Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1100910101012101410151445

Comentários

  • @sue_morga

    Os cartões do Itaú se sabe que não funcionam. Itaú não tem previsão de usar 3DS2 tão cedo. Somente BBrasil (se for VISA) ou Santander.

    você está começando sua saga. O que é melhor? sofrer pra pagar antes, mas ter certeza de que não vai agarrar, ou correr o risco de pagar e não sacarem a tempo e devolverem todo o pacote, ou pior, não conseguir nem receber a devolução do dinheiro? Você decide. Veja que o tópico está com pouquíssima atividade recente.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1

    Antes de sair de casa para tentar achar alguma agência que aceite o pagamento, faça suas contas assim: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/245687/#Comment_245687

    Veja bem: não estou recomendando C.Crédito porque não entendo. Pelo contrário, eu estou recomendando justamente porque sei muito bem.

  • @Steve ligue às 9h de Lisboa (5h bsb). você vai esperar no máximo 20 minutos.

  • @Steve

    Pode tentar o e-mail também que funciona bem. Mas a resposta vem depois de 1 dia, 3 dias, 1 semana, nunca se sabe.

    Outra opção é deixar pra ligar quando chegar no trabalho, e deixar correndo até chegar na hora de prestar atenção.


    Pela LR:

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (recomendado) Ponha R$15 auto-refill, que faz maravilhas.

    Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 5h às 13h, horário de Brasília. Só falam com o requerente ou seu representante legal.

    Tenha num papel anotado seus dados: Nome do requerente, Dt.Nascimento, nome dos pais, endereço, e as perguntas que quiser fazer.

    Na hora que atendem, sua cabeça se embaralha com o sotaque, e você esquece até seu próprio nome, e o que ia perguntar. :-)


  • @gandalf , obrigada pela explicação. Vou amanhã tentar novamente.

  • Olá pessoal, bom dia. Hoje recebi o email do processo de meu pai e gostaria de atualizar na planilha, como faço?


    Enviado por DHL - 12/07/2021.

    Recebido - 16/07/2021.

    Chave de acesso - 27/07/2021.


    Obrigado @Leticialele pela orientação de envio para ACP, ansioso para que dê tudo certo. 

  • Bom dia!

    Peço a gentileza de preencher os dados na planilha, referente à solicitação do meu pai (filho Português).

    Processo 790xx/21

    Nome: Edson R. Fontinha

    Enviado DHL: 14/07/21

    Recebido ACP: 19/07/21

    Senha recebida: 27/07/21

    Pagto.: Cartão Crédito

    Agradeço a esse grupo maravilhoso a ajuda.

    Isabel Fontinha

  • MeroMero Member

    Bom dia!

    Peço a gentileza de preencher os dados na planilha, referente à solicitação do vô (filho Português).

    Processo

    Nome: João Luiz Gouvêa de Souza

    Enviado DHL: 16/07/21

    Recebido ACP: 23/07/21

    Agradeço a esse grupo maravilhoso a ajuda.

  • SteveSteve Member
    editado July 2021

    @gandalf e @gsilvestre

    Acabei de ligar lá na (+351 211 950 500) e o tempo de espera até eu ser atendido foi de 25 minutos e fui muito bem atendido pela Natividade. Consegui o número do processo mas como eles ainda não foram digitalizados, somente a conservatória pode me fornecer a senha, a atendente já me passou o email: arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    Vou atualizar a planilha, obrigado!

  • @Steve

    Que bom que deu certo. Assim você já teve sua resposta, venceu a barreira natural, e até praticou um pouco com o sotaque lusitano. :-)

  • @Mero @andrepernet

    Já foi incluído na planilha e ordenado por data.

    Quando puderem, atualizem na planilha o número do processo, e a forma de pagamento.

