@Nilton Hessel Que bom que você não foi o dedo duro! hahaha
Exato, 30 euros não é tanto dinheiro mas no final das contas valeria mais ter feito pelo consulado de Santos. Embora mais caro, gastaria menos com envio e teria um tempo bem menor.
Essa cooperação é realmente importante. Com depoimentos desses que pude realizar a minha transcrição.
Atualização: Informo que recebi o link hoje para pagamento (04/04) sendo que meus documentos chegaram la dia 25/10, agora está passando dos 5 meses. Paguei com o N26.
Bom dia pessoal, gostaria de dividir com vcs o desfecho do envio de meus documentos de transcrição de casamento para Ponta Delgada.
Enviei os documentos da Transcrição de Casamento dos meus Avós Portugueses à PD pela DHL e lá chegou em 03/08/21. Somente em 16/12/21, recebi de volta toda a documentação informando que haviam divergências nas datas (alguns dias de diferença) de nascimento entre o assento de batismo e a certidão de casamento aqui no Brasil, bem como o nome de um de meus bisavós maternos.
Em janeiro, solicitei a Portugal novos assentos de batismo apostilados para que eu providenciasse as devidas retificações aqui nos cartórios e, para a minha surpresa, quando recebi os novos Assentos de Baptismo, já constava a Transcrição de Casamento nesses Assentos, porém, constava que a Transcrição havia sido feita em 21/08/21 na Conservatória de Faro, mas sem as correções efetuadas, pois verifiquei que constava o nome da minha bisavó ainda diferente, ou seja, continuou com o mesmo que constava na certidão de casamento no Brasil.
Acredito que essa transcrição tenha sido feita por algum outro parente, mas sem meu conhecimento.
Com isso, cheguei a conclusão que PD está bem mais resistente em aceitar as mínimas divergências que possam ocorrer nas certidões, enquanto que na Conservatória de Faro são mais flexíveis.
De qualquer forma, tive que retificar todas as certidões dos meus antepassados para que pudesse chegar na minha com as devidas retificações, pois os cartórios não aceitavam se não fosse dessa maneira.
Graças a Deus, consegui retificar todas as certidões e já estou enviando o processo de cidadania à Lisboa.
Obrigado por compartilhar sua experiência de forma tão detalhada...
"...Com isso, cheguei a conclusão que PD está bem mais resistente em aceitar as mínimas divergências que possam ocorrer nas certidões, enquanto que na Conservatória de Faro são mais flexíveis..."
Apenas uma nota sobre seu comentário acima...:
Não é que PD não esteja mais resistente...PD sempre foi extremamente rígida com o teor dos documentos enviados para a instrução dos processos por lá...Inclusive em mínimos detalhes...
E eles não pensam duas vezes antes de despachar o envelope com os documentos de volta para o endereço do remetente ao primeiro sinal de divergência...Por mais insignificante que essa divergência possa parecer para nós...Ou para o pessoal de outras Conservatórias...
Pois é.......se eu tivesse me instruído melhor, não teria enviado para PD.
Mas que sirva de exemplo para outros colegas que, em caso de quaisquer divergências nos dados das certidões, não remetam à PD, pq eles não perdoam nada mesmo....rs
Que a paciência e a persistência sempre andem juntas naqueles que sonham....desistir jamais!!
Obrigada a todos que aqui deixam suas experiências e aqueles que estão sempre dispostos a ajudar.
Pessoal, seguindo as orientações do grupo enviei o pedido de transcrição de casamento para PD, passados 6 meses recebi o e-mail e efetuei o pagamento, ocorre que recebi um Despacho por e-mail com alguns questionamentos. Para atender as exigências preciso enviar a cópia da Concessão do Passaporte do portugues (Joaquim Manoel Guedes) que foi concedido pelo Governo Civil do Distrito de Viseu em 26 de julho de 1894. Fiz inumeras pesquisas no Arquivo Distrital de Viseu e não consigo localizar esse passaporte, tampouco o processo de concessão. Por incrivel que pareça eu tenho o original desse documento que foi emitido há mas de 100 anos, mas em razão do estado do documento, não consigo fazer uma cópia autenticada para enviar pra PD. É possivel que o dcto não esteja digitalizado no Arquivo ou a dificuldade é minha...rsrsrs. Alguém poderia ajudar ou me dar uma luz de como resolver isso. Desde já muito obrigada.
anos distintos. Só localizaram o 1o processo de passaporte. Só q no primeiro o nome dele consta como Joaquim Manoel Guedes Tamanqueiro. E no 2o. Como Joaquim Manoel Guedes, o nome q ele adotou no Brasil.
