Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1101410151017101910201445

Comentários

  • @gandalf no caso dos requisitos do casamento, eu e minha irmã fomos registrados no dia/semana de nascimento por nosso pai, a certidão dele e a do meu avô também foram enviadas. Seguindo todos os pontos ds apostilamento, reprografica e não necessidade de apostilamento/foto de livro quando o doc já é português. Mandei o email com as fotos dos documentos para comprovar que enviamos tudo que foi soliticado conforme as regras. Eu estou considerando a possibilidade de que houve algum desencontro de informação porque na certidão do meu avô e do meu pai (ambas uma cópia para cada um de nós) constam local de origem (Matosinhos no caso do meu avô). Obrigado!

  • editado August 2021

    @PauloSCGomes

    Não dá pra ficar se martirizando. O melhor seria ligar na LR e perguntar, porque é interativo. Me parece que não funciona amanha pela antecipação do feriado de 15/ago, mas pode tentar.

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (Recomendado. R$15 com auto refill faz maravilhas)

    Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 5h às 13h, horário de Brasília. Em princípio só falam com o requerente ou seu representante legal (mas consegui falar por minha mãe).

    Em dias normais leva 90 minutos na espera. Dá pra tomar banho, tomar café, e de vez em quando voltar pra ouvir quanto tempo ainda falta

    Mande um e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e pergunte se poderiam lhe enviar o PDF da exigência. Não há garantia que enviarão.

  • @gandalf muito obrigado, vou telefonar mesmo, é a única solução. Agradeço por postar o número de contato!

  • @PauloSCGomes

    Não deixe de voltar e relatar o motivo da exigência, para ajudar a outros.

    Dê uma olhada no nome apelido e datas dos avós, que poderia ser alguma divergência na certidão do requerente.

    Estou apenas listando os casos mais comuns, caso você queira revisar antes de ligar.

  • @gustavoalmeida_

    a) Fiz o pagamento pelo cartão de credito e já recebi o formulario 1C, seria melhor assinar no cartório e autenticar ou levar ate o consulado do RJ? Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve ao Cartório para assinar na frente de um funcionário e reconhecer a firma por autenticidade.

    B) precisa apostilar o formulário? Não

    c) vi em outras postagens aqui que as pessoas quando enviam, após, recebem o numero do processo e uma senha, a que se refere essa senha que falam? Quando numeram o processo, mandam um email informando o número do processo e a chave de acompanhamento do processo pelo site de nacionalidade. Preste atenção, também, no seu spam.

  • @gandalf retorno sim, na realidade estou impaciente porque procurei fazer exatamente o que é recomendado e por conta do processo do meu pai ter sido 100% sem qualquer pendência, não é agradável ter que esperar tanto tempo. Obrigado mais uma vez.

  • A partir das orientações desse tópico consegui concluir o processo de atribuição da minha mãe, que é filha de português.

    Agora, começo a juntar os documentos para enviar a minha atribuição e de meus irmãos a partir do assento de nascimento da minha mãe.

    Mas tenho uma dúvida, meus pais nunca se casaram, na minha certidão consta "os pais foram os declarantes" no plural, mas nos de meus irmãos foi meu pai o declarante da certidão. Pode haver algum problema? Todos fomos registrados com menos de 1 ano de idade.

    Apenas em caráter de confirmação, os documentos são: 1 - a cópia do assento da minha mãe; 2- Cópia do Rg autenticado e apostilado; 3- certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica autenticada e apostilada; 4- formulário 1C com assinatura reconhecida, correto?

    Desde já, agradeço.

  • @PauloSCGomes cai em exigência na ACP dia 14/07/21, a carta chegou 29/07/21 . 15 dias corridos para chegar na minha residencia (SP). Eles estavam pedindo a certidão de nascimento por cópia repografica .

  • @plz Eu mandei, tanto a minha como da minha irmã, mandei todas as certidões que precisavam do apostilamento e a cópia do livro, as cópias também autenticadas e certidões de Haia. Fomos em 4 cartórios. Entrei no fórum justamente para identificar quais exemplos podem se aproximar da minha situação, mas como disse, tirei inclusive fotos antes de fechar os envelopes. Só resta aguardar.

  • @PauloSCGomes , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt, informe o número do processo, o nome, data de nascimento e diga que caiu em exigência, e peça a eles a gentileza de informar o motivo.

    Relaxe, não deve ser nada complicado. O processo de uma das minhas sobrinhas caiu em exigência porque "o aleatório do selo não combinava". Tinha sido erro do Cartório! Bastou mandar nova certidão reprográfica e o processo foi aprovado em 1 semana.

  • Prezados colegas Letícia, Isabel Faia e Gandalf,

    Agradeço a gentileza de responderem tão prontamente as minhas perguntas.

    Vocês são muito gentis. Obrigada.

  • @gandalf @Leticia54 Bom dia pessoal, como vocês suspeitaram, foi por conta da falta de mais uma assinatura (O progenitor e o solicitante agora devem assinar) acabei de receber o email (ontem mesmo havia enviado) e a agente consular solicitou dois novos formulários 1C, esse foi o problema já que a orientação passada é que devemos também, junto com o progenitor, assinar o papel. Obrigado. Antes de enviar o novo retiro fotos e posto aqui, depois já sigo pra DHL. Muito obrigado a vocês.

