Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1244245247249250256

Comentários

  • @gandalf e @gsilvestre,

    Muito obrigada pelas orientações!!!

  • @RafaelORodrigues

    Cada consulado, tem os requisitos no site específico. Se mora em SP, faça por Santos que é rápido (por São Paulo demora uma eternidade). https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/

  • @gandalf meu caso é bem parecido com o seu @gabrielbarrella , biso JOÃO no batismo e na de casamento JOÃO PEDRO, cartório interior de SP se recusa a retificar a certidão de casamento (que possui divergencia de datas de nascimento) pq considera não ser a mesma pessoa. Já argumentei que no batismo consta apenas o primeiro nome, mas também não querem saber e orientam buscar o auxilio judicial.

    Enviei para PD com a divergência de datas em Agosto, estou aguardando para ver se passa... caso haja devolução, vou tentar Ovar. Atualizo quando tiver novidades.

  • @mevieira1984

    Divergências de datas são bastante comuns. Não creio que tenha problemas se a divergência for pequena.

    O Cartório devia olhar é a filiação. Mas sempre pode ficar a dúvida se a diferença de data for mais de 1 ano. O João poderia ter falecido ainda pequeno (meses), tiveram outro filho, e o chamaram João Pedro. Nesse caso seriam pessoas diferentes.

  • editado August 2022

    @gandalf

    Mais uma vez agradeço.

    Sim, vou fazer em Santos.

    Atualização: Hoje ao olhar uns documentos antigos encontrei a cédula pessoal e o registo civil original do meu avô. No primeiro anotaram um dos apelidos com "z", e no segundo com "s". No assento de casamento o apelido também está com "s". Penso que está tudo certo, apenas gostava de lhe informar. Nos meus documentos e nos da minha mãe o apelido é sempre com "s".

  • editado October 2021

    @RafaelORodrigues

    Também ocorre com Roza/Rosa. Essa troca de S e Z não é considerada divergência. É um ajuste da grafia pela regra vigente em cada época. Como quando acabaram com algumas letras do alfabeto, e WKY deixaram de existir. Wagner passou a ser Vagner. Depois voltou novamente o W por causa do WWW. Viram que tinham feito besteira. o Vagner pode voltar a ser Wagner. :-)

    Sem mencionar que você poderia ter sido Raphael, e ter sido forçado a mudar para Rafael. Hehe

    Não terá problemas com isso.

  • @gandalf

    Você irá diretamente para o céu quando partir por auxiliar tanta gente. Obrigado!

  • @gsilvestre Eu tenho mais uma dúvida. No requerimento que está aqui no fórum em frente o campo "nacionalidade" está escrito "à data do casamento", não entendi. É para colocar a nacionalidade que ele tinha quando se casou? no caso, a brasileira? E desde já muito obrigada pela ajuda e desculpe qualquer incômodo.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @Meireligeiro no próprio post do modelo está explicado: “NACIONALIDADE DOS NUBENTES À DATA DO CASAMENTO:

    Se o nubente(s) for nascido (s) em Portugal ou com a nacionalidade originária, preencher: PORTUGUESA

    Se a nacionalidade fora adquirida por aquisição, preencher: BRASILEIRA.

    O assento português indicará a nacionalidade.”

    Ou seja, se ele recebeu a nacionalidade como filho ou neto (se neto, após a lei que possibilitou a atribuição), você coloca portuguesa. Se a nacionalidade for sefardita, por exemplo, aí coloca brasileira msm.

  • Gente, há pouco eu escrevi que o nome do meu avô também constava no meu RG, mas isso foi obviamente um erro. Só estou avisando, pois alguém novo aqui poderá ficar confuso ao ler. Não edito aquele post porque já não é mais possível. Desconsiderem.

  • Bom dia pessoal. Alguém recebeu o e-mail com link de pagamento recentemente?

    Meus documentos chegaram lá em agosto e nada até o momento do e-mail com o link. Está muito demorado.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @mateusBH considerando esse relato (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/264085/#Comment_264085) - docs recebidos em 30/7 e link recebido em 15/10, você deve estar próximo de receber também... lembre de verificar sempre a caixa de spam

  • Bom dia, uma duvida.

