Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1104910501052105410551459

Comentários

  • Gente, uma vez eu fui consultar a planilha, meses atrás, e sem querer exclui um dado. Felizmente consegui reverter. Ficou tudo exatamente como antes.

    Acredito que às vezes, as pessoas não têm conhecimento necessário pra alterar e incluir itens. Ou até mesmo fazem sem nem perceber.

    O prudente seria que ela fosse bloqueada, mesmo.

  • GflimaGflima Member
    editado November 2021

    @Leticialele , como o meu processo está próximo de sair, tenho olhado a planilha todos os dias, e pelo q me lembro ontem estava correta. A bagunça deve ter sido de ontem pra hoje. Está parecendo que foi só um atraso na coluna B, dos nomes. Não sei se os moderadores conseguem ver o histórico e ajustar. Eu sei qual é a minha linha certa. Se precisar, me manda uma mensagem no privado, q eu tento ajudar.

    Ah, será q não existiria a possibilidade de bloquear só algumas linhas e colunas? Exemplo1: depois que a linha é preenchida, só pode mudar as colunas de I a K. Exemplo 2: impedir o reordenamento das colunas. Exemplo 3: Impedir a exclusão de linhas e colunas, etc.

  • @Gflima , só o @gandalf pode fazer isso. Sou um zero à esquerda em computação!!

  • @Leticialele hahahahaha ok!! Se precisarem é só chamar ;)

  • @Gflima , sou do tempo do Fortran, Assembler... Bem jurássica!!

  • Bom dia a todos!

    @gsilvestre @gandalf @Leticialele

    Gostaria de agradecer pelos esclarecimentos feito pelo @gsilvestre . Muito obrigado pela atenção dedicada às minhas dúvidas!

    E com relação à questão 2, fico com receio de preencher o formulário de transcrição de casamento de minha mãe como "divorciada" e depois algum funcionário da Conservatória "cismar" que o meu processo de atribuição só pode ser concluído após o divórcio de meus pais...

    Não existe essa possibilidade? Não seria possível/melhor colocar como "casada" na transcrição e futuramente, caso ela faça a dissolução do divórcio em Portugal, informe com o termo "divorciada"? Ou geraria algum problema?

    Dúvida:

    2. Quanto ao estado civil da minha mãe como solteira, agora tenho de declarar como? Casada ou divorciada? Melhor evitar o uso de divorciada para não cair em exigências desnecessárias?

  • @Leticialele

    Eu estive viajando hoje, pra uma cidade vizinha.

    Preciso de tempo pra verificar o que foi feito. Vai levar algum tempo. Enquanto isso vou deixar a planilha em "apenas leitura".

    Mas eu não sou o único a mexer nela. Certamente há outros.

  • @Leticialele

    O problema inicial foi recuperado. Parece ter sido um erro acidental. A pessoa fez Ctrl-X e Ctrl-V (recortar e colar) afetando 12 células.

    Alguém tentou corrigir depois e ficou pior. Introduziu erros novos, deslocando todos os nomes abaixo da linha 177.

    Os nomes estão novamente em suas posições corretas

    Mais tarde verifico se houve alguma atualização de dados usando os nomes deslocados entre 02/nov/21-18:09 & 04/nov/21-04:00

  • @charleswfpires

    Mentir em declarações é a única coisa que não deve ser feita. Tudo que você preenche é datado. Se for dar algum problema vai ser por ter mentido em algum formulário assinado. Coloque sempre a verdade e de forma atualizada. Ainda que isso fosse gerar mais trabalho, como a homologação de divórcio, apesar de que não há qualquer registro (e isso seria até sem lógica alguma) te essa exigência. Faça do jeito que eles já falaram e não arrume problema para quem for assinar o formulário e inventar dados e fatos inexistentes.

  • @charleswfpires

    As coisas são o que são. Não tente dissimular dizendo de outra forma, porque cedo ou tarde pode lhe criar problema. Quando você escreve, e assina embaixo, está declarando que era assim. Se a declaração for falsa, e você diz, mesmo sabendo que era falsa, é crime de perjúrio.

    Nos formulários você põe o estado civil atual. As pessoas nascem, casam, separam, ficam viúvas, têm filhos, etc. São os "atos da vida civil". Se tiver que provar alguma coisa, com a verdade é sempre mais fácil. Se isso tiver alguma consequência, você lida com ela.

