Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1247248250252253256

Comentários

  • @gandalf vc acha q é melhor tentar pegar os docs de volta pra quem aplicou em PD em Setembro?

    Minha irma mora em SP, se eu tivesse visto antes q era ok fazer por Santos, tinha feito por lá. :(

  • @Felipe landim como o gandalf disse, você pode tentar fazer pelo consulado da sua região. em qual estado vc mora?

  • @Chiapa

    Uma vez que o processo dá entrada, não tem como tomar de volta, nem receber o valor pago.

    No entanto, o processo de transcrição em PD só paga depois da análise. Eles não estão parados, apenas estão muito atrasados.

    Se fosse a transcrição em Tondela não seria tão simples, porque o pagamento é feito antes, e perderia o valor pago da taxa.

    Se você correr com a sua transcrição por Santos, demora 3-4 semanas, quando forem olhar em PD verão que a transcrição já existe, mandam os documentos de volta, e nem te mandam o boleto de pagamento (referência bancária).

    Você terá que pedir novos documentos, e refazer todo o processo, segundo as regras do consulado de Santos, e também paga antes.

  • Isso mesmo @gandalf ja dei entrada na transcrição do cansamento dos meus pais.

    E é isso mesmo que você disse, creio que foi meu pai mesmo quem registrou segundo minha mãe disse. Vou confirmar hoje a noite na minha certidão. Caso se confirme, vou iniciar meu processo de cidadania mesmo não tendo concluído a transcrição do casamento. Até porque meu pai já tem a cidadania. Obrigado pelos esclarecimentos.

  • @gsilvestre

    Moro no estado No interior de SP!

  • @Felipe landim faça pelo Escritório Consular em Santos, então... só mandar pelos correios... siga as instruçÕes e selecione sempre Santos: https://consuladoportugalsp.org.br/atualizacao-do-estado-civil-e-do-cartao-do-cidadao-passaporte/

  • Aaa show de bola @gsilvestre !

    Vou dar uma conferida na pagina aqui do forum sobre santos tb para tirar duvidas!

    Obrigado!!

  • Muito obrigado, @gandalf ! Estou pensando em pedir novos docs e mandar pra Santos mesmo.


    Ola @CINTIA SOUZA só queria te perguntar se tu já chegou a receber a confirmacao da transcricao de casamento ou ainda está esperando.

    @mateusBH tu já recebeu a confirmacao ada transcricao de casamento?


    Obrigado!

  • RejaldRejald Member
    editado December 2021

    Boa tarde! Só para informar, meus documentos chegaram em PD dia 13/08/21 e hoje recebi o link para efetuar o pagamento.

  • @Rejald que legal.....meus documentos chegaram em PD em 02/08/21 e, até o momento, não recebi o link. Estou ficando preocupada. Caso o processo tenha caído em exigência, será que eles entram em contato ou devolvem a documentação pelo correio? Boa sorte pra vc!!

  • Bom dia! Passando pra dizer que os documentos chegaram em PD 12/08/2021 e o link para pagamento chegou ontem dia 13/12/2021.

  • @LILIANEFONTESPICADO cheque sua caixa de spam/lixo eletrônico

    se houver alguma "exigência", eles apenas devolvem os documentos

  • Olá pessoal, no momento por qual lugar é mais indicado fazer, Tondela ou Ponta Delgada? Não moro no Brasil, mas meu casamento está registrado em Brasília. Obrigado :-)

  • Boa tarde grupo! Primeiro um excelente 2022 a todos com saúde ,curas e esperança!!!!! Gostaria de saber como estão os Links para pagamento? Meus docs.chegaram em PD dia 18/08/2021 e até o momento não recebi nada, nem link nem documentos de volta...... Mais alguém tem essa data como documentos recebido lá???? Já receberam o link???? O último email que recebi de lá informavam a falta de gente para o trabalho e nada mais..... estou preocupada. Obrigada e um abraço

  • editado January 2022

    @Diego Bayma , Tondela está sem Conservadora, e há quem diga que todos os processos que lé se encontram serão enviados para outras Conservatórias.

    Ponta Delgada está com um déficit de funcionários e está levando meses para fazer a transcrição. Veja o comentário abaixo do seu!

    Tem Consulado de Portugal (ou seção consular da Embaixada) onde você mora? Pode ser uma opção!

  • editado January 2022

    @MarisaL Eu entrei em contato com eles agora pela manha pra ver se eu poderia pegar os docs de volta, e eles me informaram que mais umas 2/3 semanas o meu processo deve ser revisado. Os docs chegaram em PD no dia 02/09.

    Então o teu deve ser revisado logo em seguida.

