Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1246247249251252256

Comentários

  • editado December 2021

    @mateusBH Por curiosidade, qnd q os seus docs foram entregues na conservatória?

    Os meus foram entregues em 02/09 mas nao recebi nada ainda, dai quero ver em qua data +- eles estao

  • Então vou fazer pelo virtual @Leticialele. Essa última etapa seria o que??

  • @mateusBH , a última etapa é a leitura, pelo celular, do QRCode que aparece na tela de pagamentos.

    Faça o pagamento pelo computador, com o celular ligado no Way.

  • Entendi @Leticialele

    @Chiapa os meus documentos chegaram lá dia 11 de agosto.

  • Boa noite. Meus documentos chegaram em PD no dia 09/08/21 e hoje (06/12/21) recebi o link para pagamento.

  • @mramazzina Boa noite! Por favor me de uma direção, para uma tia a qual tento ajudar, conforme descreverei: Como realizar atribuição portuguesa para filho ou neto preferencialmente de pai / avós Portugueses falecidos. Possuímos o bilhete original de cidadão nacional (da mãe/avó, vencido mais temos) e possuímos também a certidão narrativa simples de registro de casamento original desses avós/pais. Filha de portugueses com reconhecimento desses pais portugueses em documento brasileiro, porém a preferência é para o filho dessa tia, se possível sem realizar a atribuição dela, como proceder nesse caso para esse neto? Ou terei que realizar a atribuição por parte dessa filha e transcrever o casamento até chegar no filho? Aguardo seu retorno, e parabéns pela generosidade dividindo seu tempo e conhecimento.

  • Bom dia pessoal.

    Pra quem já efetuou o pagamento da taxa, quando tempo depois conclui o processo da atribuição do cansamento?

    Eles avisam por e-mail a conclusão ou terei que aguardar somente o aviso pelo correio?


    Valeu.

  • @mateusBH

    Imagino que tenha lido o post na página anterior. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/269475/#Comment_269475

    PD está com redução de 7 funcionários, e é uma Conservatória pequena. Em condições normais 4 dias, mas a Cintia está esperando sem notícias desde 20/10. Eu acredito que o dela tenha sido averbado.

    Lembrem-se de que amanhã 08/Dezembro é feriado em PT.

  • @mateusBH gostei do ato falho escrito... o processo de transcrição em PD realmente está um caNsamento rsrs

  • @mateusBH @joannebarreto Muito obrigado por compartilharem as datas! Espero que a transcricao de vcs seja aprovada logo!

  • Boa tarde pessoal.

    Desculpe a ignorância más qual problema de iniciar meu processo de cidadania antes que fique pronto o registro de casamento dos meus pais em Portugal?

    Até porque eu mandaria apenas minha certidão e o registro do meu pai que já recebeu a cidadania. O registro do casamento feito por Portugal é tão importante assim?

    Valeu.

  • editado December 2021

    @mateusBH

    O problema, em bom mineirês, é contar com o ovo que a galinha ainda não botou.

    Assim: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/268558/#Comment_268558

    E se tiver algum erro a ser corrigido, você corre o risco e não ter tempo de fazer. Idealmente você dá uma lida antes, e se não tem divergências sérias você manda. Eu fiz uma transcrição que teve 6 erros a serem retificados na Conservatória. Então sou gato escaldado.

    Se quiser correr o risco, nada impede. Eu já recomendei para várias pessoas correrem os dois em paralelo. A maioria passa sem problemas. Imagino que vai fazer o seu pelo consulado português em BH. Só abria a agenda a cada 3 meses para o trimestre seguinte. Quer dizer, sua transcrição pode levar entre 3 e 6 meses, se nada mais der errado. Parece que em Dezembro e voltou a ser mensal. Qual será o próximo?

    Devem reabrir a agenda na semana antes do natal. Fique atento. Em BH você agenda, apresenta os docs, e sai com o assento na mão. Não perca a marcação, porque a tolerância é 5 minutos. Se não estiver lá na hora marcada, perdeu o agendamento, e terá uma penalidade que não consegue marcar na próxima "janela de atendimento", 6 meses depois. Entende a história do ovo?

  • @mateusBH e @gandalf , desculpa me intrometer mas já me intrometendo.

    Se o pai do @mateusBH é o português, precisa da transcrição de casamento dos pais para ele entrar com o pedido? Ou tem alguma particularidade, tipo, não foi o pai dele o declarante?

    Eu pergunto porque eu estou fazendo o processo do meu pai, e depois quero fazer o meu, ele foi o declarante do meu nascimento, mas não quero esperar transcrever o casamento dele com minha mãe, pois tem um casamento e divórcio anterior pra transcrever.

  • @marifontolan , no seu caso, como foi seu pai português o declarante do nascimento até que você tenha completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento

  • Nossa então eu devo ter vacilado aí kkk. Eu tirei a cidadania pro meu pai e agora está em andamento o registro do casamento dos meus pais. Eu achava que pra eu solicitar a minha cidadania eu teria que registrar o casamento deles de qualquer forma.

    E pelo que entendi a @Leticialele falou que não teria necessidade. É isso? Ou entendi tudo errado kkk.