  • @sue_morga

    Sábia decisão. Aprendendo com a experiência de outros, não precisa passar pelo sofrimento. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/251034/#Comment_251034

  • Boa tarde! Ano passado o processo do meu pai foi concluído e recebemos o número de assento dele. Enquanto isso, eu já tinha tirado todos os meus documentos para enviar assim que possível, mas acabei atrasando e agora estou com algumas dúvidas.

    Com relação ao pagamento, tínhamos feito o dele por vale postal mas agora vi que mudou e preciso fazer pelo IRN para receber o modelo 1C, certo? Acontece que eu já tinha o formulário preenchido e apostilado, e então, se eu fizer o pagamento pelo site, o formulário que vou receber vai ser exatamente o mesmo? Posso enviar o que eu já tinha no lugar, junto com o comprovante de pagamento e o email de confirmação?

    Outra dúvida é sobre o preenchimento da parte dele do documento, que era a única coisa que tinha deixado em branco quando apostilei. Eu preciso só colocar o número de assento dele e a conservatória? Pois não tenho a freguesia ou o conselho, como tínhamos do meu avô nascido em Portugal...

    Se puderem me falar se houve alguma outra mudança nos últimos meses que não citei aqui, eu agradeceria demais, pois estou lendo à tempo e não encontrei mais nada...

    Obrigada.

  • Olá @gandalf, como tenha acesso a planilha para atualizar os dados?

  • editado July 2021

    @Rebeca Elisie

    Ainda pode fazer por VP, mas caiu em desuso. Nem o correio quer fazer, nem a conservatória quer receber, nem você deve correr esse risco.

    Sem problema. Sim, ao fazer o pagamento, você recebe o form-1C por e-mail com o nome e recibo de pagamento pre-impressos. Se você já tem o form-1C padrão apostilado, não tem problema. Apenas ponha junto o form-1C recebido por e-mail, e uma cópia impressa do e-mail (recibo). Um form em branco com o recibo, e o outro form preenchido e certificado. A cópia do e-mail é um "bonus" pra eles. :-)

    Pode deixar esses dados em branco, ou colocar "Sua_Cidade, Estado, Brasil", ou apenas "Seu_Estado, Brasil".

    Sem outras mudanças. Mande para o ACP.

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

  • @andrepernet

    aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    Faça o login com uma conta de gmail. Pode logar diretamente ao abrir a planilha, ou estar logado no GMail em outro TAB do browser.

  • Corrigindo: minha dúvida é por onde peço a certidão de nascimento do meu bisavô que nasceu em 1889, na ilha da madeira. É possível pedir pelo civilonline? Se não, qual lugar peço? Agradeço desde já pela atenção e paciência.

  • Qual a melhor Conservatória para encaminha a documentação de aquisição de nacionalidade?

  • @jbessap

    Depende da modalidade. Se for como filho(a) por art-1C, certamente o ACP (Arquivo do Porto). Também atende a algumas outras modalidades.

    Se for como neto, ou pelo casamento, a única opção é a CRCentrais de Lisboa.

  • editado July 2021

    Pessoal, boa tarde.

    Mais um processo em andamento, poderiam atualizar a planilha?

    Processo 792xx/21

    Nome: Marcia Fernandes

    Enviado DHL: 12/07/21

    Recebido ACP: 16/07/21

    Senha recebida: 27/07/21 por e-mail

    Pagto.: Cartão Crédito


    Obrigado,

    Pedro Prado

  • MeroMero Member

    @gandalf

    Como faço para acessar a planilha e atualizar?

    Ainda não recebi a senha.

  • Bom dia. Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida. Li em mensagens anteriores que @AlessandraR passou por situação parecida.

    Estou separando documentação para dar entrada em pedido de nacionalidade como filho. Entre os documentos necessários, há cópia apostilada de documento de identidade e formulário assinado por autenticidade.