Li sobre casos que não foi exigida a transcrição do casamento no processo de cidadania, se o português foi o declarante do nascimento do filho em idade menor. Será q tenho chances se abandonar o processo de transcrição e ir direto para o pedido de cidadania?
A concessão do passaporte da foto está naquela imagem. Não seria uma cópia certificada disso?. A @Leticialele deve saber se isso é suficiente para suprir a exigência. Está no TIF 086.
@Leticialele Sim, eu tenho o assento de batismo. Mas preciso de uma cópia do passaporte que eu já tenho. Será que posso pular a etapa da transcrição do casamento do portugues?
@CarlosASP Acho que é exatamente isso, uma cópia certificada daquela imagem. Mas eu preciso de uma cópia que deveria existir no arquivo distrital, mas não estou localizando. Aquele documento que eu tenho está desgastado em razão do tempo e o Cartório não quer fazer uma cópia autenticada/certificada dele. Eu já havia localizado o TIF 086, que é o registro da concessão no livro. Ou seja, consta o registro com os dados do passaporte, mas não se encontra o documento. Não sei como resolver isso.
Como você tem o documento original português, pode tentar levar ao consulado para eles fazerem uma cópia notarizada.
Você tentou isso? Com o documento na mão, eles têm como verificar os dados. Leve também a carta da exigência de Ponta Delgada.
Pode levar o documento do AD dizendo que não foi localizado, mas tente não apresentar no consulado. Mantenha apenas como um coringa para usar só se tudo o mais falhar, porque podem não querer fazer porque o AD não confirmou o documento que vc tem.
Pode ser uma saída. Cartórios não fazem, mas o Consulado deve fazer. Provavelmente nem precisa agendamento.
Olá pessoal, irei solicitar a minha cidadania através da minha mãe (ela obteve a cidadania recentemente), mas estou com uma dúvida em relação ao nome de casada dela.
Minha mãe quem reconheceu o meu nascimento, porém na época ela ainda estava com o nome de casada, então na minha certidão nascimento consta o sobrenome do antigo marido, que não é o meu pai.
Entretanto, quando solicitamos a cidadania dela, ela já havia retirado o nome de casada, então quando ela recebeu a atribuição portuguesa, ela já estava com o nome de solteira.
Nesse caso, eu preciso fazer a transcrição/averbamento do divórcio dela? Se sim, quais os documentos que precisarei enviar?
Peço desculpas se a resposta seja óbvia, mas já tive tantos contratempos para obter a cidadania do meu bisavô, avô e mãe, que atualmente estou tentando me precaver de imprevistos (estou nessa luta há anos rs).
@Rodrigo Cavalcanti , se ela foi a declarante do seu nascimento, não precisa transcrever o casamento. Quanto à diferença no nome, mande uma certidão de casamento, inteiro teor, apenas para comprovar que se trata da mesma pessoa.
Minha irmã enviou o envelope por DHL no passado novembro a ponta delgada para fazer a transcrição de casamento. Os meses passaram e não tínhamos novidade. A coisa e que hoje recebemos uma carta do IRN de ponta delgada com a transcrição já feita.... Jamais recebemos o link para o pagamento. Alguém disso recebemos um recibo de pago, como se tivesemos feito o pagamento dos 120 euros.
Logo vi que no recibo de pago tinha um numero de processo diferente e o nome do requerente de outra pessoa.... Eles usaram o pagamento de otro requerente para o processo da minha irmã...!
Liguei para Ponta Delgada, tentei explicar para eles o que aconteceu.... Imagina um argentino tentando explicar em português para a operadora em Ponta Delgada o que aconteceu... Ela nem entendia... Até que logo de 3 veces de explicar a resposta foi "meu deus!!!" Rsrrsrsr recém aí passou no instante para a responsável da área para solucionar o erro e enviar para nós o link de pagamento. Eles nem acreditavam o que tinha acontecido!
Enviei para Ponta Delgada os documentos da minha avó para qua fosse feita a transcrição do seu casamento.
Os documentos chegaram lá no início de novembro/2021 e até hoje nada. Ou seja, me parece estar demorando muito. Muito mesmo.
Liguei lá há uns 02 meses atrás e me disseram que começariam a trabalhar na remessa que chegou em meados de novembro. Mas até hoje nada aconteceu. Nenhum email recebi. Tenho tentado falar lá novamente, mas não consigo retorno.
Alguém aqui teria alguma orientação quanto a como proceder ou aluma suposição do que possa estar acontecendo?
