Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1238239241243244256

Comentários

  • Boa tarde pessoal,

    enviei a transcrição de casamento dos meus pais à Ponta Delgada que chegou lá em 28/06, hoje me responderam por email que foi devolvido, pois o nome da mãe do nubente (meu pai) está diferente nas certidões de nascimento e casamento.

    Eu não tenho mais contato com meu pai (há mais de 15 anos, por problemas familiares), nesse caso, poderia tentar enviar os documentos ao Consulado de Santos, e ver se “passam”… ou não haveria outro jeito a não ser fazer a retificação da certidão de casamento?

    obrigada

  • @gandalf Muito obrigado mais uma vez pelo esclarecimento!

  • editado August 2021

    @Elaine Aguiar

    Você mesma pode fazer a retificação, porque é a parte interessada, que depende dela. Não precisa da participação de seu pai.

    Basta pedir uma certidão de nascimento da mãe em inteiro teor certificada, e levar ao cartório onde está a certidão de casamento, e pedir uma retificação administrativa.

    Se o nome em questão for o apelido do ex-marido, poderia precisar da certidão inteiro teor dele também, mas não creio que será necessária.

    No cartório da certidão de casamento lhe dirão o que precisa. A da mãe, com certeza precisará. É um procedimento rápido.

    Lei do Temer que dispensa pagamento para a retificação: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13484.htm

    Saiba que existe a lei, mas eles sempre tentam cobrar. Você decide se quer usar a lei, ou se quer que saia rápido sem lutar. Pelo menos pergunte se a lei não se aplica em parte ou no todo. Mostre que você conhece a lei. :-)

  • Galera, boa tarde !! Só para atualizar, PD já está varando 40 dias sem enviar o link para pagamento. Meu processo foi recebido por eles no dia 12/07/21 e hoje 23/08/21 ainda não recebi o link.

  • Olá @gandalf, agradeço muito por suas informações!!

    Enviei um email ao cartório com as alterações necessárias, ainda aguardando o retorno deles, pois por telefone me informaram que dependendo da alteração no nome, eu teria que seguir judicialmente… espero que dê tudo certo de forma administrativa…

    Uma dúvida, após a retificação, ainda vale a pena prosseguir (reenviar) à Ponta Delgada, ou poderia seguir via consulado de Santos?

    Muitíssimo obrigada novamente! Um abraço

  • @Elaine Aguiar

    Essas coisas não se faz por telefone e por e-mail. Tem que ir pessoalmente, conversar manso com o tabelião, não com o atendente do balcão.

    Leve as certidões com você, e se vista de azul. Melhora suas chances de persuasão em mais de 30%. :-)

  • @gandalf ahhh que comentário mais fofo!!! Vou levar o “vista-se de azul” pra vida! : D

    Só não conseguirei ir pessoalmente ao cartório pois ele fica há 500Km de onde moro : (

    Vou aguardar a resposta deles… se não funcionar, vou ter que recorrer a parentes que moram naquela cidade (vestidos de azul, é claro) kkkk

    Com relação a seguir por Ponta Delgada ou Santos… como Ponta Delgada já havia recebido os documentos, melhor continuar com eles? Ou posso tentar Santos? Qual sua opinião?

    E novamente, muito obrigada : )

  • @Elaine Aguiar

    A documentação para Santos é diferente de P.Delgada.

    Não acho que suas chances (de fazer com divergência de nomes) melhorem muito porque fez em Santos. Você não vai querer seus dados errados em PT, porque uma retificação posterior em outro país se torna muito mais complicada.

    Sanando a divergência não vai fazer diferença pra onde manda. Eu manteria em PD, que tem a documentação simplificada.

  • Oi @gandalf,

    o envio seria somente após a retificação… não vou correr o risco de outra devolução ; )

    Como previsto, o cartório negou a minha solicitação e disse que somente meu pai poderia requerer a retificação… mas liguei lá e conversei diretamente com o tabelião, expliquei que não tenho contato com ele há anos e que minha mãe também é a interessada no documento, pois a retificação seria na certidão de casamento, não nascimento… e que eu também, como parte interessada, poderia requerir a alteração…

    Ele relutou, mas disse que abriria “uma exceção” pois poderia ter sido erro do próprio cartório na época… só pra você entender, a divergência foi no nome do meio!

    Enfim, agora vou seguir com a documentação que ele solicitou e depois enviar a retificada à Ponta Delgada.

    Muito obrigada : )

  • @gandalf

    Poderia me ajudar por favor pois estou pensando em até desistir do processo de nacionalidade do meu pai que é neto dos Portugueses.

    Preciso fazer transcrição do casamento dos Portugueses que sao falecidos, meu bisavô é bisavó tem alguma maneira de eu fugir da transcricao de óbito? Pois no cartório onde possui as certidões de óbito deles o nomes dos pais dos meus bisavós estão com erros, e para corrigir isso preciso entrar com uma ação judicial e isso iria gastar muito dinheiro.


    Sabe se em Ponta Delgada precisa fazer a transcricao de óbito?

  • @rafamaia_14 Ponta Delgada não exige a transcrição do óbito

  • @gsilvestre muito obrigado amigo de verdade...

