Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1243244246248249256

Comentários

  • Boa noite, pessoal.

    Os documentos do meu processo de transcrição de casamento chegaram a PD em 30/07. Recebi na sexta o link para pagamento e ao efetuar a tentativa pelo Nubank, a transação não foi autorizada. Pedi então um novo link para PD e ao tentar efetuar o pagamento após inserir os meus dados apareceu a informação: Plataforma indisponível: Tente novamente mais tarde.

    Como eu recebi o link na sexta e o outro link ontem, estou com medo de tentar novamente amanhã e ter algum problema para efetuar o pagamento e os documentos serem devolvidos.

    Alguém já passou por isso ou já passou por essa situação de plataforma indisponível?

  • editado October 2021

    @gabrielbarrella

    Eu acho que existe uma pequena chance de que tenha exigência, mas a divergência é pequena o suficiente que vale a pena arriscar.

    Não haverá dúvida sobre a linha de descendência.

    Se você fizer a transcrição de casamento, as chances serão ainda menores, e se houver você saberá logo de início.

    Como você introduziu a conversa com "Preciso corrigir a certidão de nascimento da mãe dele..." Eu encaminhei as informações de como proceder, sem entrar no mérito. Numa releitura, eu passei a avaliar se devia ser feito.

    Eu sugeriria você tentar ir no cartório antes e perguntar o que precisa. Você ja fez isso. Certamente podem fazer administrativamente, mas não quiseram fazer. Então espere pra ver se realmente vai precisar, e de posse do documento de exigência da Conservatória tente novamente no cartório. Se recusarem tente a corregedoria. Mas não force a barra sem saber se vai de fato precisar. Com o cartório tem que conversar manso. A princípio sempre dizem não, mas acabam fazendo. Ainda mais nesse caso, que me parece trivial.

    Sim, é possível que tenha exigência. Mas espere que eles peçam, e só faça se o que for pedido. Tem chances de não pedirem.

  • @CINTIA SOUZA

    Algumas pessoas creditaram no cartão o valor (mais um extra para o IOF) antes de fazer o pagamento, e tiveram sucesso.

    Faça o pagamento pelo app no celular, para que complete a última etapa, geralmente com reconhecimento facial, ou fingerprint, ou pop-up.

  • @gandalf

    Muitíssimo obrigado.

    Eu realmente elaborei a questão de forma incompleta. É que o cartório em que está a certidão do neto me disse que, com as retificações feitas na certidão da mãe, retificaria sem problema a do neto. Aí eu não especifiquei muito bem isso...

    Mas suas dicas foram valiosíssimas e eu irei por esse caminho mesmo!

  • editado August 2022

    Boa tarde.

    Sou filho de cidadã portuguesa e por essa razão preciso fazer a transcrição de casamento. Ocorre que em minha certidão de nascimento não consta o nome do meu avô paterno.

    Posso ter algum problema mais a frente? Qual a opinião dos mais experientes?

    De antemão agradeço.

  • editado August 2022

    @RafaelORodrigues

    Depende de quem foi o declarante em sua certidão, e em que ano você nasceu.

    Imagino que esteja postando porque leu meu post acima.

    Sua descrição ficou confusa. Você está falando de você ou de seu pai? Ou ambos, pai e mãe são portugueses? Quem foi o declarante na certidão do requerente? Você disse: "Sou filho de cidadã portuguesa  [...]

    Se seu pai é cidadão, ele pode atribuir a cidadania para você como filho. Não tem problema. O caso descrito acima, havia uma divergência em que na certidão do filho brasileiro traz o nome de ambos os pais, e na certidão de batismo do progenitor português um deles está em branco.

    Se estiver consistente, e estivesse em branco em ambos os documentos não teria problema. A questão que surge é esse nome que "surgiu do nada". Se ele foi perfilhado, ou se casaram posteriormente, essas coisas têm que estar anotadas nas certidões, e não estão. Podem pedir o documento que gerou o fato.

  • editado August 2022

    @gandalf

    Obrigado pela ajuda.