"Dada a forte carência de recursos humanos face ao volume de serviço entrado diariamente nesta Conservatória, os processos de casamento celebrados no estrangeiro são tramitados por ordem de chegada, no cumprimento absoluto das formalidades legais.
Face ao exposto e porque estamos sempre dependentes de todo o serviço diário de balcão e agendamentos, não nos é possível determinar datas para a conclusão dos processos.
Aquando sua tramitação será enviado um link para pagamento, pelo que deve aguardar o nosso contato."
Bom dia, uma duvida, minha transcrição caiu em exigência em PD e uma das certidões que está lá já venceu (mais de um ano), preciso emitir uma nova e anexar com os novos documentos que preciso enviar? Talvez a @Leticialele@gandalf possam ajudar a esclarecer
Comentários
@Nilton Hessel Que bom que você não foi o dedo duro! hahaha
Exato, 30 euros não é tanto dinheiro mas no final das contas valeria mais ter feito pelo consulado de Santos. Embora mais caro, gastaria menos com envio e teria um tempo bem menor.
Essa cooperação é realmente importante. Com depoimentos desses que pude realizar a minha transcrição.
Obrigado!
Atualização: Informo que recebi o link hoje para pagamento (04/04) sendo que meus documentos chegaram la dia 25/10, agora está passando dos 5 meses. Paguei com o N26.
@aleserain que bom saber disso!
Solicitei em novembro 2021 e ainda estou no aguardo. Espero que até maio chegue o doc para pagar
Bom dia pessoal, gostaria de dividir com vcs o desfecho do envio de meus documentos de transcrição de casamento para Ponta Delgada.
Enviei os documentos da Transcrição de Casamento dos meus Avós Portugueses à PD pela DHL e lá chegou em 03/08/21. Somente em 16/12/21, recebi de volta toda a documentação informando que haviam divergências nas datas (alguns dias de diferença) de nascimento entre o assento de batismo e a certidão de casamento aqui no Brasil, bem como o nome de um de meus bisavós maternos.
Em janeiro, solicitei a Portugal novos assentos de batismo apostilados para que eu providenciasse as devidas retificações aqui nos cartórios e, para a minha surpresa, quando recebi os novos Assentos de Baptismo, já constava a Transcrição de Casamento nesses Assentos, porém, constava que a Transcrição havia sido feita em 21/08/21 na Conservatória de Faro, mas sem as correções efetuadas, pois verifiquei que constava o nome da minha bisavó ainda diferente, ou seja, continuou com o mesmo que constava na certidão de casamento no Brasil.
Acredito que essa transcrição tenha sido feita por algum outro parente, mas sem meu conhecimento.
Com isso, cheguei a conclusão que PD está bem mais resistente em aceitar as mínimas divergências que possam ocorrer nas certidões, enquanto que na Conservatória de Faro são mais flexíveis.
De qualquer forma, tive que retificar todas as certidões dos meus antepassados para que pudesse chegar na minha com as devidas retificações, pois os cartórios não aceitavam se não fosse dessa maneira.
Graças a Deus, consegui retificar todas as certidões e já estou enviando o processo de cidadania à Lisboa.
Boa sorte a todos!
@LILIANEFONTESPICADO ...
Obrigado por compartilhar sua experiência de forma tão detalhada...
"...Com isso, cheguei a conclusão que PD está bem mais resistente em aceitar as mínimas divergências que possam ocorrer nas certidões, enquanto que na Conservatória de Faro são mais flexíveis..."
Apenas uma nota sobre seu comentário acima...:
Não é que PD não esteja mais resistente...PD sempre foi extremamente rígida com o teor dos documentos enviados para a instrução dos processos por lá...Inclusive em mínimos detalhes...
E eles não pensam duas vezes antes de despachar o envelope com os documentos de volta para o endereço do remetente ao primeiro sinal de divergência...Por mais insignificante que essa divergência possa parecer para nós...Ou para o pessoal de outras Conservatórias...
@Nilton Hessel
Pois é.......se eu tivesse me instruído melhor, não teria enviado para PD.
Mas que sirva de exemplo para outros colegas que, em caso de quaisquer divergências nos dados das certidões, não remetam à PD, pq eles não perdoam nada mesmo....rs
Que a paciência e a persistência sempre andem juntas naqueles que sonham....desistir jamais!!
Obrigada a todos que aqui deixam suas experiências e aqueles que estão sempre dispostos a ajudar.
Abrs.
