Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1248249251253254256

Comentários

  • @guii_t77 eu diria para ligar pra lá o quanto antes. As vezes que eu liguei, sempre atenderam mto rápido e foram solicitos.

    VOIP: 723 382| Telefone: 296 302 170| Fax: 296 281 871

  • Boa noite.

    Mandei meus documentos (TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO) para PD 02/09/2021. Ontem dia 19/01/2022 recebi o link de pagamento. Fiz com cartão nubank e deu tudo certo. Espero ajudar alguém com o comentário!!!

  • @guii_t77

    A Conservadora de P.Delgada é muito estrita com os prazos. Esse seu descuido foi fatal.

    Eu já tive um processo inteiro devolvido por isso. Faltando 2 dias para o documento chegar lá, mesmo tendo mandado antes a cópia do documento por e-mail, o rastreio da DHL, só porque o prazo de vencimento do pagamento estava se aproximando. Eu não demorei. Me deram 3 dias para eles receberem o documento lá, o que obviamente não podia ser feito. Eu enviei no mesmo dia, o documento chegou lá antes de vencer o VP, mas já tinham devolvido o pacote todo.

    Acho que vai receber um pacotão em 3 semanas. Mas tente, quem sabe você tem melhor sorte que eu?

  • @Chiapa @gandalf Pessoal, consegui falar com eles por telefone, os documentos ainda estão la, por sorte não cumpriram o prazo. Me informaram para solicitar um novo link no e-mail e eles irão me encaminhar até a semana que vem!

    Obrigado pelo apoio, que susto!

  • Bom dia, pessoal!

    Também recebi hoje o e-mail de PD após 4 a 5 meses. Fiz o pagamento quase que instantâneo, com cartão de crédito, correu tudo bem.

    Depois do pagamento, eles têm levado muito tempo para realizar o ato (transcrição de casamento) e enviar a certidão?

    Uma curiosidade: ao invés de uma tela de confirmação, aparece um monte de X, conforme essa figura abaixo. O débito foi feito no cartão (recebi alerta do app), mas achei estranho. Só fiquei tranquilo quando chegou o e-mail de confirmação, meia hora depois. Já ocorreu essa mesma situação com vocês?

    Abraços e obrigado.

  • @guii_t77 Ótimo! Eles devem estar demorando até para mandar os docs de volta hehe

    @JNash Sim, eu tbm fui redirecionado pra mesma tela após o pagamento. Acho q +- 2-3h depois do pagamento eu recebi um email confirmando o pagamento.

  • editado January 2022

    Boa tarde pessoal, alguém que tenha feito pagamento recente pelo cartão de crédito do Itau, deu certo?

  • Pessoal que pagou a taxa da transcrição, demorou quanto, depois disso, para a certidão chegar ao Brasil?

    PD envia a certidão por e-mail? Um amigo que fez atribuição pelo ACP (mal comparando, só um exemplo) disse que recebeu a certidão em um arquivo em word por e-mail rsrs.

    Obrigado, @Chiapa !

  • @JNash

    Pelo ACP (nacionalidade) alguns recebem por e-mail, mas a maioria eles mandam pelo correio mesmo.

    Por PD (transcrição) eu não me lembro de alguém mencionar ter recebido o assento de casamento por e-mail.

    É pelo Correio mesmo (3 semanas), ou pedindo pelo Civilonline (24h). Alguns nem esperam. Uma vez conferido, recebe o boleto, e feito o pagamento com sucesso, será uma questão de tempo para ter o assento. Como não precisa do assento em si, bastando estar averbado, apenas informam o número e a conservatória, e seguem em frente com os processos. Quando forem avaliar, já estará pronto e tudo segue.

    Mas é contar com o ovo que a galinha ainda não botou. Não tem como conferir antes se tem erros na transcrição. Se houver alguma paralização dos serviços na Conservatória, (como ocorreu em Tondela e Almada, ou PD que passou de 1 pra 4 meses da noite pro dia), quem ficar com a transcrição pendente corre o risco de ter exigência no processo de nacionalidade.

  • Muito obrigado, @gandalf ! Entendi! Para quem já esperou tanto, esperar mais algumas semanas, acho que vale bastante a pena!!

    Fiquei em dúvida sobre não precisar do assento. Entendi que não precisa para atribuição do filho (eu), mas para o pedido da aquisição da minha mãe (esposa do português), será preciso, correto? Pois essa certidão do casamento transcrito é que serviria como comprovante do casamento com o português. Desculpa desviar um pouco do assunto, era para aproveitar sua resposta.

  • @JNash

    Sim, precisa ter a transcrição feita quando eles forem analisar o processo dela. Mas eles só vão olhar se tem a transcrição daqui a 8 meses.