    Nasci na década de 1980. Estava falando de mim e do meu pai, que foi o declarante na minha certidão. Da parte da minha mãe está OK.

  • Boa tarde, fiz o meu processo de cidadania e agora preciso transcrever meu casamento. Gostaria de confirmar o processo e tirar algumas dúvidas….

    Para a transcrição do casamento:

    -Certidão de casamento emitida pelo cartório de registo civil apostilhada (em inteiro teor datilografada)

    -Certidão de nascimento do nubente brasileiro com apostilha (em inteiro teor datilografada)

    -Cópia simples da certidão de nascimento do nubente português (ou indicação do numero do assento)

    -Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório.

    -Cópia Autenticada do documento de identificação de quem assina o requerimento (RG, passaporte ou CC). Podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento certificada sem apostilha). Esta certificação pode ser feita em cartório ou no Consulado de Portugal.

    Os documentos devem ser enviados à :

    Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada

    Praça Gonçalo velho, nº 12, 2º

    9500-063 Ponta Delgada


    Isso está correto?

  • @RafaelORodrigues

    Está consistente entre a sua certidão de nascimento, e o assento de seu pai. Não terá problemas.

    Seu pai também não teve problema porque estava o mesmo, no assento da mãe, e na certidão dele.

    No caso relatado anteriormente, a certidão do português e do filho brasileiro não coincidem.

  • editado October 2021

    @applessa

    A documentação depende de pra onde vai enviar. Se for no consulado, tem que seguir o que está no site daquele consulado.

    Se for mandar para P.Delgada como você disse, é mais simples (mas estão demorando 90 dias, e não devolvem os documentos que enviar).

    -Certidão de casamento emitida pelo cartório de registo civil apostilhada (em inteiro teor datilografada) (hoje em dia se diz digitada, Hehe)

    -Certidão de nascimento do nubente brasileiro com apostilha (em inteiro teor datilografada)

    -Cópia xerox simples do assento de nascimento do nubente português

    -Requerimento com reconhecimento de assinatura no cartório.

    modelo de P.Delgada: http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214833/#Comment_214833

    instruções: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1

    -Cópia Autenticada do documento de identificação de quem assina o requerimento (RG, passaporte, CNH, ou CC). Podendo ser assinado por filhos ou netos. Sendo neto deve juntar a sua certidão de nascimento certificada (sem apostilha). Esta certificação pode ser feita em cartório de Notas. 1) o consulado agora só faz se houver exigência pela Conservatória; 2) é incomum quem assina ter CC mas pode ser usado;

    Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada | Praça Gonçalo velho, nº 12, 2º - Ponta Delgada - Portugal | Código Postal: 9500-063

  • editado August 2022

    @gandalf

    Novamente obrigado.

    Outra coisa, a certidão breve relato do meu pai não possui um declarante. Isto pode me trazer dor de cabeça?

  • editado August 2022

    @RafaelORodrigues

    Agora surgiu um fato novo: . Registos tardios, costumam causar pedido de esclarecimentos formais. Eles querem saber por que houve o registo tardio, ainda que tendo sido na menoridade, garante o direito.

    Lei de Nacionalidade - Artigo 14.º - Só a filiação estabelecida durante a menoridade produz efeitos relativamente à nacionalidade.

    Ainda não está claro pra mim quem é o português que vai servir de base. É seu pai que está pedindo a nacionalidade pela sua avó? Ou seu pai já é português e agora você está pedindo a nacionalidade através de sua mãe?

    1) seu caso: Sua mãe é portuguesa , e seu pai brasileiro foi o declarante. Basta a transcrição do casamento de seus pais para que você tenha o direito a nacionalidade através da mãe. O nome do avó em branco é irrelevante, porque você está estabelecendo a linhagem através da mãe. Alem disso, você nasceu depois de 1978, e os dados estão todos consistentes. 100% OK.

    2) o caso de seu pai: Sendo a mãe brasileira (?), pai português não foi o declarante. Seu pai não tem direito a nacionalidade. Se for a mãe portuguesa a declarante, ou se tiver documentos que comprovem a atuação da mãe portuguesa em favor do filho, seu pai pode ter direito a nacionalidade, mas haverá exigências. Teria que fornecer mais detalhes.