Pessoal, seguindo as orientações do grupo enviei o pedido de transcrição de casamento para PD, passados 6 meses recebi o e-mail e efetuei o pagamento, ocorre que recebi um Despacho por e-mail com alguns questionamentos. Para atender as exigências preciso enviar a cópia da Concessão do Passaporte do portugues (Joaquim Manoel Guedes) que foi concedido pelo Governo Civil do Distrito de Viseu em 26 de julho de 1894. Fiz inumeras pesquisas no Arquivo Distrital de Viseu e não consigo localizar esse passaporte, tampouco o processo de concessão. Por incrivel que pareça eu tenho o original desse documento que foi emitido há mas de 100 anos, mas em razão do estado do documento, não consigo fazer uma cópia autenticada para enviar pra PD. É possivel que o dcto não esteja digitalizado no Arquivo ou a dificuldade é minha...rsrsrs. Alguém poderia ajudar ou me dar uma luz de como resolver isso. Desde já muito obrigada.
@rmf01 , já solicitou ao Arquivo Distrital de Viseu o processo de passaporte?
@Leticialele já solicitei e eles não localizaram.
o Português veio para o Brasil 2x em
anos distintos. Só localizaram o 1o processo de passaporte. Só q no primeiro o nome dele consta como Joaquim Manoel Guedes Tamanqueiro. E no 2o. Como Joaquim Manoel Guedes, o nome q ele adotou no Brasil.
Li sobre casos que não foi exigida a transcrição do casamento no processo de cidadania, se o português foi o declarante do nascimento do filho em idade menor. Será q tenho chances se abandonar o processo de transcrição e ir direto para o pedido de cidadania?
@rmf01 , no processo em que ele consta com o apelido "Tamanqueiro", não tem a freguesia em que nasceu? Não tem transcrição do assento de batismo?
Tamanqueiro deveria ser a profissão.
@rmf01
A concessão do passaporte da foto está naquela imagem. Não seria uma cópia certificada disso?. A @Leticialele deve saber se isso é suficiente para suprir a exigência. Está no TIF 086.
https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1264369
Boa sorte!
@CarlosASP , nesse registo de passaporte não tem a filiação. Impossível comprovar que se trata da mesma pessoa.
Nos processos de passaportes, há a transcrição do assento de batismo.
@Leticialele Sim, eu tenho o assento de batismo. Mas preciso de uma cópia do passaporte que eu já tenho. Será que posso pular a etapa da transcrição do casamento do portugues?
@CarlosASP Acho que é exatamente isso, uma cópia certificada daquela imagem. Mas eu preciso de uma cópia que deveria existir no arquivo distrital, mas não estou localizando. Aquele documento que eu tenho está desgastado em razão do tempo e o Cartório não quer fazer uma cópia autenticada/certificada dele. Eu já havia localizado o TIF 086, que é o registro da concessão no livro. Ou seja, consta o registro com os dados do passaporte, mas não se encontra o documento. Não sei como resolver isso.
,
@LILIANEFONTESPICADO
Também me arrependi de ter enviado o processo de transcrição para Ponta Delgada. Não recomendo.
@rmf01
Como você tem o documento original português, pode tentar levar ao consulado para eles fazerem uma cópia notarizada.
Você tentou isso? Com o documento na mão, eles têm como verificar os dados. Leve também a carta da exigência de Ponta Delgada.
Pode levar o documento do AD dizendo que não foi localizado, mas tente não apresentar no consulado. Mantenha apenas como um coringa para usar só se tudo o mais falhar, porque podem não querer fazer porque o AD não confirmou o documento que vc tem.
Pode ser uma saída. Cartórios não fazem, mas o Consulado deve fazer. Provavelmente nem precisa agendamento.
Ola @gandalf ! Ainda não tentei isso.....excelente sugestão. Vou fazer isso. Muito obrigada.
Será que posso dizer que o Cartório não aceitou fazer a cópia apostilada?
Olá pessoal, irei solicitar a minha cidadania através da minha mãe (ela obteve a cidadania recentemente), mas estou com uma dúvida em relação ao nome de casada dela.
Minha mãe quem reconheceu o meu nascimento, porém na época ela ainda estava com o nome de casada, então na minha certidão nascimento consta o sobrenome do antigo marido, que não é o meu pai.
Entretanto, quando solicitamos a cidadania dela, ela já havia retirado o nome de casada, então quando ela recebeu a atribuição portuguesa, ela já estava com o nome de solteira.
Nesse caso, eu preciso fazer a transcrição/averbamento do divórcio dela? Se sim, quais os documentos que precisarei enviar?
