@Leticialele mandei o e-mail pra lá! Melhor verificar isso mesmo. Deve ter sido algum erro. OU vão me dar um motivo oficial. Quando me responderem aviso aqui.
Você não precisaria do assento para ir no seu agendamento. O consulado verificaria online o seu processo na hora de fazer o CC, e até lhe daria uma cópia do assento, porque é seu direito.
Suas opções agora são: 1) Fazer o pagamento no CivilOnline com o cartão VISA ou Nubank de qualquer pessoa (pode ter que ligar no setor anti-fraude para liberar); 2) Remarcar o CC e ir direto ao consulado; 3) Esperar 30 dias para receber o assento pelo correio.
Pode tentar por e-mail, mas não creio que consiga: rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
As transcrições de casamento são absolutamente necessárias quando:
1 - O pai e a mãe são portugueses, casados no exterior;
2 - O filho foi registado pelo cônjuge estrangeiro de um(a) português(a);
3 - Um terceiro foi o declarante do nascimento do filho;
4 - O registo foi feito depois de 1 ano de idade;
5 - Caso haja uma diferença significativa no nome+apelido do filho(a) em relação ao português(a) que cause dúvida sobre a descendência.
Nos processos de filhos (art-1C), quando o(a) português(a) foi o(a) declarante do filho antes de ter completado 1 ano de idade, a transcrição não é necessária.
Confirmado o pagamento, receberá o Formulário 1C, pelo email cadastrado (olhe também na caixa de spam). Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve a qualquer Cartório de Notas para reconhecer a firma por autenticidade
Junte:
Cópia simples do assento português de seu pai;
Sua certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada;
Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação;
Print do email que encaminhou o formulário.
Envie tudo, preferencialmente por DHL, para o Arquivo central do Porto
Essas informações estão exaustivamente detalhadas em posts anteriores. Basta voltar algumas páginas.
Finalmente a certidão de nascimento de minha avó chegou ao Brasil para que eu solicite a cidadania por atribuição do meu pai (filho de mãe portuguesa).
O ACP continua sendo a melhor opção para entrar com o pedido? Está demorando, por experiência de todos aqui do fórum, para conseguir a cidadania pau/mãe para filho maior de idade?
Oi gente! É a primeira vez que escrevo aqui, mas com a ajuda de tudo que li por aqui, amanhã já envio a documentação da minha avó por DHL, mas estou com uma dúvida boba. Envio os documentos por cópias autenticadas? Ou envio tudo original mesmo?
@Brasileiroforadobr , pode mandar o editável. Se pagou com cartão de crédito, não esqueça de anexar o formulário 1C com o recibo no cabeçalho e um print do email que o encaminhou.
Processo da minha irmã foi parado por falta da certidão repografa, fizemos de inteiro teor mas normal. Como fiz o meu com a normal a 3 anos atras e aceitaram achei que seria ok.
bom dia a todos!! estou com os documentos prontos para serem enviados e na cidade onde moro nao há loja fisica DHL. para todos os processos de cidadania e transcrição da minha familia, usei os serviços dos correios e nunca tive problemas, ao contrario, as entregas foram bem ágeis. entretanto isso foi antes da pandemia. o que me recomendam? existe algum tipo de serviço de coleta dos documentos em minha casa, que nao seja absurdamente caro, atraves do dhl? nao estou conseguindo decifrar muito bem o site... sou meio enrolada nessas coisas....
Não tendo DHL, a próxima opção seria o SEDEX dos correios. Não têm serviço de coleta em sua casa. Os vôos regulares estão sendo restabelecidos, e não vejo maiores problemas.
Comentários
@Leticialele mandei o e-mail pra lá! Melhor verificar isso mesmo. Deve ter sido algum erro. OU vão me dar um motivo oficial. Quando me responderem aviso aqui.
@masan mande e-mail para acp solicitando a certidão com o número do seu processo.
@masan
Em qual consulado você está agendado? Em Belo Horizonte não pedem a certidão na hora de tirar o cartão do cidadão, eles consultam no sistema.
@masan
Você não precisaria do assento para ir no seu agendamento. O consulado verificaria online o seu processo na hora de fazer o CC, e até lhe daria uma cópia do assento, porque é seu direito.
Suas opções agora são: 1) Fazer o pagamento no CivilOnline com o cartão VISA ou Nubank de qualquer pessoa (pode ter que ligar no setor anti-fraude para liberar); 2) Remarcar o CC e ir direto ao consulado; 3) Esperar 30 dias para receber o assento pelo correio.
Pode tentar por e-mail, mas não creio que consiga: rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
@Fabiano Grazziotti ,Consulado do Rio de Janeiro
@Brasileiroforadobr obrigado
@gandalf ,obrigado
@masan
Provavelmente terá uma penalidade na marcação no consulado por ter perdido a marcação do CC, e não lhe deixarão fazer novamente por 30 dias
@gandalf Gostaria de saber se há necessidade de fazer a transcrição do casamento dos meus avós e do meu pai.
Caso não haja necessidade, quais os documentos eu necessitaria?