  • Bom dia @PauloSCGomes ,

    Vou enviar meus documentos agora pra a ACP de porto, não entendi o que te questionaram, o meu é atribuicão de filho, o formulario 1 C deve ser assinado, junto comigo, pela minha mãe, que no caso é a portuguesa?

  • @gustavoalmeida_ Bom dia, como o declarante era meu pai, contestaram que seria necessário procuração, o que fiquei sem entender porque no próprio formulário (regras) informaria que só o declarante assinaria. Eu vou mandar outro formulário 1C com as duas assinaturas, tanto as minhas e da minha irmã junto a do meu pai dessa vez. É a 1a vez em 5 meses que to colocando o pé na rua porque saí unicamente pra entregar os papéis da DHL e tive covid. O mais importante, mandei correramente, por conta dessa assinatura faltante vou ter que refazer e pagar o envio novamente. Por precaução espere a opinião dos demais colegas aqui. Eu vou mandar as duas assinaturas.

  • @PauloSCGomes achei peculiar essa exigência. se você receber por escrito, pode postar o teor aqui? obrigado!

  • @PauloSCGomes fique tranquilo siga as informações passada para vc aqui no fórum e um pouquinho de paciência que vai dar tudo certo.

  • editado August 2021

    @PauloSCGomes

    Também achei muito estranho esse pedido. Incomum, sem nenhuma base que eu conheça. Algo está errado.

    Se importaria de enviar a exigência na íntegra. antes de enviar o documento solicitado? Não se afobe. Tenha calma para responder a exigência. Talvez seja mais prudente reconsiderar e enviar na segunda-feira, pra ter tempo de raciocinar e aconselhamento.

    Se for copiar, veja que o documento está coberto partes do nome, e números de processo. (deixe o milhar e a data, 123xx/2021)

  • editado August 2021

    @PauloSCGomes , pelo que eu entendi, você e sua irmã assinaram como procuradores, mas não mandaram a procuração. Foi isso?

    A DHL faz coleta domiciliar

  • editado August 2021

    @Leticialele

    Eu tinha entendido que ele e a irmã estavam fazendo a nacionalidade juntos, dois processos 1C. Nesse caso não faz sentido pedirem a assinatura do português.

    De fato "que só o declarante assinaria". Se o pai está vivo e fosse o requerente, só o pai deveria assinar presencialmente no cartório para certificar por autenticidade (ou presencialmente no consulado).

    Ele não sabe ainda que procuradores devem ser advogados registrados na OAP, ou terá problemas, e pedirão mil confirmações.

  • @gandalf , @PauloSCGomes , não faria sentido o progenitor ter que assinar o processo dos filhos!! Se ele tivesse falecido? Os filhos continuariam a ter direito à atribuição!!

    É melhor você explicar exatamente qual é a solicitação!

    Quem é o Requerente da cidadania e quem assinou o formulário 1C

    É através de exigências relatadas aqui que podemos orientar outtros foristas, para que não incorram no mesmo erro!!

  • @Leticialele bom dia, já reconhecemos as assinaturas por autenticidade (minha e da minha irmã), o "erro" foi o envio dos nossos 1Cs sem a nossa assinatura, mas com a do nosso pai. Já vi pessoas que fizeram dessa forma e não houve problema. Meu pai assinou para ambos porque fomos orientados dessa maneira. Segue a descrição:

    Agradeço a atenção, desculpem a demora para responder.


  • @gandalf meu pai reconheceu a assinatura em cartório com autenticidade. Mas, o processo caiu em exigência como pude relatar. Agora enviaremos os 1Cs refeitos.

  • @PauloSCGomes os pais assinam somente em processos de menores. esse foi o erro

  • @PauloSCGomes , obrigada por ter esclarecido!!

    Nada grave, ainda bem. Assim que os formulários chegarem lá, o processo será aprovado.

  • @Leticialele @gandalf @gsilvestre Pessoal, boa tarde. Muito obrigado pelas respostas e pela prestatitividade para responder e me ajudar. Já enviamos os papéis via DHL, acredito que agora funcionará. Retorno com os dados assim que tiver a resposta. Muito obrigado! São quase 3 anos nessa luta mas em breve ficará acertado. Um ótimo final de semana e os melhores votos aos participantes do Fórum. Abraços.

  • Gente, pode pagar por Vale postal ainda? Paguei da minha mãe no final do ano passado e correu tudo bem. Tá podendo ainda?

  • @giselecpires , sim, pode. Eles não gostam, mas aceitam.

    Sugiro que, por causa da pandemia, se pagar com vale postal mande pela DHL, para não correr o risco de ter o vale expirado antes de chegar lá

  • Ola,

    Passando para informar que, após 1 mês do termino do meu processo, com informação que o assento foi enviado para a moradia, o recebi via correios.

    Excelente domingo!

    * agora ver como solicitar o CC e passaporte.

  • Por favor, alguém sabe informar um tópico especifico, orientando como solicitar CC e passaporte?

    Gratidão

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.