  • @mateusBH se sua mãe é brasileira e foi seu pai quem declarou seu nascimento, antes de vc completar 1 ano de idade, não precisa da transcrição, se fizer o processo pelo Arquivo Central do Porto

    se for fazer pelo Consulado, precisa da transcrição

  • @mateusBH , como disse o @gsilvestre , pode mandar seu processo!!

  • editado December 2021

    @mateusBH

    Sim, é isso. Sendo o português o declarante antes de 1 ano, e não sendo o pai e a mãe portugueses, não precisaria transcrever o casamento para a sua nacionalidade.

    Você só não perguntou isso! :-)

    Mas é bom que tenha feito. Seria obrigatória para pedir a nacionalidade de sua mãe.

    E se precisar de alguma coisa no consulado, como CC e PEP pata o seu pai, fique atento ao calendário que lhe mandei. Vai abrir na semana que vem, e acabam as vagas em poucos minutos.

  • Gente, aproveitando o embalo do assunto, eu paguei o meu formulário 1-C dia 13 de outubro achando que a transcrição do casamento da minha mãe ia sair rápido (sim, fiz besteira, mas pelo menos não mandei os dois na mesma época). Os documentos da transcrição chegaram em PD dia 25/outubro.

    Opinião dos universitários: até quando daria pra esperar pra mandar meus documentos pra Porto? Pensei em esperar até janeiro (daria 3 meses, que ainda é ok). Em ultimo caso pararia o processo em Porto e eu teria que mandar a atualização da transcrição pra dar continuidade, como me explicaram aqui, mas vocês acham que vale arriscar mandar em fevereiro por exemplo, ou o quanto antes? Pergunto porque confio mais na experiência de vocês...

    Obrigada!!

  • editado December 2021

    @aleserain

    No momento P.Delgada está quase paralisada. Não tem como fazer previsão. Quando a coisa começa a ficar ruim, tende só a piorar, porque os poucos que permanecem, têm que trabalhar dobrado, e acabam saindo também.

    Processos de agosto ainda não receberam nem o link do pagamento, o que quer dizer que não foram analisados ainda. Enquanto não receber o link e fizer o pagamento, não há garantia nem de que está tudo certo para a transcrição.

    E mesmo os que pagaram, não tem garantia de ter o assento ainda, porque não tiveram nenhuma resposta.

    A situação em PD está realmente muito ruim por lá.

  • @aleserain , não se preocupe, o pagamento com cartão de crédito não tem prazo. Relaxe!

  • Bom dia pessoal. Muito obrigado pelos esclarecimentos e dicas.

    Realmente fico com dúvidas a respeito desses assuntos de casamentos e registros kkk. Como meus pais sempre foram casado logo os dois me registraram, correto? Então isso quer dizer que posso solicitar minha cidadania sem concluir o registro de casamento deles em Portugal?

    Fui registrado por eles dois com menos de 1 ano de nascimento.

    @Leticialele @gandalf

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado December 2021

    @mateusBH o fato deles serem casados não significa, necessariamente, que eles o registraram

    vc precisa ver sua certidão de nascimento inteiro teor para saber quem compareceu ao cartório e te registrou

  • Obrigado @gsilvestre vou olhar isso direitinho.

  • editado December 2021

    @mateusBH

    Tem um campo na sua certidão que geralmente diz: Declarante: o pai. (a mãe em geral está em casa, de resguardo cuidando do filho)

    Fique atento no site, nessa tarja verde que fica passando ai, porque vai mudar na semana que vem, e você pode agendar a transcrição assim que abrir. Nessa data/hora abre, e em poucos minutos acabam as vagas. https://www.consuladoportugalbh.org.br/

  • @gandalf pelo que entendi, ele já enviou a transcrição para PD e até já recebeu o link para pgto

  • @gsilvestre

    É verdade. Talvez o pai queira tirar CC e PEP. :-)

  • Boa tarde pessoal!!, tudo bem?

    Visto que P. delgada está bem lenta para realizar trancricoes, vcs indicam outra forma?

    Estou me programando para enviar a transcrição do casamento dos meus pais semana que vem.

    Nos outros processos, eu mandava atribuicao e trancricao juntos, e nao tive problema. Agora entendo que é um risco.

    Obg!!!

  • @Felipe landim

    Você terá que fazer no consulado, ou tentar desbravar um caminho novo.

    Eu acredito que as Conservatórias do Porto (que se fundiram recentemente a 2ª 3ª e 4ª CRC do Porto em uma Conservatória só) possa ser uma boa opção. Mas ninguém tentou ainda fazer nelas pelo correio. Também a CRCivil de Lisboa pode ser uma opção.

    Veja que essas duas são diferentes de ACP e CRCentrais, respectivamente.

    Quem quiser tentar fazer em PT terá que consultar quais aceitam receber pelo correio em geral@irn.mj.pt, e correr o risco e descobrir quanto tempo levam e contar pros outros.

    Tecnicamente qualquer conservatória de registo civil faz transcrição. Nem todas aceitam pelo correio. E não se sabe quanto tempo levam.

    P.Delgada é especializada em transcrição, mas está enfrentando problemas com falta de pessoal, e um backlog imenso.

  • Poxa vida! =/

    Aqui no Brasil não tem como fazer?

    Obrigado @gandalf

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.