Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1104610471049105110521452

Comentários

  • @Rogeriof

    Excelente Rogerio!!!

    Agora é ficar olhando bolhinha 1 durante 4 a 5 meses.

  • @Destefano

    " Agora é ficar olhando bolhinha 1 durante 4 a 5 meses." hahahahahahaha

    Bem tranquilo nessa parte parceria, agora vou suave. :)

  • Boa tarde!!

    Meu pedido de nacionalidade foi aprovado hoje (bolinha 7 marrom)! :D

    Os documentos foram enviados por DHL e recebidos no ACP dia 07/05. Recebi a chave por e-mail dia 14/05. Desde então, tinha permanecido na bolinha 1 até dia 20/10, quando, finalmente, foi para a bolinha 2. Eu estava ansiosa por ter ficado na bolinha 1 por pouco mais de 5 meses, então foi um grande alívio ver que estava na bolinha 2... :P

    Daí, hoje (25/10), foi um pulo direto para a bolinha 7! Fiquei impressionada, porque tinha olhado hoje de manhã e ainda estava na bolinha 2. No início da tarde, resolvi dar mais uma olhadinha e já estava com a 7 marrom. Enfim, estou superfeliz!!! Muito obrigada a todos do fórum, em especial ao @gandalf , que me tranquilizou quando achei que o processo estava atrasado... hehe :)

  • @vmlaender

    Responda com um e-mail, dizendo:

    Exmo. Sr Conservador (se tiver o nome dele na carta de exigência, use aqui por extenso), do Arquivo Central do Porto

    Assunto: Exigência ao Processo Nº xxxxx/21, atribuição de nacionalidade, Artigo-1C

    O formulário 1C enviado foi devidamente reconhecido presencialmente no consulado pelo oficial português, e que pela instrução do IRN, isso deveria dispensar outras formalidades, conforme o texto abaixo, que diz:

    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/situacoes-de-legalizacao/

    "consideram-se legalizados desde que a assinatura do funcionário público esteja reconhecida por agente diplomático ou consular português no Estado respetivo e a assinatura deste agente esteja autenticada com o selo branco consular respetivo."

    Entretanto, estarei providenciando um novo form-1C certificado por autenticidade conforme requerido por V. Excelência, caso seja de fato necessário.

    Com os melhores cumprimentos,

    Assina aqui.

    junte uma cópia da exigência. Provavelmente ou ela vai se desculpar e aceitar, ou explicar o que o oficial fez errado, que não pode ser aceito. Enquanto isso faça o novo form-1C, porque é uma providência simples e não vale comprar briga por isso.

  • Boa tarde!!


    Pessoal, é impressão minha ou os processos de menor de idade deram uma travada? Dos meus filhos estão lá desde o dia 30/08 e está ainda na bolinha 02.

    E acompanhando a planilha, quase não tem processos de Agosto de menor concluído.

    Alguém tem alguma informação para compartilhar?


    Obrigada!

  • @Rogeriof

    Fique tranquilo que o problema foi somente na geração da senha.

    Pela numeração, o processo foi prontamente numerado. e não sofrerá nenhum atraso em decorrência disso. A numeração é que conta.

  • @Gabriela Kraemer

    É somente a sua expectativa. Nem atrasado ele está ainda. Se ao invés de 90 dias usuais levar 120, não é o fim do mundo. Pequenas flutuações ocorrem de tempos em tempos. Veja apenas que há outros antes do seu que também se encontram pendentes.

    O problema é quando outros mais recentes que o seu começam a ser aprovados, e o seu fica retido por 2-3 semanas. Mas nem isso seria motivo de preocupação.

    Se acalme e aguarde.

  • @claracarvalho

    Eu lhe disse que aprovaria antes do final do mês. Eles precisam apresentar nas estatísticas de produtividade... :-)

  • editado October 2021

    @gandalf

    Excelente notícia.

    Obrigado pelas suas considerações.

    Em tempo: consegui atualizar a planilha :)

  • @jpsantos035

    Creio que o gandalf já lhe ajudou. Depois escreva aqui no fórum se a sua pendência em Porto foi resolvida.

    Vai dar tudo certo, querido.

  • @gsilvestre , obrigado pela resposta. Poderia tirar mais uma dúvida? Quando do pedido de atribuição de minha mãe, juntamos todos os documentos, inclusive certidão de casamento com divórcio averbado. Nesse caso, dado que o documento instruiu o pedido de nacionalidade, o casamento já fica também transcrito junto ao registo civil quando da emissão da certidão de nascimento? Obrigado!

  • @RafaelORodrigues está ajudando sim. Espero que corra tudo bem. darei o relatório.

  • @am010375 não, você precisa transcrever o casamento formalmente. Esse envio da certidão de casamento no processo de nacionalidade serve apenas para justificar alteração de nome.

    Se você morar em SP ou MS, faça pelo Escritório Consular em Santos.

    Se morar no RJ ou ES, pelo Consulado no RJ.

    Em outro estado, eu consultaria o consulado da sua região para saber o tempo previsto de conclusão, pois a Conservatória de Ponta Delgada está demorando cerca de 3 meses para concluir a transcrição (então, PD seria minha segunda opção).

  • @gsilvestre , ok!


    Saberia me informar quanto tempo está levando a transcrição pelo Consulado do Rio de Janeiro? Só pra saber se é mais vantagem fazer por aqui ou me informar para saber se há alguma conservatória por lá que seria mais rápida. Muito obrigado pela ajuda e atenção.

  • RenataappRenataapp Member
    editado October 2021

    Oi pessoal, bom dia!

