Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1101110121014101610171445

Comentários

  • Pessoal, bom dia!

    Gostaria de saber informações sobre como requerir o Cartão Cidadão no Consulado em Curitiba. Mandei um email, mas ele retornou (falha na entrega).


    Agradeço a atenção desde já!

  • Pessoal bom dia, estive ausente por algum tempo do fórum por problemas de saúde, fiz vários processos de minha família, houve alguma mudança, em transcrição de casamento,? E atribuição? Graças a Deus estou bem agora, e Vou retomar a fazer do restante que ficou faltando, antes era Ponta Delgada a melhor para transcrição e ACP para atribuição, os documentos solicitados continuam os mesmos? Desde já agradeço a todos

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021
  • Bom dia! Já enviei os meus documentos e os da minha irmã e já recebi as senhas, alguém poderia atualizar a planilha, por favor?


    Processo 808xx/21

    Nome: Ana Mancilha

    Enviado DHL: 26/07/21

    Recebido ACP: 29/07/21

    Senha recebida: 30/07/21 por e-mail

    Pagto.: NuBank


    Processo 808xx/21

    Nome: Renata Mancilha

    Enviado DHL: 26/07/21

    Recebido ACP: 29/07/21

    Senha recebida: 30/07/21 por e-mail

    Pagto.: NuBank


    Muito obrigada por toda ajuda! Atualizo aqui assim que possível.

  • @VANIAVIEIRA algumas alterações só na transcrição!

    PD tem demorado mais um pouco - mais de 40 dias. Se você mora em SP/MS, vale fazer por Santos. No RJ/ÉS, no consulado do rio. Se fizer por PD, agora o pagamento é feito somente após o recebimento dos documentos (eles recebem os docs, conferem e mandam um link para pgto por cartão de crédito).

    ACP continua a melhor conservatória para nacionalidade

  • Boa noite galera!

    Peço uma ajuda a vcs!! Estou em mãos com as certidões do meu sobrinho menor para apostilar , só que meu irmão me trouxe duas certidões( pq ele iria fazer pelo consulado e lá pediram duas certidões ) e convenci ele fazer diretamente pela ACP, sendo uma de Certidão de Inteiro Teor e uma outra Certidão de Nascimento em Inteiro Teor essa com a cópia reprográfica constante no "verso" , minha dúvida qual delas usar para apostilar?

  • @joanabarbosa Joana, boa noite. A bolinha 1 para a 2 no meu foi assim: 12/mar - 20/jul

  • Pessoal, gostaria muito de agradecer todos vocês que me auxiliaram tanto no processo de nacionalidade. Hoje entrei para conferir o processo da minha mãe só por desencargo e voilá!!!!!!!!!! da bolinha 2 para 7 em menos de sei lá, 10 dias. A última vez que olhei estava na bolinha 2 (dia 20/jul) e hoje já estava na 7. Achei até que era erro, mandei mensagem perguntando e realmente foi isso! Tudo certo.

    Vou partir para a criação do registro e seguir com o processo pro meu!


  • @Agrela_74

    Para o requerente é sempre a certidão reprográfica.

    Nesse caso, como o cartório fez reprográfica de um lado (que é a que conta), e inteiro teor digitada no verso da mesma folha (opcional), nem no consulado seria requerida uma segunda de inteiro teor digitada. Ela já veio integrada com a primeira.

  • Processo da minha filha, menor de idade, quase concluído:

    Processo 73xxx/21

    Enviado DHL: 06/07/21

    Recebido ACP: 09/07/21

    Senha recebida: 12/07/21 por e-mail

    Pagto.: menor de idade - grátis

    Bolinha 2 - Registo do Pedido: 04/08/2021 manhã

    Bolinha 6 - Despacho concluído: 04/08/2021 tarde

    Bolinha 7 - Registo do novo cidadão: pendente

    Agora no aguardo da criação do assento.

    Vou atualizar a planilha.


    Obrigado a todos!

  • Ok @gandalf ... Já vou enviar hoje mesmo para um cartório em Santa Catarina , me cobraram 43,00 reais em cada certidão no apostilamento contra 124,00 reais cada aqui em São Paulo!! Obrigado pela ajuda na minha dúvida !

  • @Agrela_74

    Se forem muitas, vale a pena, porque paga um correio só, e certifica várias.

    Se for somente 1-2 nem tanto, porque sempre há um risco (pequeno) de extravio dos documentos, e a demora maior.

    Mas funciona bem sim, e geralmente quem faz fica bem satisfeito com o resultado.

  • Boa tarde...

    Gostaria de deixar minha experiência descrita aqui para ajudar a todos que as vezes estão fazendo a cidadania e estão " sem grana " nessa crise.

    Ano passada tirei a cidadania da minha mãe, e enviei a minha final mês passado. Todos ficam falando manda por hdl... Manda por hdl... Custa faixa de 250,00 reais, eu fiz pelos correios normal sem rastreio 18,00 reais. Deu tudo certo bolinha verde 04/08 processo 82xxx/2021 não gastou 20 dias entre o correios e o aceitamento. Obrigado e boa sorte a todos.

