Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1241242244246247256

Comentários

  • Bom dia! Apenas para atualização: deu tudo certo. A conservatória não respondeu meu e-mail sobre a confusão no pagamento, mas pedi pelo civil online a certidão de casamento e está ok. O processo de transcrição levou 2 meses e meio no total, contando a partir do envio dos documentos pela DHL.

    Agora se puderem me ajudar com o próximo passo:

    Encontrei o assento de nascimento de minha bisavó paterna portuguesa; transcrevi o casamento dela; fiz o pedido de nacionalidade por atribuição para minha avó paterna; transcrevi o casamento de meus avós paternos. Agora vou solicitar a nacionalidade do meu pai (neto de portuguesa) por atribuição. É isto? Estou fazendo a leitura dos tópicos do fórum, mas se puderem me ajudar e me instruir sobre o processo e a melhor conservatória, agradeço.

    Obrigada, desde já.

  • @Beatriz Sartori , se sua avó (mãe de seu pai) é portuguesa e está com o casamento transcrito em Portugal, seu pai vai fazer o pedido de atribuição como FILHO de portuguesa, pelo art. 1C da Lei de nacionalidade.

    Atualmente, a melhor Conservatória é o Arquivo Central do Porto

    Pague os emolumentos e receba o Formulário com o recibo no cabeçalho - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • @Brunoacp , obrigada pela informação. Eu tinha a informação que PD era a conservatória mais rápida, pois só faz transcrição, mas pelo visto não é bem assim. Mandei um e-mail perguntado se havia alguma intercorrência, mas nem responderam. O jeito é aguardar. um abraço a todos.

  • Pessoal, vi algumas preocupações ref ao link de pagamento. Recebi o meu hoje (23/09) e os documentos haviam chegado em Ponta Delgada em 17/07. O ponto positivo é que nesse tempo o Itaú se adaptou aos protocolos de segurança europeus usados no site e consegui pagar com meu cartão de crédito.

  • Gente, estou transcrevendo o casamento da minha mãe para dar entrada no meu processo. Contando que demora cerca de 1 mês para a transcrição de casamento, eu poderia esperar uns 15 dias e já enviar o meu processo ou algo muda para que eu não possa dar essa "adiantada"?

  • @aleserain , pode enviar ao mesmo tempo

  • @Leticialele não esperava por essa Oo

  • @aleserain é que até eles analisarem o processo de nacionalidade, o que demora pouco mais de 4 meses no ACP, a transcrição já vai ter sido concluída... mas, apenas a título de informação para evitar uma ansiedade maior (rs), PD está demorando mais de 2 meses para concluir a transcrição, conforme pode ser notado dos relatos anteriores

  • @gsilvestre entendi. Neste caso, se eu enviar junto correria o risco de ser analisado sem ter concluído a transcrição? Os processos na ACP estão demorando cerca de 4 - 5 meses, mas não sei se eles fazem algum tipo de analise prévia logo que chega no local ou após uns 3 meses...

  • @aleserain , não fazem análise prévia. Quando a transcrição for concluída, aparecerá como averbação na sua certidão de nascimento portuguesa. Quando o Conservador for analisar, a transcrição já estará no sistema.

  • @aleserain

    Dá pra mandar os dois juntos sim.

    Idealmente deveria esperar pela análise e boleto de pagamento, porque é a certeza de que a transcrição será feita.

    O risco de ter algum problema na transcrição, e ao invés do boleto devolverem todo o pacote pelo correio é pequeno.

    Se a nacionalidade caminhar mais rápido que a transcrição, só congela o processo de nacionalidade. Quando ficar pronta a transcrição, você manda, o processo "acorda" e segue em frente. Nesse caso, ao invés de antecipar, atrasaria 1-2 meses, e teria um custo extra do CivilOnline e DHL (€10 + €40).

  • BrunoacpBrunoacp Member
    editado September 2021

    Bom dia pessoal!

    Atualizando, recebi hoje o link de pagamento hoje (27.09.2021). Os documentos chegaram em PD dia 15.07.2021.

  • Gente, boa noite!

    Muito obrigada por toda a ajuda de vocês nesse fórum! Recentemente tive um avanço grande nas pesquisas (por causa de voces hahah) e agora estou na fase de transcrever o casamento em portugal (como varias pessoas aqui, tambem nao tenho a certidao de nascimento do meu avô brasileiro, somente da minha avó).

    Voces acham que está mais rápido enviar o processo para o RJ ou para PD?

    Vi varios comentários a respeito disso mas estavam desatualizados (2017).. estava pensando em mandar pra PD pela praticidade dos documentos (vi que eles pedem menos documentos, ne isso?)

    O que voces acham?

    Obrigadaa desde já!!

  • Nossa o que esta acontecendo com PD alguem sabe dizer? 2 meses pra enviar o link... mais quanto tempo pra concluir?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @Juliaj o que você tem do seu avô? era ele casado com a portuguesa? não vai conseguir transcrever o casamento sem a certidão de nascimento dele, a não ser que você tenha a certidão de batismo dele e ele tenha nascido quando ainda não havia registro civil no BR

    hoje, a melhor opção entre PD e Consulado no RJ, é o Consulado - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

  • @carine férias + falta de pessoal por questões de saúde e aposentadoria

  • Olá gente,

    Na verdade são os avós do meu avô (a avó dela era portuguesa) mas pra facilitar falo que sao meus kkkkkkk so pra facilitar mesmo no forúm, pois estou no processo de solicitar pro meu avô :)

    A avó dele era portuguesa e o avô era brasileiro.

