Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1101010111013101510161445

Comentários

  • @Mero

    Acrescente ao final da planilha, da esquerda pra direita, com os dados que possui.

    Quando completar ali com o NumProcesso, Nome, DataRecepção (pelo rastreio do DHL ou correio), ele será movido para a linha correspondente por ordem de data. Se ele desaparecer do final é porque deve ter sido movido. A partir dai vá atualizando as novas datas.

    Para acessar a planilha, basta logar com uma conta do gmail, seja diretamente na planilha, ou em outro TAB do browser. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

  • Bom dia, colegas!!

    Com muita alegria compartilho a conclusão dos processos de nacionalidade portuguesa dos meus filhos, encerrado hoje:

    Processo de Atribuição de Leandro A. e Larissa A.

    Larissa (1374x/2021)

    Leandro (1374y/2021)

    Enviado via DHL e Recebido na ACP em 02/02/2021

    Chave de acesso recebida por e-mail em 05/05 e 04/02

    Bolinha 4 Marrom em 16/06/21

    Bolinha 6 Marrom em 21/06/21 - O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    BOLINHA 7 VERDE em 29/07/2021 - O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Agradeço muitíssimo às contribuições de todos, sobretudo de @Leticialele e @gandalf pelas orientações precisas e sempre em tempo hábil.

    Um grande e fraterno abraço a todos.

  • @ANJOSMARLENE

    Parabéns por mais uma etapa concluída.

  • MeroMero Member

    @gandalf

    Valeu!!!! Já cadastrei as informações que tenho hoje.

  • Boa noite! Com muuuita alegria venho dizer que meu processo foi finalizado hoje (bolinha 7 verde).

    Quero agradecer MUITO ao pessoal do forum, em especial o @gandalf que tem me ajudado desde o começo, a @Leticialele que sempre é bem paciente e prestativa também, e a qm não me lembro nomes mas tenho mesmo assim profunda gratidão!


    Boa sorte a todos que já aplicaram e para qm está começando agora!

  • @MariaHernandes , parabéns!! Mais uma patrícia!! Comemore muito!!

  • Para titulo de informação a minha carta de exigência chegou hoje. Ela foi postada dia 14/07/21e chegou na minha residência dia 29/07/21 total de 15 dias corridos .

    Irei escrever desta forma, no envelope onde mandarei a carta de exigência:

    Escreverei em letras "garrafais"... ***DOCUMENTO PARA CUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIA DO PROCESSO Nº XXXX de FULANO DE TAL***...

    Mandarei também o documento digitalizado por e-mail dando destaque no "assunto" da mesma maneira que farei com o envelope.

  • Bom dia pessoal. Estou enviando meu processo, farei a atribuição a partir da minha mãe (que já conseguiu a nacionalidade dela pelo meu avô). Tive que fazer a transcrição do casamento dela, e esta já se concluiu (feito em Ponta Delgada). Já que tenho uma cópia dessa certidão que peguei pelo civil online vou enviar junto com meus documentos. Devo marcar no formulário 1C aquele quadrado que diz "outros documentos" eescrever "certidão de transcrição de casamento"?

  • @Marcoshcf sim, mas coloque o nome que consta do documento (acho que é só "assento de casamento", não?).

  • Bom dia pessoal!!

    Hoje recebi o email do processo de meu pai! Agora é aguardar o andamento. Gostaria de atualizar na planilha aqui do fórum, como faço? 


    Enviado por DHL - 23/07/2021.

    Recebido - 26/07/2021.

    Chave de acesso - 30/07/2021.


    Obrigado @Leticialele e @gandalf pelas dicas e orientações sobre o processo e de envio para o ACP, ansiosa para que dê tudo certo!

  • Bom dia!!!

    Hoje recebi a senha, bolinha 1 - Rezando para eles conseguirem ser mais ágeis que o normal rs

    Enviado por DHL - 20/07/2021.

    Recebido - 26/07/2021.

    Chave de acesso - 30/07/2021.