  • Obrigada pela informação. Realmente estava ou estou bem preocupada. De qualquer forma não temos opção a não ser aguardar. Qualquer novidade a respeito dos meus docs. atualizo a todos. Um abraço

  • Os processos de Ponta Delgada irão para a CRC de Vila Nova de Gaia:

    "XV) Conservatória do Registo Civil de Vila Nova de Gaia, abrange os pedidos aí apresentados e os pedidos apresentados nas Conservatórias do Registo Civil de Ponta Delgada e nas restantes Conservatórias do Registo Civil da Região Autónoma dos Açores;"

    Pode ser lido em https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Doutrina/Despachos%20CD/DESP002PCD2022_Balcoes_nacionalidade_assinado.pdf?ver=GZ0kBO9h_ZxP34DfiWR5Ew%3d%3d

  • @Leticialele Achei meio complicado o texto hehe

    Eu entendi que essas leis se aplicam a documentos enviados a partir do dia 01/01/22? No caso de PD.

    Obrigado

  • @Leticialele @Chiapa

    Eu fiquei com a impressão de que esse item se refere a pedidos de nacionalidade que forem entregues em PD e nos Açores em geral.

    Como PD não tem competência para nacionalidade, vai para VNGaia.

    Me pareceu que o despacho simplesmente lista para onde vão os processos de nacionalidade entregues em diversos pontos do país.

    Não sei se afeta transcrição de casamentos, pois não há menção do assunto.

  • @CarlosASP , há muito PD não tem balcão de nacionalidade. Entendi que são todos os processos que lá se encontram

  • @Leticialele

    Acho que realmente gera margem para interpretações diversas.

    A minha foi que o despacho, de maneira geral, simplesmente repetiu, para Portugal como um todo, quem tem competência para processos de nacionalidade e para quais artigos. Por exemplo, reafirmando que só ACP além de CRCCentrais pode fazer sefarditas. E indicando que, no caso de processos de nacionalidade serem entregues em conservatórias sem essa competência, para onde cada uma vai remeter.

    A grande novidade sendo que retirou essa competência para filhos das 5 localidades como Almada, Tondela etc.

    E não teria tratado de outros assuntos extra-nacionalidade em si, como transcrição. Afinal, mesmo 2 cidadãos portugueses "nativos" que se casam no exterior precisar transcrever o ato, e isso não está ligado à concessão de nacionalidade.

    Acho que saberemos com certeza em breve, a partir de relatos do que acontece com os pedidos de transcriçao já em PD e os que certamente continuarão a chegar - muita gente não vai saber desse despacho por um bom tempo.

  • @Leticialele eu moro em Roma. Talvez por aqui eu consiga fazer pela Seção Consular da Embaixada. Obrigado!

  • Documentos chegaram dia 31 de agosto de 2021 em Ponta Delgada, recebi o link hoje ,14 de janeiro de 2022.Pagamento via cartão do Nubank O.K.

  • @carlosparnam mto obrigado por compartilhar a informação! O meu chegou dia 02/09, então devo receber logo tbm \o/

  • Para atualizar o pessoal que está esperando... Há 30 minutos atrás, eu recebi o email com o pedido de pagamento dos Emolumentos. Como dito acima, docs recebidos por PD no dia 02/09.

    Muito obrigado por toda ajuda @Leticialele @gandalf @gsilvestre!

  • Pessoal, recebi o email para pagamento dos Emolumentos depois de 5 meses, mas fiquei com uma dúvida, no link aparece o link correto de 120 Euros, porém por extenso no email está escrito "o valor de cento e cinquenta euros", alguém recebeu desta maneira? Posso pagar os 120 mesmo que estão no link?

  • Ao abrir o link ,o valor está correto:120 euros.

  • Sim, ao clicar no link do email, o valor está 120 euros, mas estranhei que por extenso esteja diferente (cento e cinquenta).

    Vou pagar, estou muito feliz, pois havia uma divergência na data de nascimento de meu bisavô e foi aceito por PD sem retificação no cartório no Brasil (que se recusou a alterar, só via judicial).

  • O link para pagamento foi enviado após 123 dias que os documentos foram recebidos em PD.

    Estive em viagem com minha família e por desatenção (e confesso que até esqueci do processo, pela demora), eles deram um prazo de 5 dias para o pagamento, antes de devolverem, como eu estava em viagem não vi isso e já se passaram 10 dias. O link já não funciona, mandei e-mail e eles ainda não responderam.

    Eles devolvem mesmo depois de 5 dias, ou ainda tem chance de não ter perdido esse processo???

    Espero que eles consigam estender isso pra mim.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.