@patrickguedes10
As transcrições de casamento são absolutamente necessárias quando:
1 - O pai e a mãe são portugueses, casados no exterior;
2 - O filho foi registado pelo cônjuge estrangeiro de um(a) português(a);
3 - Um terceiro foi o declarante do nascimento do filho;
4 - O registo foi feito depois de 1 ano de idade;
5 - Caso haja uma diferença significativa no nome+apelido do filho(a) em relação ao português(a) que cause dúvida sobre a descendência.
Nos processos de filhos (art-1C), quando o(a) português(a) foi o(a) declarante do filho antes de ter completado 1 ano de idade, a transcrição não é necessária.
Muito obrigada @Leticialele !!!
@gandalf muito obrigado !!
Poderia me enviar a documentação necessária para eu dar a entrada?
@patrickguedes10
A lista de documentos depende se vai fazer no consulado ou na conservatória em PT.
Rio [RJ & ES] e Santos [SP & MS] são bastante eficientes e recomendados; para outros estados se recomenda a conservatória de Ponta Delgada.
Nesses 3 locais o tempo e o custo são equivalentes, com leves vantagens e desvantagens.
@gandalf Enviarei para ACP via DHL.
@patrickguedes10 , o @gandalf se referiu à transcrição do casamento, se necessária.
Os documentos para mandar para o ACP são:
Pagamento de emolumentos, no valor de 175 euros, com cartão de crédito - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Confirmado o pagamento, receberá o Formulário 1C, pelo email cadastrado (olhe também na caixa de spam). Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve a qualquer Cartório de Notas para reconhecer a firma por autenticidade
Junte:
Cópia simples do assento português de seu pai;
Sua certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada;
Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação;
Print do email que encaminhou o formulário.
Envie tudo, preferencialmente por DHL, para o Arquivo central do Porto
Essas informações estão exaustivamente detalhadas em posts anteriores. Basta voltar algumas páginas.
@patrickguedes10
Sua pergunta original era sobre transcrição de casamento. Eu ainda estou respondendo a esse tópico.
ACP não faz transcrição de casamento.
Se você ja entendeu que não vai precisar da transcrição e mudou o assunto para nacionalidade como filho pelo ACP, é outra conversa. Basta voltar algumas páginas. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/252947/#Comment_252947
Boa tarde pessoal!
Finalmente a certidão de nascimento de minha avó chegou ao Brasil para que eu solicite a cidadania por atribuição do meu pai (filho de mãe portuguesa).
O ACP continua sendo a melhor opção para entrar com o pedido? Está demorando, por experiência de todos aqui do fórum, para conseguir a cidadania pau/mãe para filho maior de idade?
Obrigada!
@Danifernanda ACP continua a ser a melhor opção
6 meses para concluir
@Danifernanda , se a mãe é a portuguesa, a não ser que ela tenha declarado o nascimento do filho, terá que transcrever o casamento.
@gandalf ,vixe,será?Vamos ver no que vai dar.
@Leticialele e @gandalf muito obrigado pelas informações , eu acabei atropelando o assunto mesmo.
Pessoal, localizei na internet uma versão editável do formulário 1-C. Há problemas em utilizar essa? Ou tenho que mandar feito a caneta mesmo?
Oi gente! É a primeira vez que escrevo aqui, mas com a ajuda de tudo que li por aqui, amanhã já envio a documentação da minha avó por DHL, mas estou com uma dúvida boba. Envio os documentos por cópias autenticadas? Ou envio tudo original mesmo?
@Brasileiroforadobr , pode mandar o editável. Se pagou com cartão de crédito, não esqueça de anexar o formulário 1C com o recibo no cabeçalho e um print do email que o encaminhou.
@BrunaAlvim , tem que mandar todos os documentos originais. Guarde as cópias com você.
@Leticialele boa noite
na certidão da minha avó portuguesa já consta a transcrição do casamento com meu avó. :-)
agora é só enviar ao ACP, vou mandando notícias do andamento do processo do meu pai aqui no fórum.
obg!
dani
Processo da minha irmã foi parado por falta da certidão repografa, fizemos de inteiro teor mas normal. Como fiz o meu com a normal a 3 anos atras e aceitaram achei que seria ok.
Só mandam repografa para não atrasar!
bom dia a todos!! estou com os documentos prontos para serem enviados e na cidade onde moro nao há loja fisica DHL. para todos os processos de cidadania e transcrição da minha familia, usei os serviços dos correios e nunca tive problemas, ao contrario, as entregas foram bem ágeis. entretanto isso foi antes da pandemia. o que me recomendam? existe algum tipo de serviço de coleta dos documentos em minha casa, que nao seja absurdamente caro, atraves do dhl? nao estou conseguindo decifrar muito bem o site... sou meio enrolada nessas coisas....
@rebecca naslausky
Não tendo DHL, a próxima opção seria o SEDEX dos correios. Não têm serviço de coleta em sua casa. Os vôos regulares estão sendo restabelecidos, e não vejo maiores problemas.
@gandalf ok. obrigada, mais uma vez!!
@rebecca naslausky dê preferência ao EMS. Já vi muitos relatos negativos do Mundi.
@rebecca naslausky a DHL faz recolha de documentos no endereço que você indicar. De São Paulo para Porto foi 280,00 aproximadamente.