de Santos, (Avó nascida no Brasil, possui nacionalidade Portuguesa e está viva) e Avô (brasileiro, falecido).

    Meus Bisavós são portugueses, porém ao solicitar a Certidão de Casamento Inteiro Teor dos meus Avós,  consta que a minha Bisavó é brasileira.

    O pessoal do cartório verificou no livro e está escrito que ela é brasileira, não foi erro de digitação.

    O que deve ser feito nessa situação?

    Se eu enviar a certidão para o consulado de Santos mesmo com esse erro, será que dá problema?

    Aguardo o retorno, obrigado.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2021

    @Thiago_L sua avó foi atribuída portuguesa?

    de toda forma, se nasceu no BR, ela também é brasileira (a não ser que os pais estivessem a serviço de PT etc)... não há nada a fazer, ela tem dupla nacionalidade

    se ela não tiver nacionalidade brasileira, vc pode retificar a certidão de casamento...

  • Olá @gsilvestre.

    Obrigado por responder.

    Isso, minha avó é nascida no Brasil e a poucos meses atrás foi atribuida portuguesa.

    A minha Bisavó é nascida em Portugal, não sei porque na certidão de casamento da avó consta que a minha bisavó é brasileira, em todos os outros documentos dela diz que ela é nascida em Portugal.

    Nesse caso eu vou ter que retificar a certidão, né?

    Como eu faço para retificar?

    Se eu mandar para o consulado a certidão de casamento da minha avó do jeito que está (que diz que a nacionalidade da Bisavó e brasileira), corre risco da transcrição de casamento ser negada no consulado?


    Obrigado.

  • @Thiago_L , use a certidão de nascimento de sua mãe para retificar a certidão de casamento.

    De qualquer modo, não vejo problema com esse erro para a transcrição de casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.