    Já atualizei na planilha!!!!

  • GiovannaDiasGiovannaDias Member
    editado July 2021

    Boa tarde a todos!!

    venho compartilhar a conquista da finalização do processo!!!!

    Os documentos foram recebidos dia 01/02

    recebi a senha dia 03/02

    bolinha 4 dia 17/06

    Bolinha 6 dia 22/06

    Bolinha 7 dia 30/07!!!!

    Tentei atualizar a planilha mas ficou vermelho o concluido. nao sei se fiz certo.

    Estou super ansiosa agora pra conseguir agendamento em Curitiba para o CC e passaporte. Agora e lutar pra conseguir agendar. alguém já teve experiência em Curitiba? Pois só aparece que não há datas disponíveis!!

    E não preciso pedir o assento no civilonline ne? Eles puxam pelo sistema no dia pelo o que entendi.

  • editado July 2021

    @GiovannaDias , o vice consulado de Curitiba demora para responder email, e as vezes não responde, eles me responderam um email com as seguintes informações no corpo do email sobre o atendimento:

    Horário de atendimento presencial: das 8H.30 às 12H.30

    Horário de atendimento telefónico: das 14H às 16H

    Telefone: Tel:  41 3233 4211

    Tenta entrar em contato com eles e ver o que respondem, eu tenho um agendamento presencial para o dia 03/08 para assinatura do formulário de nacionalidade, e não vou precisar utilizar, posso tentar passar para você caso, se eles permitirem.

    Chega email quando o status do processo na convervatoria muda e/ou e aprovado?

  • editado July 2021

    @GiovannaDias

    Parabéns. Se muda pra Concluído fica vermelho só até preencher a data de conclusão, como um lembrete.

    Se está em Despacho, tem que ter a data de Despacho. Se está Concluído, tem que ter a data de conclusão. Por isso acende avermelhado os dois campos, tanto se tiver só a data, como se tiver só o status. É pra chamar a atenção.

  • GiovannaDiasGiovannaDias Member
    editado July 2021

    @Lopes_alvs não chega email não. Eu que olhava o tempo todo.

    Eu vou tentar ligar na segunda porque acredito que amanhã nao funcionem. E qualquer coisa te aviso mando msg aqui. Porque não sei como mandar privado e se pode tb.

  • @Lopes_alvs qual o horario do seu agendamento?

  • Gente me ajudem por favor, tô ajudando o pai de um amigo, tenho todos os documentos exceto a CNH que irei providenciar, porém ela era válida até Janeiro, só que devido à pandemia os prazos foram prorrogados por resolução 209/2021. Qual a solução que vocês me dão? Posso mandar uma cópia dessa resolução e enviar junto com a cópia da CNh autenticada e apostilada? Se sim, é preciso autenticar essa cópia da resolução?

  • Oi gente!

    Alguém sabe me dizer como funciona o processo de pedir cartão cidadão no Consulado em Curitiba?


    Agradeço desde já quem puder ajudar!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @MariaHernandes tem que agendar - https://agendamentosonline.mne.pt/AgendamentosOnline/index.jsf

    Geralmente pedem que leve: cópia do assento de nascimento; comprovante de endereço; documento complementar (i’d, cnh, passaporte etc).

    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=144416407276691&id=108292514222414

  • Pessoal boa tarde.

    Estou entrando com o processo da minha esposa nos próximos dias através de Porto.

    Estou com dúvidas a respeito da documentação.

    Em mente tenho estes documentos. podem me ajudar se todos são necessários?


    1. Certidão nascimento progenitor (Mae) de inteiro teor e fotocópia e apostilada. (Tenho Dúvidas se precisa uma vez que temos o assento em Portugal) - Estas certidões são de nascimento no Brasil
    2. Cópia assento progenitor (mãe) portuguesa por atribuição
    3. Certidão nascimento requerente (esposa) de inteiro teor e fotocópia , apostilada.
    4. Cópia RG autenticada e apostilada
    5. Cópia certidão de nascimento progenitor (Pai) Brasileiro - Inteiro teor apostilada (Declarante da certidão de nascimento)
    6. Declaração de não casamento entre os pais reconhecido firma pela minha Sogra.
    7. Formulario 1-C Pago.