    Assim, se der entrada no processo de nacionalidade sem a transcrição estar completa, os dois processos correm em paralelo, e como a transcrição (em princípio) é mais rápida que a nacionalidade, a pessoa tecnicamente poderia ganhar algum tempo, a custa dos riscos mencionados ao final do post.

    Mas num processo pelo matrimônio que demora 2 anos, ganhar 1 mês correndo os dois em paralelo não vale o risco. Mas é possível sim.

  • @mevieira1984

    Estou com problemas na data de nascimento de meu bisavo também. Santos pediu para retificar (estava fazendo a transcrição do casamento), fora que também terei que retificar o nome da minha tataravó, que está em divergência em todos os documentos de meu bisavô.

    Eu jurava que era uma simples retificação, um simples pedido.

    Porque só via judicia? Depende do cartório?

    Como foi seu caso? Vc tentou transcrever no Brasil e decidiu mudar para PD?

    Obrigada.

  • @suelemmm , quem disse que só por via judicial?

    Você pode pedir ao Juiz ligado ao Cartório, entregando o pedido e os documentos no próprio Cartório.

    Veja o art 109 da Lei de Registros Públicos.

  • @suelemmm no meu caso são dois anos de diferença (2 anos a menos) entre a data de nascimento em PT e a que está no cartório em SP e pra piorar no RNE do meu bisô consta a data errada (com 2 anos a menos), e eu não consigo encontrar esse RNE nem o passaporte que ele usou para vir ao Brasil em 1900/1901...

    Confie na @Leticialele e vá a fundo.

  • Olá,pessoal.

    Consegui fazer o processo de cidadania meu e da minha família em 2016, via Nova Gaia.

    Atualmente meu passaporte venceu e queria aproveitar e transcrever meu casamento (me casei em set/21 e acrescentei o nome do marido.

    Fiz agora o requerimento da transcrição, passaporte e cartão do cidadão e o valor ficou de 1873,50, pelo consulado de São Paulo (coloquei a opção de fazer quando vierem para Presidente Prudente-SP, onde moro).

    Me lembrei que na e´poca que fiz direto com Portugal foi mais rápido do que no Brasil (a previsão é virem para Presidente Prudente em junho-22). Gostaria de saber sobre os valores e prazos... compensa eu tentar por Portugal ou manter em Presidente Prudente? Não paguei o boleto ainda. Agradeço a ajuda! Abraços

  • @Natália ...

    Você tem previsão de ir para Portugal...??? Fazer por lá é bem mais prático...Rápido...E sai por um custo um pouco menor...

    Mas se você pretende entrar em Portugal com seu marido...Seria interessante já embarcar com o casamento transcrito...Nesse caso...A opção mais indicada para quem mora no Estado de São Paulo é o Escritório de Representação Consular em Santos...Você pode enviar a documentação por SEDEX...

    Veja no Link...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos/p40

  • editado February 2022

    Bom dia, o que vcs me orientam, melhor fazer transcrição de casamento por Ponta Delgada,? ou pelo Consulado em SP? agradeço desde já

  • Erik JrErik Jr Member
    editado February 2022

    Bom dia.

    Hoje cedo recebi um e-mail cedo de ponta delgada que consta assim : Para determinação da lei aplicável ao regime de bens do casamento é aplicável o regulamento UE n 2016/1103, verficando-se que do requerimento para transcrição não consta se foi efetuado acordo de escolha da lei aplicável ao regime matrimonial, notifica-se o nubente para vir declarar ou apresentar requerimento do qual conste: Se antes do casamento ou no momento da celebração do casamento foi ou não foi efetuado acordo de escolha da lei aplicável ao regime matrimonial do casamento.

    Alguém para me ajudar, qual requerimento seria esse?

    grato...

  • editado February 2022

    @VANIAVIEIRA ...

    Se o requerente é do Estado de São Paulo...Mande para o Escritório de Representação Consular em Santos...!!!

    PS...Não mande para o Consulado de SP...A não ser que não se importe de esperar 1 Ano pela transcrição...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277064/#Comment_277064

  • Bom Dia!

    Meus Avós nasceram em Portugal e casaram-se no Brasil.

    Efetuei o assento desse Casamento na Conservatória de Ponta Delgada.

    É necessário a Averbação desse Casamento no Arquivo Distrital de Vila Real que é aonde encontram-se os registros de nascimento de meus Avós? (1879 e 1888)

    Obrigado

  • @jarbastf , não é necessário. Essa providência cabe, se for o caso, à Conservatória que fez a transcrição.

