Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1245246248250251256

Comentários

  • @gsilvestre foi utilizado um cartão do Itau. Estranho que já utilizei esse cartão para pagamento da atribuição da minha mãe.... agora na transcrição do casamento tive o erro. Na segunda vou tentar falar com eles para pedir um novo link então. :(


    Obrigado!

  • @Fabricio Gonçalves se tiver nubank, tente utilizá-lo, geralmente dá certo.

    itaú é um pouco instável, acho que eles ainda não tinham implementado 100% o sistema 3ds..

  • Ótimo! Vou fazer isso assim que conseguir o link novo. Obrigado!

  • @gabrielbarrella

    Melhor assim. Você vai ficar mais tranquilo. Que bom.

  • @Fabricio Gonçalves

    Sempre faça o pagamento com o app do celular aberto. A última fase do 3DS2 pede confirmação pelo celular, mesmo que o pagamento seja feito pelo computador.

    E eles podem aumentar, diminuir, ou alterar os critérios dinamicamente em função do risco. Aumentam os ataques, o sistema "aperta" mais os critérios. Tente novamente depois, em um horário diferente.

  • Olá a todos.

    Quero aqui deixar meu relato sobre transcrição.

    Enviei meu processo à PD e após quase 90 dias meu processo foi devolvido pois tinha uma letra errada no nome do meu sogro.

    Pois bem, como sou de São Paulo, enviei meu processo para o Consulado de Santos haja visto que no fórum muitos comentam agilidade no processo.

    Segue abaixo histórico do meu processo.


    2021-11-05 14:28:51Documentos enviados, processo concluído

    2021-11-04 14:33:44Processo recebido no Consulado

    2021-10-28 03:02:04Boleto pago

    2021-10-24 15:39:42Cadastro Efetuado

    Em 24 horas o processo foi concluído, ou seja, PD só para quem não tem outra opção.

  • @moraesricardode excelente relato. Tive o mesmo problema em PD.

  • editado November 2021

    @moraesricardode @antoniocesarpires

    Acho que a Srª Maria de Fátima Vitorino anda ficando muito sobrecarregada, e aí naquilo que já era estrita, está ganhando força. Eu tive que fazer defesas com ela, e ganhei. Ela é dureza, não nego, mas é respeitada e competente, e quando passa por ela ninguém mais questiona.

    Certamente que a mudança de Pirez e Pires, devia ter sido relegado. É como Roza e Rosa, muito comum. Pode ter tido algo mais. Não sei qual foi o caso citado acima, mas uma letrinha pode sim fazer diferença. A lei diz que o nome não pode deixar dúvida sobre o sexo, por exemplo, coisa que hoje se deixa a critério da pessoa definir sua identidade.

    Me fez lembrar uma história real, ocorrida nos EUA em 1987. Um médico que foi condenado por imperícia médica, ao fazer a circuncisão em uma criança (já adulto em 1987). O médico velhinho sendo entrevistado na TV dizia: "mas eu errei só um pouquinho assim!". Hehe

  • @gandalf infelizmente não foi o caso. Foi excesso e boa dose de má vontade mesmo.

    Mas o importante nisto tudo é que estamos a descobrir outras possibilidades, mais céleres, e por isso compartilhamos para conhecimento de outros.

    Repito: Ponta Delgada só a passeio!

  • @antoniocesarpires

    Que pena que você ficou com essa experiência ruim.

    Eu fiz 4 processos de transcrição, todos em P.Delgada, e tive ótimas experiências. Mesmo na que fiz a defesa, foi super bom.

    Agora estão sobrecarregados, e com falta de pessoal. Isso tem sido relatado como a causa da demora atual. Mas entre as Conservatórias que aceitam processos de transcrição por DHL/correio, é de longe a melhor opção.

  • Bom dia...

    Tenho acompanhado o Fórum quando possível...Mas não tenho participado como antes...(Por acaso...Depois de uma longa ausência...Estou passando por aqui pois estou participando da discussão sobre dificuldades com pagamento dos emolumentos na plataforma do IRN por tem um processo de familiar sobre a mesa...E sem conseguir pagar a taxa... : ( ...)...Mas gostaria de aproveitar a oportunidade e deixar uma nota sobre PD...