    A Conservatória não "cisma" com isso ou aquilo. Ela segue o que a lei exige.

    Pra sua mãe surgir como casada, se casou fora de PT precisa do processo de transcrição do casamento. Para viúva tem que averbar o óbito.

    Pra sua mãe surgir divorciada, primeiro precisa da transcrição do casamento (pra estar casada), e depois de um processo judicial de homologação do divórcio (pra ficar divorciada).

    Se ela divorciou primeiro, e depois o marido morreu, ela será divorciada. Os atos da vida civil se seguem em ordem cronológica. Se ela tiver o filho ainda solteira, e depois se casar (com o pai ou com outro), ele não deixa de ser filho da mãe solteira, e a lei tem provisão pra isso.

    Enquanto essas coisas não acontecem, esses processos, ela fica como quando nasceu. Solteira perante a lei, e faltando apenas registrar os atos da vida civil.

  • Olá pessoal.

    Estou no Porto... Ebaaaa

    Dei entrada na nacionalidade da minha filha no ACP fui pessoalmente, fui muito bem atendido, como não tinha ninguém esperando fui atendido de imediato.

    E já peguei a Senha pra acompanhar.

    Vou colocar lá na lista.

  • Coloquei na planilha mas acho q é a planilha errada pq a última data e de 2020.

    Alguém manda o link por favor.

  • editado November 2021

    @cassiopedro

    O primeiro item da relação é apenas um exemplo como deve ser preenchida a planilha. A planilha começa a partir da linha 4!


    @cassiopedro quando foi que você deu entrada no processo da sua filha?

  • editado November 2021

    @cassiopedro

    1555xx/21 Wendy Kaylane 04/01/2021?

    Pode inserir na 4ª linha, e a data está errada. Feito e corrigido.

  • @gandalf

    Esse número está muito alto, não? Acredito que seja 11555X/2021. Acho que está faltando um 1 aí... Diga aí @cassiopedro

  • Prezados, boa noite!

    É com muita alegria que eu compartilho com vocês que meu processo de cidadania foi aprovado no final de outubro \o/ \o/ \o/

    Primeiramente quero dizer que sou imensamente grata por todas as informações e apoio que obtive aqui na comunidade. É como um sonho realizado!!!

    569**/2021

    13/05/2021 - pagamento vale postal nos correios

    14/05/2021 - envio via DHL

    17/05/2021 - recebido na ACP por Ana Santos

    21/05/2021 - recebi n° do processo e chave de acesso

    27/10/2021 - processo aprovado aguardando criar um registro português

    *****

    Aproveitando o comentário, saberiam me dizer:

    1) Quanto tempo o registro português demora para ficar pronto?

    2) Recebemos algum aviso por e-mail quando o registro é emitido?

    3) Eles costumam enviar uma cópia do registro português para o nosso endereço no Brasil? Pergunto isso porque minha tia recebeu uma cópia do registro em casa, mas meus outros parentes não receberam então não me parece comum.

    4) É possível entrar em Portugal somente com a cópia do registro de cidadão português?

  • @Destefano Foi mesmo estava errado é 1155xx/21

    Já corrigi. Valeu.


    Obrigado @gandalf pela ajuda.

  • editado November 2021

    Boa noite a todos!

    @Destefano @gandalf @gsilvestre @Leticialele

    Pensei na ordem dos fatos, como o @gandalf mesmo citou: "Os atos da vida civil se seguem em ordem cronológica".

    Por favor, não me interpretem mal. Não quis dissimular ou mentir no formulário. Apenas acreditei que a escolha do termo "casada" seria o mais adequado pois trata-se de uma transcrição de casamento.

    E posteriormente, como eu já havia dito, o termo "divorciada" seria o mais adequado à dissolução do divórcio.

    Sei da responsabilidade quanto às informações que são declaradas e o correto deve ser feito sempre. Até por isto, prefiro esclarecer as dúvidas antes de enviar os devidos formulários.

    Muito obrigado pelo pronto esclarecimento de todos vocês!

    Um grande abraço

  • @charleswfpires , não tem do que se desculpar!! Você não é obrigado a saber, e é para isso que estamos aqui, para ajudar!

    Ninguém sabe tudo! Alguns têm mais experiência, fazem mais pesquisas de legislação... mas alguns assuntos passam batido!!

    Relaxe!

  • @bruna_oliveirac , patabéns!