    Sua nacionalidade não depende da de seu pai. Cada nacionalidade é independente.

  • editado August 2022

    @gandalf

    Bom dia, gandalf.

    A portuguesa é a minha mâe.

  • @RafaelORodrigues

    Era isso que eu queria saber quando perguntei se você estava falando de você ou de seu pai. Você tem direito, seu pai provavelmente não.

  • editado August 2022

    @gandalf

    A portuguesa é a minha mâe.

  • editado August 2022

    @gandalf

    Perdoe-me, achava que havia me feito entender.

  • Boa tarde!

    Eu tenho uma dúvida, eu vou fazer a transcrição de casamento dos meu bisavós, porém o cartório não está encontrando o livro que contém o registro do casamento. Entretanto, eu tenho uma certidão antiga de 1976, que foi expedida nesse cartório. Como eu posso proceder agora?

    Desde já agradeço.

  • @gandalf

    obrigada pelas explicações. Eu copiei e colei por isso apareceu datilografada rs rs nem percebi. Vou mandar para ponta delgada sim.

    Obrigada.

  • Boa noite, gostaria de esclarecer uma dúvida e se @gandalf ou mais alguém puder me ajudar, agradeço:

    Minha mãe teve o processo de nacionalidade aprovado hoje e aguarda a criação do registro. Na sequência, após a criação do mesmo, farei a transcrição do casamento dela para poder realizar o meu processo como filha, uma vez que o declarante do meu nascimento foi meu pai. Minha dúvida quanto à transcrição do casamento de minha mãe é que ela teve um casamento anterior e, após ficar viúva, casou-se com meu pai. Na certidão de casamento deles consta que ela era viúva e ela usava o sobrenome do 1º marido (e não o sobrenome de solteira). Sendo assim, tenho que enviar as duas certidões de casamento, mas fazer a transcrição apenas do 2º casamento (com meu pai) ou teria que fazer a transcrição de ambos? Atualmente ela é viúva (meu pai já faleceu). Desde já agradeço.

  • Olá Pessoal. Gostaria de saber se no preenchimento do requerimento meu pai pode colocar o endereço onde ele trabalha para chegar a correspondência sobre o processo ou ele pode ter algum problema com isso? E outra coisa, além da certidão portuguesa do meu pai ele precisa enviar a certidão brasileira dele também? pois ele quem vai da entrada no processo.

  • @verifel você tem que fazer as duas transcrições

    1º faz a transcrição do primeiro casamento + óbito do primeiro marido

    2º faz a transcrição do segundo casamento + óbito do seu pai

    O casamento + óbito vc pode fazer junto certeza, mas não sei se PD aceita fazer os dois casamentos juntos... talvez teria que mandar os docs do primeiro casamento + óbito e aguardar a conclusão para fazer o segundo. mas não tenho certeza.

    a depender de onde você mora, compensa fazer pelo consulado

  • @Meireligeiro não tem problema... só se o trabalho tiver algum problema com isso rs

    se ele é o português e vai ser o requerente, vc manda o assento de nascimento português e uma cópia autenticada do RG dele

  • @verifel

    É como o @gsilvestre disse. Tem que fazer a transcrição dos dois casamentos.

    Sendo sua mãe portuguesa, todos os atos da vida civil deverão ser registados em ordem. Também não sei se pode mandar os dois processos juntos. Sei que pode mandar Casamento+óbito, mas não sei se pode fazer os dois processos de casamento juntos, da mesma pessoa.

    Pode fazer pelo consulado, demoram 3-4 semanas, mas pedem mais documentos. Por P.Delgada provavelmente será mais fácil e barato, mas estão demorando 90 dias. Você considera.

    Minha intuição diz que sim, poderia fazer numa única remessa, desde que cada processo esteja completo, sem compartilhar docs. Mas escreva para civil.pdelgada@irn.mj.pt e pergunte sobre o seu caso em particular. Eles respondem rápido.