    Eu compartilho da opinião do @gandalf ...

    Conheço PD desde que faziam processos de nacionalidade...(Meu processo de Nacionalidade foi concluído em 2016 na Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada...)...Além disso...***Quase todas as transcrições de casamento dos meus familiares a agregados em cujos processos eu tenha de alguma forma colaborado foram feitas...(Opção minha)...Nesses serviços de PD...(Posso assegurar que foram mais de uma dúzia...)...

    Por experiência posso afirmar que PD não é perfeita...(Aliás na minha opinião nenhuma das Conservatórias Portuguesas é...)...Mas é sim bastante eficiente...

    Acontece que eu costumo pesquisar muito antes de montar um processo da família...E também acompanho de perto os relatos publicados sobre os diferentes tipos de processos e os procedimentos correntes nas diferentes conservatórias habilitadas para realizar aqueles tipos de processos em especial...

    Sendo assim...Desde que fiz meu processo em 2016 sei que PD é extremamente intransigente...Qualquer processo enviado para lá deve ter a documentação perfeita...!!! Não pode ter sequer um i sem pingo...!!! ...

    Além do mais...PD é uma Conservatória pequena...Com escassos recursos...Especialmente de pessoal...Então se a documentação não está 100% em ordem...Melhor não arriscar...Pois eles devolvem mesmo,,,!!!

    Hoje...Por exemplo...Temos algumas opções bem mais rápidas para transcrições...E com muito mais praticidade nos trâmites para a realização das transcrições do que aqueles exigidos por PD...

    Basta pesquisar o assunto e decidir qual caminho seguir...

    ***Eu escrevi acima...(Quase todas as transcrições...)...Justamente por já ter tido transcrições da família em que a documentação não estava 100% em ordem...Por isso não mandei para PD...Mas sim para uma Conservatória que se mostrava...Na ocasião...Mais flexível na análise dos documentos para esse tipo de processo...

    Penso que na maioria das vezes a pressa faz com que colegas cometam erros que poderiam evitar...Esse Fórum tem tanta informação de qualidade publicada...Grátis...Basta dedicação e pesquisa para ter um bom resultado...Sem sobressaltos...!!!

    Ah...Se surgir mais algum primo que precise fazer uma transcrição de casamento em Portugal...E peça minha ajuda...Posso garantir que...Até segunda ordem...Minha primeira opção para a transcrição será sem dúvida... Ponta Delgada...Rssss

    Sorte a todos...!!!

  • olá amigos...estou ficando com medo de PD rsrsrsrs finalmente reuni toda a documentação para enviar o processo de transcrição do casamento dos meus avós neste final de semana. Como tenho muitas retificações de sobrenome para fazer, optei pela minha mãe assinar o Requerimento de transcrição (já que a certidão de nascimento dela já está com o sobrenome retificado e idêntico aos de seus pais portugueses), contudo, ela assinou o requerimento e anexou uma cópia autenticada da sua CNH (que ainda não possui o sobrenome retificado). Todos os demais documentos oficiais estão retificados e com sobrenome perfeitamente batendo!! só a CNH dela que está diferente..... o risco é muito grande de ser devolvido pela Conservatória???

  • @MariaDolores

    A retificação aparece como uma anotação extra. No documento tem o nome antes e depois da retificação, e a data.

    Verão que a data do documento é anterior à retificação e não será problema.

  • Entendi @gandalf ...Perfeito!! estou ansiosa para esta primeira etapa que estamos prestes a desembaralhar!!! Muito obrigada mais uma vez pela ajuda e tenção! Nunca imaginei que conseguiria encontrar pessoas como vocês!!

  • Bom dia a todos deste grupo!

    Alguém daqui já recebeu o link para pagamento dos documentos entregues em PD dia 18/08/2021????

    DHL confirmou a entrega dos meus documentos na conservatória de PD nesta data, mas até o momento não recebi o link para pagamento.

    Já encaminhei dois e-mails perguntando se houve alguma intercorrência, mas não obtive resposta.