    Minha irmã se casou nos USA com uma Portuguesa ATRIBUIDA em 2019, ela tem um documento emitido pelo consulado brasileiro (em português e com todos os dados que um certidão descreve) chamado "certidão de registro de casamento"

    Esse documento tem valor de certidão de casamento ou é necessário levar ao cartório no Brasil para algum tipo de validação ou averbação?

    obs, Na certidão de nascimento de inteiro teor dela não saiu nenhuma referencia ao casamento. (certidão solicitada agora quase 3 anos após o casamento)

    Muito obrigado por qualquer ajuda!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @Thiago K se ela se casou nos EUA, precisa usar a certidão de casamento americana para solicitar a transcrição em Portugal...

    sobre o documento que sua irmã tem e sobre não estar averbado no nascimento dela, é pq é preciso transcrever o casamento dela no BR mediante a apresentação dessa certidão de registro emitida pelo consulado em um cartório (https://www.gov.br/pt-br/servicos/registrar-casamento-no-exterior)

  • Boa tarde.

    Estou em fase final de requisão de documentos (meus), para envio afimde requisitar minha cidadania portuguesa ( mãe portuguesa), mas preciso também transcrever meu casamento, em Portugal, para que meus filhos possam requisitar a deles. Como tenho uma certa urgência, minha dúvida é: posso requisitar minha transcrição de casamento, em Portugal, ao mesmo tempo que vou requisitar a minha cidadania portuguesa?

    Se sim, quais documentos preciso para a transcrição do casamento?

    Desde já agradeço a atenção e ajuda.

  • @MarciaLoureiro , não pode. Primeiro, você tem que se tornar portuguesa. Só depois de feito o assento é que poderá transcrever o casamento, em processo autônomo.

  • Boa noite, pessoal!

    Por favor, gostaria de saber se algum dos colegas deste Forum que tenha enviado Processo de Transcrição de Casamento à Ponta Delgada e recebido por eles em inicio de Agosto/21, já recebeu o link para efetuar o pagamento? Os meus documentos chegaram em Ponta Delgada em 02/08/21 e, até o momento, não recebi o link. Conforme orientação de @gandalf, já enviei email à Conservatória de PD, porém, não me responderam tbm. Seria aconselhável telefonar? Pois já completou 3 meses e estou ficando preocupada...é normal esse prazo? Muito obrigada!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado November 2021

    @LILIANEFONTESPICADO por esse relato https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/264085/#Comment_264085, você deve estar próxima a receber… não deixe de verificar o spam/lixo eletrônico

    os documentos estavam todos corretos? sempre existe a possibilidade de devolução também

  • editado November 2021

    Bom dia pessoal.

    Tive uma péssima experiência com PD. Preciso dizê-lo pois vejo certo encantamento com esta conservatória, o que acabou por me induzir a erro.

    Enviei o pedido de transcrição de casamento de meus avós, o pedido ficou retido sem resposta por 92 dias, e ao final, a conservadora respondeu que não faria a transcrição pois não se tratava da mesma pessoa. (sic!). Sei que beira o ridículo, mas foi assim que aconteceu.

    Um advogado português emitiu esse parecer sobre o caso:

    (…) “Espero que se encontre bem. Este caso é lamentável e reflecte a falta de formação de alguns funcionários das conservatórias. O caso é claro: o nome do pai coincide (Pires ou Pirez, antes de 1911, é exactamente o mesmo); o nome da mãe também coincide e inclui um sobrenome raríssimo; e a data de nascimento é exactamente a mesma. A conservadora deveria saber que até 1911, a mudança de nome era muito comum, pelo que o facto de António aparecer no assento de baptismo como António Gonçalves Leirado não significa nada; não há qualquer dúvida de que se trata da mesma pessoa.”(…)

    Por fim, para não perder mais tempo, e passar mais raiva, fizemos a transcrição na conservatória de Alcobaça, que concluiu o processo em 10 dias. Sim, isto mesmo, entre a consulta, envio de documentos, pagamento e conclusão foram apenas 10 dias.

    Ponta Delgada para mim, só a passeio. E bem longe desta conservatória!