    Obrigado!


    Att,


    G.B

  • Boa tarde pessoal,

    Venho informar que iniciei meu processo de atribuição pela ACP

    Enviado por DHL - 14/07/2021

    Recebido - 19/07/2021

    Chave de acesso - 27/07/2021

  • @gabrielbertolazzi :

    1. Certidão nascimento progenitor (Mae) de inteiro teor e fotocópia e apostilada. (Tenho Dúvidas se precisa uma vez que temos o assento em Portugal) - Estas certidões são de nascimento no Brasil Não é necessário
    2. Cópia assento progenitor (mãe) portuguesa por atribuição Correto, cópia simples
    3. Certidão nascimento requerente (esposa) de inteiro teor e fotocópia , apostilada. Apenas por cópia reprográfica do livro, apostilada
    4. Cópia RG autenticada e apostilada Correto
    5. Cópia certidão de nascimento progenitor (Pai) Brasileiro - Inteiro teor apostilada (Declarante da certidão de nascimento) Não é necessário
    6. Declaração de não casamento entre os pais reconhecido firma pela minha Sogra. Correto
    7. Formulario 1-C Pago. Impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade.

    Boa sorte!

  • Boa noite!

    Hoje recebi a chave de acesso depois de enviar un email para acp solicitando do pedido que chegou dia 19 e ainda encontra-se na bolinha 1, Nao foi registrado. O tempo para registro é de quanto tempo mais ou menos?

  • @Zinho , se já foi numerado e com chave de acesso, já foi registado

  • @Leticialele no processo só aparece a bolinha 1 verde

  • @Zinho , sim, mas se tem número e chave de acompanhamento, foi registado

  • @GiovannaDias, desculpe acabei não entrando no forum, e só agora vi sua mensagem, se não estou enganado era para as 10h00.


    Você ligou conseguiu falar com eles? Tem o atendimento presencial, se você puder ir direto e explicar a sua situação talvez consiga.

  • @Leticialele

    Bom dia! Muito obrigado mais uma vez pelo apoio, seguirei com estes documentos apontados.

    Manterei informada sobre o processo.


    Obrigado!

  • Pessoal, boa tarde.

    Estou organizando os documentos para o processo do meu filho menor de idade (1 ano) e pelo que entendi de outros processos, por ele ter sido registrado por mim (portugues por atribuição) e pela minha esposa, não há a necessidade de transcrever o nosso casamento, correto?

    A documentação é a mesma de um processo de maior, com as ressalvas abaixo, é isso?

    1. Cópia simples assento progenitor (pai) portugues
    2. Certidão nascimento requerente (filho menor) de inteiro teor repográfica apostilada
    3. Cópia RG requerente menor autenticada e apostilada - Por ele ser menor de 14 anos, é necessário a apresentação do RG? Há algum outro documento que possa/deva substitui-lo? Ou necessariamente preciso tirar o RG?
    4. Isenção do valor de EUR175,00
    5. Formulário 1C modelo gratuito com os devidos preenchimentos - Assinatura por autenticidade de ambos os pais, correto?
    6. Cópias autenticadas dos RGs dos pais - esses documentos precisam ser apostilados?

    Obrigado.

  • @Luccas França , para menores de 14 anos não é necessário mandar cópia do RG.

    Sim, o processo é gratuito. Você pode obter o Formulário 1C aqui: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Pai e mãe preenchem o quadro 3 - o português primeiro e a brasileira depois. Assinam e reconhecem a firma por autenticidade.

    As cópias dos RG dos pais devem ser apenas autenticadas.

    Mande o processo para o Arquivo Central do Porto - tem levado 2 meses, para menores.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.