    Estou preocupada, pois já está indo para 90 dias do recebimento em PD e até agora nenhum retorno.


    Obrigada

  • Boa tarde pessoal! Como devem ter visto a minha pergunta sobre o recebimento dos documentos em PD em 18/08/2021 tenho que informar que mandei e-mail para eles e recebi a seguinte resposta:-

    " CRC Ponta Delgada

     <civil.pdelgada@irn.mj.pt>

    Para:

    MArisa Lopes


    sex., 12 de nov. às 08:40

    No dia 12 de novembro de 2021, a C.R.CIVIL Aut de PONTA DELGADA,

    encontra-se encerrada POR MOTIVO DE GREVE.


    Portanto acredito que quem está no aguardo do Link para pagamento com o eu terá que esperar sabe se lá até quando.

    Caso alguém tenha alguma atualização mais recente por favor vá passando.


    Obrigada

  • @MarisaL Meus documentos foram recebidos em PD em 02/08/21 (100 dias) e tbm não recebi o link para pagamento até o momento, nem mesmo os documentos devolvidos (enviei pela DHL). Enviei email à Conservatória, mas não obtive resposta. Vamos mantendo as informações atualizadas por aqui e torcendo para que essa Greve termine logo.

    Obrigada por nos avisar.

  • @LILIANEFONTESPICADO eu entrei em contato com a conservatória ha uns 10 minutos atrás, e eles me informaram que estao trabalhando nos processos de agosto. Entao o seu link deve chegar logo

  • @Chiapa Que assim seja!!... Obrigada!!

  • Boa tarde a todos! como já postei havia recebido um e-mail com a informação de que PD estava em greve. Agora dia 15/11/21 recebi outro e-mail que segue abaixo para conhecimento de todos aqui.

    obs:- o nome de Carmen é minha mãe que é filha de Português e quem está pedindo o assentamento do casamento de meu avó.

    Bom dia Sra. Carmen Lopes

    O volume de processos entrados nesta Conservatória está absolutamente desajustado à capacidade de resposta deste serviço, face ao número de recursos humanos de que dispomos. Cessaram funções neste serviço quatro trabalhadores e encontram-se ausentes por doença três elementos.

     

    Mais informamos que os processos entretanto recebidos, em número muito elevado, são analisados por ordem de chegada, sendo que por todo o exposto, é impossível dar seguimento a todas as solicitações diárias, quer via e-mail, quer via CTT.

     

    Como bem deve compreender, cada e-mail a questionar sobre recebimento e/ou andamento de determinado processo, é tempo que esta equipa de trabalho tem de dispor e que causa grave constrangimento no serviço.

     

    Após recebimento e análise dos processos entrados, será enviado um link para o pagamento do emolumento devido, pelo que os cidadãos devem aguardar o nosso contato.

     

    Logo que tenhamos os processos findos, informaremos os requerentes de imediato, via CTT, enviando a respetiva certidão.

     

    Estamos a trabalhar os processos com a celeridade que é possível, dentro das limitações supra elencadas, pelo que agradecemos a melhor compreensão.


    Com os melhores cumprimentos, 

    Susete Lima 

  • Pessoal, boa tarde. Uma pergunta. Quando vamos transcerver por Ponta Delgada um casamento de dois cidadaõs portugueses, casados no Brasil, ja falecidos, precisamos anexar as certidões de óbito dos dois ou só do cidadão portugues que originará a nacionalidade? Ou não precisa da certidão de obito. E quem assina o formulário? Obrigado - Abraços

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado November 2021

    @mramazzina não precisa do óbito

    podem assinar os filhos ou netos dos portugueses (se for filho, tem que mandar cópia autenticada do RG; se for neto, tem que mandar a cópia autenticada do RG + certidão de nascimento inteiro teor)

  • @gsilvestre Obrigado! Abraços!

  • Nossa pessoal estou preocupado já. Meu processo chegou em PD dia 11 de agosto e nada do e-mail com o link para fazer o pagamento.

    E eles não respondem e-mail.