  • @antoniocesarpires de fato, PD é demasiadamente exigente com divergências

    você deu entrada pessoalmente em Alcobaça?

  • @gsilvestre sim. Alcobaça não recebe pelos correios, até onde sei.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado November 2021

    @antoniocesarpires sim... para quem está em Portugal, existem inúmeras conservatórias mais interessantes que PD para realizar a transcrição de casamento

  • Bom dia, pessoal! Agradeço @gsilvestre pelo seu retorno. Eu já havia lido o post da Cintia Souza, mas como os documentos dela chegaram em PD em 30/07 e recebeu o link em meados de Outubro, imaginei que o meu link chegaria pelo menos até completar 3 meses (02/11), pois meu processo chegou lá em 02/08. Quanto a documentação, acredito estar tudo certo.....mas vamos ver.

    Vou aguardar mais 1 semana, caso não chegue o link, farei um contato por telefone. Estarei expondo o desenrolar do telefonema por aqui. Muito Obrigada!! Abrs.

  • PD está completamente lotada de processos e com falta de pessoal, inclusive pessoas afastadas por questões de saúde.

    Não mandem e-mails ou liguem pois irá atrapalhar o andamento dos processos que já estão absurdamente atrasados. Pois ainda está a analisar transcrições de início de julho 2021.

    Sendo assim, tenham paciência porque tão cedo os links para obter a referência bancária não serão enviados, tendo em vista que, só encaminham e-mail com o link após a verificação do processo e se este estiver completamente correto.

    Pelo visto, um simples transcrição de casamento em PD sem dúvida irá ultrapassar os 4 meses.

    Quem já enviou para lá só resta ter paciência e aguardar pois não irá adiantar ficar ligando ou enviando e-mails já que estão com pessoal muito reduzido para todas as atividades da Conservatória, inclusive transcrever os casamentos.

  • pessoal, estou há algum enrolando para mandar os documentos pra transcrição de casamento para ponta delgada.. e vendo os últimos comentários vi que eles estão com uma opção de pagamento por cartao... isso procede? tem algum requerimento específico ou manda aquele mesmo modelo que tem no fórum?

  • @GuilhermeGomes , Ponta Delgada analisa os documentos e, estando tudo correto, manda um link para pagamento com cartão de crédito.

    É bom que você saiba, no entanto, que Ponta Delgada está levando uns 4 meses para fazer a transcrição. Alegam falta de funcionários, por aposentadoria, doença, etc.

  • @Fabiano, obrigada pelas informações. Só nos resta continuar aguardando......o mais importante é que tudo esteja correto e, em breve, receberemos o link.

    Bom fim de semana a todos!! Abrs.

  • Pessoal, boa tarde! Enviei os docs para a transcrição do casamento dos meus pais em 14 de Julho, via correios. Foram entregues em 2/8, mas só recebi hoje o link para pagamento da taxa.

    Tentei fazer o pagamento com cartão, mas apesar de liberado para compras internacionais, recebi uma mensagem de erro orientando a entrar em contato com o banco ou tentar com outro cartão. O banco disse não ter recusado nenhuma compra, e agora o link de pagamento já vai direto para a página de erro, sem me deixar tentar novamente.

    Isso já aconteceu com alguém? Sabem como faço?

    Obrigado!

  • @Fabricio Gonçalves qual o banco? provavelmente, não tem a tecnologia necessária

    sobre o erro do link, ele permite apenas uma tentativa. então, vai ter que pedir outro link para a conservatória

  • @gandalf

    Salve, amigo, tudo bem!?

    Queria dizer que consegui fazer a mudança administrativa! Retornei ao cartório ainda uma vez e, com muita conversa e vários documentos, consegui convencê-los a pedir a mudança e deixar pro oficial avaliar se ela tinha mérito ou não. Fui num sábado bem cedinho e peguei o cartório vazio, bem mais tranquilo.

    Hoje tive a resposta de que foi aceito o pedido e em poucos dias poderei retirar a certidão retificada. A partir dela mudarei as seguintes e tudo vai ficar uniforme!

    Obrigado pela ajuda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.