    O assento leva até 30 dias para ser criado, o ACP; eles mandam uma cópia do assento para o endereço cadastrado no formulário, mas a carta nem sempre chega!

    Se você tem pressa, assim que o registo for criado, peça uma certidão pelo civil online;

  • @bruna_oliveirac, Parabéns!!!

    Verifica a sua caixa de mensagens e spam no qual cadastrou no formulário, os assentos dos meus dois filhos recebi no meu email, mais por carta não enviaram.

  • @charleswfpires

    Eu é que quero lhe pedir desculpas. Sem dúvida eu poderia ter tratado com mais delicadeza a questão.

    Eu não estou xingando ou criticando. Apenas quis definir o fato, e as consequências de declarar errado. Mas isso pode causar uma impressão ruim. Não é nada pessoal com relação ao que foi feito.

    O que foi feito já foi. Não será um problema, e não pense mais nisso, mas aprenda com o erro.

    É que no futuro, outras pessoas podem voltar ali pra ler, e seguir o caminho errado. Eu quis expor a regra de forma "seca".

    O que você escreve, assina, e faz a autenticação, fica registrado no seu processo. O correto é escrever a situação atual. Essa é uma oportunidade de mudar o nome, e em geral as pessoas voltam ao nome que usavam antes do casamento, mas isso não significa que o estado civil é solteira.

    A pessoa que lhe sugeriu colocar "solteira" se equivocou. (espero que não tenha sido eu... hehe)

  • Bom dia grupo

    Meu processo foi aprovado hoje *---*

    Processo: 660xx/21

    08/06/2021 - envio via DHL (São Paulo)

    11/06/2021 - recebido na ACP por Manuela Andrade

    18/06/2021 - recebimento do n° do processo e chave de acesso por e-mail

    01/11/2021 - Passou da bolinha 1 para a bolinha 2

    05/11/2021 - Passou da bolinha 2 para a bolinha 7 com o "processo aprovado aguardando criar um registro português"

    Tenho algumas dúvidas sobre os próximos passos:

    • Estou tentando alterar na planilha, mas não consigo fazer nenhuma alteração, é necessário alguma autorização?
    • Como faço para solicitar pelo civil online o assento?
    • Preciso esperar sair o registro para dar entrada no passaporte e cartão cidadão?

    Obrigada a todos pela ajuda, sem isso com certeza estaria ainda na luta para conseguir a tão sonhada cidadania.

  • @charleswfpires

    Boa tarde! Olha, não entenda minha mensagem como uma chamada ou qualquer coisa que o valha... Apenas entenda como alerta. Alerta porque mesmo na boa fé, não dizer a coisa como ela é, pode ser prejudicial para a pessoa que declara. E o alerta é somente nesse sentido. Não precisa se explicar. De toda forma, caso tenha se sentido ofendido com as minhas palavras, peço desculpas, mas ainda ressalto a necessidade de sempre ser declarada a verdade dos fatos no momento da declaração. Abraços e boa sorte.

  • @Beatriz_Pinheiro . tem que aguardar a criação do registo. Leva de 15 a 30 dias.

    Depois, pode pedir a certidão pelo civil online e agendar CC e passaporte no Consulado

  • @gandalf @Leticialele Pessoal, um alerta... Sei que não é o foco deste tópico, mas em um dos grupos do Facebook sobre Nacionalidade Portuguesa apareceram 2 posts com réplicas de Tondela e Almada na qual dizem que estão sem conservador para os processos... Vale a informação nos outros tópicos caso perguntem.

  • Boa noite a todos!

    @Destefano @gsilvestre @gandalf @Leticialele

    Agradeço a gentileza das palavras. O importante é que ficou esclarecido que a intenção foi apenas usar o termo devido, conforme expliquei, na ordem dos fatos.

    E buscar a informação correta, já deixa clara a intenção.

    Valeu, pessoal!!!

    Um grande abraço

  • @Magnoitalo . obrigada!! De Tondela já haviam falado.

    Por isso, ACP é mais seguro, tem 12 Conservadores!

  • Bom dia, desculpe perguntar nesse tópico, mas não sabia onde perguntar....

    Alguém conhece um forum de cidadania italiana igual a esse aqui, excelente como esse?

    Através desse fórum fiz a cidadania da minha sogra, do meu marido, do meu filho....e até de amigos, e agora vou seguir para o conquista da minha dupla nacionalidade, que é italiana...

    Obrigada e desculpa mais uma vez

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.