  • Abaixo copia do E-mail recém enviado pelo pessoal de Ponta Delgada...Provavelmente pelo único...(Ou um dos poucos que restaram)...Funcionário em serviço atualmente...:


    "...O volume de processos entrados nesta Conservatória está absolutamente desajustado à capacidade de resposta deste serviço, face ao número de recursos humanos de que dispomos. Cessaram funções neste serviço quatro trabalhadores e encontram-se ausentes por doença três elementos.

     

    Mais informamos que os processos entretanto recebidos, em número muito elevado, são analisados por ordem de chegada, sendo que por todo o exposto, é impossível dar seguimento a todas as solicitações diárias, quer via e-mail, quer via CTT.

     

    Como bem deve compreender, cada e-mail a questionar sobre recebimento e/ou andamento de determinado processo, é tempo que esta equipa de trabalho tem de dispor e que causa grave constrangimento no serviço.

     

    Após recebimento e análise dos processos entrados, será enviado um link para o pagamento do emolumento devido, pelo que os cidadãos devem aguardar o nosso contato.

     

    Logo que tenhamos os processos findos, informaremos os requerentes de imediato, via CTT, enviando a respetiva certidão.

     

    Estamos a trabalhar os processos com a celeridade que é possível, dentro das limitações supra elencadas, pelo que agradecemos a melhor compreensão.


    Com os melhores cumprimentos, 

    Susete Lima..."


    Sendo assim...Posso afirmar...


    Entendo perfeitamente a angústia e a ansiedade de quem está com processos em PD...Assim como quem tenha processos tramitando em Tondela...(Que está sem Conservador no momento)...

    Mas a questão é que quem se encontra nessa situação não tem nada a fazer além de aguardar a situação ser resolvida...

    Ligar ou mandar e-mail não vai fazer o processo andar mais rápido...Pelo contrário...UM FUNCIONÁRIO DA CONSERVATÓRIA TEM QUE DEIXAR O TRABALHO COM OS PROCESSOS DE LADO PARA RESPONDER E-MAILS OU ATENDER LIGAÇÕES...!!!

    Sobre PD eu posso garantir que desde que fiz meu processo de Nacionalidade em 2016...Além de umas 15 transcrições de casamento de lá pra cá...Não me lembro de ter tido conhecimento de que eles tenham deixado algum processo sem resposta...

    Quem tem transcrição em PD pode esperar apenas dois caminhos possíveis para seu processo...

    Quando finalmente chegar a vez de seu processo ser analisado pode acontecer...:

    1 - Seus documentos estão em ordem...》Eles enviam o link para pagamento e assim que receberem os € 120,00 finalizam a transcrição..

    2 - Eles detectam alguma inconsistência na documentação e enviam tudo de volta para o endereço do remetente no Brasil...

    Paciência...

    E

    Sorte...!!!

  • Lamentável a situação.

    Àqueles que estão na espera, por favor não deixem de nos informar sobre o andamento dos processos.

    Paguei meu formulário 1-C mas não enviei para Porto por perceber atraso na transcrição em PD.

    Assim que forem recebendo os links nos avisem para estarmos atentos às estimativas..

    Obrigada!

  • CINTIA SOUZACINTIA SOUZA Member
    editado December 2021

    Boa noite, pessoal!

    Enviei meus documentos para PD 27/07 e recebi o link para pagamento no dia 20/10. Efetuei o pagamento logo em seguida, porém não tive mais nenhum retorno de PD.

    Mais alguém com situação parecida? Porque eu pensei que o processo fosse finalizado logo após o pagamento do processo.

  • @CINTIA SOUZA, será que não daria pra pedir pelo Civil Online a certidão de casamento?

    Pergunto será, porque não sou expert no assunto, o processo dos meus bisavós chegou lá em 18/10 e estou aguardando o link do pagamento.

  • Boa tarde pessoal.

    Recebi hoje o link para o pagamento. Porém tive que bloquear meu cartão de crédito semana passada por roubo. Alguém por acaso fez pagamento com cartão virtual tipo do Santander?

    Não sei como fazer o pagamento e tem 5 dias pra ser feito. Alguém tem alguma ideia?

  • @mateusBH , eu só uso o cartão virtual do Santander.

    Tem uma última etapa, a leitura do QRCode. Muito simples.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.