    Vou mandar pra ponta delgada mesmo, sabe se eu mandar esse requerimento da algum problema pois coloquei o nome do celebrante o mesmo do batente, e se poderia escrever ao lado a caneta se tem alguma divergência ou teria mesmo que fazer um novo documento por segurança.


    Obrigado mesmo amigo.

  • @rafamaia_14 no seu lugar, eu faria outro, ainda mais pq só tem que reconhecer a assinatura por autenticidade. como n precisa apostilar, n fica tão caro.

    e eu seguiria o modelo 1 desse tópico: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1

  • editado August 2021

    @rafamaia_14

    Não creio que tenha problema. Perceberão que você se enganou no título que devia ser "Nubente" e você escreveu "Celebrante".

    Como dito acima, em Ponta Delgada não precisa averbar o óbito. É opcional.

    Mas onde está o seu requerimento certificado por autenticidade, no modelo pedido por P.Delgada? Veja a minuta aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1

    Se seu requerimento tiver todos esses dados, sem esquecer do e-mail, pode servir. Essa é apenas uma minuta, um modelo. Aqui no fórum usávamos outro modelo que também ainda funciona, desde que acrescente o e-mail para mandarem o boleto de pagamento.

  • Boa noite pessoal. Mais alguém enviou recentemente documentação pra PD e ainda não recebeu o e-mail com link de pagamento?

    Eles receberam meus documentos dia 09 deste mês e nada do e-mail. Esse tempo está dentro do normal pros dias de hoje?

    Valeuuu.

  • @gandalf mto obrigado pela ajuda...

    Então o requerimento eu copiei por aqui mesmo no fórum e fui preenchendo, olha ele por completo verifica por favor se está correto se falta algo se eu teria que fazer outro,

    O mesmo está com firma reconhecida e apostilado, e para pagamento eu teria que pedir os dados por e-mail a ponta delgada, pq eu fiz esse requerimento só copiando por aqui no fórum não entrei no site do consulado nem nada, fiz M?

    Outra dúvida minha nos documentos que deve enviar pois tenho quase tudo já, tenho assento de batismo dos dois portugues certificados em Funchal que chegou esses dias, tenho certidão de nascimento do filho do português apostilado inteiro teor com cópia reprográfica do livro, mesmo documento do meu pai que eh neto dos Portugueses, tenho a certidão de casamento inteiro teor apostilada,

    Por cópia reprográfica não serve em ponta delgada só digitada?

  • @gandalf

    Os documentos que preciso enviar são esses??

    Desculpe pelo incômodo amigo de verdade, pq estou mto aflito por talvez não conseguir.

  • @mateusBH

    Os meus documentos chegaram lá no dia 09/08 também e ainda não recebi o link.

    Quando você receber o seu, avisa aqui, por favor, só para eu ter uma noção. Estou com agendamento no consulado de SP para final de setembro e acho que vou perder

  • Pessoal vou mandar meu pedido de transcricao para ponta delgada, fiz requerimento digitado mandei reconhecer assinatura em cartório,

    Vou mandar junto as 2 certidões de batismo dos meus bisavós ambos portugueses,

    Certidão de casamento em inteiro teor digitada.

    RG do meu pai requerente cópia autenticada

    E alguém pode me dar alguma dica de fazer o vale postal de 120 euros...pq nunca fiz isso.

  • @rafamaia_14 , não se faz mais vale postal para Ponta Delgada!!

    Eles recebem os documentos e, estando tudo correto, mandam um link para pagamento com cartão de crédito!!

  • @Leticialele ótimo Letícia mto obrigado por tudo desculpa incomodar viu, incríveis vcs, vou fazer tudo então, enviar documentos e requerimento, não precisa fazer a solicitação por nenhum site da conservartoria de lá não né? Só digitei mesmo o requerimento mandei autenticar assinatura, pode me dizer um passo a passo desse envio assim já finalizo e não pertubo mais vcs..

    Obrigado mesmo

  • @Leticialele @andrero @gandalf

    No requerimento eu deixo o estado civil como solteiro ou casado para transcricao do casamento.


    Eu coloquei como solteiro ou deve ser casado.

  • @rafamaia_14 , o estado civil do nubente é solteiro, mesmo!!

    Coloque o requerimento e os documentos necessários à transcrição em um envelope e mande, por Correios ou DHL, para Ponta Delgada:

    Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º

    9500-063 – Ponta Delgada

    Aguarde um email deles com o link para o pagamento de 120 euros, de emolumentos.

    Depois de pagar, eles mandam a certidão de casamento.

  • @Leticialele nossa mtoo obrigado vc foi incrível, depois merece um prêmio meu Deus...


    Vc sabe me dizer se a certidão de batismo que tenho certificada da madeira pode ser cópia simples ou devo mandar original?

  • @rafamaia_14 precisa ser a original

  • @Leticialele

    Pq vou enviar documento original e minha dúvida se eles devolvem tudo pq vou precisar depois.

  • @rafamaia_14 PD não devolve

  • @Leticialele leticia tenho uma dúvida, eu enviei a certidao de batismo apostilada porque precisei retificar aqui no brasil, voce acha que eles podem devolver e pedir uma nova?

  • @paulohml , Ponta Delgada não devolve os documentos! Tem que pedir outra via!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.