    Enviei o processo da minha filha (menor) em 17/09 via DHL, o processo foi recebido, porém até o momento não recebi nenhuma senha para acompanhamento do processo. Acham melhor enviar um e-mail?

    muito obrigada pela ajuda ;-)

  • @am010375 pode fazer pelo Consulado do RJ, está mais rápido que pelas conservatórias. acho que tem concluído em menos de 1 mês

  • Prezado(a),

    tirei a minha cidadania através de meu pai (português) pela ACP, agora pretendo tirar a de meu filho, qual seria o procedimento? Seria o mesmo?

    Preciso averbar o meu casamento? Ou basta anexar meu assento, juntamente com a certidão de nascimento dele (apostilada) e um documento de identificação dele?

    Poderia me passar o link do pagamento por cartão?

    Obrigado!

  • O que é essa prova de vida prévia que a ACP exige?

  • @Marcos Coutinho seu filho é maior de idade?

  • @Marcos Coutinho

    O procedimento é o mesmo. Nada mudou. Se você foi o declarante na certidão do filho, a transcrição de casamento é opcional. Se o filho é maior de 18 anos, certidão reprográfica apostilada, e cópia do RG certificada e apostilada, juntamente com um xerox do seu assento.

    Pagamento: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Prova de vida só é necessária para maiores de 86 anos.

  • Obrigado!

  • @Leticialele ou @gandalf vi nos seus relatos anteriores que o processo de filho maior na ACP tem levado em média 6 meses. Mas enviei o meu processo 18/07/2021 e tem número 76xxx/2021 , mas tá na bolinha 1. Já tem 3 meses é Normal? qual email deles posso pedir informação ? Vou tentar mandar email antes de ligar.

    Obrigado e aguardo ajuda.

    Jean

  • @Jean Siqueira , o processo fica uns 5 meses na bolinha 1 e, estando tudo correto, passa para a bolinha 6 (aprovação). Uns 15 dias depois, sai o assento.

    Não precisa ligar para lá. O andamento do seu processo está normal.

  • Fico aliviado, Obrigado @Leticialele !!!! PArabéns pelo trabalho e dedicação!!!

  • editado October 2021

    Pessoal, uma prima (que a mãe já é portuguesa) irá enviar os documentos para a ACP. Como faz tempo que mandamos o último processo de maior, gostaria de confirmar os docs abaixo.


    1) Certidão do registro de nascimento português da mãe portuguesa

    2) Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada do requerente

    3) Certidão de casamento de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada do requerente

    4) Apostilamento RG

    5) Preenchimento e assinatura reconhecida por autenticidade do documento “Formulário 1C"


    Enviar documentos para: Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, 328

    4200-498

    Porto, Portugal

    Tel: (351) 225573840

  • @Gabriela Meirelles

    a certidão de casamento para justificar mudança de nome não precisa ser reprográfica, nem apostilada.

    o casamento da mãe já está transcrito em PT?

  • @Gabriela Meirelles

    1) assento de nascimento do pai/mãe português(a)

    1.1) se o declarante na certidão da filha não foi o português (ocorre quando a mãe é portuguesa), fazer a transcrição do casamento e enviar o assento, ou anotar o número do processo e onde foi feita.

    2) Certidão de nascimento da requerente, por cópia reprográfica do livro, apostilada (toda certidão reprográfica é inteiro teor, mas no BR se chama "inteiro teor" quando vem transcrita, digitada, e não serve. Tem que ser a manuscrita, direto do livro)

    3) Certidão de casamento da requerente em inteiro teor certificada (somente se a requerente é mulher, pela mudança de nome no RG)

    4) cópia do RG ou passaporte, com menos de 10 anos de emissão, com filiação, certificada e apostilada

    6) Se tem muito tempo que fez, o pagamento se faz por cartão (de qualquer pessoa), pela plataforma de pagamentos. Como filha seria https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    5) O form-1C personalizado (com o nome e o recibo do pagamento) ela recebe por e-mail após o pagamento. impresso a cores frente-e-verso na mesma folha, preencher sem rasuras, deixando para assinar no cartório, para ser certificado por autenticidade

    7) Esse e-mail recebido também se imprime e manda no processo.

    O telefone é ligeiramente diferente. Pode ser que aquele também esteja certo. Não afeta, mas como vai enviar por DHL eles pedem.

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, nº 328 | 4200-498 – Porto | Telefone: +351 22 557 3849

  • @gsilvestre e @gandalf

    MUITO OBRIGADA pelos comentários. O casamento da mãe já está transcrito em PT, porém ela casou com outra pessoa 10 anos depois do nascimento da filha - nunca foi casada com o pai da filha.

    Em compensação, a mãe que é a declarante na certidão de nascimento da filha. Então não é para ter problemas, certo?

  • @gandalf bom dia, você me deu a dica sobre arrumar um emprego para ganhar 03 meses no meu processo.

    Pois bem, estou vendo com alguns amigos um trabalho na Irlanda. O que eu gostaria de saber é o que enviar junto com processo, seria uma carta do empregador ou contrato de trabalho? Você tem algum modelo disso? Por ser em inglês, teria que ser traduzido e apostilado?

    Me salve, please...rsrsrs

  • editado October 2021

    @Nandalobao

    Não há um modelo. É um requerimento de 3 linhas onde você explica por que precisa da urgência, basicamente dizendo que tem uma oferta de trabalho contingente com a nacionalidade, conforme o documento anexo.

    Enviei mais alguns detalhes por MP, naquele envelope do canto direito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.