    Dá avó eu tenho tudo. Do meu avô, como ele nasceu em 1855 não estamos achando em cartórios, ai estamos pegando as certidões negativas pra enviar e fazer a transcrição do casamento deles.

    Tenho os documentos seguintes:

    • certidão de casamento dos avós do meu avô - 1884
    • certidão de nascimento da avó dele - 1861 (tenho também o casamento dos pais dela - 1856, o batismo do irmão dela - 1863 e o passaporte da família - 1872)
    • certidão de óbito dos avós do meu avô - 1905 e 1927
    • certidão de nascimento dos filhos (registrados pelo brasileiro) - 1885 em diante


    O que eu não tenho é a certidão de batismo do avô do meu avô (o brasileiro), mas estou recolhendo as certidões negativas nos cartórios para dar entrada no processo de transcrição. Meu pai tem um amigo de confiança no RJ, então acho que mandaremos por lá (quando eu liguei no consulado eu entendi que eu nao tenho que morar no RJ mas o endereço para correspondência tem que ser de lá. Entendi certo??)

    Meu docuemntos estao certos?

    Não sei se mando esses "extras", devo mandar tudo, tipo copia simples (dos livros de portugal, pra se eles quiserem consultarem la) ou não precisa para a transcrição??

    • certidão de casamento dos pais da avó do meu avô;
    • certidão de batismo do irmão;
    • passaporte da família na vinda ao brasil;
    • Casamento do irmão (foi o que nos ajudou a achar os docuementos da avó portuguesa, pois na certidão de casamento dele tem falando de onde eles eram - é a conexão do processo.

    Obrigadaaa pessoal, voces sao demais!!


    @Leticialele

    @gsilvestre

  • @Juliaj sim, entendeu certo.

    mas eu acho que o Consulado do RJ não faz a transcrição com supressão da certidão do nubente brasileiro. PD tenho certeza que não faz. A última informação seria que Braga faria, mas não é possível ter certeza. Tem um tópico aqui no fórum falando sobre isso, mas estou pelo celular agora e não consigo buscar

  • @gsilvestre

    Muito obrigadaaa!! Não tinha entendido que PD não azia mais, vou procurar saber mais sobre isso sim, muito obrigada!

    E sobre os docs, mando tudo que eu tiver mesmo ou os extras são desnecessários?

    Obrigada, esse fórum é demais!

  • maripchavesmaripchaves Member
    editado October 2021

    Oi pessoal, boa tarde! Só pra acalma-los, eu mandei meus documentos de transcrição no início de Julho, fui receber HOJE o link para pagamento. (teve dias que até fiquei passando mal pensando o que tinha feito errado rs).

    Gostaria de pergunta-los sobre a experiencia que estou tendo. Apesar de eu ter ligado pro meu cartão avisar, os "queridos atendentes do cartão" não autorizaram direito e meu cartão foi recusado. O problema é que o link fica bloqueado nessa mensagem: "Ocorreu um problema ao processar o seu pagamento.

    Sugerimos que entre em contacto com o banco emissor do cartão indicado.

    Alternativamente, poderá querer tentar novo pagamento utilizando outro cartão de crédito."

    O problema que não consigo acessar para tentar novamente com outro cartão, nada. Devo enviar e-mail solicitando novo link?

  • @maripchaves sim, precisa solicitar novo link

  • obrigada pelo retorno @gsilvestre ! Eles retornam rapido com novo link?

  • bom dia, só para atualiza-los, o link eles enviam logo no dia seguinte! Abraços.

  • Olá a todos! Boa tarde!

    Para transcrição de casamento, pode ser enviado o documento brasileiro do cidadão português, uma vez que tem somente o assento de nascimento ainda?

    Obrigada!

  • @SandraP você se refere ao documento de identificação (RG/passaporte)? Se sim, pode.

  • @gsilvestre isso mesmo. A nacionalidade da minha sobrinha, que vive no Japão, está para sair até dezembro, então, ela tem que começar a ver a transcrição de casamento para fazer atribuição dos filhos e aquisição do marido. No entanto, ela ainda não tem CC. E como esses documentos levam alguns dias/meses para legalizar etc, ela já quer começar a ver isso.

    Obrigada!

  • Boa tarde, fiz a minha nacionalidade em 2018 antes da pandemia. Acabei adiando de fazer a transcrição de casamento e estou querendo resolver isso agora. Estou vendo que mudou bastante coisa… como está esse processo agora? Já tenho minha certidão de nascimento portuguesa, preciso da certidão de nascimento do meu marido e a certidão de casamento em cópia repografica apostilada correto? O pagamento pelo que eu entendi não é mais feito no correio antes do processo… vem um link por e-mail para pagamento? É isso? Obrigada!!!

  • editado October 2021

    Bom dia, pessoal! Tenho lido nos posts anteriores que PD realmente está com os processos de Transcrição de Casamento atrasados devido as férias de verão, porém, já estamos em meados de outubro e ainda não recebi o link para o pagamento. Enviei os documentos por DHL e chegou em PD em 03/08/21. O que vcs me orientam? Devo enviar email ou está dentro da normalidade esse atraso?

    Muito obrigada se puderem me auxiliar, abrs.!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.