Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1235236238240241256

Comentários

  • Maravilha! Muito obrigado, @Leticialele !

  • @isgak

    Somente para Tondela, para transcrição de casamento, como a Leticialele disse. Se alguém tem prioridade (menores), significa que outras coisas irão ficando pra trás se houver sobrecarga.

    Ponta Delgada é ótimo para transcrições, fazia em 2-3 semanas. Recentemente vi relatos de que estão demorando 4 semanas. Talvez sejam férias, agora que as pessoas estão saindo da toca. Nessa época do ano costuma demorar um pouco mais, porque tem férias de verão.

    Consulados do Rio e de Santos também se equiparam a PD em prazo e custo. Mas só funciona para os que residem nas respectivas áreas de abrangência. Gasta com mais documentos extra, mas economiza na remessa DHL. No fim, fica igual.

  • Ola pessoal,

    gostaria da opiniao de quem tem mais experiencia com os processos de transcricao de casamento em Ponta Delsgada. Minha amiga, preencheu o formulario de transcricao de casamento, colocando o nome dela de solteira (fulana de tal, nubente etc). Foi ao cartorio assinou o nome de casada e autenticou. A duvida seria se vao criar problemas, ou com toda documentacao anexa vao aceitar? Ela diz que vai mandar assim, disse a ela para refazer, mas com esta situacao de covid-19 ela quase nao sai de casa no Rio de Janeiro e nao quer voltar ao cartorio novamente. o que aconselham? Obrigada!

  • Pessoal,

    Apenas para atualizar o meu registro:

    03/03/21 - Envio da documentação via DHL

    09/03/21 - Chegada à Conservatória

    14/04/21 - Chegaram em minha casa os documentos devolvidos com a notificação de que faltava a cópia de identificação do requerente (como eu era neto, enviei minha certidão de nascimento, mas não enviei cópia do RG; achei que a certidão de nascimento supria a necessidade da cópia do RG)

    28/04/21 - Envio novamente dos documento via DHL (agora com cópia autenticada do RG sem apostilamento)

    04/05/21 - Chegada à Conservatória

    31/05/21 - Recebimento do link para pagamento

    31/05/21 - Pagamento

    01/07/21 - Chegou em minha casa o assento de casamento


    Eu achava que chegaria um assento de nascimento com a informação averbada sobre o casamento, mas chegou um assento de casamento (com número distinto e sem menção ao número do assento de nascimento). Para instrução do processo de nacionalidade 1C, eu devo tirar um assento de nascimento pelo civil online? Ou posso enviar este assento de casamento?

    Obrigado a todos!

  • @LucasLucas , pode enviar apenas o nascimento, quando forem verificar a autenticidade online, verão a averbação do casamento.

    Embora eu, quando mandei meu processo, tenha mandado cópia da certidão de casamento (portuguesa) da minha mãe.

  • Obrigado, @Leticialele!

  • BOA TARDE,

    TENHO A CERTIDÃO DA NACIONALIDADE PORTUGUESA EM NOME DE SOLTEIRA.

    MEU FILHO QUER ADQUIRIR A NACIONALIDADE PORTUGUESA MAS, A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DELE TEM O MEU NOME DE CASADA.

    TEM QUE FAZER A TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO ANTES DELE SOLICITAR A NACIONALIDADE PORTUGUESA?

    EU JÁ SOU DIVORCIADA. FIQUEI COM O MESMO NOME, É NECESSÁRIO MESMO ASSIM EU NFAZER A TRANSCRIÇÃO DO PRIMEIRO CASAMENTO?

    AGUARDANDO SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR,

    ALZIRA

  • @AlziraRocha sim, é necessário transcrever

  • Felipe SousaFelipe Sousa Member
    editado July 2021

    Olá! Boa Tarde à todos.

    Gostaria que me tirassem uma dúvida, por gentileza.

    Em 2020 emiti e apostilei as certidões de casamento e nascimento do cônjuge brasileiro (ambas em inteiro teor) para a transcrição de casamento dos meus pais via consulado, porém, eles não estão aceitando os documentos, alegando que as certidões foram emitidas há mais de um ano.

    Será que as certidões emitidas há mais de um ano seriam aceitas na Conservatória de Ponta Delgada? Estou com medo de ter perdido as certidões e os respectivos apostilamentos,

    Obrigado.

  • @Felipe Sousa , graças a fraudadores, bandidos que já foram descobertos, Portugal só aceita certidões brasileiras emitidas há menos de um ano, entre a emissão e a chegada à Conservatória. Infelizmente, terá que pedir novas.

  • Boa noite, @Leticialele!

    Entendi. Solicitarei novas certidões então.

    Muito obrigado pela ajuda.

  • Documentos de transcrição recebidos em PD em 31-05-2021

    E-mail solicitando o pagamento recebido hj (07-07-2021)

    Alguém sabe quanto tempo mais aproximadamente pra concluir o processo?


    Obg!

  • @Gilmar Peruzini Filho pelos relatos anteriores, entre 1 e 2 semanas

  • Boa tarde a todos!

    O processo para transcrição dos sogros da minha amiga chegarem em Ponta Delgada dia 18/05. Até agora não receberam o e-mail para pagamento. Deveriam se preocupar? Poderiam enviar e-mail solicitando informações? Como deveriam proceder?

    Obrigada!

  • @SandraP pode tentar contato por e-mail civil.pdelgada@irn.mj.pt

    vi alguém comentando no facebook que PD estava analisando os processos recebidos no final de maio... então creio que já era pra terem recebido o e-mail. eles verificaram no spam?