    Ex.m.ª Sr.ª Maria de Fátima Vitorino,

    Conservatória do Registro Civil de Ponta Delgada

    Assunto: Posso enviar juntos 2 processos de casamento+óbito da mesma pessoa, no mesmo envelope via DHL?

    Casei-me no Brasil e sou viúva de dois maridos. Desejo fazer a transcrição de ambos os casamentos e óbitos, pois tenho filhos do segundo matrimônio que pedirão nacionalidade portuguesa.

    Poderia informar por favor, se eu poderia enviar todos os processos juntos no mesmo envelope via DHL, e como devo proceder?

    Basta enviar cada processo completo (casamento+óbito), com as certidões de nascimento, casamento, e óbito de cada cônjuge estrangeiro devidamente apostilhadas, acompanhadas do respetivo requerimento, com meu assento e a identidade certificada, todos juntos no mesmo envelope?

    Com os melhores cumprimentos

    Seu nome completo

  • @RafaelORodrigues

    Não afetam acentos, apostrofes, partículas de ligação [e, de, da, dos, d', etc]. Nem mudanças que não afetem a fonética, ou que sejam atualizações gramaticais, com Manuel/Manoel, Roza/Rosa, Philomena/Filomena, Wagner/Vagner, Villas/Vilas, Cotto/Couto, Bastos/Basttos, etc.

  • Boa tarde! @gandalf @gsilvestre

    Eu tenho uma dúvida, eu vou fazer a transcrição de casamento dos meu bisavós, porém o cartório não está encontrando o livro que contém o registro do casamento. Entretanto, eu tenho uma certidão antiga de 1976, que foi expedida nesse cartório. Como eu posso proceder agora?

    Desde já agradeço.

  • @eluanmoreira eu questionaria o cartório se eles não podem emitir uma certidão de inteiro teor com base nessa certidão que você tem

  • @eluanmoreira @gsilvestre

    Isso seria uma "certidão reconstituída". Há limitações do que se consegue fazer nesses casos, com uma certidão reconstituída.

    Vai precisar que o cartório faça uma declaração de que o documento original foi perdido ou destruído, apostilada. E depois o mesmo cartório faz a certidão reconstituída, a partir da cópia que você possui.

    Tendo em vista o risco de fraude numa situação dessas, eles vão ser super estritos. Talvez juntar a declaração de 2 ou 3 testemunhas "sob as penas da lei" que o casamento de fato ocorreu como descrito, apostiladas.

    aqui (e a resposta logo em seguida): https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/239176/#Comment_239176

    Busque pela palavra reconstituída na caixinha (uma palavra só), e verá que é raro. Busque também reconstituição. Já ajudei 2 casos em que foi necessário, houve exigência duas vezes, até se certificarem de que era legítimo. Com requerimentos, e documentos acessórios. Abaixo vão dois dos links relacionados. É possível, mas não é automático, e pode não ser trivial. Transcrição de casamento será menos crítico.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/262846/#Comment_262846

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/40618/#Comment_40618

  • @gsilvestre Eu tenho mais uma dúvida. No requerimento que está aqui no fórum em frente o campo "nacionalidade" está escrito "à data do casamento", não entendi. É para colocar a nacionalidade que ele tinha quando se casou? no caso, a brasileira? E desde já muito obrigada pela ajuda e desculpe qualquer incômodo.

  • editado October 2021

    @gandalf

    Obrigado, gandalf!

    Resolvi iniciar o processo hoje. Fui até o cartório no qual meu pai está registrado em SP e solicitei uma nova certidão de nascimento para ele. Segundo o consulado, essa certidão só precisa ser "simples (digitada) emitida há menos de 1 ano (original) e devidamente apostilhada, constando da mesma o averbamento do casamento e a mudança de nome, caso tenha avido". Foi exatamente o que fiz. Até pensei em pedir de Inteiro Teor, mas fiz exatamente como pedem (simples). Nos próximos dias irei providenciar a certidão de casamento. Essa sim precisa ser de Inteiro Teor.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.