  • Obrigado @Leticialele pois mandei a documentação e não tinha efetuado essa Averbação.

  • @VANIAVIEIRA

    Se você mora em SP, mande para Santos, que faz em menos de 1 mês.

    São Paulo (capital) está levando mais de 6 meses. Ponta Delgada mais de 4 meses.

  • jarbastfjarbastf Member
    editado February 2022

    Bom Dia @Leticialele !

    Com relação a Averbação do Casamento, que mencionei acima, mandei um e-mail (com as certidões anexadas) ao Arquivo Distrital de Vila Real questionando o que era necessário para se fazer o Averbamento.

    Eles me responderam:

    Ex.mo Senhor,

    Informo V.ª Ex.ª que os assentos indicados não contêm averbamentos.

    Deverá contactar a Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada e solicitar o envio a este Arquivo da correspondente comunicação para averbamento do casamento aos dois assentos.

    Com os melhores cumprimentos,


    Peguei essa resposta deles e enviei um e-mail para a Conservatória de Ponta Delgada, da qual me deixou em cópia e mandou o seguinte e-mail para Vila Real:

    Exmº Srº Director do Arquivo Distrital de Vila Real,

    Relativamente ao processo de transcrição de casamento referente a xxxxxx e yyyyy, cumpre-me informar V. Exa. que consultada o processo nº xx01/2020 e verificou-se que foi feita por ofício a respectiva comunicação a esse Serviço, para efeitos de averbamento do casamento ao nascimento dos nubentes, conforme ofícios que anexo.

    Com os melhores cumprimentos.

    A Oficial dos Registos,


    O Arquivo Distrital de Vila Real, respondeu imediatamente:

    Ex.ma Senhora,

    Como pode verificar as comunicações foram remetidas ao Arquivo Distrital de Viseu e não a este Arquivo.

    Com os melhores cumprimentos,


    Nesse exato momento a Conservatória de Ponta Delgada respondeu:

    Exmº Srº Director do Arquivo Distrital de Vila Real,

    Relativamente ao e-mail infra, não reparei no lapso.

    Agradeço a chamada de atenção e informo que a falha reparada foi corrigida no processo.

    Seguem as duas comunicações, devidamente autenticadas, para efeitos de averbamento aos respectivos registos de nascimento, por via CTT, com registo simples para a morada Avenida Almeida Lucena, nº 5, 5000-660 VILA REAL.

    Com os melhores cumprimentos.

    A Oficial dos Registos,



    Pronto...... agora será devidamente Averbado......rssss


    Obrigado

  • @jarbastf , ótimo!!

    Parabéns!

  • Alguém que tenha recebido o link recentemente poderia dizer como esta o andamento das coisas? Obrigada

  • @aleserain também gostaria de saber como está o andamento. Quando receberam o seu?

    O meu foi recebido em 18/10/21, até agora nada de link. Pelo que vi nos ultimos posts que receberam esta demorando de 123 a 135 dias, então estimo que a partir de semana que vem pode ser que eu receba.

  • editado February 2022

    Liguei em Ponta Delgada para saber como estavam os prazos para transcrição de casamento. Informaram-me que está levando não menos que 8 meses para fazer a transcrição. Segundo a pessoa que atendeu a ligação, eles tinham 17 funcionários e agora estão com 4. Indicaram procurar outra conservatória se tivesse urgência. Procurei várias conservatórias que aceitassem envio via CTT. Tive 3 respostas positivas que aceitavam receber os processos, uma foi a Conservatória de Alcobaça, outra da CRC de Lisboa e CRC São Brás Aportel. Vejam e-mails em anexo.

    Mas deixo aqui claro que não conheço nenhuma delas e para tentar uma outra via tentamos enviando para Alcobaça. Logo mais direi como tudo correu.

    Barreiro aceita atendimento pessoal sem marcação para entrega dos documentos, porém se for de terceiros, somente com procuração específica.

  • @SandraP

    Olá, tudo bom!

    Sou Lília.

    Também estou procurando Conservatória para fazer TRANSCRIÇÃO de casamento de avós, via correio/DHL.

    Poderia me enviar o requerimento para TRANSCRIÇÃO utilizado pela CRC de Lisboa, por favor!

    Vou seguir sua dica e entrar em contato com Alcobaça, Lisboa e São Bras Aportel

  • Boa noite, preciso fazer a transcrição de casamento do meu irmão que tem a cidadania + cidadania das minhas sobrinhas menores de idade, em qual lugar aconselham fazer? como é feita a transcrição e como é feita a das crianças? posso mandar tudo junto?

    Só após receber o documento de transcrição que posso dar entrada na cidadania da minha cunhada?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.