Peço desculpas se a resposta seja óbvia, mas já tive tantos contratempos para obter a cidadania do meu bisavô, avô e mãe, que atualmente estou tentando me precaver de imprevistos (estou nessa luta há anos rs).
@Rodrigo Cavalcanti , se ela foi a declarante do seu nascimento, não precisa transcrever o casamento. Quanto à diferença no nome, mande uma certidão de casamento, inteiro teor, apenas para comprovar que se trata da mesma pessoa.
Bom dia pessoal,
Minha irmã enviou o envelope por DHL no passado novembro a ponta delgada para fazer a transcrição de casamento. Os meses passaram e não tínhamos novidade. A coisa e que hoje recebemos uma carta do IRN de ponta delgada com a transcrição já feita.... Jamais recebemos o link para o pagamento. Alguém disso recebemos um recibo de pago, como se tivesemos feito o pagamento dos 120 euros.
Isso já aconteceu para alguém?
@gandalf
@Leticialele
@gkrainer ...
Você poderia por gentileza pedir para sua irmã escolher 6 números de "0" a "60" e enviar pra mim em mensagem privada...
: )
@gkrainer , inacreditável!! @Nilton Hessel , também quero os números!!! hahahahaha
@Nilton Hessel @Leticialele tb eu quero!! RS
Logo vi que no recibo de pago tinha um numero de processo diferente e o nome do requerente de outra pessoa.... Eles usaram o pagamento de otro requerente para o processo da minha irmã...!
Liguei para Ponta Delgada, tentei explicar para eles o que aconteceu.... Imagina um argentino tentando explicar em português para a operadora em Ponta Delgada o que aconteceu... Ela nem entendia... Até que logo de 3 veces de explicar a resposta foi "meu deus!!!" Rsrrsrsr recém aí passou no instante para a responsável da área para solucionar o erro e enviar para nós o link de pagamento. Eles nem acreditavam o que tinha acontecido!
@gkrainer ...
Parabéns pela iniciativa de esclarecer a questão com PD...
Olá pessoal.
Enviei para Ponta Delgada os documentos da minha avó para qua fosse feita a transcrição do seu casamento.
Os documentos chegaram lá no início de novembro/2021 e até hoje nada. Ou seja, me parece estar demorando muito. Muito mesmo.
Liguei lá há uns 02 meses atrás e me disseram que começariam a trabalhar na remessa que chegou em meados de novembro. Mas até hoje nada aconteceu. Nenhum email recebi. Tenho tentado falar lá novamente, mas não consigo retorno.
Alguém aqui teria alguma orientação quanto a como proceder ou aluma suposição do que possa estar acontecendo?
Enfim...Era p ser um tanto mais ráppido. Não?
Obrigado!
@Heitor Pinheiro minha sugestão é que envie um e-mail para civil.pdelgada@irn.mj.pt perguntando o status do processo.
No meu caso haviam devolvido a remessa de documentos por divergências, e quando perguntei no e-mail avisaram.
Havia chegado em 18/10/21 e devolveram em 23/03/22.
O meu processo de transcrição de casamento também está demorando. Eu enviei os documentos no dia 25/01/22, até o momento não recebi nenhum e-mail.
Se estão atuando nos processos de novembro/21, ainda vou ter que aguardar mais alguns dias.
Acabei mandando um e-mail para eles agora pouco e retornou. Vou tentar novamente daqui a pouco.
Consegui enviar e-mail e me retornaram:
"Dada a forte carência de recursos humanos face ao volume de serviço entrado diariamente nesta Conservatória, os processos de casamento celebrados no estrangeiro são tramitados por ordem de chegada, no cumprimento absoluto das formalidades legais.
Face ao exposto e porque estamos sempre dependentes de todo o serviço diário de balcão e agendamentos, não nos é possível determinar datas para a conclusão dos processos.
Aquando sua tramitação será enviado um link para pagamento, pelo que deve aguardar o nosso contato."
Bom dia, uma duvida, minha transcrição caiu em exigência em PD e uma das certidões que está lá já venceu (mais de um ano), preciso emitir uma nova e anexar com os novos documentos que preciso enviar? Talvez a @Leticialele @gandalf possam ajudar a esclarecer
@mevieira1984
Como você me manda uma certidão prox do vencimento para P.Delgada?!?
Explique essa situação. Venceu enquanto fazia a retificação?
Sim, venceu no período da retificação (da exigência), te respondi por mensagem privada os detalhes.
Obrigada pelo auxilio de sempre @gandalf