  • Apenas uma ressalva o correio da o número de rastreio sim, falou quando chegou em Portugal e depois atualizaram para entregue ao destinatário, apenas não tem tantos detalhes quanto ao dhl ou Sedex especial.

  • @gandalf é sim , compensa mais quando são várias, hoje mesmo foram sete certidões para três cidadanias , e o Sedex saiu por 35,00 ida e já paguei a remessa de volta no mesmo valor no próprio cartório de lá, é a segunda vez que faço por Santa Catarina .

  • @Wander Rocha

    Quanto lhe custaria refazer os documentos que você está enviou no pacote caso ele se extraviasse?

    A qualidade de serviço é diretamente proporcional ao valor que você paga. O melhor serviço é o da DHL, e custa em torno de R$240, recolhem na sua casa/escritório se você quiser, inclui seguro, e o prazo de entrega é 3-5 dias úteis. Não tem greve.

    Sedex/EMS custa em torno de R$190 e é a melhor opção quando não tem DHL.

    O pior serviço e também o mais barato, é o de carta registrada, que vai em lombo de jegue, amarrado com arame, quando sobra espaço, tomando chuvas e trovoadas pelo caminho. Justo esse que você está recomendando.

    Não é que eu não tenha simpatia pelo jegue, pelo contrário, mas é uma questão de administração do risco.

    É obvio que um envelope expresso, por um dos 3 melhores serviços de courrier do mundo, tem prioridade e acompanhamento melhor.

    Pergunte às pessoas que tiveram problemas, e eles vão lhe dizer que nunca mais fariam isso. Cada um é livre para escolher o que prefere. Mas não espere que a recomendação seja para o serviço de maior incidência de extravio, e sem seguro para cobrir os custos da perda.

  • Envie minha exigência dia 30 /07 sexta feira em um posto da DHL em São Paulo (zona Sul) dia 02/08 segunda feira 12:40 já estava na ACP , muito rápido .

    Obs : Só contando minha experiência com a DHL .

  • Estou pensando em mandar para Porto, porém não sei se faço a transcrição de Casamento primeiro ou se envio sem…. Minha mãe é filha de Português o Português casou no Brasil e faleceu ele e a esposa, ele que foi o declarante do nascimento dela!! O que me dizem???

  • @adriano_norty se a esposa não era portuguesa, pode mandar sem a transcrição

  • A esposa do português era Brasileira, é 100% que dá certo? Só ACP de Porto aceita assim né ?

  • editado August 2021

    @adriano_norty , se o (a) português (a) foi o declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento! Em qualquer Conservatória.

    Sugerimos o ACP porque, no momento, é a Conservatória mais rápida - 2 meses para processos de menores e 6 meses para os de maiores.

  • @adriano_norty

    Já lhe respondi no tópico que você criou. Pode perguntar uma vez só que também dá certo. :-) https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/255456/#Comment_255456

  • @gandalf Perdão é meu primeiro dia no fórum estou um pouco perdido nos tópicos etc etc. sua resposta no outro tópico me ajudou bastante, fique com Deus, Obrigado pela ajuda.

  • Pessoal, bom dia.

    Enviei na sexta-feira, dia 30/07, pela DHL os meus documentos para dar entrada no processo de nacionalidade, para o Porto. Chegou na terça-feira, dia 03/08 e no mesmo dia já recebi a chave de acesso!

    Gostaria do link para a planilha do Porto, alguém pode enviar?

    Obrigada!

  • editado August 2021

    @IaraVianna

    aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    Já incluí. Por favor, corrija os dados que eu tiver colocado errado.

  • @adriano_norty , se o (a) português (a) foi o declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento! Em qualquer Conservatória.

    Sugerimos o ACP porque, no momento, é a Conservatória mais rápida - 2 meses para processos de menores e 6 meses para os de maiores.


    __________


    @Leticialele Para neto o processo tem levado quanto tempo? eu vi pela primeira vez a planilha mas acho que esta misturado neto e filho. Mesmo tempo?

  • @Brunocarvalho , no presente, os processos de netos têm levado de 24 a 30 meses! E só tramitam na Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa.

  • editado August 2021

    @Brunocarvalho

    A estimativa atual de tempo para maiores (em dias) aparece na célula O1, acima da célula com. o título "PRAZO (recebido)", no momento 988.

  • Bom dia para todos!

    Primeiro gostaria de agradecer a todos do fórum e em especial a @Leticialele e @gandalf  pela ajuda e incentivo nos processos. Encaminhei dia 04/08 para ACP a documentação para minha cidadania.

    Em seguida vou tirar a dos meus filhos e do meu marido. Os dos filhos acho que não vai ter problema, mas como tenho união estável registrada em cartório (há mais de 10 anos e filhos com 21 e 25 anos) acho pelo que li no fórum é mais complicado. Se alguém passou por isso e me desse uma orientação agradeceria muito. Obrigada.

    Quando chegar no ACP colocarei na planilha.

     

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.