  • @gsilvestre agradecida pela ajuda! Já passei para as informações para poder enviar e-mail solicitando informações.

    Muito obrigada!

  • Olá, os docs dos meus tios chegaram lá em PD em 19/5. Recebemos o link para pagamento dia 30/6. Hoje PD enviou um email que a transcrição estava pronta.

  • pessoal tudo bem? Poderiam me dizer se terceiros, por meio de procuração, pode transcrever o casamento na direto na conservatória? Ou somente interessados/advogados ?

  • No processo que eu citei no comentário acima foi utilizado uma procuração. A neta (requente) dos nubentes não tem mobilidade suficiente para assinar o documento, então foi feita uma procuração em nome da filha da requerente, no caso, a bisneta dos nubentes. Na primeira vez, o processo foi devolvido e a conservatória solicitou outra certidão para comprovar o vínculo da neta. Na na segunda vez deu tudo certo, então acredito que se a procuração for feita pelo filho ou neto dos nubentes dê certo.

  • Minha amiga enviou e-mail solicitando o link para pagamento da transcrição de casamento dos sogros e não obteve resposta. Então hoje liguei em Ponta Delgada e informaram-me que os processos de maio já foram finalizado e os de junho estão um pouco atrasados devidos as férias de verão. Portanto parece que vai demorar mais um pouco.

  • Boa tarde à todos,

    Gostaria de tirar uma dúvida se possível, por favor.

    O processo de atribuição de minha mãe foi aprovado esses dias . Agora iremos entrar com a transcrição de casamento de meus pais porque ele, brasileiro, declarou o meu nascimento.

    O casamento deles foi realizado com pacto antenupcial. Se eu fizer pelo consulado de Santos (resido em SP) o valor com esse pacto é quase o dobro. De R$855,70 vai para R$1651,39. E lendo algumas postagens aqui vi falarem que se fizer por Ponta Delgada é cobrada uma taxa de 30 euros, porém em outros posts dizem que não é preciso.

    Alguém sabe de fato o quanto acresce nesse caso de casamento com pacto antenupcial fazendo por Ponta Delgada e se ainda o custo é menor que realizar por Santos?

    Obrigado desde já!

  • @guilhermeabreu a informação que já vi aqui no fórum é que em PD entendia-se que o pacto antenupcial não era válido em PT, então era o mesmo preço, pois eles transcreviam como se não houvesse pacto. Mas isso é uma informação que lembro de ver há muito tempo e não tenho informações atuais... vamos ver se alguém consegue te ajudar com alguma informação 'mais concreta'

  • @gsilvestre Entendi. Imagino mesmo que não precise validar esse pacto em PT, porém mesmo se cobrarem 30 euros a mais acredito que compense mais fazer por Ponta Delgada do que Consulado de Santos. De qualquer maneira talvez alguém tenha passado por isso também. Muito obrigado!

  • Apenas para deixar registrado, somente hoje chegou o link para pagamento da transcrição de casamento enviado para PD, dos sogros da minha amiga. Chegou em PD dia 18/05 e o link dia 27/06. Apenas para envio do link foram quase 40 dias.

  • drildril Member

    Bom dia

    Uma dúvida sobre o preenchimento do formulário de transcrição. No " Vem requerer a V/ Exa a transcrição do casamento respeitante à " . Coloca o nome do nubente e da nubente da época ao casamento ou o nome deles agora? E outra coisa na certidão o endereço que consta na epoca do casamento diz que ela residia em uma "fazenda" sem especificar cidade e estado. Nesse caso preenchi como está na certidão ou posso acrescentar o estado onde ela é pelo menos. @gandalfou@Leticia54 poderiam me ajudar? Ou alguém que já teve essa dúvida.

  • @dril - coloque os nomes atuais. Em endereço à época do casamento, coloque apenas cidade e Estado ou apenas o Estado.

    A propósito - perdoado por ter trocado o meu nome... hahahahaha

  • drildril Member

    @Leticialele A cabeça está tão cheia que nem vi o erro de nome. Kkkkkkkk. Muito obrigada

  • @dril , você não foi o primeiro, nem será o último a trocar meu nome. Estou brincando!!

  • CONCLUSÃO DE TRANSCRIÇÃO...:

    Vou deixar aqui as datas de referência da Transcrição do Casamento da minha prima em Ponta Delgada...:


    18/05/2021 - Chegada dos documentos na Conservatória de Ponta Delgada...

    14/06/2021 - Recebemos link de pagamento por email...

    ***16/06/2021 - Pagamento realizado...

    ***Tive muita dificuldade para liberar o pagamento com cartão de crédito junto ao Banco...Motivo de só ter conseguido finalizar o pagamento no dia 16...

    : (

    23/06/2021 - Data do Assento...

    30/06/2021 - Data de despacho da correspondência...

    26/07/2021 - Chegada da correspondência...(Itupeva - SP).


    @SandraP ...Como mencionei em conversa anterior...É comum os prazos de conclusão das Transcrições na Conservatória de Ponta Delgada sofrerem algum atraso nessa época do ano por conta das férias de verão em Portugal...Mas tendo como referência o processo de sua amiga confesso que não atrasou tanto como eu imaginei...Tendo em vista que o prazo médio praticado por PD para o envio do link depois das alterações quanto ao método de pagamento dos emolumentos tem se mantido em algo como 1 Mês...Melhor assim...!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.