    Moro na França. Contatei o consulado brasileiro que me disse que eu deveria enviar meu RG ou CNH para ser apostilado no Brasil, já que na França eu não conseguiria apostilar documentos brasileiros… ocorre que segui todos os trâmites para apostilamento de documentos na França: fui na Mairie, fizeram a cópia autenticada de minha CNH com carimbo de cópia autenticada; em seguida levei na Corte de Apelações, onde fazem o apostilamento reconhecendo a assinatura da pessoa que autenticou a cópia e por fim apostilaram a cópia autenticada de minha CNH brasileira sem nenhum questionamento…

    Minha dúvida é: será que a ACP aceita cópia autenticada de CNH brasileira apostilada por autoridade francesa, ou o apostilamento tem que ser feito pelo mesmo país emissor do documento? Alguém já passou por essa experiência? Meu receio é acabar eventualmente caindo em exigência por ser um documento brasileiro apostilado por órgão francês.

    2 - quanto à assinatura do formulário 1C, enviei email à conservatória, mas não obtive resposta: é aceito o reconhecimento por autenticidade do consulado brasileiro ou teria que ser o reconhecimento por autenticidade do consulado português ou poderia também ser aceito o reconhecimento por autenticidade feito junto a um notário francês?

    Se alguém mais tiver passado por essa situação e puder ajudar, agradeço. Abraços.

  • Boa dia pessoal. Alguém poderia me dizer qual o endereço para enviar os documentos para ACP , dei uma olhada nos endereços de PORTO e tem as conservatória e o arquivo central, ai fiquei na dúvida para qual enviar.

  • Muito obrigada!!@gandalf consegui pagar com o cartão do Itaú VISA.

  • editado July 2021

    @Miragaia vá ao consulado português mais próximo de si e faça a cópias certificada dos documentos para enviar. A minha irmã mora em Londres e reconheceu o formulário dela no consulado português sem problemas.

    Eu fiz igual em um cartório aqui em Portugal...

    não é aconselhável enviar seus documentos por correios/dhl, principalmente passaporte...

    Os adm do fórum também vão dar alguma luz! :)

    boa sorte!

  • @AlexandreDom ;

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • Acabei de fazer o pagamento online e observei um detalhe. Eu havia baixado o formulário 1C na página do IRN, e vi que na página de instruções de preenchimento do impresso , ao final, havia um quadro informando que o formulário e documentos poderiam ser entregues ou enviados por correio para CRC Lisboa OU uma série de balcões de nacionalidade, dentre os quais o Arquivo Central do Porto.

    Depois que efetuei o pagamento, recebi no meu email o formulário com meu nome indicando o pagamento, acompanhado das respectivas instruções… minha surpresa foi que agora, ao final, no quadro consta que o pedido só pode ser enviado por correio para a CRC Lisboa, na Rua Rodrigo da Fonseca 200…

    Alguém já tinha notado isso? Será que não é mais possível enviar por correio para a ACP??? Anexo em seguida foto com a alteração…


  • @Miragaia o meu caso é igual, paguei hoje e recebi por e-mail isso também. Será que vai dar problema?

  • @Miragaia

    Interessante. Eu me lembrava de ter visto a lista, mas não lembrava onde. Essa lista longa no final causa mais incertezas do que benefício.

    Se você não conhece nenhuma delas, como pode decidir por essa ou aquela? E se você já sabe, não faz diferença. Creio que é apenas para ter somente uma referência de um lugar possível, aquele que tem maior capacidade. Não o que seja mais rápido ou conveniente, porque isso cada um decide. Há casos, como as ex-colônias ultramarinas, que somente faz em Lisboa.

    Pode mandar pra qualquer dessas conservatórias, mas as únicas com capacidade são Porto e Lisboa. As outras atendem majoritariamente aos moradores da região, ou são só pontos de coleta que redirecionam para Lisboa. Já Lisboa e Porto têm mais de doze conservadores cada.

    Como filho pode mandar para qualquer uma, mas o ACP - Porto, é o mais eficaz.

  • @gandalf , mais uma vez obrigada pelo esclarecimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.