Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1100710081010101210131451

Comentários

  • @Leticialele mandei o e-mail pra lá! Melhor verificar isso mesmo. Deve ter sido algum erro. OU vão me dar um motivo oficial. Quando me responderem aviso aqui.

  • @masan mande e-mail para acp solicitando a certidão com o número do seu processo.

  • editado July 2021

    @masan

    Em qual consulado você está agendado? Em Belo Horizonte não pedem a certidão na hora de tirar o cartão do cidadão, eles consultam no sistema.

  • editado July 2021

    @masan

    Você não precisaria do assento para ir no seu agendamento. O consulado verificaria online o seu processo na hora de fazer o CC, e até lhe daria uma cópia do assento, porque é seu direito.

    Suas opções agora são: 1) Fazer o pagamento no CivilOnline com o cartão VISA ou Nubank de qualquer pessoa (pode ter que ligar no setor anti-fraude para liberar); 2) Remarcar o CC e ir direto ao consulado; 3) Esperar 30 dias para receber o assento pelo correio.

    Pode tentar por e-mail, mas não creio que consiga: rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt

  • masanmasan Member

    @Fabiano Grazziotti ,Consulado do Rio de Janeiro

    @Brasileiroforadobr obrigado

    @gandalf ,obrigado

  • @masan

    Provavelmente terá uma penalidade na marcação no consulado por ter perdido a marcação do CC, e não lhe deixarão fazer novamente por 30 dias

  • @gandalf Gostaria de saber se há necessidade de fazer a transcrição do casamento dos meus avós e do meu pai.

    Caso não haja necessidade, quais os documentos eu necessitaria?

  • @patrickguedes10

    As transcrições de casamento são absolutamente necessárias quando:

    1 - O pai e a mãe são portugueses, casados no exterior;

    2 - O filho foi registado pelo cônjuge estrangeiro de um(a) português(a);

    3 - Um terceiro foi o declarante do nascimento do filho;

    4 - O registo foi feito depois de 1 ano de idade;

    5 - Caso haja uma diferença significativa no nome+apelido do filho(a) em relação ao português(a) que cause dúvida sobre a descendência.

    Nos processos de filhos (art-1C), quando o(a) português(a) foi o(a) declarante do filho antes de ter completado 1 ano de idade, a transcrição não é necessária.

  • GflimaGflima Member

    Muito obrigada @Leticialele !!!

  • @gandalf muito obrigado !!

    Poderia me enviar a documentação necessária para eu dar a entrada?

  • editado July 2021

    @patrickguedes10

    A lista de documentos depende se vai fazer no consulado ou na conservatória em PT.

    Rio [RJ & ES] e Santos [SP & MS] são bastante eficientes e recomendados; para outros estados se recomenda a conservatória de Ponta Delgada.

    Nesses 3 locais o tempo e o custo são equivalentes, com leves vantagens e desvantagens.

  • @gandalf Enviarei para ACP via DHL.

  • @patrickguedes10 , o @gandalf se referiu à transcrição do casamento, se necessária.

    Os documentos para mandar para o ACP são:

    Pagamento de emolumentos, no valor de 175 euros, com cartão de crédito - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Confirmado o pagamento, receberá o Formulário 1C, pelo email cadastrado (olhe também na caixa de spam). Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve a qualquer Cartório de Notas para reconhecer a firma por autenticidade

    Junte:

    Cópia simples do assento português de seu pai;

    Sua certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação;

    Print do email que encaminhou o formulário.

    Envie tudo, preferencialmente por DHL, para o Arquivo central do Porto

    Essas informações estão exaustivamente detalhadas em posts anteriores. Basta voltar algumas páginas.

  • @patrickguedes10

    Sua pergunta original era sobre transcrição de casamento. Eu ainda estou respondendo a esse tópico.

    ACP não faz transcrição de casamento.

    Se você ja entendeu que não vai precisar da transcrição e mudou o assunto para nacionalidade como filho pelo ACP, é outra conversa. Basta voltar algumas páginas. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/252947/#Comment_252947

  • Boa tarde pessoal!

    Finalmente a certidão de nascimento de minha avó chegou ao Brasil para que eu solicite a cidadania por atribuição do meu pai (filho de mãe portuguesa).

    O ACP continua sendo a melhor opção para entrar com o pedido? Está demorando, por experiência de todos aqui do fórum, para conseguir a cidadania pau/mãe para filho maior de idade?

    Obrigada!

  • @Danifernanda ACP continua a ser a melhor opção

    6 meses para concluir

  • @Danifernanda , se a mãe é a portuguesa, a não ser que ela tenha declarado o nascimento do filho, terá que transcrever o casamento.

  • masanmasan Member

    @gandalf ,vixe,será?Vamos ver no que vai dar.

  • @Leticialele e @gandalf muito obrigado pelas informações , eu acabei atropelando o assunto mesmo.

  • Pessoal, localizei na internet uma versão editável do formulário 1-C. Há problemas em utilizar essa? Ou tenho que mandar feito a caneta mesmo?

  • Oi gente! É a primeira vez que escrevo aqui, mas com a ajuda de tudo que li por aqui, amanhã já envio a documentação da minha avó por DHL, mas estou com uma dúvida boba. Envio os documentos por cópias autenticadas? Ou envio tudo original mesmo?

  • @Brasileiroforadobr , pode mandar o editável. Se pagou com cartão de crédito, não esqueça de anexar o formulário 1C com o recibo no cabeçalho e um print do email que o encaminhou.

  • @BrunaAlvim , tem que mandar todos os documentos originais. Guarde as cópias com você.

  • @Leticialele boa noite

    na certidão da minha avó portuguesa já consta a transcrição do casamento com meu avó. :-)

    agora é só enviar ao ACP, vou mandando notícias do andamento do processo do meu pai aqui no fórum.

    obg!

    dani

  • Processo da minha irmã foi parado por falta da certidão repografa, fizemos de inteiro teor mas normal. Como fiz o meu com a normal a 3 anos atras e aceitaram achei que seria ok.

    Só mandam repografa para não atrasar!

  • bom dia a todos!! estou com os documentos prontos para serem enviados e na cidade onde moro nao há loja fisica DHL. para todos os processos de cidadania e transcrição da minha familia, usei os serviços dos correios e nunca tive problemas, ao contrario, as entregas foram bem ágeis. entretanto isso foi antes da pandemia. o que me recomendam? existe algum tipo de serviço de coleta dos documentos em minha casa, que nao seja absurdamente caro, atraves do dhl? nao estou conseguindo decifrar muito bem o site... sou meio enrolada nessas coisas....

  • @rebecca naslausky

    Não tendo DHL, a próxima opção seria o SEDEX dos correios. Não têm serviço de coleta em sua casa. Os vôos regulares estão sendo restabelecidos, e não vejo maiores problemas.

  • @gandalf ok. obrigada, mais uma vez!!

  • @rebecca naslausky dê preferência ao EMS. Já vi muitos relatos negativos do Mundi.

  • @rebecca naslausky a DHL faz recolha de documentos no endereço que você indicar. De São Paulo para Porto foi 280,00 aproximadamente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.